Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Aperta o cinto, Rui Costa! Comissões da SAD do Benfica desceram milhões

Relatório e Contas divulgado no passado domingo mostrou o recuo dos valores, apresentando novos números no exercício financeiro dos encarnados

Para além do saldo negativo, a SAD do Benfica registou um recuo nas comissões e Rui Costa justificou
Para além do saldo negativo, a SAD do Benfica registou um recuo nas comissões e Rui Costa justificou

  |

Icon Comentário0

A par do saldo líquido negativo nas contas do Benfica, o Relatório e Contas, divulgado na noite do passado domingo, dia 8 de setembro, está o recuo das comissões da SAD liderada por Rui Costa. De 11,2 milhões de euros em comissões a empresários em 2022/23, o número diminuiu para 8,4 milhões agora em 2023/24. Este valor representa 7,9% do encaixe com as vendas.


A SAD encarnada explica que o valor bruto das vendas de jogadores foi de 105,7 milhões de euros, número que viu o seu acréscimo com a transferência de Gonçalo Ramos para o PSG. A esse valor foram deduzidos 9 milhões do efeito de atualização financeira, para além do valor líquido contabilístico, dos compromissos com terceiros, comissões e mecanismos de solidariedade. Contabilidades feitas, o resultado líquido é de 65,8 milhões de euros.


Por outro lado, o Presidente do Benfica realçou a diminuição na inscrição de jogadores sob contrato. Em 2023/24, o Benfica inscreveu 54 jogadores, o número tem vindo a cair quase para metade, nas últimas cinco temporadas, dado que em 2019/20 era 92.


Vale destacar que o documento detalhou vários negócios que decorreram neste último ano. São os casos das saídas de João Neves, David Neres, Morato, Casper Tengstedt e David Jurásek, assim como as entradas de Benjamín Rollheiser, Marcos Leonardo, Gianluca Prestianni e Arthur Cabral (o avançado reforçou as águias depois do exercício financeiro de 2022 ter chegado ao fim).

É importante, ainda, referir que os encarnados fecharam este exercício com saldo negativo. Os milhões de prejuízos foram explicados por Rui Costa,que deixou uma mensagem em reação à época transata, direcionando a sua mensagem para o lado desportivo.



Futebol

Ex Benfica tem preferidos? Koeman não fecha seleção a Memphis Depay

Selecionador holandês, anteriormente bastante critico da transferência de Bergwijn, agora aceita decisão de jogador holandês

Ex Benfica Koeman foi mais cauteloso nas palavras relativamente a Memphis Depay
Ex Benfica Koeman foi mais cauteloso nas palavras relativamente a Memphis Depay

  |

Icon Comentário0

Ronald Koeman esteve anteriormente envolvido em polémica com Steven Bergwijn após o extremo holandês se ter transferido para a Arábia Saudita, o que o selecionador dos Países Baixos considerou como 'falta de ambição desportiva'


Ora, desta vez, o treinador preferiu não falar sobre a transferência de Memphis Depay para o Corinthians: "Não me vou queimar outra vez com isso. Não vou falar nada [sobre a transferência de Depay para o Corinthians]. Talvez tenha de ter mais cuidado. Vocês viram tudo o que foi falado depois do que disse sobre a transferência do Bergwijn. Talvez precise de ser mais contido, mas tenho dificuldades".


Ainda assim o antigo técnico do Benfica não fechou as portas da seleção como fez com Bergwijn: "Se ele conseguir manter a forma e ter ritmo de jogo é o mais importante... O Brasileirão é diferente, tem um nível técnico forte, mas não conheço muito. Fica muito longe".


Memphis Depay assinou contrato com o clube brasileiro até dezembro de 2026 e vai ter a sua primeira experiência fora da europa na América do Sul. Na última temporada o jogador esteve ao serviço do Atlético de Madrid mas terminou a sua vinculação com o emblema espanhol.

De relembrar que Ronald Koeman foi o treinador do Benfica na época 2005/2006 e venceu uma Supertaça pelo Clube da Luz. Na Liga portuguesa acabou por ficar em terceiro lugar e na Liga dos Campeões chegou aos quartos de final onde foi derrotado pela equipa que viria a ganhar o torneio, Barcelona. No entanto, foi no Ajax e no PSV onde o técnico conseguiu ter mais sucesso e venceu quatro Ligas holandeses, uma Taça holandesa e duas Supertaças.


Como jogador destacou-se na posição de defesa-central, jogou nos três grandes clubes da Holanda (Ajax, PSV e Feyenoord) e passou seis épocas no Barcelona onde marcou o golo que deu a primeira Liga dos Campeões ao clube catalão.


Futebol

Ninguém esquece Sven-Goran Eriksson: ex Benfica vai ser homenageado na Liga das Nações

Mais de duas semanas depois de ter falecido, antigo treinador dos encarnados vai ter jogo em sua honra

Sven-Goran Eriksson, antigo técnico do Benfica, vai ser homenageado no jogo da Inglaterra da Liga das Nações
Sven-Goran Eriksson, antigo técnico do Benfica, vai ser homenageado no jogo da Inglaterra da Liga das Nações

  |

Icon Comentário0

Sven-Goran Eriksson faleceu no dia 26 de agosto, aos seus 76 anos. Depois de ter sido homenageado pelo Benfica, clube pelo qual passou, e por outras figuras do futebol mundial, mais de duas semanas após a sua morte, o antigo técnico nórdico vai voltar a ser homenageado. Desta vez, em Wembley, antes do jogo da Inglaterra.


