Futebol
Antes de defrontar o Benfica, Presidente do Alverca agradece contributo de Rafa Silva
08 Fev 2026 | 13:50
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
29 Abr 2025 | 09:50 |
Após o desfecho das meias-finais da Taça de Portugal, ficou confirmado a realização da final entre o Benfica e o Sporting, a primeira vez, em 29 anos, que as duas equipas se irão defrontar no Estádio do Jamor. Na antecâmara do duelo, Pedro Brinca recordou os incidentes que aconteceram em 1996 e que acabariam por custar uma vida a um adepto leonino.
Na crónica ‘Bancadas seguras', Pedro Brinca começou por recordar que o dia em questão: “Corria o dia 18 de maio de 1996, uma tarde solarenga com excelentes condições para a prática de futebol e para o dérbi eterno de Lisboa, no Jamor. Eu estava no estádio e festejei o golo inaugural de Mauro Airez que antecipava mais uma conquista da Taça de Portugal pelo Benfica. Mas aquilo que era para ser uma festa transformou-se numa tragédia, pelo uso de um very-light que matou um adepto leonino”.
Pedro Brinca - Mas aquilo que era para ser uma festa transformou-se numa tragédia
De seguida, o comentador do Record assumiu que os acontecimentos da final de 1996 nunca serão apagados. “É uma mancha indelével na história do nosso clube e do desporto nacional que Rui Mendes tenha perdido a vida por assistir a um jogo de futebol. Só me apercebi da gravidade do que aconteceu já fora do estádio. Mas ficaram-me gravadas na memória as imagens que correram os noticiários e que estragaram uma vida e uma família”.
Pedro Brinca - É uma mancha indelével na história do nosso clube e do desporto nacional
Após o acontecimento do very-light, Pedro Brinca deixou críticas à cultura de ‘festejar mortes alheias’: “Têm sido amiúde as manifestações ignominiosas a provocar os adeptos do Sporting, a celebrar o sucedido. Como outras semelhantes por parte das claques adversárias a celebrar a morte de Gullit, eterno símbolo dos NN Boys e que tive o prazer de conhecer. Quem justifica uma infâmia com outra deve perceber que duas coisas erradas não fazem uma certa”.
Por fim, o comentador reconhece que a realidade dos castigos deveria mudar no futebol português. “A disciplina no futebol tem-se focado demasiado em castigar os clubes e consequentemente a generalidade dos adeptos pelos atos de alguns. Quem vê a reação das bancadas no Estádio da Luz à deflagração de petardos e arremesso de tochas para o relvado percebe que a generalidade dos adeptos está contra isso. Os castigos coletivos são proibidos até pela convenção de Genebra. Mas parece fazer sentido em Portugal”, atirou Pedro Brinca.
Na noite deste domingo, 8 de fevereiro, formação vermelha e branca somou mais três pontos na Liga Portugal Betclic, com mais um golo ao cair do pano
08 Fev 2026 | 22:36 |
Sofrer até ao fim e de coração nas mãos. Na noite deste domingo, 8 de fevereiro, a equipa do Benfica teve de suar para vencer, em pleno Estádio da Luz, o Alverca, por 2-1. Andreas Schjelderup e Anísio Cabral fizeram a diferença pelas águias. Confira a história do jogo.
Anatoliy Trubin, Sidny Cabral, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro, Gianluca Prestianni, Rafa Silva, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis foram as opções iniciais de José Mourinho. No decorrer da partida, o técnico português ainda lançou Georgiy Sudakov, Bruma, Anísio Cabral, António Silva e Enzo Barrenechea.
A jogar em casa, perante os seus adeptos, as águias entraram mais fortes e foram criando várias oportunidades de golo. À passagem do minuto 15, Schjelderup encontrou o caminho da baliza e inaugurou o marcador para o Benfica. No entanto, contra a corrente, o Alverca conseguiu chegar ao empate, que persistiu até ao intervalo.
No segundo tempo, a equipa de José Mourinho entrou decidida em dar uma resposta diferente. Apesar das oportunidades criadas, os golos continuaram a não surgir. Contudo, vale a pena recordar que o Benfica ainda viu um golo ser anulado e o árbitro não assinalou uma grande penalidade, por falta sobre Rafa Silva. Até que, na reta final, Anísio Cabral voltou a saltar do banco e a dar o triunfo às águias.
