Futebol
Atenção Benfica! Rui Borges fala em reforço importante no Sporting antes do dérbi
04 Dez 2025 | 16:58
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Mar 2024 | 20:44 |
Rui Costa, o Presidente do Benfica, foi o responsável por abrir a Gala de 120 anos do Benfica, onde são entregues os Galardões Cosme Damião. A figura máxima do Clube da Luz começou o seu discurso recordando as grandes figuras da história encarnada.
"Boa noite, Benfica. Ilustres dirigentes de instituições nacionais e internacionais, caros dirigentes, colaboradores, técnicos e atletas do Sport Lisboa e Benfica, glórias do nosso clube, que bom é ver-vos aqui", começou o antigo camisola 10 do Glorioso.
Rui Costa continua enumerando os pais fundadores: "Caros e caras benfiquistas, meus senhores e minhas senhoras, recordemos as nossas origens. Farmácia Franco, Belém, 28 de fevereiro de 1904. Abílio Meireles, Amadeu Rocha, António Rosa Rodrigues, António Severino, Cândido Rosa Rodrigues, Carlos França, Daniel Brito, Eduardo Corga, Francisco Calisto, Francisco Gonçalves, Henrique Teixeira, João Gomes, João Goulão, Joaquim Almeida, Joaquim Ribeiro, Jorge Sousa, Jorge Afra, José Alinhares, José Rosa Rodrigues, Manuel França, Manuel Goulard, Raúl Empis, Virgílio Cunha e, claro, Cosme Damião. Os 24 nomes que, naquele dia, há 120 anos fundavam esta chama imensa que nos conquista. Esta enorme paixão que ainda nos une, assim como milhões de pessoas em todo o mundo. Obrigado pais fundadores".
O discurso de Rui Costa continua fazendo um breve resumo da história encarnada: "120 anos de história, glória, conquistas e superação. 120 anos de mística. E tudo começou naquele momento. Momento fundador de um clube cuja matriz popular nos orgulha e motiva, e que a história orgulhosamente definiu como o clube do povo. De um clube fundador que ainda hoje defende e se pauta pelos valores e virtudes que remontam à sua origem: tolerância, responsabilidade, respeito, desportivismo, compromisso, humildade, determinação, ambição, ecletismo e espírito democrático. O lema que nos acompanha desde a fundação 'E pluribus unum', De todos um, foi a forma encontrada (e bem) para sintetizar estes valores que nos guiam. Minhas senhoras e meus senhores, nos 120 anos que seguiram, o Benfica tornou-se num clube do mundo, de todos os mares e continentes, de todos os horizontes, de todas as raças e credos: maior que Portugal. Mas cujas raízes mergulham profundamente na nossa portugalidade, na nossa maneira única de ser e desta forma exclusiva de sentir o Benfica. Nos 120 anos que se seguiram, foram muitos os feitos extraordinários, as noites e tardes inesquecíveis de títulos sem paralelo que envaideceram Portugal e incentivaram o respeito do mundo. Nos 120 anos que se seguiram, nunca encontrámos rival neste nosso Portugal. No futebol, gerações e gerações de extraordinários jogadores tornaram grande um clube que nasceu para ser grande. Os 38 campeonatos são disso um bom exemplo. Mas também além-fronteiras. Demos a conhecer e conquistámos a admiração e respeito de todos os que amam este desporto, nomeadamente com a conquista da Taça Latina e das duas Taças dos Clubes Campeões Europeus que nos projetaram de uma forma nunca imaginada. Nos 120 anos também o ecletismo, que tão bem nos caracteriza, contribuiu para a dimensão que o Benfica alcançou. O ciclismo, o hóquei, o basquetebol, entre tantos outros, são disso um bom exemplo".
Rui costa terminou a sua intervenção revelando que será entregue um novo Galardão, o Galardão Fundação Benfiquista.
Decorreu, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, a Cimeira dos Presidentes, onde os clubes portugueses estiveram reunidos com os dirigentes da Liga
04 Dez 2025 | 20:36 |
Benfica e Porto sugeriram o fim da Taça da Liga, na Cimeira dos Presidentes, que decorreu esta quinta-feira, dia 4 de dezembro. Os líderes máximos dos principais emblemas nacionais estiveram reunidos com os dirigentes da Liga, para discutir alguns dos assuntos mais importantes do futebol português.
Um dos assuntos em cima da mesa foi a alteração do formato da Taça da Liga. Foi proposto um modelo semelhante ao utilizado na Liga dos Campeões - onde o Benfica recebeu boas notícias - onde a fase inicial funcionaria como uma liga, de onde sairiam os finalistas que discutiriam, depois, a prova, entre si.
Não houve consenso, e houve até vozes a pedir o fim da competição. Benfica e Porto foram os dois maiores clubes interessados nesta alteração, mas houve outros históricos portugueses de acordo com essa tomada de posição, nomeadamente o Nacional da Madeira e o Paços de Ferreira.
