
Futebol
Reforço milionário do Benfica perdeu a cabeça com os companheiros na derrota com o Qarabag
17 Set 2025 | 21:21
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2025 | 07:17 |
José Mourinho deverá ser apresentado no Benfica esta quinta-feira. O técnico regressa à Luz para substituir Bruno Lage, que foi despedido após humilhação caseira diante do Qarabag (3-2). O Special One deverá assinar contrato por duas temporadas.
Segundo o jornal A Bola, Mourinho e o Benfica terão fechado um acordo válido até ao final de 2026/27. A mesma fonte garante que o técnico estava de férias em Barcelona e voltaria no próximo domingo, mas antecipou a viagem para assinar com os encarnados.
Quanto à equipa técnica, o diário desportivo explica que Mourinho irá continuar João Tralhão, António Dias e Pedro Machado. O primeiro começou este ano a trabalhar com o técnico, mas esteve ligado ao Seixal durante praticamente duas décadas, acumulando também experiências no estrangeiro.
A situação de Pedro Machado é semelhante, mas sem ter passado pelo Benfica. Antes de começar a ser adjunto de Mourinho, o técnico esteve na Académica, depois de ter trabalhado no Freamunde, Vila Meã, Anadia, São João de Ver e Oliveira do Hospital. Já António Dias era preparador físico das equipas de Nuno Espírito Santo.
"Se me perguntar se estava à espera de ficar até ao final da época sem treinar, essa não é a minha natureza. Queria entrar. Não queria dizer sim a algum clube que não fosse o certo, só por eu ser workaholic. Quando fui confrontado com a possibilidade de treinar o Benfica, não pensei duas vezes no sentido de 'interessa-me, gostava'. Quem é o treinador que diz não ao Benfica? Eu não", assumiu Mourinho, na chegada a Portugal.
Antigo candidato à presidência do Clube da Luz abordou o despedimento de Bruno Lage dos encarnados e avaliou a chegada iminente do treinador português às águias
18 Set 2025 | 03:00 |
A derrota do Benfica frente ao Qarabag por 3-2 na noite da passada terça-feira, dia 16 de setembro, foi determinante para o despedimento de Bruno Lage, decisão anunciada por Rui Costa horas depois do desaire. Neste Exclusivo Glorioso 1904, Bruno Costa Carvalho falou do despedimento do treinador luso, sem esquecer o provável regresso de José Mourinho ao comando técnico das águias, 25 anos depois.
Bruno Costa Carvalho: "Temos aqui uma campanha um pouco à moda antiga"
"O Benfica vive um ano especial porque é um ano de eleições. Gostava de fazer um outro enquadramento que é o facto de Noronha Lopes ter sugerido que poderá trazer Ruben Amorim e um outro jogador, que é o Bernardo Silva. Temos aqui uma campanha um pouco à moda antiga em que se fala de jogadores e treinadores. Acredito que se não fosse pelas eleições, Rui Costa era capaz de não ter despedido já Bruno Lage. Acho que o despede num movimento eleitoral, de forma a normalizar o que se passa e melhorar a sua imagem. Noutro contexto que não o eleitoral, acho que Rui Costa teria tido mais paciência", começou por dizer o antigo candidato à presidência do Benfica.
De seguida, Bruno Costa Carvalho admitiu que a contratação de José Mourinho é um argumento a favor de Rui Costa, deixando a dúvida em relação ao seu sucesso nos encarnados: "Jogou com uma peça forte, que é José Mourinho. Está mais que claro que vai ser Mourinho, um treinador com um currículo absolutamente impressionável. Mas, geram-se algumas dúvidas sobre se o atual Mourinho é o Mourinho que teve o sucesso que conhecemos".
Bruno Costa Carvalho: "Mourinho pode triunfar no campeonato português, é um grande treinador com um dos melhores currículos do mundo"
Ainda sobre o regresso de José Mourinho à Luz, Bruno Costa Carvalho reforçou que o setubalense é um trunfo na corrida eleitoral do atual Presidente do Benfica, acrescentando que a sua chegada faz esquecer uma possível chegada de Amorim à Luz sob outra presidência: "Pessoalmente, acredito que o Mourinho pode triunfar no campeonato português, é um grande treinador com um dos melhores currículos do mundo e é sem dúvida um ato de trunfo na corrida eleitoral, um bocadinho à imagem do que Vieira usou há uns anos quando fez regressar Jorge Jesus também em contexto eleitoral. É a opção de um treinador que arruma a questão de Ruben Amorim de uma vez por todas e que coloca a fé num treinador que pode trazer resultados imediatos, com um nome muito difícil de atacar. Ninguém no seu perfeito juízo pode atacar um nome como o de José Mourinho".