Com este resultado, o Benfica reforça a sua posição no campeonato e fica a aguardar pelo resultado que sair do Clássico desta segunda-feira, 9 de fevereiro, entre Porto e Sporting. Ao fim de 21 jornadas da Liga Portugal Betclic, o Clube da Luz segue na terceira posição, com 49 pontos, à espera de um deslize dos rivais.
Em declarações à imprensa nacional, antigo trinco dos encarnados falou da sua passagem pela Luz e ainda elogiou ex-colegas de equipa
08 Fev 2026 | 14:49 |
Regressar ao Benfica faz parte dos planos de Florentino Luís. Numa entrevista recente, o antigo craque das águias falou sobre a sua adaptação ao Burnley, o regresso de Rafa Silva e ainda recordou com quem fez a melhor dupla, quando vestiu o Manto Sagrado.
Florentino Luís: "Regressar é algo de que eu gostaria para mim e para a minha família no futuro, porque tenho muito carinho pelo Benfica"
"Sim, fiquei contente por ele e pelo Benfica, ambos vão desfrutar", começou por dizer o ex-futebolista dos encarnados, quando questionado sobre o regresso do internacional português, que ambiciona a sua primeira titularidade frente ao Alverca, clube que o formou.
"O Rafa é um grande jogador que marca muitos golos e faz muitas assistências e regressar é algo de que eu gostaria para mim e para a minha família no futuro, porque tenho muito carinho pelo Benfica", assumiu Florentino Luís, em declarações ao jornal A Bola.
Florentino Luís: "Era fácil jogar com ele, entendíamo-nos muito bem, sabíamos o que um queria e o outro queria. Complementávamo-nos muito bem"
"Sim, tivemos uma conexão muito boa durante aquele ano da Champions. Fomos muito longe. Ele saiu a meio da época… Era fácil jogar com ele, entendíamo-nos muito bem, sabíamos o que um queria e o outro queria. Complementávamo-nos muito bem", referiu o português, ao revelar que Enzo Fernández foi a melhor dupla da sua carreira.
No entanto, não esqueceu os restantes companheiros de equipa, com quem dividiu as tarefas no meio-campo encarnado: "No Benfica, todos foram especiais, o João Neves, o Chiquinho, o Enzo, até o Samaris. Foram todos grandes jogadores com quem aprendi coisas diferentes".
Futebolista neerlandês concedeu uma entrevista, onde falou dos pormenores que marcaram transferência falhada no mercado de inverno
08 Fev 2026 | 14:28 |
A novela de Stije Resink está longe de chegar ao fim. Depois de o dirigente do Groningen revelar como o clube rejeitou a proposta, agora foi a vez do médio acusar o emblema neerlandês de não cooperar com o Benfica, quando as águias mostraram interesse na sua contratação.
Stije Resink: "No final, existiu a possibilidade de transferência, mas o clube não quis"
"Ainda estou aqui, acho que isso diz tudo. Continuo feliz. Passou-se muita coisa e, como jogador, pensas muito, especialmente no que será melhor para ti. No final, existiu a possibilidade de transferência, mas o clube não quis", começou por contar Resink, em declarações à RTV Noord.
"Como jogador, poderia esperar um pouco mais de cooperação. Por outro lado, a posição deles foi clara. Penso no que se passou, mas a conclusão fica comigo", constatou o capitão e médio do Groningen, sobre a decisão do emblema neerlandês, que nem esteve disposto a ouvir a proposta das águias.
Stije Resink: "Enquanto jogador, esperava cooperação com o clube. Precisamos de estar em sintonia"
"Enquanto jogador, esperava cooperação com o clube. Precisamos de estar em sintonia. Mas o clube foi muito claro. Podes ficar mais ou menos chateado, mas tenho de continuar a trabalhar e a manter-me motivado como sempre", adiantou Resink.
Recorde-se que o Benfica estava disposto a pagar cerca de 7 milhões de euros, mais 3 milhões de euros em objetivos, contudo o clube não mostrou qualquer interesse. Além disso, as águias podem voltar a tentar a contratação de Resink no mercado de verão, uma vez que o atleta tem uma cláusula de compra fixada nos 6 milhões de euros.
Antes de defrontar o Benfica, Presidente do Alverca agradece contributo de Rafa Silva
08 Fev 2026 | 13:50
Jhon Arias reforçou o Palmeiras, mas mensagem de boas-vindas chega de craque do Benfica
08 Fev 2026 | 13:29
Sidny Cabral revela porque escolheu reforçar o Benfica: "Assim que ouvi isso..."
08 Fev 2026 | 12:21