
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Numa entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, Carlos Janela, antigo assessor do Benfica, fez questão de comentar os movimentos que as águias operaram durante o mercado de transferências de inverno, que encerrou recentemente, na passada madrugada de terça-feira, 4 de fevereiro. Carlos Janela abordou, em exclusivo ao nosso jornal, as entradas e saídas da Luz e ainda teve tempo de comentar as mais recentes declarações de Miguel Sousa Tavares.
O jornalista português comparou, na sua crónica ‘O adeus às armas’, publicada na versão impressa da edição de 5 de fevereiro, do jornal Record, as movimentações dos ‘três grandes’ e acabou por denominar o Benfica de ‘Manchester City português’. O Glorioso 1904 questionou Carlos Janela sobre as palavras do jornalista e o ex-assessor encarnado encarou-as como um elogio ao Glorioso. “Ao dizer isso, ao comparar o Benfica com o atual titular da Champions, Miguel Sousa Tavares fez um enorme elogio ao Benfica. Qualquer que fossem os argumentos, é sempre elogioso”, atirou o comentador do nosso Jornal.
Carlos Janela - Até porque o City não é o clube que mais investe em jogadores de elite
A respeito do mercado de transferências realizado pelo Benfica, Carlos Janela, em exclusivo ao Glorioso 1904, dissecou a estratégia adotada pela estrutura do Glorioso, liderada por Rui Costa. O ex assessor explica que o foco é à presente época. “A estratégia da Direção desportiva do Benfica neste mercado de janeiro foi a valorização desportiva imediata do plantel para atacar a 2.ª fase da época. E se o Benfica já tinha o melhor plantel, agora ainda fica com mais e melhores soluções”, atirou Carlos Janela, assegurando ao Glorioso 1904, em exclusivo, que o plantel de Bruno Lage está ainda mais forte.
Nas movimentações de janeiro, o universo Benfiquista assistiu com satisfação as entradas de Manu Silva, Bruma, Andrea Belotti e de Samuel Dahl, deixando o timoneiro setubalense de 48 anos com mais opções. Perante a chegada destes quatro reforços, o nosso Jornal questionou o assessor encarnado, qual dos nomes iria dar mais-valias ao Glorioso. Carlos Janela foi sucinto na sua resposta a relembrou que, apesar da qualidade dos reforços, os mais importantes continuam a ser aqueles que já estavam no plantel. “As mais-valias do plantel vão continuar a ser os jogadores anteriores a este período do mercado. Nenhuma das aquisições será titular indiscutível”, disse em exclusivo ao Glorioso 1904.
Carlos Janela - Serão boas alternativas
Apesar da sua muito aguardada chegada, Belotti tem atravessado uma fase da sua carreira, muito marcada pela falta de golos. Face ao momento que o novo camisola 19 atravessa [19 jogos, 2 golos pelo Como], Carlos Janela acredita que o italiano pode ser útil ao Benfica. “Os goleadores são como os guarda-redes, quanto mais experientes, mais qualidade atingem, desde que mantenham intactas as suas qualidades físicas. As capacidades físicas são determinantes no rendimento de todos os atletas. Sem velocidade, sem intensidade, um atleta não atinge alto rendimento”, apontou.
No capítulo das saídas, o Clube da Luz foi menos assertivo. É verdade que saíram Jan-Niklas Beste, em definitivo para o Friburgo e Meité voltou a ser emprestado. Já Arthur Cabral e Benjamin Rollheiser anda são dossiês a serem resolvidos por Rui Costa. Em exclusivo ao Glorioso 1904, Carlos Janela assegurou que os encarnados fizeram o que melhor poderiam ter feito, “O Benfica fez o mercado possível. Não há mercados perfeitos”, afirmou ao nosso Jornal o antigo assessor, que ainda deixou uma certeza sobre o futuro do camisola 32 do Benfica. "Creio que o Rollheiser pode vir a ser um jogador importante", concluiu Carlos Janela, em conversa exclusiva com o Glorioso 1904.
Futebolista português, que está emprestado ao Milan, viu antigo atleta revelar qual seria o melhor destino para relançar a sua carreira
|
A passagem de João Félix pelo AC Milan não tem corrido da melhor forma. Nesse sentido, o avançado formado no Benfica deve regressar ao Chelsea no fim da temporada. Porém, Marcel Desailly, em declarações à Sky Sports, acabou por dar um 'conselho' ao internacional português, acabando por 'indicar' o melhor destino para a sua carreira.
