
Modalidades
Queta foi 'expulso', mas Portugal fez história no EuroBasquet em jogo de loucos (Vídeo)
03 Set 2025 | 15:18
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
08 Out 2023 | 06:20 |
O Benfica venceu todas as oito Supertaças que disputou – futebol masculino, futebol feminino, futsal masculino, futsal feminino, basquetebol masculino, andebol feminino, hóquei em patins masculino e voleibol masculino. O nosso Jornal falou com João Malheiro, que analisou este feito e abordou o sucesso desportivo no arranque da presente época.
Como tudo começou
A equipa de Roger Schmidt iniciou esta caminha ao vencer o Porto por 2-0, com golos de Ángel Di María e Petar Musa, em agosto no Estádio Municipal de Aveiro, com Roger Schmidt a conseguir assim o seu segundo troféu de águia ao peito, a seguir ao Campeonato Nacional.
"Antes de mais, sublinhar que é algo de inédito aquilo que aconteceu [vencer oito supertaças em 8 finais disputadas], não apenas na História do Benfica, como também no desporto Nacional. Triunfar em oito supertaças, as oito em que o Benfica participou, é algo de fabuloso e consubstancia de forma, diria, inequívoca a ideia de que, na atualidade, o Benfica é destacadamente a maior potência desportiva em Portugal.", começou por dizer João Malheiro.
Depois de Roger Schmidt, simbolicamente, no palco da Supertaça masculina, a equipa feminina do ‘desporto rei’ venceu o Sporting nos penáltis, no seguimento de um teimoso 1-1. Fazendo quase o pleno de troféus - ficou a faltar a Taça de Portugal perdida contra o Famalicão.
"As modalidades de que resultaram as vitórias foram, desde logo, o futebol e as cinco de pavilhão, eu diria, mais populares e mais mediáticas - com a particularidade de terem sido obtidas quer por homens, quer por mulheres, o que também é significativo.", continuou o conhecido adepto do Glorioso.
Os motivos do sucesso no arranque de época
"Acontece, porque há um trabalho planificado feito pela direção do Benfica, sob o comando de Rui Costa. Não surge, por assim dizer, de forma espontânea.", afirmou João Malheiro, apontando o Presidente como o 'obreiro' deste sucesso desportivo.
"Para dar um exemplo, há dois anos, o Benfica não era campeão de futsal. Começou a investir no futsal de forma mais decidida e tudo foi e tem vindo a ser planificado. O mesmo se passa, por exemplo, com Andebol - a única modalidade que não vencemos há uns anos. Este ano é um ano de transição, com o objetivo de vencer o campeonato na próxima temporada, o que não significa naturalmente que se venha a descurar que isso aconteça já este ano, mesmo sabendo que há dois rivais de grande qualidade - o Sporting (na minha opinião, a melhor equipa) e o Porto.", explicou.
João Malheiro fez uma ressalva e aconselha, de certo modo, cautela às possíveis expectativas da Nação Benfiquista: "O presidente Rui Costa não prometeu triunfos em todas as competições, prometeu ser candidato os triunfos."
Superioridade do Clube da Luz
Rui Costa já disse publicamente que quer um Benfica candidato a "tudo" e os atletas têm cumprido. Falámos com o conhecido Benfiquista, João Malheiro, de modo a perceber como é que funciona este projeto desportivo, que já dá frutos.
"Hegemonia não é sinónimo de 'triunfo em todas as todas as competições de todas as modalidades'. Repare-se, no ano passado, o Benfica ganhou mais títulos e trofeus do que os seus opositores todos juntos. Este ano eu tenho como seguro que o Benfica vai reforçar ainda mais esses números. Agora, evidentemente, que será difícil ganhar tudo.", explicou o comentador desportivo afeto ao Benfica.
"O Benfica preparou-se para ser candidato a todas competições de todas as modalidades. Quando digo todas as modalidades, falo naturalmente do futebol e destas cinco principais modalidades de pavilhão", acrescentou, mostrando-se estar de acordo com o Presidente do emblema da Catedral.
"Já agora, porque é de elementar justeza, não posso deixar de sublinhar algo que também concorre para essa ideia segundo a qual o Benfica é a maior potência desportiva nacional: o projeto olímpico. Sobretudo com resultados de ponta da canoagem, com o melhor canoísta português [Fernando Pimenta], mas temos também um jovem absolutamente fenomenal na natação [Diogo Ribeiro], que será seguramente um atleta de eleição no panorama internacional. Isto dá a capacidade ao Benfica de ter grandes resultados não só a nível nacional, como também a nível Europeu ou Mundial.", rematou João Malheiro.