Por fim, quando questionado sobre se José Mourinho será o treinador certo para aplicar o futebol que os adeptos das águias tanto anseiam ver, Bruno Costa Carvalho mostrou-se reticente: "Não sei, essa é a grande questão. A verdade é que já vimos o Mourinho a jogar um futebol muito ofensivo, e também já vimos um Mourinho de resultados, com um futebol muito mais defensivo e muito menos criativo. Com o plantel que o Benfica tem, elogiado pelo Mourinho há pouco tempo, existem soluções para se jogar o futebol que os Benfiquistas querem. O Benfica não é o Roma nem o Fenerbahçe, o Benfica é o maior clube de Portugal e ele [José Mourinho] sabe perfeitamente que os adeptos querem ver o Benfica ao ataque, com bola e com controlo, a dominar jogos".
Jogador falou com os jornalistas a seguir à derrota das águias frente ao Qarabag, e analisou a complicada situação do treinador português
17 Set 2025 | 21:33 |
Samuel Dahl teve dificuldade em articular um explicação para a derrota do Benfica frente ao Qarabag, e recusou-se a falar da situação complicada em que Bruno Lage ficou depois do final da partida - o treinador português seria despedido apenas momentos depois desse desaire na Liga dos Campeões, sendo que Rui Costa já tem, até, um substituto para o lugar.
Samuel Dahl: "Para mim, só temos agora de saber dar uma resposta"
"Não há grandes explicações que possa dar. Para mim, só temos agora de saber dar uma resposta a isto e fazer um jogo melhor da próxima vez. Todos os jogos são importantes e temos de responder rapidamente", disse, após o apito final do árbitro da partida.
O sueco foi ainda questionado sobre o papel de Bruno Lage no balneário, mas recusou alongar-se acerca de uma possível mudança no comando técnico da formação encarnada: "Não tenho opinião sobre isso. Sou jogador e faço o meu papel em campo".
Samuel Dahl: "Treino todos os dias e dou o meu melhor em cada jogo"
"Treino todos os dias e dou o meu melhor em cada jogo, quando o treinador decide colocar-me a jogar. Apenas isso", admitiu Samuel Dahl, que tem sido titular na lateral-esquerda do Benfica desde a saída de Álvaro Carreras para o Real Madrid, por 50 milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Samuel Dahl – avaliado em 7 milhões de euros – leva 10 encontros: cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Portugal Betclic e um na Supertaça. Nos 833 minutos que disputou, o lateral realizou excelentes exibições e fez uma assistência, frente ao Nice, na Liga dos Campeões.
Veja alguns lances de Samuel Dahl:
Comentadores especializados em casos de arbitragem fizeram a sua análise ao desempenho do árbitro do encontro das águias com o Qarabag
17 Set 2025 | 21:28 |
Pedro Henriques e Jorge Faustino não têm dúvidas: o árbitro deixou um cartão amarelo por mostrar, devido a entrada negligente de Pedro Bicalho em Sudakov, logo no primeiro minuto do encontro entre Benfica e Qarabag, a contar para a primeira jornada da fase liga da Liga dos Campeões.
Jorge Faustino: "Pedro Bicalho teve abordagem negligente ao acertar com a sola da bota no tornozelo de Sudakov"
"Pedro Bicalho teve abordagem negligente ao acertar com a sola da bota no tornozelo de Sudakov. Amarelo por exibir", garantiu Jorge Faustino, em declarações ao jornal Record, apontando um erro do juiz destacado para o encontro logo no primeiro minuto da partida.
Pedro Henriques: "Entrada negligente passível de sanção disciplinar"
Pedro Henriques partilha da mesma opinião: "Pedro Bicalho, jogador do Qarabag, logo na primeira entrada que faz no jogo, pisa de sola e com os pitons do pé direito o peito do pé esquerdo de Georgiy Sudakov. Uma entrada negligente passível de sanção disciplinar", assumiu, ao jornal A Bola.
Certo é que, apesar dos especialistas estarem de acordo quanto à forma correta de ajuizar o lance, Eric Lambrechts apenas assinalou falta, deixando o futebolista azeri escapar ao amarelo, numa altura inicial do encontro, que iria certamente condicionar ações futuras.
O Benfica volta a entrar em campo no próximo sábado, 20 de setembro, às 18h00, na Vila das Aves, diante do AVS. O jogo diz respeito à sexta jornada da Liga Portugal Betclic. As águias voltam a jogar para a Liga dos Campeões na próximo dia 30 de setembro, frente ao Chelsea, em Londres.
Reforço milionário do Benfica perdeu a cabeça com os companheiros na derrota com o Qarabag
17 Set 2025 | 21:21
Rui Costa despediu Bruno Lage mas quer manter elementos da equipa técnica no Benfica
17 Set 2025 | 21:05
Luís Filipe Vieira ao ataque! Acusa Rui Costa de se comportar como o "patrão" do Benfica
17 Set 2025 | 19:13