Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Transferências milionárias do Benfica: A realidade do futebol português

Portugal "tem um viveiro inesgotável de talento", neste caso, originar jogadores que mantém o mercado vivo.

Glorioso 1904
Glorioso 1904

26 Jul 2024 | 15:57 |

Icon Comentário0

"Uma das principais características dos bons treinadores é a faculdade de serem arquitetos de futebolistas. Há inúmeros casos de atletas cujo potencial só é exponenciado por quem identifica a coordenação entre a essência da personalidade e o talento à flor da pele", segundo Rui Calafate no jornal Record. Esta dinâmica é crucial para o sucesso e valorização dos jogadores nas competições internacionais. Bruno Lage, por exemplo: "fez explodir João Félix, proporcionando mais de 120 milhões de euros ao Benfica. A qualidade estava lá, mas se não fosse o setubalense, não sabemos que rendimento o jogador atingiria", exemplificou Calafate. Após ter passado pelas mãos de Lage, é notável que Simeone ou Xavi não conseguiram "polir o brilho daquele diamante em bruto.", acrescentou. Segundo o autor, "é na osmose perfeita entre líder e pupilo que se atinge o zénite da confiança". Gyökeres, é outro exemplo, agora, "é assediado por grandes clubes que não lhe vislumbraram categoria anteriormente.", ainda acrescentou Calafate. Esta capacidade de identificar e desenvolver talentos é vital para a sobrevivência dos clubes portugueses no cenário internacional.


Além das academias, onde Portugal "tem um viveiro inesgotável de talento", neste caso, originar jogadores que mantém o mercado vivo. "Ninguém gosta de perder os melhores, mas é uma sina traçada a venda dos maiores craques da nossa Liga", afirma Rui Calafate, consultor de comunicação. Esta estratégia de mercado "é triste, mas é a vida"



"Se essa centralização não avançar, quero ver qual é o decisor que tem a coragem de impor o decreto", pondera Calafate. A falta de consenso entre os clubes pode manter o mercado português numa situação frágil por mais tempo. 


A começar os Jogos Olímpicos, Portugal continua um país sem Ministério do Desporto e sem uma estratégia clara. "Temos atletas fabulosos, mas parece que quase ninguém os apoia", lamenta Calafate. 


Futebol

Ex Benfica marca pelo Barcelona e deixa dedicatória especial

Antigo atleta das águias ajudou a resolver partida, marcou pelo segundo encontro consecutivo e mostrou mensagem particular em campo

Kika Nazareth marcou na vitória do Barcelona contra o Logorno e prestou uma homenagem a Laia Aleixandri, companheira de equipa
Kika Nazareth marcou na vitória do Barcelona contra o Logorno e prestou uma homenagem a Laia Aleixandri, companheira de equipa

09 Fev 2026 | 17:51 |

Icon Comentário0

A equipa feminina do Barcelona, recheada de jovens devido a várias ausências, venceu o DUX Logroño por 3-0, com todos os golos a surgirem na segunda parte. Carla Julià, Kika Nazareth e Vicky López marcaram os golos e a antiga jogadora do Benfica - que assistiu à vitória do Benfica frente ao Racing Power - dedicou o seu tento a Laia Aleixandri.


Com este resultado, as catalãs somam agora 54 pontos, mantendo uma confortável vantagem de dez pontos sobre o segundo classificado, o Real Madrid. A equipa do Barcelona é o maior campeão do campeonato espanhol feminino.


Antes do apito inicial, as jogadoras do Barcelona entraram em campo com camisolas de apoio a Laia Aleixandri, que será operada a uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Foi também uma forma de prestar condolências a Marta Torrejón, ausente devido ao falecimento do seu pai.


O golo da internacional portuguesa teve dedicatória especial a Laia Aleixandri, fazendo um L, sendo que este foi o seu segundo jogo consecutivo a marcar no campeonato e como titular, após o bis ao Sevilha.

Nesta temporada, com a camisola do Barcelona, Kika Nazareth realizou 23 jogos: 15 na Liga F, cinco na UEFA Women's Champions League, dois na Copa da Rainha e um na Supertaça de Espanha. Nos 1.036 minutos que esteve em campo, a atleta marcou oito golos e fez seis assistências.



