Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 – Histórico do Benfica equaciona terminar a carreira
03 Dez 2025 | 06:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
25 Jul 2023 | 09:15 |
Diogo Ribeiro conquistou a medalha de prata no Mundial de natação, nesta segunda-feira, dia 24 de julho. O nadador do Benfica, de 18 anos, fez história por alcançar o segundo lugar do pódio na competição mundial que acontece em Fukuoka, no Japão.
O conhecido comentador do nosso jornal analisou esta conquista, começando por vê-la como um orgulho para os benfiquistas e para os portugueses. Relembrando de nomes como Fernando Pimenta, Mauro Xavier considerou que o Benfica tem tido uma aposta forte no projeto olímpico, incluindo Diogo Ribeiro no projeto e na história.
“Para mim, as melhores medidas no mandato de Rui Costa foi a abertura dos pavilhões, uma abertura a todos para que haver uma maior proximidade entre os adeptos e os praticantes das modalidades. Desse ponto de vista, Rui Costa mostra aqui o seu ‘benfiquismo’”, analisou o comentador, que ainda reforçou o facto de “qualquer pessoa que vista a camisola do Benfica é do Benfica”.
Não deixou de lado os bons resultados que têm vindo do reforço que houve no investimento feito nas modalidades, referindo o Benfica como um clube que oferece o seu apoio às modalidades do clube e ao projeto olímpico.
O nadador do Clube da Luz conseguiu alcançar um tempo de 22,80 segundos, um novo recorde nacional. Mauro Xavier acrescentou a este feito histórico a 18ª marca de sempre da distância feita pelo nadador. “Significa que têm uma margem de progressão muito grande e que vai poder fazer sonhar os benfiquistas e os portugueses nos próximos jogos olímpicos”, analisou o comentador.
Como reação à conquista do português, Rui Costa prometeu oferecer as condições adequadas para o atleta atingir o seu maior potencial, algo que Mauro Xavier concorda, relembrando que os encarnados têm feito esse esforço financeiro para criar condições para atrair mais atletas que, por sua vez, têm correspondido a essas oportunidades com bons resultados.
“Acho que o Diogo é um grande exemplo de sacrifício e dedicação e de querer superar-se e alcançar”, considerou o comentador, que não hesitou em nomear o defesa-central da equipa principal de futebol, António Silva, como um exemplo semelhante no que toca à questão do empenho e persistência no trabalho que fazem.
No final, Mauro Xavier quis deixar um desejo que tinha ânsia à mistura. “Ele já esteve na tribuna do Estádio da Luz, já foi agraciado da última vez que conseguiu uma marca importante. Espero que ele, no próximo jogo em casa, também possa festejar com os adeptos esta conquista”.
É de referir, ainda, que, também, outro português conseguiu alcançar uma marca na prova. João Costa não só garantiu um lugar nos Jogos Olímpicos Paris 2024, como também bateu o recorde nacional dos 100 metros costas nas eliminatórias.
Diogo Ribeiro renovou contrato com o Benfica, no ano passado, prolongando a ligação com as águias.
No primeiro encontro entre as duas formações rivais, equipa vermelha e branca comprovou que favoritismo estava do seu lado ao longo da partida
03 Dez 2025 | 22:57 |
A formação do Benfica recebeu e venceu o Sporting por 74–67 na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro. Águias e leões mediram forças numa partida a contar para a sexta jornada da 1.ª fase da Liga Betclic feminina de basquetebol.
No primeiro dérbi entre as duas equipas lisboetas, o primeiro em muitos anos, a formação encarnada procurou dar continuidade à sua boa forma na presente temporada. No Pavilhão da Luz, Eugénio Rodrigues — que ainda não contou com o novo reforço — apostou na seguinte formação: Inês Faustino, Emanuely de Oliveira, Maria Bettencourt, Zuzanna Puc e Letícia Soares.
Apesar de se tratar de um dérbi contra um rival de grande qualidade, a equipa do Benfica nunca perdeu a liderança da partida e, desde o início, assumiu o controlo do jogo. No final do primeiro quarto, a equipa encarnada já vencia por 29–27. Ao intervalo, as jogadoras vermelhas e brancas aumentaram ainda mais a vantagem e foram para o descanso a vencer por 42–36.
No terceiro período, a equipa adversária ainda conseguiu reagir ao marcador e reduziu a desvantagem, mas o Benfica continuou firme na dianteira e seguiu para o último parcial a vencer por 59–52. No quarto e derradeiro período, as águias não tiraram o pé do acelerador e selaram o triunfo no dérbi.
