Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - JOÃO MALHEIRO ANALISA 'FEITO INÉDITO DO BENFICA NA HISTÓRIA DO DESPORTO NACIONAL'

Conhecido adepto do Clube da Luz 'revela' quem está por detrás deste início de época avassaladora

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Benfica venceu todas as oito Supertaças que disputou – futebol masculino, futebol feminino, futsal masculino, futsal feminino, basquetebol masculino, andebol feminino, hóquei em patins masculino e voleibol masculino. O nosso Jornal falou com João Malheiro, que analisou este feito e abordou o sucesso desportivo no arranque da presente época.


Como tudo começou


A equipa de Roger Schmidt iniciou esta caminha ao vencer o Porto por 2-0, com golos de Ángel Di María e Petar Musa, em agosto no Estádio Municipal de Aveiro, com Roger Schmidt a conseguir assim o seu segundo troféu de águia ao peito, a seguir ao Campeonato Nacional.


"Antes de mais, sublinhar que é algo de inédito aquilo que aconteceu [vencer oito supertaças em 8 finais disputadas], não apenas na História do Benfica, como também no desporto Nacional. Triunfar em oito supertaças, as oito em que o Benfica participou, é algo de fabuloso e consubstancia de forma, diria, inequívoca a ideia de que, na atualidade, o Benfica é destacadamente a maior potência desportiva em Portugal.", começou por dizer João Malheiro.

Depois de Roger Schmidt, simbolicamente, no palco da Supertaça masculina, a equipa feminina do ‘desporto rei’ venceu o Sporting nos penáltis, no seguimento de um teimoso 1-1. Fazendo quase o pleno de troféus - ficou a faltar a Taça de Portugal perdida contra o Famalicão.


"As modalidades de que resultaram as vitórias foram, desde logo, o futebol e as cinco de pavilhão, eu diria, mais populares e mais mediáticas - com a particularidade de terem sido obtidas quer por homens, quer por mulheres, o que também é significativo.", continuou o conhecido adepto do Glorioso.

Os motivos do sucesso no arranque de época

"Acontece, porque há um trabalho planificado feito pela direção do Benfica, sob o comando de Rui Costa. Não surge, por assim dizer, de forma espontânea.", afirmou João Malheiro, apontando o Presidente como o 'obreiro' deste sucesso desportivo.

"Para dar um exemplo, há dois anos, o Benfica não era campeão de futsal. Começou a investir no futsal de forma mais decidida e tudo foi e tem vindo a ser planificado. O mesmo se passa, por exemplo, com Andebol - a única modalidade que não vencemos há uns anos. Este ano é um ano de transição, com o objetivo de vencer o campeonato na próxima temporada, o que não significa naturalmente que se venha a descurar que isso aconteça já este ano, mesmo sabendo que há dois rivais de grande qualidade - o Sporting (na minha opinião, a melhor equipa) e o Porto.", explicou.

João Malheiro fez uma ressalva e aconselha, de certo modo, cautela às possíveis expectativas da Nação Benfiquista: "O presidente Rui Costa não prometeu triunfos em todas as competições, prometeu ser candidato os triunfos."

Superioridade do Clube da Luz

Rui Costa já disse publicamente que quer um Benfica candidato a "tudo" e os atletas têm cumprido. Falámos com o conhecido Benfiquista, João Malheiro, de modo a perceber como é que funciona este projeto desportivo, que já dá frutos.

"Hegemonia não é sinónimo de 'triunfo em todas as todas as competições de todas as modalidades'. Repare-se, no ano passado, o Benfica ganhou mais títulos e trofeus do que os seus opositores todos juntos. Este ano eu tenho como seguro que o Benfica vai reforçar ainda mais esses números. Agora, evidentemente, que será difícil ganhar tudo.", explicou o comentador desportivo afeto ao Benfica.

"O Benfica preparou-se para ser candidato a todas competições de todas as modalidades. Quando digo todas as modalidades, falo naturalmente do futebol e destas cinco principais modalidades de pavilhão", acrescentou, mostrando-se estar de acordo com o Presidente do emblema da Catedral.

