
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O primeiro dérbi da temporada aproxima-se a máxima velocidade e Roger Schmidt sabe que uma derrota diante do Sporting pode colocar o seu lugar na Catedral em risco. Não obstante, José Manuel Capristano, dirigente do Benfica durante 14 anos, defende a continuidade do técnico germânico e pediu serenidade aos encarnados.
"O Benfica. se ganhar no domingo ao Sporting, ou mesmo se empatar, fica a lutar pelo título. Há ciclos. O Benfica está a atravessar um mau momento no plano europeu, uma carreira desastrosa. Mas, no plano nacional, está na luta pelo título, em segundo lugar e a três pontos do primeiro, com quem joga no domingo. Não é uma época assim tão desastrosa", começou por dizer, em entrevista ao portal Notícias ao Minuto.
"Se o Rúben Amorim ficou em quarto lugar no ano passado e ninguém o pôs em risco, e bem, por que é que, no Benfica, um treinador que foi campeão nacional no ano passado é posto em risco por toda a gente? Há dualidade de critérios, os benfiquistas vão do oito ao oitenta. Acho que Rui Costa não merecia estar a passar por isto", completou.
Recorde-se que, segundo informações avançadas esta sexta-feira, dia 10 de novembro, pelo jornal Record, mais uma fraca poderá obrigar os responsáveis encarnados a tomar decisões drásticas. A mesma fonte acrescenta que, caso se confirme a saída do treinador germânico, as águias vão aproveitar a pausa para os compromissos das seleções, de modo a encontrar um substituto.
Contudo, os dirigentes do Clube da Luz não se querem precipitar nesta matéria, uma vez que o alemão ainda tem a confiança dos adeptos. Inclusive, num inquérito realizado nesta última quinta-feira pelo Jornal Record, a maioria dos leitores (54,7%) considera que o treinador não deve ser sacrificado no imediato. Por sua vez, figuras como João Alves, Diamantino, José Capristano e Luís Filipe Borges também saíram em defesa de Schmidt.
Conjunto vermelho e branco, que goza de um período de férias após a participação no Mundial de Clubes, irá começar a preparar a nova época
|
Terminada a participação no Mundial de Clubes, após a derrota frente ao Chelsea, o Benfica deu como terminada a época 2024/25. Segundo informações apuradas, o plantel encarnado, orientado por Bruno Lage deve regressar ao Seixal a meio do mês de julho, para o arranque oficial de 2025/26, num autêntico contrarrelógio para estar na máxima força antes do primeiro duelo da temporada.
O jornal Record avançou com esta possível data com base nas declarações que o setubalense de 49 anos fez no final do encontro com os blues. Na altura, e durante a conversa com os jornalistas, Bruno Lage salientou que antes do regresso aos trabalhos de pré-época, o plantel precisa, no mínimo, cerca de 15 dias de descanso.
Sabe-se que, apesar da partida ter decorrido ao final da tarde de sábado, 28 de junho, os encarnados apenas regressaram a Portugal durante o dia de hoje, 30 de junho. Se os dias de descanso começarem a ser contabilizados a partir desta segunda-feira, ao que tudo indica, o plantel vai marcar presença no Benfica Campus no dia 15 de julho, porém, não há ainda confirmação oficial da parte das águias.
Caso se confirme o arranque da pré-época a 15 de julho, Bruno Lage terá apenas 16 dias para moldar o plantel antes do primeiro encontro oficial, agendado para o último dia desse mês, frente ao Sporting, numa partida que visa a realização da Supertaça Cândido de Oliveira, que se vai disputar no Estádio do Algarve, como a FPF anunciou.
Por outro lado, é importante salientar que antes da partida com os leões. o Benfica vai medir forças com o Fenerbahçe, na edição 2025 da Eusébio Cup. Pelo que foi avançado na altura, o encontro vai decorrer no último fim de semana de julho, no dia 26 ou 27. Até à data. é o único amigável conhecido da pré-época das águias.
