Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0A redação do Glorioso 1904 elegeu Carole Costa como a Capitã do Ano, na categoria feminina, do ano de 2024. A defesa-central da formação do Benfica foi uma figura de relevo, contribuindo significativamente para os triunfos alcançados ao longo do ano civil que agora terminou.
A capitã veste o Manto Sagrado desde 2020/21 e assume um lugar importante no plantel orientado por Filipa Patão, sendo que em 23/24 somou 35 jogos, 13 golos e uma assistência. Este foi o melhor registo na carreira, no que diz respeito à finalização.
Dominante no panorama nacional, a equipa feminina de futebol das encarnadas foi distinguida na gala das Quinas de Ouro 2024 pelo tetracampeonato, com Carole Costa, enquanto capitã, a receber o prémio. Além destes troféus, a atleta de 34 anos levantou também a Taça da Liga e a Taça de Portugal.
A nível internacional, as grandes performances de águia ao peito valeram a habitual chamada de Carole Costa à Seleção A Feminina, para contribuir na Qualificação do Europeu 2024/2025. Cumpriu 10 jogos pela equipa de Francisco Neto, tendo mesmo ajudado a carimbar a presença de Portugal na prova, que se vai realizar este ano, na Suíça.
No que toca à presente época, foi aposta de Filipa Patão em 13 duelos, sendo que apontou dois golos e uma assistência. Vale a pena destacar que a jogadora com a camisola número 15 vai continuar a capitanear a equipa do Benfica no próximo ano, uma vez que tem contrato com o Clube da Luz até 2026.
Atacante formada nas águias revelou-se determinante para os bons resultados da formação de Filipa Patão, o que lhe vale esta distinção
|
0A redação do Glorioso 1904 elegeu Kika Nazareth como a Atleta do Ano, na categoria feminina, em 2024. A avançado formada no Benfica esteve em destaque na turma de Filipa Patão na temporada passada, contribuindo para os bons resultados das Inspiradoras. Desta forma, a atleta de 22 anos deixou para trás a concorrência de Janice Silva, Maria Sofia Silva e Lena Pauels.
A jogadora assumiu-se como uma peça-chave no plantel orientado por Filipa Patão, sendo que, na temporada transata, a avançado foi responsável por apontar 25 golos, em todas as competições, na caminhada das encarnadas. A sua prestação nas águias valeu-lhe o prémio de melhor marcadora e jogadora da Liga BPI. As suas exibições foram ainda importantes na conquista do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Além disso, a internacional portuguesa realizou uma boa campanha na Liga dos Campeões, naquela que se tornou a melhor prestação do Benfica na prova milionária. É de recordar que a turma comandada por Filipa Patão caiu aos pés do Lyon nos quartos-de-final da competição internacional.
Face à grande temporada pelas Inspiradoras, Kika Nazareth despertou a atenção dos principais emblemas europeus. Nesse sentido, a craque da formação do Clube da Luz acabou por se mudar para o Barcelona, numa transferência avaliada em 500 mil euros, o maior negócio do futebol feminino em Portugal.
Kika Nazareth - Sou Benfiquista, serei sempre Benfiquista
“É seguramente um 'até já' e não um 'adeus'. Cresci nesta casa, cresci com esta casa. Antes de nascer, já era e fazia parte desta casa, portanto, o Benfica faz parte um bocadinho da minha vida. Sou Benfiquista, serei sempre Benfiquista. Há coisas que não mudam, e isto certamente que não mudará”, revelou a atleta no momento da despedida do Clube da Luz.
Pelo emblema blaugrana, esta temporada, Kika Nazareth tem sido um dos destaques. A avançada lusa participou em 19 encontros, sendo que nos 840 minutos em que esteve em campo, apontou quatro golos e sete assistências pelo clube catalão.
Ao todo pelo Benfica, Kika Nazareth realizou 128 partidas, tendo apontado 82 golos e realizado 32 assistências. Durante a sua passagem pelo Clube da Luz, a avançada conquistou quatro Campeonatos Nacionais (20/21, 21/22, 22/23 e 23/24), uma Taça de Portugal (23/24), duas Supertaças (2022 e 2023) e quatro Taças da Liga (19/20, 20/21, 22/23 e 23/24).
