Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Mar 2025 | 10:13 |
Com a última pausa da FIFA a chegar ao fim, os campeonatos domésticos voltam a entrar em ação e dão início à reta final e o Benfica não é exceção. Com apenas nove encontros até ao final da Liga Portugal Betclic, cada partida é vista como uma final e Bruno lage sabe que para o duelo frente ao Gil Vicente irá contar com a presença de um líder que lidera por exemplo, Nicolás Otamendi.
O capitão do Glorioso encontra-se ao serviço da Argentina e, apesar dos seus 37 anos de idade, continua a ser um dos atletas mais utilizados, tanto na equipa albiceleste, como no plantel encarnado. Tal como tinha acontecido nas temporadas anteriores, desde que chegou ao Benfica, Otamendi realizou sempre os 90 minutos em campo no encontro seguinte à sua participação na seleção, algo que já aconteceu por três vezes na presente temporada.
Uma vez que o central argentino ainda vai realizar o encontro frente ao Brasil, na madrugada de quarta-feira, 26 de março, levantam-se as dúvidas de se o camisola 30 das águias estará apto para o encontro frente ao Gil Vicente, marcado para sexta-feira, 28 de março. Apesar do curto intervalo de tempo entre os dois jogos, é bem possível que o defesa diga ‘presente’ no próximo jogo do Benfica, logo a titular e com a forte probabilidade de cumprir os 90 minutos em campo.
No entanto, desde que assinou com o Clube da Luz, no verão de 2020, Nico Otamendi tem sido o único internacional a cumprir 90 minutos pelo Benfica, logo na partida seguinte à pausa para as seleções. Um fenómeno que já aconteceu por 10 vezes, três na presente temporada. O argentino foi titular na estreia de Bruno Lage (4-1 ao Santa Clara), depois de cumprir 90 minutos em dois encontros da seleção. O mesmo repetiu-se frente ao Feyenoord (Liga dos Campeões) e Estrela da Amadora (goleada por 7-0 na Taça de Portugal).
Depois de cumprir todos os minutos frente ao Uruguai, é bem possível que repita o feito frente à seleção brasileira e mais tarde, cumpra os 90 minutos frente ao Gil Vicente. Depois de três dias de folga, Bruno Lage e o Benfica continuam a preparação da partida com os gilistas, marcada para sexta-feira. 28 de março, no Estádio Cidade de Barcelos.
Estrutura encarnada tem criado enormes expectativas em torno do futebolista; contudo, constrangimentos têm afetado a evolução do atleta
07 Fev 2026 | 03:00 |
Richard Ríos ainda não convenceu por completo. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal garante que o internacional colombiano ainda não justificou totalmente o investimento feito na sua contratação. Porém, o Benfica está ciente das condições adversas a que o futebolista tem sido sujeito.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que a direção encarnada, liderada por Rui Costa, entende que o camisola 20 ainda tem de provar, de uma vez por todas, o elevado valor que as águias pagaram ao Palmeiras: 27 milhões de euros. Contudo, o nosso jornal garante que a estrutura ainda dá o benefício da dúvida ao médio face aos constrangimentos na sua chegada a Lisboa.
Como o Glorioso 1904 apurou, Rui Costa e os restantes membros do Benfica sabem que Richard Ríos ainda não parou de jogar. O médio colombiano tem estado em alta rotação desde o Mundial de Clubes, no verão de 2025, com o Palmeiras e, desde então, não parou, viajando logo de seguida para o Clube da Luz, onde foi aposta desde o primeiro jogo oficial.
Além disso, como o nosso jornal sabe, Richard Ríos tem sido confrontado com uma mudança cultural abrupta. Viver em Portugal e no continente europeu, contando com a diferença horária, não se assemelha à realidade com que Ríos lidava em São Paulo. Por outro lado, como o Glorioso 1904 sabe, a lesão sofrida em janeiro colocou o período de adaptação em stand-by, numa altura em que Ríos começava a mostrar sinais de integração. Agora, o médio procura regressar a tempo de defrontar o Real Madrid.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Richard Ríos — avaliado em 22 milhões de euros — leva 32 encontros disputados: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.622 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez duas assistências.