"Já agora, porque é de elementar justeza, não posso deixar de sublinhar algo que também concorre para essa ideia segundo a qual o Benfica é a maior potência desportiva nacional: o projeto olímpico. Sobretudo com resultados de ponta da canoagem, com o melhor canoísta português [Fernando Pimenta], mas temos também um jovem absolutamente fenomenal na natação [Diogo Ribeiro], que será seguramente um atleta de eleição no panorama internacional. Isto dá a capacidade ao Benfica de ter grandes resultados não só a nível nacional, como também a nível Europeu ou Mundial.", rematou João Malheiro.

Assim sendo, depois dos mais recentes sucessos, o Museu Cosme Damião está mais do que nunca recheado e perspetiva-se que continue a 'encher' de forma exponencial, de acordo com os objetivos estabelecidos pelas equipas das várias modalidades para a presente época.


Modalidades

Inglório! Benfica foi a vencer para intervalo, mas falha 'bronze' pela margem mínima

Terceiro lugar estava perto das águias, porém o Clube da Luz acabou por 'vacilar' nos instantes finais da partida disputada este domingo, 8 de setembro

Andebol feminino do Benfica perdeu este domingo, não alcançado o terceiro lugar do pódio
Andebol feminino do Benfica perdeu este domingo, não alcançado o terceiro lugar do pódio

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol feminino do Benfica entrou na quadra este domingo, 8 de setembro, para defrontar o Madeira SAD. As encarnadas acabaram por perder com a turma insular, por 31-30, em jogo para decidir o 3.º/4.º lugar da Supertaça Ibérica Feminina 2024.  


Depois de ter sido afastado, no passado sábado, da final, tendo perdido com o Elche, o técnico do Glorioso Luís Monteiro apostou em Matilde Rosa, Mariana Costa, Maria Unjanque, Nádia Rodrigues, Mihaela Minciuna, Ana Silva e Alexandra Shunu na formação inicial. 


As águias acabaram por entrar no Pavilhão Municipal da Maia com o pé direito, indo mesmo a vencer para o intervalo, por 14-11. Todavia, a segunda metade do duelo acabou por não sorrir ao Benfica, que viu o Madeira SAD crescer no jogo, diminuindo a desvantagem. 


A partida, que foi realmente imprópria para cardíacos, acabaria por não ficar resolvida no período regulamentar, uma vez que o marcador apontava a igualdade a 27 bolas. A decisão final foi feita através da marca dos sete metros, vendo as encarnadas caírem nas 'grandes penalidades' do andebol. As turma insular acabou por ser mais forte, tendo falhado, apenas, um livre. Por sua, vez, as craques de Luís Monteiro falharam dois. 

Agora, depois desta partida inglória, o Benfica volta à quadra no próximo sábado, dia 14 de setembro, para medir forças com o Alavarium. O duelo relativo à jornada 3 da I Divisão Feminina Andebol I Fase 2024/25, está agendada para as 18h00, no Pavilhão N.º 2 da Luz. 


Confira aqui a publicação partilhada pelos encarnados nas redes sociais: 


Modalidades

Benfica fez frente ao Real Madrid, mas espanhóis acabam com o 'caneco'

Sábado, dia 7 de setembro, os encarnados atravessaram a fronteira para disputar o final da competição

O Benfica defrontou este sábado o Real Madrid e não conseguiu vencer os espanhóis
O Benfica defrontou este sábado o Real Madrid e não conseguiu vencer os espanhóis

  |

Icon Comentário0

Este sábado, dia 7 de setembro, a equipa masculina de basquetebol do Benfica viajou até para Badajoz e enfrentou o Real Madrid. A Supertaça ibérica acabou nas mãos dos espanhóis, que venceram por 83-67.


Apesar de as águias terem aumentado o rendimento ofensivo no 2º quarto da partida, a formação do Real Madrid fez logo valer os primeiros momentos, subindo logo a diferença para 8-0. O Benfica reagiu, mas acabou em desvantagem (23-15). A partida ainda ia a meio quando os vice-campeões da Euroliga acentuaram as diferenças no jogo exterior. Para um em nove lançamentos das águias, com 11% de acerto, os espanhóis responderam com cinco em 12, com 41,7% de eficácia.