Marcel Desailly - Eu sugeria o Paris Saint-Germain
"João Félix é um jogador de grande talento, mas que ainda não encontrou o seu lugar. Esteve no Chelsea, no Atlético de Madrid e agora no Milan, sem ter tido qualquer impacto real", revelou o ex-internacional francês em declarações à Sky Sport, citada pelo Goal.
"Neste momento da sua carreira, precisa de um clube com uma filosofia clara, que possa construir o projeto à sua volta, que o deixe à vontade para exprimir o seu potencial, que ainda não conhecemos. Eu sugeria o Paris Saint-Germain", indicou o internacional francês sobre um possível destino para o antigo avançado do Benfica.
"O que falta a João Félix não é técnica, mas carácter. Não é um líder. Neste momento, não é o que o Milan precisa, porque lhe falta a força mental para reanimar os rossoneri. E vice-versa", concluiu ainda o antigo futebolista do AC Milan sobre o avançado formado no Benfica.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – atualmente avaliado em 25 milhões de euros - marcou presença em 20 encontros: 12 na Premier League, cinco na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 948 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Benfica somou sete tiros certeiros, apontando ainda duas assistências. Já no AC Milan - que reforçou no inverno - o internacional português formado no Benfica conta com 13 jogos, onde, em 712 minutos, regista um golo.
Camisola 4 dos vermelhos e brancos tem vindo a ser associado a vários emblemas, podendo abandonar a Catedral no mercado de verão
|
A saída de António Silva no mercado de transferências de verão começa a ganhar força, depois do interesse do Real Madrid no titular de Bruno Lage. Perante o interesse dos espanhóis, Rui Costa já terá definido o preço do internacional luso, que só poderá abandonar a Catedral se os merengues se chegarem à frente com 35 milhões.
De acordo com informações avançadas pelo portal estrangeiro Fichajes, Rui Costa está intransigente e não pretende ver sair o futebolista das águias por menos que o montante acima mencionado. Segundo adianta a mesma fonte, o camisola 4 é um dos atletas bem cotados da Luz, com os encarnados a não quererem negociar abaixo dos 35 milhões.
Algo que pode interessar nesta nova 'novela' de mercado é o facto dos dirigentes do Benfica, recorde-se, terem colocado na mira o atleta do Real Madrid, Fran García. As águias estão a prevenir uma eventual saída de Álvaro Carreras, sendo que uma 'troca' de jogadores pode ser uma opção para equacionar no futuro.
Apesar de Rui Costa aceitar negociar António Silva por 35 milhões de euros, a verdade é que o defesa internacional português está blindado por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. O central dos vermelhos e brancos, relembre-se, encontra-se vinculado com o Clube da Luz até junho de 2027.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 32 milhões de euros - marcou presença em 35 duelos: nove na Liga dos Campeões, 18 no Campeonato Nacional, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 3.017 minutos disputados dentro das quatro linhas, o central já soma um golo e uma assistência.
Craque que enverga as cores do Panathinaikos está a ser associado a uma mudança para o Clube da Luz no próximo mercado de transferências
|
Georgios Vagiannidis tem sido apontado ao Benfica para o próximo mercado de transferências de verão, no entanto a mudança do futebolista grego para a Catedral dos vermelhos e brancos pode estar comprometida. É que o Inter de Milão está a 'meter o bedelho' e pode mesmo complicar o negócio pelo atleta do Panathinaikos.
É que os italianos têm direito a 38% de uma futura venda do lateral e planeiam complicar as negociações. Segundo adianta, esta terça-feira, o jornal luso O Jogo, Fyssas, antigo jogador do Benfica que desempenha agora funções no emblema grego, está a exigir o pagamento da percentagem dos transalpinos.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, hoje 15 de abril, o dirigente do clube orientado por Rui Vitória pretende receber 8 milhões pelo defesa, mais 3 milhões que correspondem aos 38% do passe de Vagiannidis, ao Inter. Assim, o valor total do negócio passa para os 11 milhões de euros.
Importa recordar que, tal como tem vindo a ser noticiado, além de Rui Costa estar de olho no lateral, também Frederico Varandas pretende garantir os serviços do jovem futebolista no verão. O Sporting está mesmo na frente da corrida, tendo, inclusive, já preparado uma proposta milionária pelo pupilo de Rui Vitória.
Esta temporada, ao serviço do Panathinaikos, Georgios Vagiannidis - atualmente avaliado em 7 milhões de euros - marcou presença em 36 jogos: nove na Conference League, dois na Liga Europa, 24 na Liga Grega e ainda um na Taça da Grécia. Nos 2.741 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa de 23 anos apontou um golo, somando ainda duas assistências.