Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Prémios Glorioso 1904 - Tomás Araújo é a Revelação do Ano do Benfica

Jovem defesa formado no Seixal ganhou uma ‘nova vida’ de águia ao peito, sob comando técnico de Bruno Lage, e é, agora, titular indiscutível

Tomás Araújo é a Revelação do Ano do Benfica
Tomás Araújo é a Revelação do Ano do Benfica

  |

Icon Comentário0

Tomás Araújo ganhou uma nova vida na temporada 2024/25 ao serviço do Benfica e a redação do Glorioso 1904 elegeu o jovem defesa-central como a Revelação do Ano no futebol em 2024. Assim, o internacional português superou a concorrência de Álvaro Carreras e Kerem Akturkoglu.


O 'menino da casa' foi chamado, pela primeira vez, à equipa principal em 2021/22, no entanto, deparou-se com uma forte evolução de António Silva, que segurou o lugar de titular. Isto levou a que o camisola 44 do Benfica fosse cedido ao Gil Vicente, onde ganhou espaço e brilhou.


As exibições no emblema de Barcelos garantiram-lhe uma segunda oportunidade, em 2023/24, todavia, foi mesmo esta temporada que conquistou a titularidade. Ao lado de Otamendi, Tomás Araújo é a escolha indiscutível de Bruno Lage e assume um papel crucial na linha defensiva encarnada. Exibições diante de equipas como o Atlético de Madrid, na Liga dos Campeões, ou o Porto, na goleada por 4-1, onde, inclusive, assistiu Álvaro Carreras para o golo inaugural do Benfica, valem o estatuto de revelação de 2024.


Além disso, acrescenta-se ainda o facto de Tomás Araújo ter sido chamado por Roberto Martínez, contando, depois, com a primeira internacionalização na Seleção principal de Portugal. Recentemente, o seu talento e trabalho foram premiados com a renovação de contrato com o Benfica até junho de 2029.

Na presente temporada, ao envergar a camisola do Benfica, Tomás Araújo - que está avaliado em 28 milhões de euros - alinhou, até ao momento, em 20 partidas: 14 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Nos 1.792 minutos, o defesa formado no Seixal já apontou uma assistência, no duelo frente ao Porto.


A representar o Benfica desde 2016, ano em que integrou a formação no Seixal, Tomás Araújo já marcou presença num total de 44 partidas na equipa principal do Glorioso. Ao todo, o defesa-central português regista um golo e uma assistência.


Clube

Prémios Glorioso 1904: Marcel Matz é o Treinador do Ano do Benfica

Timoneiro do voleibol encarnado já conta com muitos anos de casa e ainda não conheceu o sabor de derrota na luta pela conquista do título nacional

Marcel Matz é o Treinador do Ano do Benfica
Marcel Matz é o Treinador do Ano do Benfica

  |

Icon Comentário0

A redação do Glorioso 1904 elegeu Marcel Matz como o Treinador do Ano. Face à conquista histórica do pentacampeonato no voleibol do Benfica, o timoneiro brasileiro bateu a concorrência de Bruno Lage, Norberto Alves e Filipa Patão.


No Benfica desde 2018, Marcel Matz destacou-se em 2024 com a conquista do Campeonato Nacional pela quinta vez consecutiva, elevando o nome do Glorioso na modalidade de voleibol ao mais alto nível. No que toca ao primeiro ano em que reforçou o comando técnico das águias, o brasileiro não conheceu o sabor da derrota, destacando-se já na história do Clube com essas conquistas.


O timoneiro de 44 anos já deu provas suficientes das suas competências e do trabalho que tem vindo a revelar de águia ao peito. O voleibol do Benfica é uma das maiores potências de Portugal e tem vindo a dar passos importantes na Europa, com muita mão de Marcel Matz ao longo destes últimos anos.


O técnico, que vai na sua sétima época de águia ao peito, sagrou-se Campeão Nacional em todas as épocas. De destacar que que em 2019/2020 não houve vencedor devido à pandemia do Covid-19. Para lá do tão desejado pentacampeonato, o treinador canarinho conta ainda com três Taças de Portugal e duas Supertaças, somando um total de 13 troféus em seis épocas.

Além dos títulos conquistados, Marcel Matz soma 292 partidas como treinador principal do Benfica, tendo conseguido a vitória por 247 ocasiões. No capítulo das derrotas, os encarnados contam com um registo risonho, perdendo apenas em 45 partidas.



Clube

Prémios Glorioso 1904: Ivo Casas é o Capitão do Ano do Benfica

Voleibolista português foi um dos principais rostos responsáveis por mais uma conquista do Campeonato Nacional para os encarnados

Prémios Glorioso 1904: Ivo Casas é o Capitão do Ano do Benfica
Prémios Glorioso 1904: Ivo Casas é o Capitão do Ano do Benfica

  |

Icon Comentário0

Ivo Casas, ‘comandante’ da equipa masculina de voleibol do Benfica, foi o atleta escolhido pela redação do Glorioso 1904 para receber o prémio de Capitão do Ano, após mais uma temporada ao mais alto nível ao serviço das águias. O líbero português sucede assim a Nicolás Otamendi, que venceu o galardão na edição de 2023.