Vencedores de 11 ocasiões da principal competição de clubes a nível europeu, o Real Madrid acabou o 3º quarto com 73-50 no marcador. Já o Benfica, apesar de ter conseguido reduzir ligeiramente a desvantagem, não o fez suficientemente e os merengues acabaram por triunfar por 83-67. Para o cinco inicial do Benfica, Ahmaad Rorie, Trey Drechsel, Eduardo Francisco, Tyler Stone e Nico Carvacho foram chamados à quadra.


Em reações face à partida, Norberto Alves, treinador do Benfica, admitiu que este não foi um bom dia para a turma de basquetebol. “Hoje não estivemos tão bem como frente ao Unicaja, em que competimos e vencemos. O Real Madrid colocou-nos outros problemas. Para competir com eles teríamos de estar muito acertados no tiro exterior, onde estivemos francamente mal. E ligar defensivamente melhor com algumas questões que nos colocaram”, começou por dizer.

“Tivemos dificuldades e dúvidas com os bloqueios diretos e na rotação das ajudas. Isso permitiu que tivessem alguns lançamentos fáceis. Contra estas equipas não se pode alternar bons momentos com maus momentos. Temos de ser consistentes. Foi um teste importante, porque estamos a preparar a qualificação para a BCL [Liga dos Campeões]. Para perceber o que estamos a fazer bem e o que temos de melhorar”, rematou o treinador.



Extra Benfica

Visita guiada pelas principais capitais espanholas para fãs de futebol

Neste artigo, apresentamos um roteiro detalhado para fãs de futebol que desejam explorar as principais cidades da Espanha, desde estádios lendários até bairros vibrantes e museus fascinantes

Se procura comprar os bilhetes para a La Liga, confie na HelloTickets
Se procura comprar os bilhetes para a La Liga, confie na HelloTickets

  |

Icon Comentário0

Espanha é um dos destinos mais vibrantes para os fãs de futebol. O país é famoso pela sua paixão pelo desporto e, também, por abrigar alguns dos clubes mais icónicos e populares de todo o mundo. Visitar as principais capitais espanholas oferece não apenas uma imersão no futebol de alto nível, mas também uma rica experiência cultural, gastronómica e histórica. Neste artigo, apresentamos um roteiro detalhado para fãs de futebol que desejam explorar as principais cidades da Espanha, desde estádios lendários até bairros vibrantes e museus fascinantes.

Madrid: a casa dos Gigantes

Madrid, a capital da Espanha, é o ponto de partida perfeito para qualquer fã de futebol. A cidade é lar de dois dos clubes mais prestigiados do mundo: o Real Madrid e o Atlético de Madrid. Se procura comprar os bilhetes para a La Liga, confie na HelloTickets.

Estádio Santiago Bernabéu

Primeiro ponto de paragem obrigatória é o Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid. Este estádio, com capacidade para mais de 80 mil espectadores, é um dos mais famosos do mundo. O tour guiado pelo Bernabéu oferece uma oportunidade imperdível de explorar os bastidores do clube, incluindo o túnel dos jogadores, os balneários, a sala de imprensa e, claro, o museu do Real Madrid, onde se pode admirar uma vasta coleção de troféus, incluindo as taças da Liga dos Campeões.

Wanda Metropolitano

Outro estádio que merece uma visita é o Wanda Metropolitano, casa do Atlético de Madrid. Inaugurado em 2017, este estádio moderno destaca-se pelo seu design inovador e pela atmosfera vibrante que proporciona durante os jogos. O tour pelo Wanda Metropolitano inclui visitas ao campo, aos balneários e ao museu do clube, onde se pode aprender sobre a rica história do Atlético e ver de perto os seus troféus.

Ainda no roteiro: explorar Madrid

 Além do futebol, Madrid oferece uma série de atrações culturais que não pode mesmo passar ao lado. O Museu do Prado, com obras de mestres como Velázquez e Goya, e o Parque del Retiro são apenas algumas das muitas atrações que tornam Madrid uma cidade imperdível. Para os fãs de futebol que desejam mergulhar na cultura local, uma visita aos bares e tabernas tradicionais, onde os madrilenos se reúnem para ver os jogos, é uma experiência autêntica.

Barcelona: a catedral do futebol

Barcelona é outra cidade icónica para os amantes do futebol. A capital da Catalunha é lar do FC Barcelona, um dos clubes mais vitoriosos e populares do mundo.

