Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EMOCIONANTE! DISCURSO DE RUI COSTA NA GALA DOS 120 ANOS 'ARREPIA' ADEPTOS DO BENFICA

Presidente encarnado foi o responsável por falar no início do evento

Rui Costa
Rui Costa

  |

Icon Comentário0

Rui Costa, o Presidente do Benfica, foi o responsável por abrir a Gala de 120 anos do Benfica, onde são entregues os Galardões Cosme Damião. A figura máxima do Clube da Luz começou o seu discurso recordando as grandes figuras da história encarnada.

"Boa noite, Benfica. Ilustres dirigentes de instituições nacionais e internacionais, caros dirigentes, colaboradores, técnicos e atletas do Sport Lisboa e Benfica, glórias do nosso clube, que bom é ver-vos aqui", começou o antigo camisola 10 do Glorioso. 


Rui Costa continua enumerando os pais fundadores: "Caros e caras benfiquistas, meus senhores e minhas senhoras, recordemos as nossas origens. Farmácia Franco, Belém, 28 de fevereiro de 1904. Abílio Meireles, Amadeu Rocha, António Rosa Rodrigues, António Severino, Cândido Rosa Rodrigues, Carlos França, Daniel Brito, Eduardo Corga, Francisco Calisto, Francisco Gonçalves, Henrique Teixeira, João Gomes, João Goulão, Joaquim Almeida, Joaquim Ribeiro, Jorge Sousa, Jorge Afra, José Alinhares, José Rosa Rodrigues, Manuel França, Manuel Goulard, Raúl Empis, Virgílio Cunha e, claro, Cosme Damião. Os 24 nomes que, naquele dia, há 120 anos fundavam esta chama imensa que nos conquista. Esta enorme paixão que ainda nos une, assim como milhões de pessoas em todo o mundo. Obrigado pais fundadores".


O discurso de Rui Costa continua fazendo um breve resumo da história encarnada: "120 anos de história, glória, conquistas e superação. 120 anos de mística. E tudo começou naquele momento. Momento fundador de um clube cuja matriz popular nos orgulha e motiva, e que a história orgulhosamente definiu como o clube do povo. De um clube fundador que ainda hoje defende e se pauta pelos valores e virtudes que remontam à sua origem: tolerância, responsabilidade, respeito, desportivismo, compromisso, humildade, determinação, ambição, ecletismo e espírito democrático. O lema que nos acompanha desde a fundação 'E pluribus unum', De todos um, foi a forma encontrada (e bem) para sintetizar estes valores que nos guiam. Minhas senhoras e meus senhores, nos 120 anos que seguiram, o Benfica tornou-se num clube do mundo, de todos os mares e continentes, de todos os horizontes, de todas as raças e credos: maior que Portugal. Mas cujas raízes mergulham profundamente na nossa portugalidade, na nossa maneira única de ser e desta forma exclusiva de sentir o Benfica. Nos 120 anos que se seguiram, foram muitos os feitos extraordinários, as noites e tardes inesquecíveis de títulos sem paralelo que envaideceram Portugal e incentivaram o respeito do mundo. Nos 120 anos que se seguiram, nunca encontrámos rival neste nosso Portugal. No futebol, gerações e gerações de extraordinários jogadores tornaram grande um clube que nasceu para ser grande. Os 38 campeonatos são disso um bom exemplo. Mas também além-fronteiras. Demos a conhecer e conquistámos a admiração e respeito de todos os que amam este desporto, nomeadamente com a conquista da Taça Latina e das duas Taças dos Clubes Campeões Europeus que nos projetaram de uma forma nunca imaginada. Nos 120 anos também o ecletismo, que tão bem nos caracteriza, contribuiu para a dimensão que o Benfica alcançou. O ciclismo, o hóquei, o basquetebol, entre tantos outros, são disso um bom exemplo".

Rui costa terminou a sua intervenção revelando que será entregue um novo Galardão, o Galardão Fundação Benfiquista.



Futebol

Com novo alvo do Benfica 'debaixo de olho', Rui Costa pode dar 'prenda' a Roger Schmidt

Líder máximo dos encarnados mais perto de garantir mais um reforço para o Clube da Luz

Rui Costa pode dar prenda a Roger Schmidt no Benfica
Rui Costa pode dar prenda a Roger Schmidt no Benfica

  |

Icon Comentário0

Rui Costa tem Marc Pubill 'debaixo de olho' e o Presidente do Benfica pode ver craque espanhol a reforçar o Clube da Luz, tendo em conta um 'trunfo' que o líder máximo das águias pode usar.

Quem avança a informação é o jornalista da Cadena Ser e de 'la Voz de Almería', Rafa Góngora, que admite a saída do jogador do flanco direito. Isto acontece, uma vez que o Almería está em risco de descer de divisão.

Nesse sentido, Rui Costa poderá utilizar este fator como um 'trunfo' para puxar o craque espanhol para o Benfica. Recorde-se que, tal como o nosso Jornal deu conta, o próprio defesa-direito vê com bons olhos uma possível transferência (confira mais AQUI).

Além disso, importante, ainda, destacar o facto do jogador contar, ainda, com interesses vindos de Itália. Neste sentido, Rui Costa pode mesmo 'arrasar' com a concorrência de Inter e Milan, trazendo o defesa espanhol para o Benfica.


