
Clube
Bate-boca entre Rui Costa e João Noronha Lopes no Benfica conhece mais um capítulo: "Vergonhosa"
25 Jul 2025 | 11:46
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
14 Jul 2025 | 22:27 |
Na sequência da divulgação do acórdão da parte do conselho de Arbitragem, referente ao que aconteceu na final da Taça de Portugal, entre o Benfica e o Sporting, Martim Mayer emitiu um comunicado em reagiu à decisão final. Segundo o candidatos às eleições, houve um branqueamento da integridade do torneio em si e os castigos insuficientes.
Martim Mayer: “A decisão do CD peca manifestamente por escassa”
Através de um comunicado, o empresário, um dos cinco nomes apontados ao cargo de Presidente do Glorioso, começou por reforçar que os incidentes mancharam a credibilidade da prova rainha: “O Acórdão do CD da FPF veio confirmar o que era evidente, apesar de alguns o terem tentado branquear: a integridade da competição no jogo da final da Taça de Portugal não foi devidamente assegurada pela arbitragem”
No entanto, para Martim Mayer, a decisão do CA foi escassa: “Ainda assim, ante as circunstâncias apuradas e o respetivo enquadramento jurídico, a decisão do CD peca manifestamente por escassa, quer quanto ao comportamento do jogador Maxi Araújo, quer quanto à moldura das sanções (suspensão e multa) aplicadas ao jogador Matheus Reis”.
Martim Mayer: “O SLB deve por isso agir proativamente para que sejam apuradas todas as responsabilidades”
Contudo, o candidato, que tem o apoio de António Simões, não ficou por aqui e aponta que as águias têm de ter uma posição firme: “O SLB em que acreditamos tem de ser implacável na defesa dos valores do desporto e dos princípios da competição e não pode permitir que os seus interesses sejam lesados desta forma, nem que o atual estado de coisas se perpetue e não produzam mudanças sérias”.
Por fim, Martim Mayer salientou que o Benfica deve ser mais ativo nestes assuntos, para evitar que situações destas se repitam: “O SLB deve por isso agir proativamente para que sejam apuradas todas as responsabilidades decorrentes deste episódio concreto e liderar um processo de reflexão que conduza a alterações efetivas para promover a verdade desportiva”.
Nova temporada arranca com o embate entre leões e águias, que se joga no Estádio do Algarve, nesta quinta-feira, às 20h45
31 Jul 2025 | 13:29 |
A poucas horas do pontapé de saída da Supertaça Cândido de Oliveira, que vai colocar frente a frente o Benfica e o Sporting, Rui Costa tomou uma decisão em relação à sua presença no encontro que vai decorrer no Estádio Algarve. Pelo que foi apurado, o Presidente das águias vai assistir ao encontro ao lado de Frederico Varandas e Pedro proença, líderes dos leões e da FPF, respectivamente.
Segundo avança o jornal A Bola, depois das tensões que houveram entre as três instituições, face à data do jogo - que o Glorioso considerava imprópria - o Dirigente dos Benfiquistas está disposto a deixar tudo atrás das costas e cumprir o que está estipulado.
Segundo o que adiantou o mesmo diário desportivo, depois de várias semanas a ‘bater com o pé’ por causa da data, ao que tudo indica, a Direção encarnada, liderada por Rui Costa, vai mesmo cumprir o protocolo e, por isso, marcar presença na tribuna presidencial, onde se vai sentar ao lado de Pedro Proença e do líder do emblema rival, Frederico Varandas.
O facto de Rui Costa estar no Estádio Algarve, conforme está estipulado no protocolo, não será uma posição de protesto da parte do Líder das águias. Contudo, a presença dos três presidentes será uma oportunidade para que, eventualmente, seja possível discutir e debater certos temas que se encontram na atualidade do futebol português.
Vale a pena lembrar que a partida está agendada para este noite, 31 de julho, com o pontapé de saída a ser dado a partir das 20h45 e sob a arbitragem de Fábio Veríssimo, que reagiu ao comunicado do Benfica. Do lado dos encarnados, Bruno Lage já sabe que não vai contar com quatro atletas para o embate frente aos leões.