Com esta vitória, a formação feminina do Benfica cimenta o terceiro lugar na fase regular da Liga Betclic feminina, somando um total de 12 pontos. O próximo duelo da equipa de Eugénio Rodrigues está agendado para o dia 6 de dezembro, na receção à União Sportiva.
Na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, a formação vermelha e branca realizou a segunda jornada da prova europeia somando os primeiros pontos
03 Dez 2025 | 21:30 |
O Benfica teve de lutar unhas e dentes para somar um triunfo frente ao Budowlani Łódź (3–2). As duas equipas estiveram em ação em mais uma jornada do Grupo B da CEV Champions League feminina, principal competição de voleibol da Europa.
Depois de uma derrota na ronda inaugural, a formação encarnada procurou dar uma resposta à altura, mostrando que está na competição para vencer. Frente à equipa adversária de hoje, Henrique Furtado avançou com a seguinte formação: Isidora Ubavić, Cansu Çetin, Veronika Djokić, Mariana Garcez, Claudia Dillon, Kyra Holt e Tatiana Rizzo (L).
Apesar de estar a jogar em casa, o Benfica foi surpreendido ao perder o primeiro set frente ao Budowlani. A formação visitante venceu o parcial por 25–14, mas as águias não atiraram a toalha ao chão e procuraram equilibrar as contas.
No segundo set, a equipa de Henrique Furtado foi mais forte e conseguiu empatar o marcador. Sem grande surpresa, o Benfica triunfou por 25–19. No entanto, o Budowlani voltou a responder, contrariando o favoritismo encarnado, e relançou-se na liderança antes do intervalo (28–26).
Após o descanso, a equipa feminina das águias entrou com nova energia e conseguiu conquistar mais um set, para alegria dos adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão da Luz. O Benfica forçou a negra ao vencer por 25–20.
Na negra, as encarnadas mostraram maior consistência nos momentos decisivos e acabaram por selar a reviravolta, triunfando por 15–9 e garantindo uma vitória muito sofrida, mas igualmente importante, na sua caminhada europeia.
Caminho das águias na prova rainha ficou definido e clássico em fase muito precoce da competição deve mesmo vir a acontecer
03 Dez 2025 | 08:14 |
O sorteio da Taça de Portugal de hóquei em patins não foi propriamente amigo do Benfica. Nos 16 avos de final, os encarnados - que golearam na fase anterior - deslocam-se ao reduto do Sesimbra, num encontro agendado para o fim-de-semana de 10 e 11 de janeiro, mas há uma visita ao reduto do Porto no horizonte.
Caso as águias ultrapassem o Sesimbra e os dragões vençam o seu compromisso diante do Entroncamento, o sorteio ditou que haverá um Porto – Benfica logo nos oitavos-de-final. Este potencial duelo de titãs, que colocaria frente a frente dois dos maiores candidatos ao troféu, está previsto para o dia 14/15 de fevereiro de 2026.
Do outro lado do quadro, o Sporting visita o CA Feira nos 16 avos de final. Se os leões passarem e a Oliveirense vencer o Paço de Arcos, haverá outro escaldante duelo nos oitavos-de-final. No que ao Barcelos diz respeito, o conjunto minhoto teve mais sorte e tem caminho aberto para os quartos-de-final.
Na edição passada da Taça de Portugal de hóquei em patins, o Benfica – depois de eliminar o Marinhense, Alcobacense, Riba d’Ave e Barcelos – caiu aos pés do Sporting, nas meias-finais, por 4-2, com golos de Diogo Rafael e João Rodrigues. Os leões haveriam posteriormente de vencer a prova.
O Benfica já conquistou a Taça de Portugal de hóquei em patins por 15 vezes na sua história, a última das quais em 2014/15, numa final em que bateu o Sporting, por 3-0, com tentos de Carlos Nicolía (2) e João Rodrigues. Esta temporada, as águias querem reconquistar a prova rainha.
Exclusivo Glorioso 1904 – Histórico do Benfica equaciona terminar a carreira
03 Dez 2025 | 06:15
Benfica volta a perder mas segue em frente nas competições europeias
02 Dez 2025 | 21:21
EHF European League | Benfica - Melsungen (6.ª jornada) | Ao minuto
02 Dez 2025 | 18:04