A seleção inglesa volta a competir na Liga das Nações já esta terça-feira, dia 10 de setembro, pelas 19h45. A partida contra a Finlândia, inserida no grupo 2 da Liga B, servirá para homenagear o antigo treinador, que não conseguiu vencer a doença oncológica.


Na altura, o Benfica reagiu à morte de Eriksson com uma publicação na rede social X (antigo twitter). Na nota publicada pode ler-se: "É com profundo pesar que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Sven-Göran Eriksson, aos 76 anos de idade. Descanse em paz, Míster"


Há cerca de um ano, Sven Goran Eriksson havia anunciado que ia abandonar o futebol por motivos de saúde, numa altura em que desempenhava o cargo de diretor desportivo no IF Karlstad, da Suécia. Em janeiro, o sueco comunicou a sua doença terminal e foram várias as homenagens realizadas no mundo de futebol pelos clubes que treinou, incluindo o Benfica. O treinador esteve presente no Estádio da Luz, a 11 de abril, acompanhado por jogadores que comandou enquanto técnico do Glorioso, e foi homenageado pelos Benfiquistas no relvado.

Relembre-se que ao serviço do Benfica, onde contou com duas passagens entre 1982 e 1984 e 1989 e 1992, o nórdico venceu três Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, tendo também comandado os encarnados a duas finais europeias (Taça UEFA em 1983 e Taça dos Campeões em 1990). O sueco foi o último treinador que conseguiu levar o Glorioso a uma final da Liga dos Campeões.S



Futebol

Contas do Benfica saem e Rui Costa é ‘encostado à parede’: Presidente coloca pontos nos i's

Relatórios entregues à CMVM foram divulgados e o Clube da Luz registou resultado negativo com o líder das águias a explicar o exercício financeiro

Rui Costa explicou em nota o saldo negativo do Benfica depois do relatório de contas ter sido anunciado
Rui Costa explicou em nota o saldo negativo do Benfica depois do relatório de contas ter sido anunciado

  |

Icon Comentário0

No domingo, dia 8 de setembro, a SAD do Benfica enviou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o Relatório e Contas da época passada. O Benfica registou um valor líquido de 31,4 milhões de euros negativos. Como seria de esperar, Rui Costa veio agora a público esclarecer o número.


 Na nota deixada, o Presidente do Benfica reconhece que o valor ficou longe daquele que os encarnados pretendiam, mas não deixou de demonstrar esperança de recuperação na nova época. As vendas de jogadores como David Neres, João Neves, Marcos Leonardo e Morato foram uma das justificações dadas pelo Presidente para o resultado negativo, sublinhando que estas foram todas realizadas depois do Euro 2024.


“Sem rodeios, em respeito pela nossa ambição e a nossa história, temos de reconhecer que a época ficou aquém do que pretendíamos no plano desportivo, onde tínhamos fundadas e legítimas aspirações de conquistar o 39! A vontade de ganhar, sempre, é o que nos move”, começou por dizer Rui Costa. “Não nos contentamos com menos do que títulos e troféus: só eles nos preenchem e é por eles que trabalhamos apaixonada e empenhadamente, em paralelo com uma solidez económica que assegure as condições para o fazer. Acresce que soubemos criar, ao longo dos anos, a capacidade de investimento que nos permite materializar esse desígnio, seguindo uma linha que privilegia e potencia a vertente desportiva”, continuou.


“Procurámos dinamizar os predicados de um plantel campeão, reforçámo-lo o melhor possível, num trabalho conjunto entre administração, equipa técnica e scouting e estimulámos a estreita ligação com a formação. Uma política que, estamos convictos, nos coloca numa trajetória mais próxima do sucesso no futuro.”

“Pela positiva, há a destacar a conquistada Supertaça, o apuramento direto para a Liga dos Campeões - cuja receita assegurada foi fundamental para o planeamento e competitividade desta nova época -, e a confirmação da presença no Mundial de Clubes. Uma prova cuja singularidade global irá cimentar internacionalmente o nome Benfica, para além do acréscimo de receita que encerra», começa por se ler na mensagem dirigida aos acionistas”, sublinhou o dirigente.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Renato Paiva considera que reforço do Benfica vai "atingir o topo" e...não é Akturkoglu
Futebol

Renato Paiva considera que reforço do Benfica vai "atingir o topo" e...não é Akturkoglu

 

Icon Comentário0
Bruno Lage com 'dor de cabeça''! Técnico do Benfica leva mãos à cabeça com novidades
Futebol

Bruno Lage com 'dor de cabeça''! Técnico do Benfica leva mãos à cabeça com novidades

 

Icon Comentário0
Orkun Kokçu 'espreita' onze do Benfica e tem companhia inesperada
Futebol

Orkun Kokçu 'espreita' onze do Benfica e tem companhia inesperada

 

Icon Comentário0