
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
O Benfica realizou no passado sábado, 14 de dezembro a Assembleia Geral Extraordinária para a votação de alteração dos Estatutos do Benfica. A reunião que contou com a presença de cerca de 300 sócios realizou-se entre as 10 horas e as 18 horas, onde foram aprovadas algumas mudanças.
Os presentes na terceira sessão da Assembleia Geral Extraordinária aprovaram, então, a possibilidade de uma segunda volta nas eleições, assim como a apresentação de listas separadas aos órgãos sociais. Aprovada com 82,6 por cento dos votos, vingou a proposta que permite a apresentação de listas separadas às eleições do clube. Os estatutos em vigor preveem a apresentação de listas completas, sendo que a mais votada preenche os lugares nos diferentes órgãos sociais.
Desta forma, abre-se a possibilidade de ganhar uma lista para a Direção, e depois outra, ligada a um candidato diferente, para a Mesa da Assembleia Geral ou para o Conselho Fiscal, algo que até ao momento não acontecia.
Em relação à possibilidade de uma segunda volta, medida aprovada com 88 por cento, ficou definido que a proposta avança caso nenhuma das listas consiga reunir mais de 50 por cento dos votos. Nesse cenário, a corrida eleitoral fica reduzida às duas listas mais votadas, que serão chamadas então a segunda ronda, a realizar no prazo máximo de 15 dias.
Casas sem votos
As casas do Benfica também estiveram em destaque na AGE. A proposta de consenso, no artigo 82.º, previa a seguinte atribuição de votos:
a) O número de votos atribuídos às Casas do Benfica, nos termos dos números anteriores, não releva para efeitos de requerimentos, pedidos de convocação de assembleias-gerais, propositura de candidaturas e referendos.
b) Com mais de cinco anos ininterruptos de existência e até dez anos — dez votos;
c) Com mais de dez anos ininterruptos de existência e até vinte e cinco anos — vinte votos.
d) Com mais de vinte cinco anos ininterruptos de existência — cinquenta votos.
Contudo, a proposta apresentada pelos associados José Alexandre Bogas, Jorge Batista e Pedro Gama, entre outros, que propunha a eliminação deste artigo, recebeu mais de 75 por cento dos votos, e desta forma as casas do Benfica perdem o direito de votar nas eleições.
Recorde-se que o processo de revisão dos estatutos, com a produção de uma proposta final que será, agora, objeto de estudo jurídico, para detetar eventuais contradições ou erros, nos próximos dias, e votada em urna, em data a anunciar, em Assembleia Geral. Vale salientar que para ser aprovada, assinalou o presidente da Mesa da AG, José Pereira da Costa, precisa de pelo menos 75 por cento dos votos favoráveis.
Através das redes sociais, candidato à Presidência do Glorioso deixou juras de amor às águias e um pedido para todos os adeptos dos vermelhos e brancos
|
Tal como Mauro Xavier, João Noronha Lopes também se encontra em Miami para acompanhar o Benfica na sua participação no Mundial de Clubes. Rodeado de Benfiquistas, o empresário e candidato às eleições, agendadas para 25 de outubro, deixou um apelo a todos os adeptos do Clube da Luz.
Noronha Lopes: “Os Benfiquistas merecem um Benfica mais próximo dos seus Sócios”
Em modo campanha eleitoral, João Noronha Lopes aproveitou a viagem até a Miami, não só para apoiar o Glorioso, mas também para confraternizar com os adeptos presentes em terras americanas. Numa publicação feita na sua conta de Instagram, começou por falar do seu amor ao Clube: “Passei muitos anos fora de Portugal por motivos profissionais, e foi à distância que o meu amor pelo Benfica se fortaleceu”
Noronha Lopes: “Foi à distância que o meu amor pelo Benfica se fortaleceu”
Na mesma publicação, o candidato à Presidência dos encarnados mostrou-se rendido ao amor e união que os Benfiquistas têm vindo a demonstrar nos EUA: “Estes dias em Miami, com Benfiquistas que viajaram de Portugal e emigrantes que nos receberam de braços abertos, foram mais uma prova da força única desta família, unida por uma mística que resiste ao tempo e à distância”.
Depois de ter passado bons momentos na companhia de muitos Sócios das águias, Noronha Lopes deixou uma promessa aos seus apoiantes e aos indecisos: “Regresso com a convicção reforçada de que os Benfiquistas merecem um Benfica mais próximo dos seus Sócios, mais participativo e fiel aos seus valores”.
Noronha Lopes: “Venham refletir connosco sobre o futuro do associativismo no nosso Clube”
Por fim, o empresário anunciou que vai realizar um evento para debater ideias para o futuro do Glorioso e apelou para que os Sócios se inscrevam: “No próximo sábado, em Campo Maior, damos mais um passo nesse caminho. Inscrevam-se no primeiro fórum Benfica em Discussão e venham refletir connosco sobre o futuro do associativismo no nosso Clube”
Confira aqui a publicação de João Noronha Lopes:
Encarnados emitiram, este domingo, 15 de junho, um comunicado, através dos meios de comunicação oficiais, onde se queixaram das decisões dos juízes
|
É notícia de última hora! Depois da equipa de futsal do Benfica ter batido o Sporting nas grandes penalidades, o Clube da Luz emitiu um comunicado onde se queixou da arbitragem do Dérbi desta tarde. As águias consideram que foram prejudicadas, em beneficio dos leões, saindo em defesa da "verdade desportiva".