Na origem desta vontade estão dois argumentos principais: o primeiro prende-se com a falta de receita envolvida na prova, uma vez que os clubes não consideram estar a tirar qualquer lucro através da sua participação. O segundo, tem a ver com os calendários desportivos, que já se encontram bastante pesados, nomeadamente para as equipas que participam nas competições europeias.
Sendo assim, o jornal Record avança mesmo que a continuidade da prova está, neste momento, em causa. Relembrar que, em 2025, foi o Benfica o vencedor da Taça da Liga, depois de derrotar o Sporting na final, através da decisão das grandes penalidades, depois de um empate a uma bola.
Clube da Luz somou os primeiros pontos na prova milionária na última jornada da competição, mas ainda acredita na passagem á fase seguinte
04 Dez 2025 | 18:56 |
Tanto o Real Madrid como a Juventus têm baixas de peso para os encontros com o Benfica na Liga dos Campeões. Os dois clubes, dos mais históricos do panorama europeu, fizeram atualizações em relação aos seus quadros clínicos, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro.
Na Juventus, Federico Gatti já foi submetido a intervenção cirúrgica de meniscectomia artroscópica ao menisco do joelho direito, depois de se ter lesionado com alguma gravidade recentemente. O anúncio foi feito pelo emblema italiano, nos canais oficiais da Vecchia Signora.
O tempo previsto de paragem para Federico Gatti, uma peça essencial na defesa da Juventus, é de sensivelmente seis semanas. Sendo assim, o jogador só estará de volta à competição na segunda metade do mês de janeiro, o que deixa poucas possibilidades para a sua presença no jogo com o Benfica, a dia 21 desse primeiro mês de 2026.
Por outro lado, no Real Madrid, há más notícias em relação a Trent Alexander-Arnold. Os blancos disputaram, na passada quarta-feira, um encontro com o Athletic Bilbau. Apesar da vitória por 3-0, o internacional inglês deu más notícias, após contrair uma lesão, que agora se sabe ser um problema "muscular na parte frontal da coxa".
A imprensa nacional fala numa paragem a rondar os dois meses para Alexander-Arnold. Tendo em conta que o Benfica recebe o Real Madrid no dia 28 de janeiro, o cenário mais provável é que o jogador não esteja disponível para esse encontro, desfalcando, assim, a equipa de Xabi Alonso na visita ao Estádio da Luz - relembrar que o preço dos bilhetes para esse encontro está a gerar controvérsia.
Jogador das camadas de formação do emblema encarnado está em destaque esta temporada, e pode mesmo ser o próximo a dar o salto à equipa principal
04 Dez 2025 | 18:00 |
Paulo Lopes considera que Gonçalo Moreira é "parecido" com João Neves, e augura um grande futuro ao jogador da formação do Benfica. O antigo jogador e treinador da equipa de sub-23 das águias concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde abordou alguns dos jovens jogadores encarnados que podem dar o salto à equipa principal.
Paulo Lopes: "Gosto muito do Gonçalo Moreira. É muito parecido com o João Neves"
Questionado sobre para quem prevê uma carreira de topo, Paulo Lopes começou por dizer: "Quando treinas uma equipa com a qualidade do Benfica, é natural que surjam muitos nomes. É muito difícil, porque tenho a certeza que em breve três ou quatro que vão estar no topo".
"Depende do contexto, mas gosto muito do Gonçalo Moreira. É muito parecido com o João Neves, na alegria com que vai treinar e na vontade com que está disponível para ajudar a equipa. Tenho a certeza absoluta que vai ser um jogador de nível top. Quando? Não sei. Isso vai demorar o seu tempo, vai ter de ter paciência, mas acredito que vai chegar lá", atirou, sem medo de fazer a comparação com o médio que hoje brilha no PSG.
Paulo Lopes lançou Gonçalo Oliveira nos sub-23 quando este tinha apenas 17 anos, e explicou essa aposta: "Foi uma geração muito nova, o [Gonçalo] Moreira, o [João] Fonseca, o Olívio [Tomé]. Se calhar por isso é que os resultados não foram os melhores (risos), mas em termos de desenvolvimento do jogador foi a melhor coisa que se fez".
"Estavam a jogar numa competição acima, contra jogadores mais velhos. Quem está no processo tem que estar consciente que pode haver insucesso e que não se vai ganhar tantas vezes. A equipa B na época passada fez uma época fantástica, mas entretanto houve uma mudança de geração. Se estivermos direcionados para de ganhar a competição, não pode ser este o plano, claramente. Mas se toda a gente estiver de acordo e estiverem focados, estou completamente de acordo", rematou o antigo guardião do Benfica.
Atenção Benfica! Rui Borges fala em reforço importante no Sporting antes do dérbi
04 Dez 2025 | 16:58
Benfica faz anúncio sobre jogo com o Real Madrid e deixa adeptos furiosos
04 Dez 2025 | 16:38
Da greve dos árbitros a Rui Borges: Tudo o que disse José Mourinho antes do Benfica - Sporting
04 Dez 2025 | 14:46