Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Transferências milionárias do Benfica: A realidade do futebol português

Portugal "tem um viveiro inesgotável de talento", neste caso, originar jogadores que mantém o mercado vivo.

A realidade do futebol português: "É a vida".
A realidade do futebol português: "É a vida".

26 Jul 2024 | 15:57 |

Icon Comentário0

"Uma das principais características dos bons treinadores é a faculdade de serem arquitetos de futebolistas. Há inúmeros casos de atletas cujo potencial só é exponenciado por quem identifica a coordenação entre a essência da personalidade e o talento à flor da pele", segundo Rui Calafate no jornal Record. Esta dinâmica é crucial para o sucesso e valorização dos jogadores nas competições internacionais. Bruno Lage, por exemplo: "fez explodir João Félix, proporcionando mais de 120 milhões de euros ao Benfica. A qualidade estava lá, mas se não fosse o setubalense, não sabemos que rendimento o jogador atingiria", exemplificou Calafate. Após ter passado pelas mãos de Lage, é notável que Simeone ou Xavi não conseguiram "polir o brilho daquele diamante em bruto.", acrescentou. Segundo o autor, "é na osmose perfeita entre líder e pupilo que se atinge o zénite da confiança". Gyökeres, é outro exemplo, agora, "é assediado por grandes clubes que não lhe vislumbraram categoria anteriormente.", ainda acrescentou Calafate. Esta capacidade de identificar e desenvolver talentos é vital para a sobrevivência dos clubes portugueses no cenário internacional.


Além das academias, onde Portugal "tem um viveiro inesgotável de talento", neste caso, originar jogadores que mantém o mercado vivo. "Ninguém gosta de perder os melhores, mas é uma sina traçada a venda dos maiores craques da nossa Liga", afirma Rui Calafate, consultor de comunicação. Esta estratégia de mercado "é triste, mas é a vida"



"Se essa centralização não avançar, quero ver qual é o decisor que tem a coragem de impor o decreto", pondera Calafate. A falta de consenso entre os clubes pode manter o mercado português numa situação frágil por mais tempo. 


A começar os Jogos Olímpicos, Portugal continua um país sem Ministério do Desporto e sem uma estratégia clara. "Temos atletas fabulosos, mas parece que quase ninguém os apoia", lamenta Calafate. 


Futebol

Com Benfica atento, Pavlidis faz brilharete ao serviço da Grécia (Vídeo)

Camisola 14 dos encarnados encontra-se atualmente integrado no estágio dos helénicos, que realizam jogos de qualificação europeia

Considerado o homem-golo do Benfica na última temporada, Pavlidis voltou a mostrar o instinto matador ao serviço da Grécia
Considerado o homem-golo do Benfica na última temporada, Pavlidis voltou a mostrar o instinto matador ao serviço da Grécia

05 Set 2025 | 21:47 |

Icon Comentário0

Ausente do Benfica para realizar mais dois compromissos pela seleção da Grécia, Vangelis Pavlidis deixa Bruno Lage bastante satisfeito com o que está a ver. No dia de hoje, 5 de setembro, o camisola 14 dos encarnados esteve em destaque na partida frente à Bielorrúsia, onde o encontro já tem contornos de goleada.


Titular frente ao conjunto da Europa de leste, o avançado helénico foi um autêntico furacão em campo, onde, em apenas 14 minutos, conseguiu chegar a um golo, algo que tem faltado nas últimas partidas com os encarnados, e ainda assinou uma assistência para um dos seus companheiros de equipa.


Tudo começou à passagem do minuto 3, com o camisola 14 a encontrar o seu companheiro de equipa Konstantinos Karetsas, que abriu o caminho para os golos da Grécia. 14 minutos mais tarde, em cima do minuto 17, foi a vez do próprio Pavlidis fazer o gosto ao pé, ampliando o resultado para duas bolas a zero.


Com a partida a decorrer neste momento, os helénicos, que deram início à qualificação, estão neste preciso momento a vencer por cinco bolas a uma. Ainda na primeira parte, a equipa da casa ainda fez mais dois golos, chegando aos quatro golos de vantagem. Já no segundo tempo, os gregos ainda fizeram o quinto tento, já os visitantes conseguiram reduzir a desvantagem abismal.

Recorde-se que os próximos compromissos internacionais visam a qualificação europeia para o Campeonato do Mundo, a realizar-se no próximo ano, no continente norte-americano. A Grécia, que se encontra a vencer a Bielorrússia, está inserida no Grupo C, tal como as seleções da Escõcia e da Dinamarca, que chamou o sportinguista Morten Hjulmand.


