Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Dez 2025 | 11:57 |
Thiago Silva está na mira dos rivais nacionais. Segundo revelou a imprensa italiana, o central brasileiro, de 41 anos, está a terminar a sua ligação ao Fluminense e terá em mente um regresso ao futebol europeu, com os nomes de Benfica - que quer dar uma prenda a Mourinho - e Porto a surgirem na lista de possíveis candidatos.
De acordo com o que avançou Nicolò Schira, o internacional canarinho, que já completou 41 anos, sente que ainda tem capacidade para voltar a jogar ao mais alto nível no Velho Continente. Assim, um ano e meio depois de rumar ao Fluminense, Thiago Silva pode estar de regresso à Europa já no próximo mercado de janeiro.
O jornalista transalpino coloca águias e dragões na rota do experiente defesa, que já teve uma breve passagem por Portugal, em 2005, quando vestiu a camisola do FC Porto, embora sem somar qualquer jogo oficial. Thiago Silva seria visto como uma aposta imediata tanto pelo Benfica - onde José Mourinho conta apenas com três centrais de raiz: Otamendi, António Silva e Tomás Araújo - como pelo Porto que, apesar de dispor de um leque mais alargado de opções, procura um nome de peso para colmatar a grave lesão de Nehuén Pérez.
No entanto, segundo relata Nicolò Schira, os grandes de Portugal não estão sozinhos na corrida pelo antigo defesa do Fluminense. Informações provenientes de Itália dão conta de que o Milan também está atento à situação de Thiago Silva, um nome marcante na história dos rossoneri, onde atuou ao mais alto nível entre 2009 e 2012, antes de se transferir para o PSG.
Thiago Silva - atualmente avaliado em 600 mil euros - é considerado um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Na época de 2025, com a camisola do Fluminense, o defesa, que está a terminar contrato com o emblema carioca, apontou quatro golos e uma assistência em 46 partidas oficiais.
Antigo árbitro não teve dúvidas quanto ao lance que sentenciou resultado entre formação açoriana e leões na partida a contar para a Taça de Portugal
20 Dez 2025 | 11:28 |
Duarte Gomes foi categórico ao afirmar que não houve grande penalidade. O antigo árbitro e agora especialista em arbitragem analisou o lance que marcou o encontro entre Santa Clara e Sporting, considerando que João Pinheiro esteve mal ao reverter a decisão inicialmente tomada em campo, por influência do VAR.
Duarte Gomes: “Não houve motivo para marcar grande penalidade”
Presente no programa Livre Arbítrio, transmitido pelo Canal 11, o atual diretor técnico da FPF analisou o momento polémico. “O processo demorou um tempo excessivo e há várias etapas que devem ser analisadas. Para nós, João Pinheiro tomou a decisão correta em campo, ao não assinalar penálti”, começou por dizer Duarte Gomes.
“Não houve motivo para marcar grande penalidade. Houve, de facto, um contacto ligeiro com os dedos, num movimento de rotação normal”, justificou o antigo homem do apito. Vale recordar que o lance foi prontamente criticado pelo Benfica, embora não tenha sido apenas o Clube da Luz a manifestar o seu desagrado.
Duarte Gomes: “Um exemplo que não queremos ver repetido”
“A videoarbitragem teve um entendimento diferente e, quando analisou o lance, foi averiguar se Hjulmand estaria em fora de jogo. Confirmou-se que não havia fora de jogo e o árbitro acabou por tomar uma decisão errada”, apontou o dirigente da FPF, no programa do Canal 11.
“É um exemplo que não queremos ver repetido, porque contraria todas as recomendações para este tipo de lances”, constatou Duarte Gomes. “Decisão incorreta. Há um toque muito ligeiro e um exagero enorme na reação, diria mesmo uma simulação”, concluiu, a propósito do lance que ditou o desfecho polémico do Santa Clara–Sporting.
Futebolista que está na lista de possíveis contratações no mercado de janeiro das pode ser desviado para clube bastante conhecido dos encarnados
20 Dez 2025 | 10:51 |
Toni Fruk está agora na lista de desejos do Sporting. Segundo informações recolhidas, o emblema de Alvalade está interessado no concurso do extremo croata, que recentemente também foi apontado como um possível reforço do Benfica. A entrada em cena dos leões complica ainda mais a tarefa de Rui Costa.
De acordo com o que avançou o jornalista Ekrem Konur, o clube de Alvalade é um dos vários emblemas europeus — a par do Benfica — interessados no jogador do Rijeka, onde tem sido uma das principais referências ofensivas da formação croata. No entanto, subsistem dúvidas quanto à sua saída.
Na mesma publicação, feita na rede social X, o jornalista explica que Toni Fruk ainda não terá decidido se vai deixar o Rijeka no mercado de inverno ou se prefere aguardar pelo final da temporada, realizando a transferência apenas no verão. Ainda assim, são vários os clubes atentos à sua contratação.
Além de Benfica e Sporting, que procuram reforçar a posição de extremo devido à escassez de soluções no plantel, os rivais da segunda circular enfrentam uma concorrência de peso. Clubes como Estugarda e Villarreal já terão iniciado conversações com o Rijeka, enquanto Brighton e Crystal Palace estão atentos à evolução do atleta.
Toni Fruk — atualmente avaliado em 9 milhões de euros — pode ser uma das prendas de Natal do Benfica. Na presente temporada desportiva, o futebolista croata já realizou 28 encontros oficiais pelo Rijeka, entre provas nacionais e competições europeias. Nos 2.305 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 10 somou 11 golos e duas assistências.
Imprensa fez as contas e números apresentados na Catedral encarnada deixa adeptos encarnados a torcer nariz face às exibições da equipa
20 Dez 2025 | 10:27 |
O Estádio da Luz não tem sido sinónimo de inferno para os adversários. No presente ano civil de 2025, que está a chegar ao fim, a Catedral das águias tem assistido a um dos piores registos caseiros do Benfica da última década, algo que não acontecia desde o longínquo ano de 2008.
Segundo revelou o jornal Record, este sábado, 20 de dezembro, o registo apresentado pelo Clube da Luz em jogos disputados em casa tem deixado muito a desejar no presente ano civil. Ao todo, em 2025, o Benfica realizou 27 partidas oficiais no Estádio da Luz, mas conseguiu vencer apenas 15 delas. Até à data, os duelos mais difíceis de digerir foram a derrota frente ao Qarabag e os sucessivos empates a contar para o campeonato.
Sem contar com um eventual triunfo diante do Famalicão, o Benfica apresenta, até ao momento, um modesto registo de 55,5% de aproveitamento nos encontros disputados na condição de visitado, uma quebra significativa quando comparada com os números registados em 2024, ano em que o Estádio da Luz foi, de facto, um verdadeiro inferno para as equipas adversárias (85,7%).
No que diz respeito ao ano atual, as águias mantêm um aproveitamento de 55,5% dos jogos em casa. Em caso de triunfo frente ao Famalicão, essa média irá subir para os 57,1%. No entanto, uma eventual perda de pontos diante dos nortenhos fará com que o número desça ainda mais, para os 53,5%.
Sem volta a dar, 2025 caminha para ser o pior ano da águia desde 2008, temporada em que o registo caseiro dos encarnados foi igualmente negativo, marcado por uma dezena de empates e várias derrotas. Até à data, o melhor registo recente continua a ser o de 2010 (88,5%), sob a batuta de Jorge Jesus. Com estes números em mente, José Mourinho procura fechar o ano a sorrir e, frente ao Famalicão, não deverá fazer uma gestão excessiva do plantel do Benfica.