O voleibolista, de 32 anos, chegou ao Clube da Luz na época de 2014/2015, depois de três temporadas de grande nível ao serviço do emblema Castêlo da Maia. Desde a época de estreia de águia ao peito, Ivo Casas tem sido uma das peças basilares do conjunto encarnado e tem reforçado, ao longo das temporadas, esse estatuto. Desde que vestiu o Manto Sagrado tem revelado muitas qualidades de capitão.


O líbero destacou-se na última época e liderou o Benfica à conquista de mais um Campeonato Nacional de voleibol. O conjunto orientado por Marcel Matz, técnico brasileiro que foi distinguido com o prémio de Treinador do Ano de 2024, assegurou o pentacampeonato nacional. Além da liga, Ivo Casas levantou também a Supertaça. Já na Taça de Portugal, as águias foram eliminadas nas meias-finais.


Durante a época 2023/2024, o camisola 7 das águias foi o segundo atleta com mais partidas. O líbero participou em 44 encontros, ficando apenas atrás de Pablo Natan, que alinhou em 45 partidas. Nos embates em que utilizou a braçadeira de capitão, Ivo Casas foi uma inspiração para os companheiros de equipa.

A cumprir a 11.ª época ao serviço do Glorioso, o voleibolista já vestiu o Manto Sagrado em 338 ocasiões, onde celebrou três pontos. Ao todo, Ivo Casas já celebrou com o Benfica a conquista de sete Campeonatos Nacionais (cinco consecutivos desde 2019), oito Supertaças e sete Taças de Portugal. Na atual temporada de 2024/2025, o atleta de 32 anos já competiu em 22 encontros.



Clube

Prémios Glorioso 1904: Voleibol é a Equipa do Ano das modalidades do Benfica

Encarnados realizaram mais uma grande temporada sob a ordem do técnico Marcel Matz, dominando o panorama nacional

Prémios Glorioso 1904: Voleibol é a Equipa do Ano das modalidades do Benfica
Prémios Glorioso 1904: Voleibol é a Equipa do Ano das modalidades do Benfica

  |

Icon Comentário0

Após mais um um ano notável executado pelos jogadores, treinadores e staff técnico, o voleibol do Benfica leva o prémio de Equipa do Ano das modalidades de 2024 concedido pelo Glorioso 1904, tendo proporcionado vários momentos positivos aos adeptos do Clube da Luz durante o ano civil.


Com a conquista do Campeonato Nacional, os jogadores, sob a orientação do técnico brasileiro, Marcel Matz, brilharam ao darem o seu melhor em cada jogo, acumulando triunfo após triunfo. Os encarnados sagraram-se pentacampeões, alcançando cinco Ligas consecutivas (sendo que em 2019/20 não houve vencedor).


Nas 35 jornadas das diferentes fases da Divisão Elite Voleibol 2023/24, as águias foram derrotadas apenas por três vezes, tendo vencido os restantes 32 encontros, com 98 sets a favor e 23 contra. Uma percentagem de 91% de vitórias. Na atual edição da prova, o Benfica tem somente uma derrota em 13 jogos, sendo que possuem 37 sets anotados contra cinco.


No cenário europeu, os encarnados marcaram presença no grupo D da CEV Liga dos Campeões 2023/24, juntamente com os clubes Piacenza, Halkbank, Berlin Recycling, mas não prosseguiram na prova. Já na presente temporada, atingiram os 16-avos de final da CEV Cup.

A equipa técnica integra: Marcel Matz (treinador), Rodrigo Barroso (treinador-adjunto principal) e Daniel Moreira (treinador-adjunto). Os distribuidores: Diogo Fevereiro, Bernardo Westermann, Luis Rodrigues, Tiago Violas e Francisco Leitão. Líberos: Bernardo Silva e Ivo Casas. Centrais: Lucas França, Peter Wohlfahrtstätter, Pearson Eshenko, Eduardo Brito, Diogo Fernandes e Matheus Alejandro. Opostos: Hugo Gaspar, Felipe Banderó e Michael Godlewski. Zona 4: Raphael Oliveira, Nuno Marques, Pablo Natan, Japa, Tomás Natário e Nivaldo Gómez



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Prémios Glorioso 1904: Carlos Nicolía é o Atleta do Ano nas Modalidades do Benfica
Clube

Prémios Glorioso 1904: Carlos Nicolía é o Atleta do Ano nas Modalidades do Benfica

 

Icon Comentário0
Prémios Glorioso 1904: Zé Miranda é a Revelação das Modalidades do Benfica
Clube

Prémios Glorioso 1904: Zé Miranda é a Revelação das Modalidades do Benfica

 

Icon Comentário0
Prémios Glorioso 1904: Futebol Feminino é a Equipa do Ano do Benfica
Clube

Prémios Glorioso 1904: Futebol Feminino é a Equipa do Ano do Benfica

 

Icon Comentário0