Camp Nou

O Camp Nou, casa do Barcelona, é o maior estádio da Europa, com capacidade para quase 100 mil espectadores. O tour pelo Camp Nou é uma experiência que qualquer fã de futebol (ou até qualquer turista) deve viver. Durante a visita, é possível explorar o campo, o túnel dos jogadores, os balneários, a sala de imprensa e o Museu do FC Barcelona, que exibe uma impressionante coleção de troféus, camisolas históricas e outros objetos memoráveis.

La Masia

Para aqueles interessados em conhecer as raízes do futebol de elite, uma visita a La Masia, a academia de formação do Barcelona, é essencial. La Masia é famosa por ter produzido alguns dos maiores talentos do futebol mundial, como Lionel Messi, Xavi e Andrés Iniesta.

Explorar Barcelona

Barcelona é uma cidade vibrante e cheia de vida, oferecendo muito mais do que apenas futebol. A arquitetura vanguardista de Antoni Gaudí, incluindo a Sagrada Família e o Parque Güell, são atrações imperdíveis. Além disso, passear pelas Ramblas, explorar o Bairro Gótico e saborear as tapas locais são experiências que complementam perfeitamente uma visita futebolística à cidade.

Sevilha: paixão e tradição

Sevilha, a capital da Andaluzia, é uma cidade onde o futebol é vivido com uma intensidade única. Os dois principais clubes da cidade, o Sevilla FC e o Real Betis, têm uma rivalidade histórica que divide a cidade em duas.

Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán

O Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, casa do Sevilla FC, é conhecido pela sua atmosfera, especialmente durante os jogos da Liga Europa, competição que o clube já venceu várias vezes. O tour pelo estádio inclui visitas ao campo, aos balneários e ao museu do clube, onde se pode aprender sobre a rica história do Sevilla e ver de perto os seus troféus.

Estádio Benito Villamarín

Outro estádio que merece uma visita é o Benito Villamarín, casa do Real Betis. Com capacidade para mais de 60 mil espectadores, este estádio é famoso pela paixão dos seus adeptos. O tour pelo estádio inclui visitas ao campo, aos balneários e ao museu do clube, onde se pode aprender sobre a história do Betis e ver os seus troféus.

Explorar Sevilha

Para além do futebol, Sevilha oferece uma série de atrações culturais. A Catedral de Sevilha, a maior catedral gótica do mundo, e o Alcázar, um palácio real magnífico, são apenas algumas das muitas atrações que tornam Sevilha uma cidade imperdível. Para os fãs de futebol que desejam mergulhar na cultura local, uma visita a um dos muitos bares de tapas da cidade é essencial.

Valência: o berço dos talentos

 Valência, a terceira maior cidade da Espanha, é outra paragem obrigatória para os fãs de futebol. A cidade é lar do Valencia CF, um dos clubes mais bem-sucedidos do país.

Estádio Mestalla

O Estádio Mestalla, casa do Valencia CF, é um dos mais antigos e icónicos estádios da Espanha. O tour pelo estádio oferece uma visão única dos bastidores do clube, incluindo visitas ao campo, aos balneários e ao museu do clube. Além disso, o Mestalla é conhecido pela sua vivência única, especialmente durante os jogos noturnos.

Explorar Valência

Além do futebol, Valência oferece uma série de atrações culturais. Conhecida como a cidade das artes e das ciências, um complexo arquitetónico futurista, é uma das principais atrações da cidade. Além disso, a Catedral de Valência e o Mercado Central são paragens obrigatórias para quem visita a cidade. Para os fãs de futebol que desejam mergulhar na cultura local, uma visita a um dos muitos bares de tapas da cidade é essencial.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Glorioso 1904 - Craque que ameaçou bater com a porta no Benfica volta atrás na decisão
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 - Craque que ameaçou bater com a porta no Benfica volta atrás na decisão

 

Icon Comentário0
Impróprio para cardíacos! Com exclusões pelo meio, Benfica perde com o Porto na Luz
Modalidades

Impróprio para cardíacos! Com exclusões pelo meio, Benfica perde com o Porto na Luz

 

Icon Comentário0
Campeonato de andebol: Benfica - Porto ao minuto
Modalidades

Campeonato de andebol: Benfica - Porto ao minuto

 

Icon Comentário0