Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - JOÃO MALHEIRO ANALISA 'FEITO INÉDITO DO BENFICA NA HISTÓRIA DO DESPORTO NACIONAL'

Conhecido adepto do Clube da Luz 'revela' quem está por detrás deste início de época avassaladora

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

O Benfica venceu todas as oito Supertaças que disputou – futebol masculino, futebol feminino, futsal masculino, futsal feminino, basquetebol masculino, andebol feminino, hóquei em patins masculino e voleibol masculino. O nosso Jornal falou com João Malheiro, que analisou este feito e abordou o sucesso desportivo no arranque da presente época.


Como tudo começou


A equipa de Roger Schmidt iniciou esta caminha ao vencer o Porto por 2-0, com golos de Ángel Di María e Petar Musa, em agosto no Estádio Municipal de Aveiro, com Roger Schmidt a conseguir assim o seu segundo troféu de águia ao peito, a seguir ao Campeonato Nacional.


"Antes de mais, sublinhar que é algo de inédito aquilo que aconteceu [vencer oito supertaças em 8 finais disputadas], não apenas na História do Benfica, como também no desporto Nacional. Triunfar em oito supertaças, as oito em que o Benfica participou, é algo de fabuloso e consubstancia de forma, diria, inequívoca a ideia de que, na atualidade, o Benfica é destacadamente a maior potência desportiva em Portugal.", começou por dizer João Malheiro.

Depois de Roger Schmidt, simbolicamente, no palco da Supertaça masculina, a equipa feminina do ‘desporto rei’ venceu o Sporting nos penáltis, no seguimento de um teimoso 1-1. Fazendo quase o pleno de troféus - ficou a faltar a Taça de Portugal perdida contra o Famalicão.


"As modalidades de que resultaram as vitórias foram, desde logo, o futebol e as cinco de pavilhão, eu diria, mais populares e mais mediáticas - com a particularidade de terem sido obtidas quer por homens, quer por mulheres, o que também é significativo.", continuou o conhecido adepto do Glorioso.

Os motivos do sucesso no arranque de época

"Acontece, porque há um trabalho planificado feito pela direção do Benfica, sob o comando de Rui Costa. Não surge, por assim dizer, de forma espontânea.", afirmou João Malheiro, apontando o Presidente como o 'obreiro' deste sucesso desportivo.

"Para dar um exemplo, há dois anos, o Benfica não era campeão de futsal. Começou a investir no futsal de forma mais decidida e tudo foi e tem vindo a ser planificado. O mesmo se passa, por exemplo, com Andebol - a única modalidade que não vencemos há uns anos. Este ano é um ano de transição, com o objetivo de vencer o campeonato na próxima temporada, o que não significa naturalmente que se venha a descurar que isso aconteça já este ano, mesmo sabendo que há dois rivais de grande qualidade - o Sporting (na minha opinião, a melhor equipa) e o Porto.", explicou.

João Malheiro fez uma ressalva e aconselha, de certo modo, cautela às possíveis expectativas da Nação Benfiquista: "O presidente Rui Costa não prometeu triunfos em todas as competições, prometeu ser candidato os triunfos."

Superioridade do Clube da Luz

Rui Costa já disse publicamente que quer um Benfica candidato a "tudo" e os atletas têm cumprido. Falámos com o conhecido Benfiquista, João Malheiro, de modo a perceber como é que funciona este projeto desportivo, que já dá frutos.

"Hegemonia não é sinónimo de 'triunfo em todas as todas as competições de todas as modalidades'. Repare-se, no ano passado, o Benfica ganhou mais títulos e trofeus do que os seus opositores todos juntos. Este ano eu tenho como seguro que o Benfica vai reforçar ainda mais esses números. Agora, evidentemente, que será difícil ganhar tudo.", explicou o comentador desportivo afeto ao Benfica.

"O Benfica preparou-se para ser candidato a todas competições de todas as modalidades. Quando digo todas as modalidades, falo naturalmente do futebol e destas cinco principais modalidades de pavilhão", acrescentou, mostrando-se estar de acordo com o Presidente do emblema da Catedral.

"Já agora, porque é de elementar justeza, não posso deixar de sublinhar algo que também concorre para essa ideia segundo a qual o Benfica é a maior potência desportiva nacional: o projeto olímpico. Sobretudo com resultados de ponta da canoagem, com o melhor canoísta português [Fernando Pimenta], mas temos também um jovem absolutamente fenomenal na natação [Diogo Ribeiro], que será seguramente um atleta de eleição no panorama internacional. Isto dá a capacidade ao Benfica de ter grandes resultados não só a nível nacional, como também a nível Europeu ou Mundial.", rematou João Malheiro.