Marc Pubill - avaliado em 3 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - esta temporada, já foi aposta em 18 encontros, onde apontou um remate certeiro e protagonizou cruzamentos para a grande área por duas ocasiões.


Refira-se que o defesa de 20 anos não começou o seu percurso no Almería, tendo iniciado nos juvenis do Gimnàstic Manresa, de Espanha. Depois, reforçou o Levante que abandonou a troco de 5 milhões para reforçar o antigo clube de Darwin Núñez, ex-goleador do Benfica, e que disse adeus às águias para reforçar o Liverpool, da Premier League.


Futebol

Jogador chave de Roger Schmidt 'acelera' e 'aponta' para Benfica - Braga

Titular do técnico encarnado faz 'mira' à titularidade do duelo com os minhotos, no Estádio da Luz

Jogador do Benfica acelera para ser opção para Roger Schmidt
Jogador do Benfica acelera para ser opção para Roger Schmidt

  |

Icon Comentário0

João Neves saiu lesionado da vitória por 3-1 frente ao Farense no Algarve, tendo sofrido um choque que o deixou com um hematoma na cara. A situação clínica do médio tem estado debaixo de olho na imprensa e novas atualizações deixam os Benfiquistas respirar de alívio

O jogo com o Braga é já no sábado, dia 27 de abril, e a nova avaliação da equipa médica vai a favor das previsões iniciais, a sua condição tem vindo a melhorar rapidamente e consta que Roger Schmidt poderá ter confiança para apostar nele para a receção aos bracarenses.

Depois de jogar 120 minutos contra o Marselha teve outra noite azarada em Faro, entrou aos 62' e teve de sair aos 73'. Mesmo assim, esses 11 minutos em campo continuam a proporcionar-lhe a possibilidade de se tornar no primeiro 'totalista' desde Rui Costa em 1994, ou seja, jogar todos os jogos da equipa numa temporada.


Importa relembrar que o tal jogo com o Braga terá início pelas 18h00, no Estádio da Luz. O jogo é a valer para a 31.ª jornada do Campeonato Nacional, sendo crucial para o Glorioso continuar a lutar pela conquista do título, uma vez que, caso saia derrotado, o Sporting sagra-se Campeão Nacional, se vencer o Porto, no Dragão.


João Neves - avaliado em 45 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - já foi aposta em 52 encontros, onde marcou três golos e assistiu numa única ocasião, sendo peça-chave no meio-campo dos encarnados e um dos atletas mais utilizados por Roger Schmidt, esta temporada.

O médio formado no Seixal, na época passada, subiu à formação principal, na segunda metade do ano desportivo, alinhando em 20 encontros, somando um tento e servindo os colegas numa ocasião. Pelas camadas jovens do Benfica, o craque foi vencedor da UEFA Youth League e da Taça Intercontinental sub-20.



Modalidades

Benfica encosta o Braga às cordas e arrasa adversário com 7 golos

Águias brilharam em casa com um hat-trick de craque encarnado

Benfica vence o Braga
Benfica vence o Braga

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Benfica entrou em campo, esta sexta-feira, para receber em casa o Braga. Os jogadores de Mário Silva venceram com uma goleada por 7-1, somando o sexto triunfo consecutivo.

Os marcadores da partida foram: Jacaré, Dudu (na própria baliza), Kutchy que fez um hat-trick, sendo uma das figuras em destaque na partida contra os minhotos, e Gonçalo Sobral.

O técnico encarnado viu a sua formação entrar com todo o gás na partida a valer para o Campeonato Nacional e, nos minutos iniciais, o Benfica já vencia com um golo de Jacaré. O craque esteve em destaque na jogada do segundo golo que contou com um golo de Dudu, do Braga, na própria baliza. 


Na segunda parte foi a vez de Kutchy brilhar de águia ao peito. Com um hat trick, o Benfica encostou o Braga às cordas e ampliou a vantagem no marcador. Gonçalo Sobral ainda foi a tempo de marcar o 6-1 e ainda o 7-1, brilhando num bis mágico.


Com este triunfo, o Clube da Luz soma 51 pontos, no total, consolidando a terceira posição na tabela classificação da Liga Placard de futsal, atrás do Braga (51 pontos) e do Sporting (56 pontos). A turma de Mário Silva volta a entrar em campo para regressar o foco na Liga dos Campeões, onde vai enfrentar o Palma.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Soriano conhece bem Roger Schmidt e deixa 'aviso' sobre técnico do Benfica
Futebol

Soriano conhece bem Roger Schmidt e deixa 'aviso' sobre técnico do Benfica

 

Icon Comentário0
Craque que deixa saudades ao Benfica volta a ser figura de destaque e partilha holofotes com colega
Futebol

Craque que deixa saudades ao Benfica volta a ser figura de destaque e partilha holofotes com colega

 

Icon Comentário0
Benfica fez reforços, mas não pagou! Quatro craques encarnados estão a jogar 'à borla'
Futebol

Benfica fez reforços, mas não pagou! Quatro craques encarnados estão a jogar 'à borla'

 

Icon Comentário0