Futebol

Além do golo triunfal frente ao Alverca, Anísio Cabral faz maravilhas no Benfica

Encarnados voltaram a mostrar eficácia num dos seus registos mais consistentes da temporada, com jovem avançado a assumir papel central

Anísio Cabral anotou o oitavo golo do Benfica de cabeça no Campeonato Nacional; O jovem está igualado com Pavlidis e Otamendi
Anísio Cabral anotou o oitavo golo do Benfica de cabeça no Campeonato Nacional; O jovem está igualado com Pavlidis e Otamendi

09 Fev 2026 | 17:26 |

Icon Comentário0

O Benfica venceu o Alverca, por 2-1, no Estádio da Luz, a contar para a 21ªjornada da Liga Portugal Betclic. Anísio Cabral anotou mais um golo ao seu primeiro toque e de cabeça, reforçando o poderio da equipa encarnada no jogo aéreo.


 Segundo o Playmaker, o "Glorioso" marcou o oitavo golo de cabeça no Campeonato Nacional 2025/26, a segunda com melhor registo. O jovem ponta de lança aparece na liderança com dois tentos, juntamente com Vangelis Pavlidis e Nicolás Otamendi. A esta lista, acrescenta-se os nomes de Tomás Araújo e Leandro Barreiro, ambos com uma finalização certeira.


José Mourinho comparou Anísio a Didier Drogba, mas , apesar do avançado de 17 anos ter feitos os seus dois golos de cabeça, o "Special One" garante que o campeão do mundo sub-17 não é forte no jogo aéreo. "Podem rir ou chamar-me idiota, o jogo de cabeça não é o forte dele", disse, na conferência de imprensa pós-jogo.


Contundo, este golo não serviu só para alcançar esta marca. O ponta de lança foi o primeiro jogador da temporada a dar o golo da vitória das águias, vindo do banco. Este registo chegou no jogo nº40 da época 2025/2026.

As águias querem fazer mais golos, de cabeça ou não, no próximo compromisso frente ao Santa Clara. Benfica e "açorianos" defrontam-se no dia 13 de fevereiro, próxima sexta-feira, às 18h30, no Estádio São Miguel. A Partida contará para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic



Futebol

Ex-Benfica confessa devoção a Maradona e revela ritual que nunca abdica

Antigo jogador das águias revelou uma ligação profunda com génio argentino explicando como um gesto simbólico se tornou um ritual pessoal

 Enzo Fernández, antigo jogador do Benfica,  usa uma camisola de Maradona nos momentos cruciais da sua carreira
Enzo Fernández, antigo jogador do Benfica, usa uma camisola de Maradona nos momentos cruciais da sua carreira

09 Fev 2026 | 16:55 |

Icon Comentário0

Enzo Fernández, médio campeão do mundo pelo Chelsea e antigo atleta do Benfica, confessou a sua admiração por Diego Maradona e como uma camisola se tornou num amuleto em momentos decisivos da carreira, incluindo nos tempos em que representou o River Plate.


Em entrevista à ESPN, o médio dos "Blues" revelou uma ligação especial com o astro, que nunca chegou a conhecer pessoalmente, mas cuja influência se manifestou num ritual que o acompanhou em momentos cruciais da sua caminhada futebolística.


"Sou fanático pelo Diego. Não tive a oportunidade de o conhecer, mas sempre senti uma ligação, não sei porquê", confessou o jogador de 25 anos. Este sentimento transformou-se numa espécie de amuleto. "Quando cheguei, levava uma camisola dele e ajudava-me. Marquei golos quando a usava, sinto-me muito ligado", explicou o internacional argentino, que quer rumar ao Real Madrid.


Um dos momentos mais marcantes deste ritual remonta à passagem pelo River Plate. "Num jogo contra o Racing, quando fomos campeões, estava a usar uma camisola dele. Fico muito emocionado, conecto-me bastante com a sua figura. É uma camisola dele a levantar o Campeonato do Mundo".

Na presente temporada, ao serviço do Chelsea, Enzo Fernández - avaliado em 85 milhões de euros - já realizou o total de 37 jogos oficiais: 24 na Premier League, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça da Liga inglesa e um na Taça de Inglaterra. Nos 2.956 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino registou 11 golos e quatro assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Apesar da vitória do Benfica, José Mourinho critica falta de eficácia: "Como é que é possível?"
Futebol

Apesar da vitória do Benfica, José Mourinho critica falta de eficácia: "Como é que é possível?"

09 Fev 2026 | 16:15

Icon Comentário0
Inspirado em Trubin? Guarda-redes imita guardião do Benfica e decide aos 90+10
Futebol

Inspirado em Trubin? Guarda-redes imita guardião do Benfica e decide aos 90+10

09 Fev 2026 | 15:49

Icon Comentário0
Bernardo Silva brilha no Liverpool - Manchester City e ex Benfica admite: "Se perdêssemos..."
Futebol

Bernardo Silva brilha no Liverpool - Manchester City e ex Benfica admite: "Se perdêssemos..."

09 Fev 2026 | 15:25

Icon Comentário0