Assim sendo, depois dos mais recentes sucessos, o Museu Cosme Damião está mais do que nunca recheado e perspetiva-se que continue a 'encher' de forma exponencial, de acordo com os objetivos estabelecidos pelas equipas das várias modalidades para a presente época.


Modalidades

Longe do Benfica Fernando Pimenta volta a ser motivo de orgulho Nacional

Atleta encarnado está na República Checa, a participar nos Europeus de velocidade, onde se mostrou em grande forma, mas não foi o único a ter destaque

A representar Portugal no Campeonato da Europa, Fernando pimenta voltou a ser imparável, dando mais alegrias ao Benfica
A representar Portugal no Campeonato da Europa, Fernando pimenta voltou a ser imparável, dando mais alegrias ao Benfica

  |

Icon Comentário0

Na República Checa, a participar nos Europeus de Velocidade, Fernando Pimenta, canoísta do Benfica e que, recentemente renovou o seu contrato com as águias, voltou a fazer história para a modalidade nacional. Na manhã deste sábado, o atleta olímpico conquistou mais uma medalha de ouro.


Em Racice, localidade checa, o Benfiquista foi o mais rápido na final de K1 1000 metros, onde bateu a concorrência de alguns rivais de peso. Na regata decisiva, Pimenta cumpriu a distância no tempo de 3:29.917 minutos, ficando à frente do sueco Martin Nathell (3:31.057 minutos). O pódio ficou fechado com a presença do húngaro Bálint Kopasz (3:31.647 minutos).


Com a conquista deste sábado, 21 de junho, Fernando Pimenta conquistou a sua quarta medalha de ouro na categoria de K1 1000 metros nos Europeus de velocidade, juntando às vitórias de 2016, 2017 e 2018. Além disso, o Benfiquista também conquistou duas medalhas de prata e três de bronze nesta competição.


Todavia, não foi só Fernando Pimenta que deu alegrias aos Benfiquistas durante o dia de hoje. Uma hora depois da conquista do K1 1000 metros, os encarnados viram os atletas João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha, juntamente com outro altela português, asseguraram a medalha de ouro na corrida de K4 500 metros.

A competir nos Europeus de velocidade, a embarcação lusa, que conta com a presença dos três Benfiquistas, venceu a corrida A, perfazendo um tempo total de 1:19.319 minutos. Com este tempo, a armada lusitana superou a concorrência das embarcações checa, que ficou na 2.ª posição, e polaca, que fechou o pódio.



Modalidades

Cassiano Klein deixa mote para o Sporting - Benfica: "Vamos lutar para..."

Timoneiro da equipa de futsal dos vermelhos e brancos fez a antevisão ao duelo com os leões que está agendado para o próximo domingo

A equipa de futsal do Benfica vai medir forças com o Sporting no próximo domingo, às 19h00, e Cassiano Klein fez a antevisão ao duelo
A equipa de futsal do Benfica vai medir forças com o Sporting no próximo domingo, às 19h00, e Cassiano Klein fez a antevisão ao duelo

  |

Icon Comentário0

Depois de ter perdido frente ao Sporting no último encontro, a equipa de futsal do Benfica prepara-se para voltar a entrar em ação, já no próximo domingo. Dessa forma, Cassiano Klein realizou a antevisão ao duelo, acabando por deixar o mote para o encontro, revelando que os encarnados estão preparados para realizar uma boa exibição.


Cassiano Klein: "Vamos lutar para escrever uma história diferente"


"Domingo é o jogo para o qual nós nos preparámos. Eu tenho certeza de que vamos ter uma entrega sensacional e vamos lutar para escrever uma história diferente. Estamos mais vivos do que nunca e, com todo respeito pelo nosso adversário, temos todas as condições de buscar o que nós esperamos", começou por antever o timoneiro do Benfica.


"Nós, como staff, procuramos reunir o grupo e deixar muito claro o que eles fizeram de bom. Porque, às vezes, no desporto, quando você perde, erramos e temos de ajustar. A nossa equipa, mentalmente, é uma equipa muito forte. Individualmente, é uma equipa muito forte. Coletivamente, estamos a evoluir. É uma equipa que eu vejo que tem momentos bons", prosseguiu Cassiano Klein à BTV.

"Nas últimas cinco partidas, fizemos quatro partidas incríveis, mas na última não estivemos bem, coletivamente. Ainda assim, tivemos muita entrega, muito brio. O que queremos é que eles continuem com esse brio, com essa entrega, mas que consigamos ajustar algumas coisas para conseguirmos competir no domingo", revelou ainda o treinador do Benfica.


Recorde-se que depois da derrota na Luz, o Benfica de Cassiano Klein volta à quadra já no próximo domingo, 22 de junho. Os encarnados encontram novamente o Sporting no jogo 3 da final da Liga Placard, com o Dérbi a estar agendado para as 19h00, no Pavilhão João Rocha, reduto dos verdes e brancos.