Assim sendo, depois dos mais recentes sucessos, o Museu Cosme Damião está mais do que nunca recheado e perspetiva-se que continue a 'encher' de forma exponencial, de acordo com os objetivos estabelecidos pelas equipas das várias modalidades para a presente época.
Encarnados orientados por Cassiano Klein saíram derrotados do dérbi eterno, por 6-1, numa noite verdadeiramente para esquecer em Gondomar
03 Set 2025 | 23:03 |
O futsal do Benfica foi, esta quarta-feira, derrotado pelo Sporting na Supertaça de futsal, por 6-1. Num encontro em que as águias nunca se conseguiram encontrar, Arthur (39') fez o único golo do Clube da Luz. Os tentos dos leões foram apontados por Alex Merlim (9'), Diogo Santos (14'), Tomás Paçó (15' e 20'), Taynan (28') e Tomás Paçó (40'). Confira todas as incidências da partida.
O primeiro golo do encontro foi apontado por Alex Merlim, aos 9 minutos, na cobrança de um livre direto. Pouco depois, aos 13, Diego Nunes foi expulso por acumulação de amarelos e consequente vermelho. Em superioridade numérica, Diogo Santos ampliou a vantagem dos verdes e brancos (2-0).
Ainda no primeiro tempo, aos 15 e 20 minutos, Tomás Paçó, na cobrança de dois livre diretos fruto da sétima e oitava falta coletiva do Benfica, colocou o resultado em 4-0 ao intervalo. Na segunda parte, aos 28 minutos, Taynan fez o 5-0, e Arthur, aos 39', na cobrança de um livre-direto, apontou o tento de honra. Para fechar as contas, Bernardo Paçó, com a baliza deserta, apontou o 6-1.
Destaque negativo para a equipa de arbitragem, que, num jogo sem grandes picardias entre os jogadores, conseguiu a proeza de mostrar seis cartões amarelos e um vermelho ao Benfica. Na primeira parte, o Clube da Luz teve um total de 8 faltas assinaladas, algo bastante incomum até para um dérbi eterno.
Com esta derrota, a primeira da temporada, o Benfica falha a conquista da Supertaça de futsal, competição que havia vencido no ano de 2023 curiosamente diante do Sporting, por 5-4, no prolongamento. Os encarnados tiveram uma noite para esquecer em Gondomar. Na vertente feminina, o desfecho também não foi positivo.
O próximo jogo do futsal do Benfica, orientado por Cassiano Klein, está agendado para dia 9 de setembro, às 20h15, na deslocação ao reduto do Braga. A estreia na Liga Placard será, desta forma, perante um adversário de alto grau de dificuldade. O encontro terá transmissão no Canal 11.
Clube da Luz disputou esta quarta-feira, dia 3 de setembro, o encontro que marcou o arranque oficial da temporada 2025/26
03 Set 2025 | 20:17 |
O Benfica perdeu a Supertaça de futsal feminino, após derrota por 3-2 contra a formação do Nun'Álvares, campeã na última edição da Liga Portuguesa. O encontro começou de forma negativa para as águias, e o Clube da Luz não conseguiu dar a volta por cima e garantir o primeiro troféu da temporada.
O primeiro tempo arrancou muito mal para o Benfica. Logo aos três minutos de encontro, Ana Catarina, guarda-redes encarnada, viu cartão vermelho direto, e ficou impedida de dar o seu contributo à equipa. No livre direto que resultou dessa falta, o Nun'Álvares adiantou-se no marcador. A resposta não se fez esperar: as águias conseguiram operar a reviravolta no marcador ainda na primeira parte, depois de golos de Janice Silva (14') e Maria Pereira (17').
A etapa complementar viu um jogo que se manteve igualmente intenso. Apesar das boas oportunidades do Benfica para se adiantar no marcador, foi o Nun'Álvares a fazer o golo, por Lídia Moreira, aos 24 minutos do encontro. A formação rival chegou ao empate e o resultado seguiu incerto até ao final. O término do encontro chegou com empate a duas bolas, e as equipas foram para o prolongamento, onde a equipa rival teve a sorte do jogo: uma jogada coletiva já dentro do último minuto de encontro viu Ana Azevedo fazer o 3-2, que confirmou a derrota encarnada nesta final.