Consequente de uma situação descontrolada, envolvendo antigo atleta do Clube da Luz, entidade apresentou acusações formais contra o mesmo
06 Fev 2026 | 18:08 |
Os minutos finais do dérbi deste sábado entre o Chelsea e o West Ham (3-2), ficaram marcados por uma confusão geral entre ambas as equipas, que começou com um grande empurrão do imponente Adama Traoré a Marc Cucurella. João Pedro saiu em defesa do colega dos "blues" e acabou visado com violência pelo ex Benfica Jean-Clair Todibo, que lhe apertou o pescoço, com o defesa francês dos "hammers" a ser expulso.
Consequentemente, a Federação Inglesa de Futebol (FA) apresentou acusações formais contra os dois clubes e iniciou uma investigação aos jogadores de ambas as equipas que estiveram envolvidos na altercação durante o jogo, que contou para a 24.ª jornada da Premier League.
Mais concretamente, Chelsea e West Ham foram acusados de conduta imprópria e provocatória, tendo até esta sexta-feira para apresentar explicações escritas sobre o ocorrido, que serão posteriormente tidas em consideração na determinação das sanções para as duas equipas.
Numa publicação nas redes sociais, antigo central do Benfica fez um pedido de desculpas. "Sob a tensão e a intensidade do jogo, tive um gesto despropositado, contrário aos valores do futebol. Reconheço plenamente o meu erro, sem desculpas nem justificações, e assumo total responsabilidade", começou por escrever.
"Este comportamento não reflete a pessoa que sou. Apresento as minhas sinceras desculpas ao meu clube, aos meus colegas de equipa, aos nossos adeptos e a todas as pessoas que este gesto possa ter afetado", completou o jogador de Nuno Espírito Santo.
Após registo notável alcançado pelo Clube, na UEFA Youth League, jovem criativo não é esquecido pelos que o ajudaram quando tudo começou
06 Fev 2026 | 17:35 |
Gonçalo Moreira tornou-se na quarta-feira o melhor marcador de sempre do Benfica na Youth League, depois da vitória frente ao Slavia Praga (3-2). Apesar do êxito, o jovem criativo mantém-se fiel às origens, como assegura Miguel Ferreira, presidente do Pedrouços AC, clube no qual o médio iniciou a carreira.
Miguel Ferreira: "É a bandeira da nossa formação"
"É um menino que nunca esqueceu as suas origens. Sempre que pode, vem ver os nossos jogos da equipa sénior. Ajuda-nos em tudo aquilo que nós precisamos. O Gonçalo é muito humilde, não há palavras para descrevê-lo. É a bandeira da nossa formação", afiançou o líder do emblema maiato, em declarações ao jornal Record.
"Está sempre preocupado com o dia-a-dia do clube. Sempre que vem ver os jogos dos seniores, cumprimenta toda a gente na bancada. É de uma humildade fora do normal", reforçou Miguel Ferreira, concordando que, no início da carreira, já se notava que Gonçalo Moreira "era diferenciado de todos os outros".
Miguel Ferreira: "Vai ter um futuro grandioso"
"Chegou onde chegou e, certamente, vai ter um futuro grandioso", antecipou o presidente do clube do concelho da Maia, tentando explicar pelas suas próprias palavras o porquê do jovem atacante ser, desde sempre, um jogador "diferenciado". "Jogou sempre do meio-campo para a frente, fazia muitos golos e ocupava bem os espaços. Quem o via no campo notava imediatamente que era diferenciado", explicou.
"Bom aluno, criado por uma família top, que o acompanha e sempre lhe deu os melhores conselhos. A família dele está sempre disponível para ajudar o clube naquilo que for preciso. Quando tem disponibilidade, a primeira coisa que faz é vir ver o Pedrouços AC", concluiu.