Ao que parece, dois dos candidatos mais bem posicionados relativamente às eleições de outubro de 2025 no Clube da Luz parecem não concordar num aspeto
30 Jul 2025 | 11:25 |
As eleições do Benfica, agendadas para outubro de 2025, já começaram a criar alguma controvérsia entre candidatos que pareciam pensar da mesma forma. João Noronha Lopes - que teve um bate-boca com Rui Costa recentemente - rejeita o voto eletrónico, bloqueando um possível consenso sobre o tema. A candidatura 'Benfica Acima de Tudo' propõe o voto presencial em várias localizações, enquanto João Diogo Manteigas apresenta uma alternativa de voto por correspondência para os sócios no estrangeiro.
João Noronha Lopes: “A Messa da Assembleia Geral podia impô-lo unilateralmente”
Em comunicado, João Noronha Lopes explica que a aplicação do voto eletrónico já não pode ser decidida apenas pela Mesa da Assembleia Geral. “A MAG podia impô-lo unilateralmente”, mas agora, sustenta o candidato, “os sócios decidiram que isso deve mudar”, referindo-se às alterações introduzidas nos novos estatutos do Clube encarnado.
A candidatura 'Benfica Acima de Tudo', liderada por João Noronha Lopes, considera que a única via possível será “abrir secções de voto tanto no continente como nas Regiões Autónomas e no estrangeiro”. Segundo defendem, este modelo garante respeito pelos estatutos e uma maior proximidade com os sócios espalhados pelo território nacional e fora dele.
João Noronha Lopes: “Fere os Estatutos e qualquer prática eleitoral credível”
João Noronha Lopes levanta ainda dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral eletrónico. “Delegar num terceiro o depósito de um recibo que o sócio não verificou fere os Estatutos e qualquer prática eleitoral credível”, afirma. Para o candidato, a fiabilidade e a transparência do processo eleitoral devem estar acima da conveniência logística.
Já João Diogo Manteigas, que está desacordado com esta medida, apresentou uma proposta alternativa: o “encerramento do recenseamento dos sócios residentes fora de Portugal Continental até meados de setembro” e o “envio de 6 boletins de voto a cada um desses associados”, sendo “três para a primeira volta e outros tantos para a segunda volta, se necessário”.
Árbitro da Associação de Futebol de Leiria foi o escolhido para apitar o primeiro encontro oficial da temporada 25/26 e encarnados exprimem revolta
29 Jul 2025 | 15:40 |
O Benfica publicou na conta oficial da rede social 'X', um 'tweet' a arrasar Fábio Veríssimo, o árbitro nomeado para apitar a final da Supertaça Cândido de Oliveira. Num curto texto, os encarnados divulgam "quatro factos quanto ao primeiro jogo oficial da época", e prosseguem com uma lista de informações quanto à influência do interveniente do encontro.
"4 Factos quanto ao primeiro jogo oficial da época:
Fábio Veríssimo foi nomeado para o encontro da final da Supertaça e vai ser auxiliado por Paulo Brás e Hugo Marques, com David Silva como quarto árbitro e Bruno Esteves no VAR, auxiliado por Pedro Felisberto e Rui Costa. O anúncio da equipa de arbitragem foi efetuado durante uma sessão do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
O juiz da AF Leiria, na temporada 2023/24, dirigiu a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, que o Sporting venceu em casa por 2-1. Nesse jogo, Fábio Verissimo anulou um golo a Di María por fora-de-jogo de Tengstedt que, segundo a sua visão, passou à frente de Franco Israel, embora no momento do remate, o avançado estar visivelmente afastado da ação. O clube de Alvalade acabou por eliminar os encarnados.
Fábio Veríssimo esteve também no dérbi disputado no Estádio José Alvalade para o campeonato na temporada passada, com novo triunfo do Sporting, por 1-0, na estreia de Rui Borges no comando técnico. A final da Supertaça está marcada para a próxima quinta-feira, 31 de julho, com o jogo a começar às 20h45, no Estádio do Algarve.
Confira, aqui, a publicação:
Bate-boca entre Rui Costa e João Noronha Lopes no Benfica conhece mais um capítulo: "Vergonhosa"
25 Jul 2025 | 11:46
Benfica vence primeira batalha em tribunal e deixa Pedro Proença a um canto
25 Jul 2025 | 07:59
Rui Costa em guerra com João Noronha Lopes sobre o Benfica District: "Lamentável"
25 Jul 2025 | 07:29