Confira aqui o golo e a assistência de Pavlidis:


Futebol

Em antevisão ao Arménia - Portugal, Rúben Dias assume: “Responsabilidade…"

Em antevisão ao encontro de amanhã, que visa qualificação, internacional português alertou para certas dificuldades em campo

A pensar no encontro entre a Arménia e Portugal, Rúben Dias lançou a partida onde ainda deixou uma mensagem a Diogo Jota
A pensar no encontro entre a Arménia e Portugal, Rúben Dias lançou a partida onde ainda deixou uma mensagem a Diogo Jota

05 Set 2025 | 20:41 |

Icon Comentário0

Durante o dia de amanhã, a seleção nacional vai iniciar a sua qualificação para o Campeonato do Mundo, com uma partida diante da Arménia. Em conferência de imprensa, Rúben Dias lançou a partida de estreia das quinas e o antigo atleta do Benfica deixou vincado o objetivo a ser cumprido pelos pupilos de Roberto Martínez.


Rúben Dias: “Em relação ao treinador novo, é uma questão de imprevisibilidade”


Já em solo arménio, para o primeiro duelo da qualificação, rumo ao Mundial de 2026, o central do Manchester City, que renovou recentemente, começou por destacar o adversário: “Sim, já tivemos a oportunidade de ver a equipa deles e temos neste momento perfeita consciência de que se não estivermos a um nível alto que vamos ter dificuldades”.


Em relação ao treinador novo, é uma questão de imprevisibilidade. É uma equipa forte no contra-ataque, bem organizada defensivamente e neste contexto, a este nível, só te trará dificuldades se não prestares atenção com quem estiveres a jogar e se não estiveres no teu melhor nível”, acrescentou o central português.

Rúben Dias: “Diria mais confiança. Responsabilidade já temos por todos os jogadores que temos, o nome que o país representa em termos futebolísticos”


Em resposta aos jornalistas, o antigo pupilo de Bruno Lage fez questão de relembrar que as quinas têm uma enorme responsabilidade para com Portugal: “Diria mais confiança. Responsabilidade já temos por todos os jogadores que temos, o nome que o país representa em termos futebolísticos. Foi uma vitória baseada nos nossos conceitos e experiências falhadas também com o míster”.

Por fim, o ex- Benfiquista deixou uma mensagem a Diogo Jota, que faleceu há dois meses: “Agora até fiquei arrepiado. Em nome de Portugal, agradeço muito esse gesto. Muito obrigado”.


Futebol

Longe do Benfica, Georgiy Sudakov é titular no Ucrânia - França

Internacional do país da Europa de leste foi a jogo esta sexta-feira, contudo, não é a única cara conhecida dos Benfiquistas em campo

Presente no Ucrânia - França, a contar para a qualificação, Sudakov, que ainda espreita a estreia no Benfica, está no onze inicial
Presente no Ucrânia - França, a contar para a qualificação, Sudakov, que ainda espreita a estreia no Benfica, está no onze inicial

05 Set 2025 | 20:15 |

Icon Comentário0

Ainda por se estrear no Benfica, Georgiy Sudakov, um dos reforços de verão dos encarnados, é titular na partida entre a Ucrânia e a França, que visa o arranque do apuramento para o Campeonato do Mundo, que se vai realizar no próximo ano. Porém, não é só o novo número 10 que está em destaque.


No mesmo onze, onde surge o nome de Sudakov, também aparece o de Anatoliy Trubin, que é o guarda-redes titular da partida diante os franceses. Vale lembrar que o camisola 1 dos encarnados não era titular pela sua seleção nacional desde o particular contra o Canadá, onde a Ucrânia saiu derrotada por 4-2.


Atualmente, com a partida a decorrer na Polónia, onde Georgiy Sudakov teve a oportunidade de testemunhar a dimensão global do Benfica, a sua equipa encontra-se a perder com a congénere francesa, que vai vencendo por uma bola a zero, fruto de um golo apontado por michael Olise.


Depois deste duelo, que marca a primeira partida de qualificação para o Mundial de 2026, a decorrer no continente norte-americano, a Ucrânia vai jogar contra o Azerbaijão, encontro agendado para 9 de setembro. Além da França e do conjunto do leste da Europa, Trubin e companhia ainda defrontam a Islândia.

Na presente temporada, Georgiy Sudakov – avaliado em 32 milhões de euros – realizou, até ao momento, 10 encontros: cinco na fase de qualificação da Liga Europa, três no Campeonato Nacional e dois nas pré-eliminatórias da Liga Conferência. Nos 763 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio fez duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Hugo Félix oficializado no Tondela e ex Benfica explica: “Foi…”
Futebol

Hugo Félix oficializado no Tondela e ex Benfica explica: “Foi…”

05 Set 2025 | 19:45

Icon Comentário0
Perante calendário ‘tenebroso’, decisão de Bruno Lage ajuda o Benfica
Futebol

Perante calendário ‘tenebroso’, decisão de Bruno Lage ajuda o Benfica

05 Set 2025 | 19:16

Icon Comentário0
Sudakov ainda agora chegou e já sente a grandeza do Benfica: "Fantástico"
Futebol

Sudakov ainda agora chegou e já sente a grandeza do Benfica: "Fantástico"

05 Set 2025 | 17:37

Icon Comentário0