
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mesut Ozil, incontornável médio alemão que passou por emblemas como Real Madrid, Arsenal ou Fenerbahçe, terminou há pouco tempo a sua carreira de futebolista. Numa entrevista dada ao ‘Fanatik’, o antigo pupilo de José Mourinho falou do fim da sua carreira e deixou um lamento sobre o Fenerbahçe do antigo técnico do Benfica.
Mesut Ozil - Queria ter deixado o futebol no Fenerbahçe
O antigo maestro dos blancos, que chegou a brilhar ao lado de Ángel Di Maria e Cristiano Ronaldo, explicou que quando rumou ao emblema de Istambul, tinha a oportunidade de cumprir um sonho, mas que não acabou por concretizar. “Queria ter deixado o futebol no Fenerbahçe. Foi a razão pela qual fui para lá, era um sonho, mas não me deixaram. Depois fui para o Basaksehir e depois o meu filho nasceu e deixei o futebol. Estou feliz por o ter feito”, revelou o atleta de nacionalidade turca e alemã.
Mesut Ozil e José Mourinho trabalharam juntos, quando o ex-Benfiquista era treinador do Real Madrid. Sobre a ida para Espanha, o alemão revelou que houve outros interessados. “Antes dos merengues, o PSG e o Bayern Munique queriam-me contratar. Até Arsène Wenger me ligou a pedir para me juntar ao Arsenal, mas já tinha acordado com o Real Madrid. Disse-lhe que se saísse iria para lá, e acabou por acontecer”, contou em declarações ao ‘Fanatik’.
Mesut Ozil realizou 697 jogos na carreira profissional, com passagens pelo Schalke 04, Real Madrid, Arsenal ou Fenerbahçe, onde apontou 119 golos e 193 assistências. No ponto de vista internacional, o antigo camisola 10 representou a Seleção da Alemanha em 92 ocasiões, conquistando com a ‘Die Mannschaft’ o Campeonato do Mundo de 2014, que decorreu no Brasil.
Confira alguns dos melhores momentos de Mesut Ozil:
Titular de Bruno Lage poderá ter motivos para sorrir de águia ao peito, depois de exibição de estrela no Estádio da Luz, diante do Monaco
|
Orkun Kokçu foi o grande salvador da pátria do Benfica, na noite da última terça-feira, 18 de fevereiro, no jogo diante do Monaco. O médio turco marcou o terceiro golo, que garantiu o apuramento das águias aos oitavos de final, e é esse remate certeiro que acaba por estar nomeado para o melhor daquele dia na Liga dos Campeões.
A UEFA deu esta boa notícia a Orkun Kokçu, colocando o lance do camisola 10 do Benfica em nomeação para o Golo do Dia da Liga dos Campeões. O tento do médio turco surgiu, recorde-se, após uma assistência magistral de Álvaro Carreras, aos 84 minutos. Numa altura em que a eliminatória estava empatada a 3-3, o terceiro golo da noite, partindo do pé de Kokçu, acabou por colocar as águias à frente, novamente, da eliminatória, graças à vantagem que traziam da primeira mão.
Além de Orkun Kokçu, estão em votação, também, os golos de Ben Seghir, que marcou na Luz com a camisola do Monaco, Jutglà, do Club Brugge, e Julián Carranza, do Feyenoord, que eliminou o Milan, onde atua o ex-Benfica, João Félix. Vale a pena destacar que, os golos já estão em votação, com o Clube da Luz a indicar o link através da publicação que partilhou a destacar o remate certeiro do compatriota de Kerem Akturkoglu.
Recorde-se que, o jogo da última terça-feira, 18 de fevereiro, terminou com um empate a três bolas, no Estádio da Luz. Depois de Pavlidis ter garantido a vantagem a uma bola na primeira mão, o avançado grego voltou a fazer o gosto ao pé, juntando-se a Kerem Akturkoglu, que abriu o marcador na Catedral, e Orkun Kokçu, que selou o resultado e assegurou o apuramento do Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente com um valor de mercado fixado nos 28 milhões de euros – marcou presença em 35 embates: 10 na Liga dos Campeões, 21 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.684 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por sete ocasiões, somando ainda seis assistências. Ao todo, com a camisola dos encarnados, o turco contabiliza 78 partidas, 14 golos e 17 assistências.
Confira aqui a publicação do Benfica anunciar a nomeação do golo de Kokçu:
Federação turca chegou a um consenso e decidiu que o dérbi entre os dois rivais de Istambul será dirigido por um juiz forasteiro, mas ainda não se sabe quem
|
Depois de muitos protestos, nos últimos meses da parte de José Mourinho e da direção do Fenerbahçe, sobre os sistemáticos erros da arbitragem turca, a federação decidiu intervir. Para o agrado do antigo treinador do Benfica, o organismo que tutela o futebol da Turquia anunciou que o encontro entra a formação do Special One e o rival Galatasaray irá contar com um árbitro estrangeiro.
O anúncio desta decisão partiu do próprio presidente da federação, Ibrahim Haciosmanoglu, que justificou a tomada desta posição como solução para colocar um ponto final no barulho que se tem sentido naquele país euro-asiático, por causa da arbitragem local. José Mourinho, recorde-se, tem sido um dos principais críticos da arbitragem turca.
Para “terminar o ruído e não colocar os árbitros turcos em posição difícil”, o máximo dirigente do futebol turco decretou a escolha de uma equipa de arbitragem, totalmente estrangeira, para o encontro entre o Fenerbahçe e o Galatasaray, a contar para a 25.ª jornada do Campeonato, que irá decorrer na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro.
A decisão tomada, sem revelar a nacionalidade da equipa de arbitragem, surge dias depois de José Mourinho ter voltado à carga, deixando mais críticas. “Em condições normais, o Fenerbahçe seria o líder destacado da competição, com oito ou nove pontos de vantagem”, atirou o antigo timoneiro do Benfica.
Nas condições atuais, os dois rivais de Istambul surge na liderança e vice-liderança da prova de regularidade, sendo que o Galatasaray surge na 1.ª posição da tabela classificativa. O Fenerbahçe surge no 2.ª lugar, com 57 pontos, a seis do líder. Apesar de ser o segundo clube com mais ligas conquistadas (19), a equipa do Special One não vence a Liga há mais de 10 anos, a última vez foi na temporada 2013/2014.
Depois de apontarem a mira ao camisola 4 dos encarnados, os italianos voltam a sondar o Glorioso e tem outro jogador de Bruno Lage na mira
|
Atualmente fora das opções de Bruno Lage, por lesão, Florentino Luís continua a dar dores de cabeça. O futuro do médio do Benfica volta a estar em risco e há quem associe o camisola 61 da Luz à...Juventus.
A imprensa italiana avança com este interesse dos bianconeri, que já havia apontado a mira a António Silva. De acordo com informações veiculadas pelo jornal transalpino, Corriere dello Sport, a Juventus tem o Florentino Luís como um alvo para o mercado de verão e já pondera mesmo avançar com a contratação do titular do Benfica.
A mesma fonte adianta, ainda, que a direção do emblema da Serie A já prepara uma proposta para apresentar à direção liderada por Rui Costa. Ao que tudo indica, a Juventus irá avançar com uma oferta oficial junto do Benfica até ao final da presente temporada, a tempo de negociar o passe de Florentino Luís durante o defeso de verão, não deixando até à última hora, uma vez que não pretende ficar de mãos a abanar, como foi o caso de António Silva, no último mercado de inverno.
É importante recordar que, com Jorge Mendes à mistura, o defesa formado no Benfica Campus esteve muito perto de rumar a Turim. Esse cenário acabou por não acontecer, no entanto, agora, Florentino Luís poderá ser a próxima vítima dos italianos. Neste momento, o camisola 61 não tem jogado de águia ao peito, uma vez que está incluído no boletim clínico do Glorioso, juntamente com Manu Silva, Alexander Bah, Ángel Di María, Renato Sanches e Tiago Gouveia.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente com um valor de mercado fixado nos 20 milhões de euros – marcou presença em 31 embates: 18 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, oito na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 1.394 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente).