
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Nov 2024 | 15:45 |
Anatoliy Trubin, guardião acarinhado pela nação Benfiquista, é um dos jogadores e rostos mediáticos que mais se tem mexido em causas e iniciativas solidárias para com o seu povo que, infelizmente tem sofrido muito desde de Fevereiro de 2022, altura em que se deu a invasão russa na Ucrânia. O guarda-redes ligado ao Benfica juntou-se ao compatriota Artem Dovbyk, artilheiro da Roma, em mais uma iniciativa para ajudar os seus conterrâneos.
A campanha solidária passa por ajudar as famílias ucranianas, cujos familiares são os combatentes que resistiram ao cerco russo na fábrica Azovstal e que mais tarde acabariam por ser forçados a renderem-se e feitos prisioneiros pelas tropas de Moscovo. Numa publicação partilhada por Trubin, juntamente com a conta oficial da seleção ucraniana, o atleta surge ao lado de Dovbyk, ambos a segurarem as suas respetivas camisolas de jogo e pode se ler a seguinte mensagem, “A jogar em casa, fora de casa, a seleção nacional sente o vosso apoio em todos os estádios. Estamos gratos por isso e queremos não só agradecer-vos, mas também recordar-vos dos nossos heróis que ainda estão em cativeiro na Rússia”. “Jogamos juntos pelos nossos heróis”, nome dado à mais recente iniciativa.
Na mesma publicação, é mencionado que será feito um sorteio de cariz solidário, “Juntamente com Dovbyk, estamos a sortear duas das nossas camisolas de jogo. O principal é apoiar as famílias dos defensores de Azovstal que foram feitos prisioneiros enquanto defendiam a Ucrânia”, na descrição refere-se que o sorteio em questão está válido até ao próximo dia 22 de Novembro.
Esta já é uma de muitas iniciativas solidárias que, contaram com a participação do guardião ucraniano do Benfica. Ainda no final do mês de Outubro, Trubin foi o centro das atenções depois de ter ajudado a realizar sonhos de três crianças ucranianas. A iniciativa, com a ajuda o internacional ucraniano, presenteou os jovens naturais de Luhansk, com bolsas de estudo para que pudessem continuar a sua prática desportiva ao mais alto nível.
Recorde-se que, nesta temporada, Anatoliy Trubin tem sido a escolha indiscutível entre os postes do Estádio da Luz. Até ao momento, o guardião calçou as luvas em 15 encontros oficiais, num total de 1350 minutos em campo.
Defesa-central argentino, capitão da equipa das águias, falou com os jornalistas no final do encontro com o Qarabag, que terminou com derrota dura
16 Set 2025 | 22:11 |
Nicolás Otamendi foi o rosto da desilusão encarnada, depois da dura derrota no Benfica - Qarabag, encontro a contar para a primeira jornada da fase liga da Liga dos Campeões. As águias estiveram com uma vantagem de 2-0 na primeira parte, mas acabaram por sofrer a reviravolta.
"A verdade é que sim, e um resultado que dói. Temos de fazer autocritica cada um de nós, no que temos de melhorar. e momento de ser racional. Assim começa a temporada, é um caminho longo. na primeira jornada ninguém dizia que íamos passar a fase seguinte. Temos de dar a cara, olhar para a frente. E pedir desculpa aos adeptos, que compram o bilhete e que vêm ajudar a equipa. As coisas não saíram", começou por explicar o capitão do Benfica.
Otamendi prosseguiu: "Como digo, individualmente temos de melhorar. Se estamos a ganhar 2-0 e sofremos de bola parada, dói, acho que temos de continuar na frente, trabalhar ainda mais porque a temporada acabou de começar. Os jogos aqui em casa tem de ser um inferno para o rival e nos temos de melhorar".
"Os adeptos têm todo o direito, vêm ver a equipa jogar bem, a ganhar. Nós temos de trabalhar durante a semana para dar espetáculo e ganhar. Aqui é uma equipa, um plantel, quando ganhamos ganhamos todos, quando perdemos temos que fazer autocritica", rematou, quando questionado se o conjunto de jogadores se mantinha ao lado de Bruno Lage depois da derrota.
