Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jul 2024 | 15:57 |
"Uma das principais características dos bons treinadores é a faculdade de serem arquitetos de futebolistas. Há inúmeros casos de atletas cujo potencial só é exponenciado por quem identifica a coordenação entre a essência da personalidade e o talento à flor da pele", segundo Rui Calafate no jornal Record. Esta dinâmica é crucial para o sucesso e valorização dos jogadores nas competições internacionais. Bruno Lage, por exemplo: "fez explodir João Félix, proporcionando mais de 120 milhões de euros ao Benfica. A qualidade estava lá, mas se não fosse o setubalense, não sabemos que rendimento o jogador atingiria", exemplificou Calafate. Após ter passado pelas mãos de Lage, é notável que Simeone ou Xavi não conseguiram "polir o brilho daquele diamante em bruto.", acrescentou. Segundo o autor, "é na osmose perfeita entre líder e pupilo que se atinge o zénite da confiança". Gyökeres, é outro exemplo, agora, "é assediado por grandes clubes que não lhe vislumbraram categoria anteriormente.", ainda acrescentou Calafate. Esta capacidade de identificar e desenvolver talentos é vital para a sobrevivência dos clubes portugueses no cenário internacional.
Além das academias, onde Portugal "tem um viveiro inesgotável de talento", neste caso, originar jogadores que mantém o mercado vivo. "Ninguém gosta de perder os melhores, mas é uma sina traçada a venda dos maiores craques da nossa Liga", afirma Rui Calafate, consultor de comunicação. Esta estratégia de mercado "é triste, mas é a vida"
"Se essa centralização não avançar, quero ver qual é o decisor que tem a coragem de impor o decreto", pondera Calafate. A falta de consenso entre os clubes pode manter o mercado português numa situação frágil por mais tempo.
A começar os Jogos Olímpicos, Portugal continua um país sem Ministério do Desporto e sem uma estratégia clara. "Temos atletas fabulosos, mas parece que quase ninguém os apoia", lamenta Calafate.
Segundo foi revelado pela imprensa local, antigo internacional português está muito perto de voltar a vestir a camisola do emblema de Istambul
08 Dez 2025 | 12:51 |
Rafa Silva está muito perto de voltar a jogar pelo Besiktas. Segundo as informações reveladas, o antigo jogador do Benfica — que já está integrado nos treinos — conta os dias até voltar a vestir a camisola das águias negras e há um plano em marcha para que isso aconteça.
De acordo com a imprensa turca, no último domingo, 7 de dezembro, o treinador do Besiktas, Sergen Yalçin, está a ponderar deixar o antigo internacional português de fora da partida desta segunda-feira, 8 de dezembro, contra o Gaziantep, de forma a manter Rafa Silva nas melhores condições para o dérbi contra o Trabzonspor, que vai acontecer no dia 14 de dezembro.
Na mesma publicação, as fontes turcas — que já tinham destacado a forma física apresentada pelo atleta, que deixou os colegas impressionados — adiantam que Rafa será avaliado ao longo desta semana pelo treinador, a fim de entender se apresenta as melhores condições para o encontro frente ao rival da cidade.
Vale a pena recordar que Rafa Silva já não joga desde o início do mês de novembro, altura em que o antigo jogador do Benfica entrou em rota de colisão com o clube turco. Nos últimos dias, a imprensa local avançou que o Besiktas conseguiu convencer o camisola 27 a voltar, com a promessa da chegada de um novo técnico.
Rafa Silva — atualmente avaliado em 7 milhões de euros — chegou a ponderar colocar um ponto final na sua carreira. Na presente temporada, o criativo de 32 anos somou um total de 16 partidas com a camisola das águias negras. Nos 1.360 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, apontou cinco golos e três assistências.
Imprensa internacional revela que clube pretende libertar jogador, para que o mesmo possa crescer num ambiente mais adequado
08 Dez 2025 | 12:29 |
O Benfica está atento à situação de Adin Licina. O jovem formado no Bayern Munique pode estar de saída e o Clube da Luz é um dos nomes apontados como provável destino para acolher o atleta. Contudo, as mesmas informações indicam que o Sporting também se pode intrometer no negócio.
Segundo revela o jornal Bild, o Bayern Munique sente que é o momento ideal para abrir mão do extremo-esquerdo que, nos últimos meses, tem perdido alguma preponderância no plantel jovem dos bávaros. Contudo, o gigante germânico quer vender Licina, mas pretende manter algum controlo sobre o seu futuro.
A mesma fonte acrescenta que o Bayern vai abrir a porta à sua saída, contudo, no ato da sua venda, quer incluir uma cláusula de recompra caso o futebolista venha a subir de rendimento no seu novo clube. O Bild acrescenta ainda que existe uma forte corrida internacional — onde Benfica e Sporting estão inseridos — para contratar o jovem.
Adin Licina, caracterizado como um extremo rápido e explosivo, vê como melhor solução a saída do gigante da Baviera, face à forte competição que encontra no plantel principal dos bávaros, como é o caso de Michael Olise, Luis Díaz, Jamal Musiala ou da jovem promessa Lennart Karl.
O Bild afirma que existem vários clubes interessados no alemão; contudo, aponta o Benfica como sendo o destino mais promissor para o extremo, devido ao rico historial que as águias têm no que diz respeito a transformar jovens promessas em futebolistas de classe mundial. No entanto, a chegada de reforços, pelo menos em janeiro, está dependente do sucesso na Liga dos Campeões.
No rescaldo de mais um triunfo, que deixou os dragões mais isolados na classficação, técnico italiano deixou um recado aos rivais
08 Dez 2025 | 11:55 |
Francesco Farioli desvalorizou a vantagem que tem para os rivais. No final da partida contra o Tondela — onde joga o ex-Benfica Hugo Félix — o técnico dos azuis e brancos foi direto sobre a questão dos pontos e frisou que não é altura para começar a gerir a diferença.
Francesco Farioli: "Há que acumular pontos, ganhar jogos"
Na sala de imprensa do emblema beirão, onde os dragões venceram por 2-0, Farioli foi questionado sobre o empate que decorreu na Luz. “Não há nada para gerir”, começou por dizer o técnico italiano, assumindo que a vantagem atual de pontos não é suficiente.
“Há que acumular pontos, ganhar jogos, olhar para a frente e focar na nossa jornada”, concluiu Francesco Farioli, explicando que o foco passa por amealhar todos os pontos necessários para alcançar o objetivo traçado: vencer o Campeonato Nacional.
Recorde-se que o Porto, que foi o último dos três grandes a jogar na presente jornada, visitou o reduto do Tondela, onde venceu por 2-0, aproveitando da melhor forma possível o empate entre Benfica e Sporting, que no Estádio da Luz não foram além de uma igualdade a uma bola.
Ao cabo de 13 jornadas da Liga Portugal Betclic, os dragões seguem destacados na liderança do campeonato (37 pontos), com mais cinco pontos do que os leões, que somam 32 pontos. O Clube da Luz, por sua vez, encontra-se na terceira posição, a oito pontos do líder (29).