Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Jan 2025 | 13:00 |
Bruno Lage marcou presença esta quinta-feira, 16 de janeiro, para fazer a antevisão ao duelo do Benfica com o Famalicão, a valer para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro está agendado para as 20h15 da próxima sexta-feira, no Estádio da Luz. Confira tudo o que disse o técnico encarnado aos jornalistas.
É o quinto jogo em 14 dias: isso tem impacto no jogo de amanhã?
"Não é compararmos o número de jogos relativamente ao nosso adversário, mas sim jogar com apenas dois dias de intervalo. A equipa tem dado boa resposta e se queremos um plantel que dê garantias para lutar por títulos temos de estar preparados para isso. A equipa vai apresentar-se bem, frente a um adversário competente, com um novo treinador que conhece a casa. Vai ser determinante a energia, quer a nossa quer a de fora. É importante o apoio dos adeptos, faz a diferença. Sentimos na Taça da liga, na Taça de Portugal os adeptos empurram a equipa para frente, isso dá motivação extra".
Teme que a equipa esteja refém dos destaques individuais?
"Quem tem desbloqueado os jogos é a formação do coletivo. Podemos dizer que é o jogar A ou B daquela equipa, mas coletivamente a nossa equipa tem funcionado. Queremos continuar a evoluir, com consistência para fazer grandes exibições. Temos imensos jogadores com golos, revela que há um trabalho coletivo e que temos valores individuais muito bons que ajuda a equipa a vencer os jogos".
Como faz gestão do caso de Tomás Araújo? Jogava bem a central, mas depois aparece António Silva e foi tapar um buraco e agora pode deixar a equipa com a recuperação do Bah...
"Ele desempenha também bem a posição de lateral direito, fez dois jogos muito bons para quem não tem a rotina de jogar naquela posição. Estamos muito satisfeitos com ele. Tem sido tema de conversa centre mim e o António [Silva]: "no momento em que não estás a jogar tens de te preparar para estares pronto e dares boas respostas'. O António Silva fez isso, preparou-se em silêncio, difícil, campeão nacional, internacional, ..., mas teve sempre um comportamento exemplar e quando a equipa precisou dele deu boa resposta. É bom termos mais do que um jogador a ocupar mais do que uma posição e bem".
Depois de assobios recebeu apoio em Leiria e em Faro. Já afastou a desconfiança? Os adeptos pediram-lhe um avançado e disse que não passava por si. Não pediu jogadores ao presidente?
"Se há pessoa que sabe a exigência de cá estar sou eu. Numa conversa depois da Taça da Liga, um jogador disse-me 'se calhar os adeptos vão estar mais satisfeitos', mas eu disse que não, temos de ganhar na Taça de Portugal. A exigência do adepto do Benfica é essa. Sinto o apoio dos adeptos, mas independentemente disso amanhã há um jogo a cumprir, o treinador que cá está tem de vencer o próximo jogo. Sobre o mercado, temos de estar sempre atentos às oportunidades, quer eventuais saídas ou entradas. Quem vier, seja qual for a posição, tem de ser com qualidade e talento para a equipa continuar a vencer".
Lesão de Renato Santos pode dar mais minutos a Rolleiser? Como gere mais uma lesão?
"É de mentalidade de campeão. É como perder: quando se perde tem de se olhar para o jogo seguinte. Só assim se consegue. O Renato tem tido essa capacidade. Temos visto isso, é um menino da nossa formação a erguer um troféu, agora mais uma lesão. Agora é trabalhar para regressar forte, sabendo que tem gente deste lado que o apoia imenso. O Renato é um médio, o Rollheiser joga mais à frente. Para o Rollheiser, Prestianni, Rego, todos têm de entender o que quero para aquelas posições. Perceber o que se quer em cada posição e o treinador perceber o que de bom se tem para tentar tirar proveito e trabalhar os pontos menos fortes. O Andreas fez isso muito bem, atitude na transição mais forte, qualidade de jogo mais ofensiva. Quero finalizações mais sérias, ele fez isso contra o Sporitng, e com o Farense deu-nos outro. É um exemplo da nossa forma de trabalhar e eles entenderem o que eu quero nas diversas posições".
Tempo de paragem de Di María? Pondera alterar o sistema?
"Já se apresentou hoje sem dor, será apenas um jogo [de paragem]. Independentemente do sistema, o que quero é dinâmica, e quem jogar terá de ter dinâmica que entendo que deve existir".
Jogo mais maduro de Rollheiser, aplica o mesmo a Beste?
"Falei em 'adulto' sobre o Andreas no sentido de não sentir de ter de fazer um golo para o treinador olhar para ele. Na zona ofensiva temos de ser mais agressivos e não receber tanto a bola em frente à nossa linha defensiva. É para todos, não apenas para um. Beste? Teve uma entrada muito boa na equipa, ajudou-nos principalmente frente a linhas de cinco, qualidade boa nos cruzamentos, teve golos, assistências que nos ajudaram a consolidar resultados. Proposta de mercado? É olhar para a resposta, o rendimento do jogador, a opinião do jogador e decidirmos o que é melhor para todas as partes".
Lesões de Renato Sanches, que lhe diz o departamento médico do Benfica. Beste está melhor?
"Não vou dizer mais nada sobre o mercado. Sobre o Renato, qualquer coisa que diga não será apropriado, o departamento médico é que pode falar de uma forma mais concreta sobre a sua situação. Caiu, tem de se levantar, recuperar. Estaremos cá para o ajudar novamente. Beste já treinou."
O Famalicão já ganhou ao Benfica esta época, isso serve de aviso? Falou sobre isso com os jogadores?