Modalidades

Peça-chave do Benfica faz revelação surpreendente: "Época mais difícil"

Encarnados tiveram de suar na temporada 2024/25, que chegou agora ao fim. Campeão pelas águias concedeu uma entrevista, onde fez o balanço da jornada

Norberto Alves, peça-chave do basquetebol do Benfica, fez um balanço da época, garantindo que foi a temporada mais dura da carreira
Norberto Alves, peça-chave do basquetebol do Benfica, fez um balanço da época, garantindo que foi a temporada mais dura da carreira

  |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica sagrou-se tetracampeã, depois de ter batido o Porto no jogo 4 da final. Em entrevista à Agência Lusa, Norberto Alves - que viu Betinho fazer um balanço garantiu que esta foi a " época mais difícil" da sua carreira, considerando que a Liga esteve mais forte nesta temporada. 



Norberto Alves: "Foi a época mais difícil da minha carreira"


"Esta temporada foi, sem dúvida, a mais difícil, quer no Benfica, quer na minha carreira já longa. Caracterizou-se logo a seguir à pré-temporada por uma quantidade completamente anormal de lesões sucessivas que nos comprometeram a qualidade do trabalho diário, houve um momento que foi preciso ser muito resiliente e resistente em termos mentais, porque de um plantel de 12 jogadores tínhamos apenas seis a treinar", começou por referir. 


O treinador do Benfica acabou por evidenciar o "salto" dado pela equipa: "Este ano a Liga foi mais forte, o Porto estava muito forte, sem dúvida nenhuma, o Sporting num processo de alguma renovação mas também se encontrou mais para o fim, a Oliveirense esteve forte, a Ovarense muito bem também e, depois, equipas que causam sempre dificuldades para ganhar como o Vitória de Guimarães ou o Galitos do Barreiro, que fez uma parte final da época muito boa. Mas, realmente, o nosso grande adversário foram as circunstâncias que encontrámos no dia-a-dia". 

Norberto Alves: "Este ano vamos diretamente à Champions que é uma competição que nos exige estar sempre no limite, não pode haver maus momentos para se poder vencer"

Norberto Alves falou ainda da qualificação para a Liga dos Campeões. "Este ano acontece algo pela primeira vez que é apurarmo-nos diretamente, ou seja, não vamos ter de disputar os 'qualifiers' para conseguir entrar na Champions League, e isso também se deve ao facto de, também pela primeira vez, nas últimas três épocas uma equipa portuguesa ter lá estado sempre. Fomos sempre com o grande mérito de ir aos 'qualifiers' e ali, em 10 dias, fazer vários jogos contra campeões de outros países e ganhá-los para ir à Champions", disse. 

Por fim, o técnico destacou a grandeza da Champions: "Este ano vamos diretamente à Champions que é uma competição que nos exige estar sempre no limite, não pode haver maus momentos para se poder vencer. É um grande prémio para a equipa, para o clube e para os rapazes, vamos preparar essa competição, sabendo que, sem dúvida nenhuma, temos de estar sempre nos limites". 

"É outro mundo e para nós é muito difícil competir a esse nível, não temos dúvidas sobre isso, mas não nos impede de ir com a ambição de ganhar cada vez mais jogos porque este ano foi o mais difícil para nós, por causa das lesões, jogámos muitos jogos sem os melhores jogadores, mas provámos que podemos competir a esse nível e ganhar jogos. Vamos querer fazê-lo outra vez, sem dúvida", concluiu. 

Com a vitória no Clássico frente ao Porto – a 37.ª em 47 encontros na presente temporada –, o basquetebol do Benfica conseguiu conquistar o tão desejado tetracampeonato, fazendo a festa no Dragão Arena. O Glorioso arrecadou o 31.º Campeonato Nacional, juntando-o às 23 Taças de Portugal, 4 Troféus António Pratas LBP, 13 Taças da Liga e 15 Supertaças.

Recorde a conquista do Tetracampeonato do Benfica:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


E esta? Atleta com 249 jogos pelo Benfica de malas aviadas: “Fim…”
Modalidades

E esta? Atleta com 249 jogos pelo Benfica de malas aviadas: “Fim…”

 

Icon Comentário0
Oficial! Rui Costa garante central no Benfica: "Queria muito vir para a Europa"
Modalidades

Oficial! Rui Costa garante central no Benfica: "Queria muito vir para a Europa"

 

Icon Comentário0
Com golo anulado polémico, futsal do Benfica desliza frente ao Sporting na Luz
Modalidades

Com golo anulado polémico, futsal do Benfica desliza frente ao Sporting na Luz

 

Icon Comentário0