"Favorecimento da equipa do Sporting"
"A vitória conquistada pela equipa de futsal do Benfica, no Pavilhão João Rocha, não pode apagar tudo o que a antecedeu e que voltou a evidenciar uma total desigualdade de tratamento dos clubes, por parte da equipa de arbitragem", começaram por escrever os encarnados na nota emitida.
Em seguida, as águias apontaram os erros da equipa de arbitragem, tendo como destaque a continuidade de Zicky na partida: "Critérios disciplinares díspares e com prejuízo do Benfica, uma grande penalidade cometida sobre Raúl Moreira, que nem o visionamento das imagens permitiu que fosse assinalada – daria expulsão do jogador adversário Zicky –, e um golo do Sporting, antecedido de uma grosseira cotovelada do jogador que o marcou, foram lances que tiveram sempre a mesma consequência: o favorecimento da equipa do Sporting".
"Infelizmente, estes comportamentos das equipas de arbitragem não são novos e refletem uma tendência para alterar a verdade desportiva que não são consentâneos com uma competição onde todos os clubes devem ser tratados de uma forma igual", acrescentaram os encarnados, que à semelhança de João Diogo Manteigas se pronunciaram sobre as decisões dos juízes.
"Infelizmente, estes comportamentos das equipas de arbitragem não são novos"
Por fim, a Direção do Benfica deixou um apelo ao Conselho de Arbitragem: "A Direção do Sport Lisboa e Benfica apela ao Conselho de Arbitragem para que exerça uma influência positiva sobre os árbitros, de forma a que os próximos jogos da final do Campeonato possam decorrer com normalidade e sem razões de queixa dos clubes que a disputam. A bem da verdade desportiva e da credibilidade da competição".
Candidato à Presidência do Clube da Luz deixou duras críticas à gestão da atual Direção encarnada, assim como à do treinador setubalense
|
Cristóvão Carvalho, candidato à Presidência do Benfica, deixou duras críticas à gestão de Rui Costa e de Bruno Lage no que toca à equipa de futebol. O empresário ainda comparou o atual Líder do Clube da Luz a Luís Filipe Vieira, garantindo que o atual estado do Glorioso deve ser melhorado.
Em entrevista ao jornal A Bola, Cristóvão Carvalho admite que já tinha tomado a decisão de se candidatar à Presidência do Benfica há dois anos. Depois de se juntar à corrida eleitoral, o candidato apresenta alguns pontos críticos à atual Direção do Clube da Luz.
"O Benfica precisa de mim. Sinto neste momento que o Benfica precisa de mim. Tenho sido Benfiquista anónimo, como milhares de Benfiquistas anónimos, que torcemos, que sofremos pelo Benfica, que entregamos tudo ao Benfica. Quando o Benfica me pediu, eu disse ‘estou aqui’. Senti, até por parte de muitos outros que junto de mim, durante estes anos, foram falando e discutindo o Benfica, que poderia encabeçar um projeto fundamental para o futuro do Benfica. É preciso criar um novo Benfica. E aqui estou para liderar esse projeto, para apresentá-lo aos sócios, para que com ele possamos levar novamente o Benfica ao topo", começou por dizer.
"A decisão de avançar para a liderança do Benfica está tomada há cerca de dois anos, tenho um grupo de trabalho e estamos, obviamente, a estudar o Benfica. Ninguém se candidata ao Benfica em pouco tempo. Tivemos um mandato de Luís Filipe Vieira que durou 18 anos. Consigo identificar um estilo que marcou dentro do Benfica, a obra que fez dentro do Benfica. É um facto, depois teve um final que não correspondeu à grandeza do Benfica. E consigo olhar para o presidente Rui Costa na sequência de um plano de Luís Filipe Vieira", explicou ainda.
Cristóvão Carvalho: "Este Benfica já não serve, vamos criar um novo"
Relativamente à época de 24/25, as críticas continuam centradas em Rui Costa, com Bruno Lage à mistura: "É com tristeza no coração, como Benfiquista, que digo isto: foi, obviamente, uma época absolutamente falhada. O Benfica não cumpriu os mínimos dos mínimos, mas não foi só nesta época. Nas últimas quatro épocas, na gestão do atual presidente, o Benfica teve resultados absolutamente pífios. Ganhámos duas taças [Supertaça e Taça da Liga] e um título de campeão em quatro anos".
"Sabe quanto é que o Benfica gastou em quatro anos para ter estes títulos? Vou dizer. E nunca vi ninguém fazer estas contas. O Benfica gastou 1,1 mil milhões de euros. Mais de mil milhões. Para ganhamos o quê? Um campeonato e duas taças. Este Benfica já não serve, vamos criar um novo. E estou seguro que tenho as soluções, as pessoas e o projeto para dar a volta", completou Cristóvão Carvalho.