"Falámos com os jogadores da mesma forma de sempre, temos de estar preparados para tudo. Não podemos sofrer dois golos consecutvos, numa bola parada e num canto. O objetivo é melhorar, ser muito assertivos com os jogadores, que têm dado boa resposta a jogar de dois em dois dias. É isso que pretendemos."
Com baterias voltas para duelo frente aos vermelhos e brancos, técnico arouquense vai poder contar com atletas importantes
23 Out 2025 | 11:57 |
O Benfica já está a preparar o encontro de sábado, 25 de outubro, onde irá defrontar o Arouca, partida a contar para a 9.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Enquanto os encarnados se debatem com alguns problemas, a formação nortenha conta com um regresso importante.
Segundo escreve o jornal A Bola, o defesa-central espanhol, Jose Fontás, é a grande novidades nas opções do Arouca. O jogadro espreita um regresso ao eixo defensivo dos arouquenses, a fim de poder jogar contra os encarnados, no encontro agendado para as 18H00, no Estádio da Luz.
Apesar de contar com um registo disciplinar nada favorável, seis cartões amarelos e duas expulsões, Fontás continua a ser o topo das opções para Vasco Seabra. Pelo que adianta o diário desportivo, o técnico do Arouca deve avançar com a dupla de centrais mais utilizada, que é constituída pelo espanhol e por Popovic, defesa sérvio.
Com 630 e 619 minutos em campo, respetivamente, Popovic e Fontán são as unidades que mais tempo somam no setor defensivo de uma das equipas mais vulneráveis da liga no que toca a golos sofridos, ou seja, um total de 19 golos, apenas superados pelo AVS, que concedeu até agora duas dezenas de golos.
Já do lado do Benfica, José Mourinho já sabe que não vai poder contar com Amar Dedic, uma vez que o lateral-direito está a contas com uma lesão muscular. Recorde-se que a partida está agendada para este sábado, 25 de outubro, às 1(H00, coincidindo com o mesmo dia em que as águias elegem o novo presidente do Clube da Luz.
Na sequência de mais uma derrota humilhante na Liga dos Campeões, lenda do futebol dos Países Baixos foi muito taxativo nas suas críticas
23 Out 2025 | 11:19 |
O Ajax, tal como o Benfica, continua sem conseguir pontuar na Liga dos Campeões. Na últim anoite, a equipa de Amesterdão visitou o Chelsea, onde saiu goleado por 5-1. Na sequência do desaire humilhantes, Wesley Sneijder não poupou nas críticas aos jogadores do emblema neerlandês, assumindo que não merecem o símbolo que representam.
Wesley Sneijder: "Há jogadores em campo que simplesmente não são dignos do Ajax"
Em declarações ao Ziggo Sports, o antigo internacional pelos Países Baixos assumiu que a equipa de Amesterdão tem nos seus quadros atletas que não representam os valores do clube neerlandês: "Há jogadores em campo que simplesmente não são dignos do Ajax".
Após apontar o dedo à fraca ezibição da equipa, liderada pelo histórico neerlandês, John Heitinga, Sneijder prosseguiu e deixou uma garantia sobre o plantel da equipa irá defrontar o Benfica n Champions: "Não todos, mas há demasiados jogadores com qualidades limitadas".
Wesley Sneijder: "Isso é inaceitável. Defensivamente, creio que o Sutalo não é digno do Ajax"
Para reforçar o seu ponto de vista, o camisola 10 da laranja mecânica recorreu a um exemplo específico: "Se olharmos para o jogo com o Chelsea... Taylor é o jogador mais criativo, mas não o vimos porque foi expulso aos 15 minutos".
Porém, as críticas à exibição frente ao Chelsea não ficaram por aqui e Sneijder ainda visou mais três atletas do emblema neerlandês, que estiveram em ação no Stamford Bridge: "Isso é inaceitável. Defensivamente, creio que o Sutalo não é digno do Ajax e Lucas Rosa também não. Baas jogou muito mal. Como lateral-esquerdo já não é possível".
Atual Presidente dos encarnados fez questão de esclarecer todos moldes em torno do vínculo que reforça ligação entre as duas partes
23 Out 2025 | 10:49 |
Rui Costa voltou a esclarecer os contornos do contrato que liga José Mourinho ao Benfica. Segundo o atual Presidente, os moldes do vínculo servem para 'proteger' o eventual vencedor das eleições, de conseguir colocar um ponto final na relação profissional com o Special One, sem haver custos elevados para as águias.
Rui Costa: "Conseguir uma saída em que não tenha de pagar o contrato todo"
Na entrevista exclusiva, que concedeu à RTP - onde abordou o atual momento do plantel - o Presidente explicou o conceito por detrás do contrato do técnico: "Esta cláusula é por Mourinho perceber o momento do clube e que dá a possibilidade a outro candidato, não pretendendo a continuidade de Mourinho, conseguir uma saída em que não tenha de pagar o contrato todo".
Sobre a continuidade do t~ecnico português, Rui Costa explicou que isso apenas iria acontecer num determinado cenário unânime: "Penso que posso falar por todos ao dizer que a renovação de Mourinho significava que o Benfica estava como todos queriam".
Rui Costa: "Temos de pensar que a cláusula não vai ser válida, mas sim uma renovação pelos êxitos que possa ter"
Sem esclarecer se a sua eleição iria garantir a continuidade de José Mourinho na época seguinte, o Líder do universo Benfiquista deixou uma garantia sobre a pernanência do técnico: "Temos de pensar que a cláusula não vai ser válida, mas sim uma renovação pelos êxitos que possa ter".
Por fim, Rui Costa relembrou a duração da ligação entre as duas partes e assume que o Special One não tem o lugar em risco, por agora: "Acredito que seja o desejo de todos os candidatos. Na altura, depois vê-se. Tem um contrato por dois anos. Não há pressa".