Com esta derrota, o Benfica não consegue garantir a conquista do primeiro troféu da temporada. A equipa feminina de futsal do Clube da Luz não revalida, assim, a Supertaça, que tinha vencido no último ano, e arranca de forma negativa a temporada 2025/26, onde quer voltar a ganhar o campeonato nacional.
Depois deste encontro a contar para a Supertaça Portuguesa 2025, a equipa de futsal feminino do Benfica vai arrancar a sua campanha no campeonato nacional. As águias vão disputar a primeira jornada da Liga Portuguesa com o Atlético CP, em casa, num jogo marcado para o próximo sábado, dia 6 de setembro, pelas 21h00.
Acompanhe todas as emoções do dérbi entre águias e leões, que discutem o primeiro troféu oficial da nova temporada em Gondomar
03 Set 2025 | 19:30 |
TERMINA O ENCONTRO. As águias falham a conquista da Supertaça.
40' - Golo do Sporting.
39' - GOLO DO BENFICA! As águias reduzem a desvantagem.
39' - Sexta falta para o Sporting. O Benfica tem livre direto a favor.
37' - Novo time-out na partida.
35 - Time-out no encontro.
34' - O Sporting comete a quinta falta no segundo tempo.
33' - O Benfica começa a jogar com guarda-redes avançado.
31' - Entramos nos últimos 10 minutos da partida.
28' - Golo do Sporting, por Taynan.
25' - Cartão amarelo para Bruno Maior.
24' - Cartão amarelo para Taynan.
23'- Cartão amarelo para Carlos Monteiro.
ARRANCA A SEGUNDA PARTE! VAMOS BENFICA!!!
INTERVALO NA PARTIDA. BENFICA 0 - 4 SPORTING.
20' - Golo de Tomás Paçó, do Sporting.
20' - Cartão amarelo para Afonso.
18' - André Correia acerta no poste e deixa o Benfica perto do primeiro golo.
15' - Novo golo do Sporting, após livre direto de Tomás Paçó.
14' - Cartão amarelo para Diogo Santos.
14' - Golo do Sporting, apontado por Diogo Santos.
14' - Novo time-out no encontro.
13' - Merlim não converte o livre direto mas o Benfica fica com menos um jogador nos próximos dois minutos.
13' - O árbitro da partida mostra o cartão vermelho a Diego Nunes.
11' - Time-out na partida. Benfica 0 - 1 Sporting.
11' - Cartão amarelo para André Correia.
11' - Os encarnados fazem a quinta falta, e o árbitro mostra amarelo a Diego Nunes.
10' - Cartão amarelo para Rocha, do Sporting.
9' - Golo do Sporting, por Merlim.
9' - O árbitro mostra cartão amarelo a André Coelho por lance com Taynan.
7' - Primeiros minutos de muita intensidade, com algumas boas oportunidades para o Benfica.
6' - Cartão amarelo para Bernardo Paçó, do Sporting.
4' - Cartão amarelo para Pauleta, do Sporting.
ARRANCA A PARTIDA EM MATOSINHOS! VAMOS BENFICA!!!
0’ – Na última ocasião em que mediram forças, o Benfica triunfou no reduto do Sporting, por 4-3, e conquistou o Campeonato Nacional.
0’ – Este será o jogo 150 entre Benfica e Sporting. As águias venceram 47, empataram 33 e perderam 69.
0’ – O Benfica conquistou a Supertaça por nove ocasiões, sendo que a última delas data de 2023, com um triunfo diante dos leões, por 5-4, no prolongamento.
0’ – Também Cassiano Klein perspetivou o dérbi entre Benfica e Sporting: "É um jogo de 50/50. Será muito equilibrado e quem tiver a capacidade de aproveitar um pequeno lapso vai machucar muito a outra equipa”
0’ – Na antevisão do encontro, Afonso Jesus mostrou-se confiante: “Um dérbi representa muito para jovens que ambicionam estar no nosso lugar”
0’ – O jogo diz respeito à Supertaça, primeiro troféu oficial da nova temporada.
0’ – O futsal do Benfica defronta, esta quarta-feira, às 21h00, o Sporting.
Queta foi 'expulso', mas Portugal fez história no EuroBasquet em jogo de loucos (Vídeo)
03 Set 2025 | 15:18
Benfica recebe novidade sobre a Liga dos Campeões e vai defrontar o Sporting
03 Set 2025 | 10:53
Líder do Benfica deixa recado ao Sporting: "Duas equipas que se matam"
03 Set 2025 | 09:15