Jovem atacante de 18 anos continuou a ser aposta, agora de forma mais regular, de Filipa Patão na equipa das Inspiradoras
|
0Lara Martins, avançado da equipa de futebol feminino do Benfica, foi a eleita pela redação do Glorioso 1904 para vencer o prémio de Revelação em 2024, no que respeita às modalidades femininas. A atleta tem impressionado pela sua tenra idade, sendo vista como uma promessa a ter em conta nos próximos anos. Para conquistar esta distinção, a futebolista bateu a concorrência de Alice Clemente, Bibocas e Constança Sequeira.
A jogadora, de 18 anos de idade, que apenas assinou contrato profissional com o emblema da Catedral na temporada passada, tem-se mostrado em destaque na turma liderada por Filipa Patão e vem sendo cada vez mais aposta por parte da técnica portuguesa, isto depois de ter contribuído para as conquistas do Benfica na temporada transata.
Lara Martins – É um voto de confiança do meu clube do coração
“A assinatura deste contrato é um voto de confiança do meu clube de coração. Vou continuar a honrar o símbolo, e a dar o meu melhor para ajudar as minhas colegas e o Clube", revelou a atacante aos meios do Benfica aquando da assinatura do novo vínculo contratual com as águias que é válido até ao verão de 2025.
Importa recordar que esta temporada ao serviço das Inspiradoras, Lara Martins tem-se continuado a revelar como uma aposta de Filipa Patão nas encarnadas, tendo alinhado em oito encontros pelas águias. Nos 297 minutos em campo, a internacional jovem por Portugal conta com um total de três golos apontados.
Além disso, a atacante encarnada contribuiu para a campanha de sucesso da turma de Filipa Patão, na temporada transata, na conquista do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga. A craque foi responsável por marcar cinco golos e três assistências, nos 29 encontros em que foi aposta no Benfica.
Antes do dérbi, agendado para este domingo, 29 de dezembro, Tomás Araújo e Eduardo Quaresma deixaram a rivalidade fora das quatro linhas
|
0Muito mais que futebol: antes do dérbi entre o Sporting e Benfica, Tomás Araújo e Eduardo Quaresma juntaram-se numa iniciativa solidária, visitando as crianças no serviço de Pediatria do IPO - Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, em Lisboa.
Os atletas, que mostram ser rivais apenas dentro das quatro linhas, distribuíram batas hospitalares feitas a partir de camisolas desportivas, no âmbito do projeto "Esta Bata Tem Poderes" da Fundação do Futebol - Liga Portugal. O defesa do Benfica acabou por não esconder o contentamento por continuar a existir o espírito de fair play.
"É muito especial estar aqui, estou muito feliz. As crianças que aqui estão atravessam um momento difícil, mas quando nos vêm ficam logo com um sorriso enorme na cara e é muito bom e muito especial poder proporcionar esses momentos na vida deles", começou por mencionar o camisola 44 do Benfica.
Tomás Araújo - As crianças que aqui estão atravessam um momento difícil, mas quando nos vêm ficam logo com um sorriso enorme
"Conheço o Eduardo Quaresma desde os 14 anos e também já passei muita coisa com ele, pelo que poder experienciar este momento, ainda para mais antes de um dérbi, é incrível e foi um dia espetacular", atirou o central, que está apontado à titularidade do Sporting - Benfica.
Eduardo Quaresma não escondeu também a gratidão pela experiência. "Foi muito importante esta experiência, também para percebermos que o futebol não é a coisa mais importante que existe. Há muitas pessoas que atravessam outro tipo de dificuldades, e foi excelente o Sporting e o Benfica associarem-se a esta ação em que o mais importante foi poder ver meninos a sorrir por verem jogadores dos seus clubes favoritos", disse o atleta leonino.
Eduardo Quaresma - Este tipo de experiências faz-nos ver que as rivalidades só existem mesmo dentro das quatro linhas
"Este tipo de experiências faz-nos ver que as rivalidades só existem mesmo dentro das quatro linhas. Conheço o Tomás há muito tempo e somos rivais quando jogamos um contra o outro, mas, fora de campo, somos amigos e falamos. Por isso, acho que é muito importante a Liga e a Fundação terem esta iniciativa de juntar clubes rivais, para que as pessoas possam ver outra perspetiva", concluiu Eduardo Quaresma.
Confira aqui o momento: