Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Nuno Lobo, candidato nas últimas eleições à presidência do Porto e que saiu derrotado por André Villas-Boas, utilizou as redes sociais para reagir ao alegado envolvimento do Benfica no processo judicial do ‘caso dos emails’. O antigo candidato referiu-se à “máfia” italiana como exemplo.
"Títulos internacionais da agremiação (não) desportiva. Em Itália, foram vários os casos de punições a clubes associados a esquemas de corrupção, deixar de competir ou descida de divisão. Em Portugal, fazem-no campeão. Quem diz que a máfia é sinónimo de Itália, não conhece Portugal", escreveu Nuno Lobo.
Quem diz que a máfia é sinónimo de Itália, não conhece Portugal
Recorde-se que, o Ministério Público acusou a SAD das águias de prática de um crime de corrupção ativa, em concurso com um crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem. Para tal ação, a ‘punição’ posta em cima da mesa foi uma suspensão de seis meses a três anos de todas as competições desportivas.
As SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos também foram acusados de corrupção pelo Ministério Público no âmbito do caso dos emails. Assim sendo, o Presidente do Benfica, Rui Costa, e assim como José Eduardo Moniz, Nuno Gaioso e Domingos Soares de Oliveira, antigos dirigentes das águias, saíram do processo e não foram acusados de corrupção.
Em reação à acusação do MP, o Glorioso informou que oportunamente tomará uma posição processual, acrescentando: “Mas não restem dúvidas de que o Sport Lisboa e Benfica se defenderá, sem hesitar, de todas as acusações (e do que já foi possível analisar, estas são infundadas), bem como de tudo quanto afete ou possa ter afetado os seus direitos e interesses.”
Confira aqui a publicação de Nuno Lobo sobre o 'caso dos emails':
Clube da Luz foi acusado de crime de corrupção ativa, crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem e de fraude fiscal qualificada
|
0No passado dia 16, na CNN Portugal, o antigo jogador de Benfica e Porto, Maniche abordou o 'Caso dos Emails' e afirmou que a suspensão de Luís Filipe Vieira, pedida pelo Ministério Público, devia ser diferente. Maniche pediu mesmo a irradiação do futebol ao antigo presidente do Benfica
"A acusação do Ministério Público é arrasador. Estamos a falar de um crime de corrupção ativa e estamos a falar de fraude fiscal qualificada, ainda para mais, acrescenta que, pede a suspensão do Benfica nas competições europeias de três meses a seis anos. Eu acho que é um conteúdo gravíssimo para o Benfica, através de um mentor, palavra essa da Procuradoria, Luís Filipe Vieira, que obtinha favorecimento dos resultados em troca favores financeiros, e com jogadores á mistura que nunca jogaram pelo Benfica, como é fácil de comprovar". disse o campeão pelo Porto.
Qualquer Luís Filipe Vieira que está no desporto tem que ser irradiado
"Obviamente que estas acusações são gravíssimas perante uma marca Benfica forte a nível nacional e internacional, e está a perder ao longo destes anos, a credibilidade, está a ser bastante penalizada e desvalorizada com tudo isto que se está a passar. Deixe-me dizer, que todos eles até Luís Filipe Vieira, que também Ministério pede cinco anos de suspensão, eu acho que se isso vier a acontecer é sinónimo de que a acusação foi forte, mas não deveria ser cinco anos de suspensão, eu acho que devia qualquer Luís Filipe Vieira que está no desporto que tenha este tipo de crime, tinha que ser irradiado do futebol", finalizou Maniche.
Recorde-se que de acordo com informações avançadas pela CMTV, as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos foram acusados de corrupção pelo Ministério Público no âmbito do caso dos emails. Assim sendo, o Presidente do Benfica, Rui Costa, e assim como José Eduardo Moniz, Nuno Gaioso e Domingos Soares de Oliveira, antigos dirigentes das águias, saíram do processo e não foram acusados de corrupção.
A mesma fonte adianta ainda que, o Ministério Público acusou os elementos de crimes como corrupção, participação económica em negócio e fraude fiscal. O MP adianta que houve simulação de compra e venda de jogadores em conluio com o Vitória de Setúbal, com o objetivo de injetar dinheiro na SAD encarnada.
Confira aqui o momento:
Clube da Luz participou solidariamente com bens desportivos e escolares que vão seguir para a capital da República Centro Africana
|
0Na passada terça-feira, a Fundação Benfica deu as mãos ao Regimento de Comandos do Exército Português. Os encarnados doaram bens desportivos e escolares, que seguiram para Bagui, a capital da República Centro Africana, na próxima missão dos militares portugueses, daqui a seis meses.
Os bens serão distribuídos em escolas e instituições da ONU na região. "O Benfica está presente, quer com o Exército, quer com outras confederações, fundações, associações, que pratiquem todo este tipo de situação”, disse Carlos Moia, presidente-executivo da Fundação Benfica, em declarações à BTV.
O Benfica está presente, quer com o Exército, quer com outras confederações
Numa região e comunidade "carente e necessitada", explica o tenente-coronel do Exército Português, Luís Gomes, a principal finalidade é "combater os grupos armados e ajudar a proteger a população".
De referir também que a Fundação Benfica foi notícia na passada quarta-feira por estar presente na primeira visita às obras de remodelação da antiga sede dos encarnados, localizada na Baixa de Lisboa.
A revitalização do prédio, assinada há cerca de 7 meses, tem as suas obras a avançar em bom ritmo e o que outrora era a sede do Benfica será transformado no ‘1904 Benfica Hotel’, com parceria com a FHL Hotels. Rui Costa e os órgãos sociais das águias visitaram o local, que tem inauguração marcada para setembro/outubro de 2025.
Reação do antigo líder do Glorioso surge depois da decisão da justiça portuguesa em relação ao processo dos emails
|
0O processo dos emails conheceu na passada terça-feira, 15 de outubro, novos desenvolvimentos, uma vez que o Ministério Público acusou as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos de corrupção. Desta forma, o ex líder dos encarnados pronunciou-se pela primeira vez desde a acusação do MP.
As acusações não têm qualquer fundamento
"O Benfica e os benfiquistas podem dormir descansados, pois as acusações não têm qualquer fundamento (...). Que o treinador e os jogadores continuem focados para ganhar no campo", afirmou o antigo presidente do Clube da Luz, numa curta declaração enviada à CNN Portugal, ao final desta manhã.
Esta declaração do antigo líder do Benfica surge depois da informação avançada pelo jornal Record. De acordo com a informação avançada pelo jornal desportivo, a defesa de Luís Filipe Vieira pondera abdicar da fase de instrução para acelerar o processo e permitir que o julgamento do caso dos emails se realize o mais rapidamente possível. Segundo a mesma fonte, os seus advogados, equipa liderada por Magalhães e Silva, vão analisar a acusação nos próximos dias, definindo a estratégia a seguir.
Recorde-se que na passada terça-feira, 15 de outubro, o Ministério Público acusou no âmbito do processo dos emails as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos de corrupção. Face a essa decisão, o MP pediu o afastamento das competições desportivas em Portugal.
Lembre-se também que Rui Costa já prepara um plano estratégico para defender o Benfica junto dos advogados do Clube da Luz. A equipa jurídica já terá dado início ao próximo passo que será analisar, ao detalhe, o documento, no sentido de perceber se será possível assegurar um despacho de não pronúncia, e, dessa maneira, requerer a instrução do processo.