
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Afinal Renato Sanches vai voltar mais tarde do que era esperado aos relvados. Mesmo estando a a 'acelerar' para sair da enfermaria do Clube da Luz, o médio internacional português só deverá voltar a integrar as opções de Bruno Lage no final de março, apesar de ter tido regresso apontado para o começo de mês.
Estando, neste momento, no boletim clínico do Benfica, Renato Sanches só deverá voltar ao ativo depois da paragem para os compromissos internacionais. A novidade é avançada pelo jornal desportivo Record, que assegura que o campeão europeu por Portugal está agora a entrar na fase final da recuperação.
"Inicialmente, a perspetiva era que o médio voltasse a ser opção para Bruno Lage no início de março, mas é possível que esse regresso seja adiado. Não será, portanto, de estranhar que Renato Sanches só volte a entrar nos planos da equipa técnica um pouco mais tarde", pode ler-se no diário desportivo acima mencionado.
Recorde-se que, esta é a terceira lesão que o camisola 85 enfrenta desde que voltou a envergar o Manto Sagrado do Benfica. Apesar de estar a dar bons índices de recuperação, o futebolista não será certamente opção para Bruno Lage no encontro com o Braga, agendado para a próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, no Estádio da Luz.
Renato Sanches, esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica – atualmente com um valor de mercado fixado nos 5 milhões de euros – marcou presença em apenas 11 encontros pelos encarnados: dois na Liga dos Campeões, seis na Liga Portugal Bectlic e três na Taça da Liga. Ao todo, o craque soma 288 minutos dentro das quatro linhas, não tendo apontado qualquer golo ou assistência.
Encarnados venceram por três bolas a zero o Boavista, no passado sábado, regressando às vitórias 'gordas', depois de triunfar pela margem mínima nos Açores
|
Aquando do jogo no passado sábado, dia 22 de fevereiro, o Benfica derrotou o Boavista, em casa, a contar para a 23.ª jornada, por três bolas a zero (3-0). Na conferência de imprensa que seguiu após o jogo, o treinador do clube das águias, Bruno Lage, não perdeu tempo em elogiar a performance da equipa frente aos axadrezados. Depois de ter falado numa "mentalidade assassina", o timoneiro voltou a abordar a questão.
“A nossa vida é um risco. Sempre que entramos em campo nós vamos em busca do resultado”, começou por dizer o técnico luso. "nós já mudamos e fizemos um bom resultado no Santa Clara e um bom resultado hoje. Temos de entender aquilo que é melhor para cada momento, fundamentalmente para duas situações já que estamos constantemente a jogar de três em três dias", acrescentou.
O treinador do Benfica refere novamente a carga pesada que o calendário irá proporcionar. “O calendário vai-nos obrigar a jogar apenas, na Liga dos Campeões, com dois dias de intervalo. O objetivo é não perder jogos e não perder nenhum jogador e fizemo-lo na perfeição”, refere. Sobre a “mentalidade assassina” que Lage já tinha referido, o técnico disse “fui que eu usei o termo de mentalidade assassina, mas não posso concordar, porque hoje criámos imensas oportunidades”.
Bruno Lage - Sei que fui eu que falei em mentalidade assassina, mas hoje não posso concordar...
“Há uma mão cheia de defesas ou de grandes defesas do guarda-redes adversário”, explica Bruno Lage elogiando a nova contratação de inverno do Boavista, Tomás Vaclík. O guardião checo de 35 anos, chegou neste mercado a custo zero proveniente do emblema espanhol, Albacete. Esteve em grande na partida contra o Benfica onde, e apesar dos três golos sofridos, fez 11 defesas. Vaclík é guarda-redes que já atuou nos grandes palcos do futebol espanhol, pelo Sevilha, onde conquistou uma Liga Europa em 2019/2020.
A equipa comandada por Bruno Lage irá defrontar, esta quarta-feira, o Braga, a contar para as quartas-de-final da Taça de Portugal. Após esse jogo, irá jogar novamente em casa, mas desta vez contra a equipa catalã, o Barcelona. No campeonato, encontra-se em segundo lugar, mas com os mesmos pontos que os rivais, Sporting. O clube de alvalade escorregou, novamente, desta vez contra o AVS e empatou a duas bolas (2-2).