Após a derrota com o Palmeiras no Mundial de Clubes, o emblema sul-americano anunciou a decisão relativa ao futuro do técnico português
|
O Botafogo informou, na madrugada de segunda-feira, que não conta mais com os serviços de Renato Paiva e o treinador foi despedido. A decisão, segundo o clube, foi “comunicada na noite de domingo” ao técnico e à restante equipa técnica e a direção agradeceu o trabalho feito pelo antigo timoneiro do Benfica.
"O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses - com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, no Mundial de Clubes, e a qualificação para os oitavos de final da Libertadores e Copa do Brasil", escreveu o clube no comunicado.
"John Textor e a direção do Departamento de Futebol estão no mercado em busca de um novo técnico para o desafio de continuar no caminho dos títulos, lutando pelos bicampeonatos da Libertadores e do Brasileiro e pelo inédito título da Copa do Brasil", pode-se ler ainda na nota partilhada pelo emblema sul-americano.
A decisão tomada por John Textor vem na sequência da eliminação do Botafogo no Mundial de Clubes, frente ao Palmeiras. O duelo entre brasileiros acabou por cair para o lado da equipa comandada por Abel Ferreira, que venceu por 1-0, com um golo marcado já no prolongamento. No final do jogo, Renato Paiva revelou estar “orgulhoso do trabalho” que a equipa mostrou na competição.
Recorde-se que o treinador português assumiu o Botafogo após o clube vencer o campeonato brasileiro e a Copa Libertadores com o compatriota Artur Jorge ao comando. O técnico trocou o futebol brasileiro para rumar ao Qatar, em dezembro, e Renato Paiva tinha a tarefa difícil de substitui-lo. Sem sucesso, o treinador que passou pelas camadas de jovens do Benfica, liderou a equipa em 23 jogos e venceu apenas 12 vezes, ainda que uma dessas vitórias tenha sido contra o PSG no Mundial de Clubes.
Numa partida de sentido único, craque que passou pela formação dos vermelhos e brancos reagiu ao triunfo dos franceses e destacou feito individual
|
João Neves foi o rosto da felicidade do PSG depois de terem assegurado a presença nos quartos de final do Mundial de Clubes, ao golearem o Inter Miami, de Lionel Messi (4-0). No final do encontro, em declarações à imprensa, o antigo médio do Benfica assumiu que a equipa fez um excelente jogo e mostrou-se orgulhoso de ter bisado na partida.
João Neves: “Fizemos um grande jogo”
Entrevistado pela DAZN, nos minutos seguintes ao apito final da partida, que confirmou o apuramento do campeão europeu para as oito melhores equipas do torneio, o camisola 87 do PSG frisou a exibição dos franceses: “Fizemos um grande jogo. Continuámos a jogar mesmo quando já estávamos a ganhar por quatro golos de diferença”.
Num encontro de sentido único, onde o emblema gaulês foi para o intervalo com a partida praticamente resolvida, João Neves destacou a primeira vez que bisou na carreira profissional: “Estou muito contente pois é a primeira vez que faço um bis [no escalão sénior]. Fico ainda mais satisfeito pela vitória, evidentemente”
João Neves: “Estou muito contente pois é a primeira vez que faço um bis”
Para concluir, o ex Benfiquista salientou que a equipa está confiante para os próximos duelos, independentemente do oponente que surja: “Mantemo-nos confiantes. Não importa que rival vamos enfrentar nos ‘quartos’. Estamos um pouco cansados mas iremos jogar ainda melhor”.
Com dois tentos assinados frente à formação de Miami, João Neves apontou os seus primeiros golos no Mundial de Clubes. Em 2024/25, o antigo médio formado no Benfica - avaliado em 80 milhões de euros - realizou um total de 56 jogos oficiais. Nos 4.011 minutos em que esteve em campo, o jovem futebolista apontou sete golos e fez nove assistências.