O Benfica arranca, assim, a sua campanha no quadro principal da Liga dos Campeões 2025/26 da pior forma. As águias estiveram no controlo das operações, com 2-0 antes do intervalo, mas acabaram por sofrer uma dura reviravolta ao conceder três golos de forma consecutiva.
Clube da Luz esteve em vantagem no arranque oficial no quadro principal da Champions League, mas sofreu três golos consecutivos e perdeu o encontro
16 Set 2025 | 21:55 |
O Benfica perdeu, esta segunda-feira, 16 de setembro, com o Qarabag, por 3-2. Numa noite infeliz do conjunto de Bruno Lage, foram as águias a entrar melhor e a alcançar uma vantagem confortável, mas acabaram por sofrer a reviravolta já perto do final do encontro. Veja AQUI como decorreu o encontro.
Bruno Lage optou por começar o encontro com Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis, e entraram, no decorrer da partida, Ivanovic, Prestianni, Araújo e Barreiro.
Num jogo algo complicado para o Benfica, a primeira parte até começou de feição às águias. No controlo das operações, chegaram ao 1-0 após golo de Enzo Barrenechea, num pontapé de canto. Pouco depois, foi Pavlidis a faturar, com a segunda assistência da noite para Sudakov. Mas o Qarabag ainda reagiu no primeiro tempo, e reduziu para 2-1, por Andrade. O segundo tempo foi de pesadelo: aos 48', Duran empatou o encontro, e, aos 86', Kashchuk confirmou a reviravolta azeri.
Com esta derrota – a primeira da presente temporada –, o Benfica começa da pior forma a participação na Liga dos Campeões, e continua com os mesmos zero pontos com que começou a prova, isto após defrontar uma das equipas teoricamente mais fáceis do seu calendário.
O Benfica volta a entrar em campo no próximo sábado, 20 de setembro, às 18h00, no em Vila das Aves, diante do AVS. SAD. O jogo diz respeito à sexta jornada da fase regular da Liga Portugal Betclic. Voltam a jogar para a Liga dos Campeões na próximo dia 30 de setembro, frente ao Chelsea, em Londres.
Um dos jogadores mais importantes da história do Clube da Luz atingiu, neste dia, há mais de meio século, uma marca incrível para qualquer jogador português
16 Set 2025 | 21:35 |
Foi neste dia, 16 de setembro, há 57 anos, que Eusébio conquistou a primeira Bota de Ouro da história, em 1968. O Benfica fez questão de homenagear um dos melhores jogadores da sua história por este tremendo feito, através de uma mensagem nos canais oficiais do Clube da Luz, no dia em que as águias arrancam a participação na Liga dos Campeões.
Foi no Instagram que o Benfica assinalou o feito histórico, mostrando uma imagem de Eusébio a beijar o prémio com a descrição: "Há 57 anos, Eusébio recebia a 1.ª Bota de Ouro da história!". Nessa temporada, a Pantera Negra marcou 51 golos em 35 encontros.
Após conquistar a primeira Bota de Ouro da história do futebol, Eusébio conquistou uma outra em 1973. Anterior a estas duas conquistas, a lenda do Benfica e do futebol português já havia vencido uma Bola de Ouro, em 1965.
Em 1962 e 1966 Eusébio também esteve muito perto de conquistar a Bola de Ouro, tendo ficado em segundo lugar nas duas ocasiões. O futebolista, que faleceu em 2014, representou o Benfica em 15 dos 22 anos da sua carreira no desporto.
Nesses 15 anos em que vestiu a camisola do Benfica, Eusébio consolidou-se como o melhor marcador de sempre das águias. No total, o Pantera Negra marcou 727 jogos em 715 partidas, tendo conquistado 11 campeonatos nacionais.
Comentador desportivo comenta situação de Bruno Lage no Benfica: “Se tivesse sido campeão...”
16 Set 2025 | 21:13