Confira aqui as declarações do técnico:
Futebolistas em questão têm brilhado de águia ao peito, estando a dar nas vistas na formação orientada pelo timoneiro setubalense
|
Apesar da transferência de Manu Silva, que contou com muitas expectativas, ter saído ‘furada’, por agora, o Benfica pode ficar satisfeito com o defeso de inverno, uma vez que, as chegadas de Bruma, Andrea Belotti e de Samuel Dahl vieram para acrescentar opções e qualidade à equipa orientada por Bruno Lage.
O impacto deste trio na equipa do Glorioso foi de imediato. Em duas jornadas, os três Benfiquistas estiveram em campo e ajudaram as águias a alcançar a liderança do campeonato, mesmo que partilhada com o Sporting, ambos rivais contam com 53 pontos. Face a este sucesso recente, o setubalense pode muito bem agradecer às três novas águias.
Depois de Manu ter assistido nos primeiros encontros de águia ao peito, o segundo atleta a ter impacto no jogo do Benfica foi Bruma. Transferido em definitivo do Braga, a troco de 6 milhões de euros, o internacional português apontou o tento solitário que garantiu os três pontos ao Clube da Luz, na deslocação ao reduto do Santa Clara (1-0), a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Já que falamos do extremo, o novo camisola 27 dos encarnados voltou a mostrar serviço na jornada seguinte, frente ao Boavista (3-0), ao servir Andrea Belotti que inaugurou o marcador na Luz. Recorde-se, que o italiano fez o seu 1.º golo de águia ao peito. Já Samuel Dahl, visto como concorrência para Carreras, tem tido um papel mais ofensivo e frente aos axadrezados viu-se o que o sueco pode fazer.
Dahl foi o responsável pelo terceiro golo do Benfica frente às panteras, ao sofrer falta na área, o que permitiu a Kokçu converter o castigo máximo, a partir da marca dos 11 metros. O camisola 26 foi um dos atletas mais produtivos das águias na mais recente jornada, com 11 cruzamentos completados, quatro oportunidades criadas e 25 passes certos no último terço. O sueco ficou apenas atrás de Álvaro Carreras de Bruma.
Futebolista dos vermelhos e brancos foi novamente referido pelo timoneiro português, que acabou por revelar algumas informações sobre o craque
|
Ao longo desta época, as perguntas sobre o extremo, Gianluca Prestianni, têm sido cada vez mais recorrentes. Parece que toda a gente que o viu jogar quer vê-lo mais vezes, só que parece que o plano Prestianni está um pouco mais demorado do que o normal. Bruno Lage, atual treinador do Benfica, tem sido questionado sobre o argentino quase todos os jogos que passam e o jornal A Bola garante que a 'estratégia' do técnico está em marcha
Gianluca Prestianni já teve propostas para sair em janeiro, mas o Benfica ainda acredita muito no jogador tendo então recusado todas e quaisquer propostas. Neste mercado de transferências de inverno, as águias foram buscar o experiente internacional português Bruma, para capitalizar as saídas dos também extremos Rollheiser e Jan-Niklas Beste. Com estas saídas os Benfiquistas acreditaram na possível reinserção do argentino no plantel principal, mas com a também chegada do sueco, Samuel Dahl, tudo ficou mais complicado. As duas novas adições têm feito bons jogos e, por isso, parece que o plano Prestianni irá ficar, novamente, em ‘stand by’.
Nesta temporada, o extremo de apenas 19 anos realizou apenas sete jogos pela equipa principal – apesar de ter sido convocado para mais oito encontros. O jovem foi comprado em janeiro de 2024 por uma verba de 9 milhões de euros, ainda a comando do técnico alemão, Roger Schimdt. Esta época, quando o alemão ainda tomava as rédeas do Clube da Luz, começou todos os jogos a titular, a partir daí, nunca mais o fez e pouco jogou.
Bruno Lage – Aqui ninguém é abandonado e Prestianni é um jogador fantástico
O argentino tem jogado apenas pela equipa B do Benfica, onde já soma cinco jogos, um golo e uma assistência. O futebolista tem mostrado a sua classe na formação de Nélson Veríssimo, no entanto, Bruno Lage garantiu que “aqui ninguém é abandonado e Prestianni é um jogador fantástico” – O técnico setubalense apenas deu 30 minutos ao jovem extremo para mostrar o que vale.