Clube
Luís Mendes deixa exigência a Rui Costa sobre futuro do Benfica: "Mão estendida"
16 Jan 2026 | 06:48
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
04 Abr 2025 | 12:00 |
Mauro Xavier é um dos nomes mais conhecidos do universo do Benfica e, com as eleições à Presidência em vista, em entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, o Sócio das águias abordou a possibilidade de se juntar à corrida pela liderança do Clube. O gestor não fecha portas a essa hipótese, mas, também, não equaciona esse cenário, neste momento.
Glorioso 1904 (G). Já disse que, em condições normais, não será candidato nas próximas eleições. Um desastre desportivo no final da presente época faria avançar com a candidatura à Presidência?
Mauro Xavier (MX). Sou candidato a ir ao Marquês, que é uma coisa que gosto muito e enquanto for matematicamente possível não penso em sequer outro cenário. Deixo sempre estas duas mensagens, qualquer Benfiquista quer são vitórias e vitórias significa que ninguém se preocupa, com rigorosamente mais nada. Estamos em um momento de apoio inequívoco, faltam três provas para ganhar nesta época, o Campeonato, a Taça de Portugal e o Mundial de Clubes.
Só quero, e por isso é que o fiz propositadamente, contribuir com ideias para o Benfica que possam ser implementadas desde já por esta direção ou que possam ser usadas por qualquer outro candidato. Portanto, se equacionasse isso, não estaria a lançar um livro fora de tempo e fora de momento e sujeitar-me a fazerem-me esta pergunta todas as vezes e não ter muito mais para responder do que isto.
Mauro Xavier: Sou candidato a ir ao Marquês
A única coisa que disse no passado, e que repito, foi me perguntado se era uma porta que eu fechava. Ou seja, a pergunta começou de forma diferente. Perguntaram-me se eu me via a integrar alguma direção candidata ao Benfica. E eu disse, essa é uma porta que não fecho, que fecho totalmente. E a seguir perguntaram-me e se é candidato. E eu disse, essa porta é uma que eu não vou dizer que fecho.
Ficou esse soundbite, e esse soundbite depois transformou-se no resto, e, portanto, aproveitar para clarificar que ela vem de uma primeira pergunta, se eu me veria a integrar a alguma direção, e a resposta é não. Vejo-me a contribuir com ideias para o Benfica e a tentar defender o Benfica naquilo que acho que é o espaço mediático, que é nas redes sociais, que é nos medias, que é aí onde eu acho que posso aportar algum valor na defesa do Benfica e é isso que posso fazer.
Se algum dia sentisse que a minha experiência e o meu conhecimento pudessem aportar alguma coisa positiva ao Benfica, era uma porta que não fechava, simplesmente foi isso.
G. Se não avançar, em quem votaria, dos nomes que já vieram a público (Rui Costa, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Marco Galinha)?
MX. Costumo dizer que o voto é secreto, mas não vou fugir à pergunta. Eu gosto sempre de dizer quem apoio e quando vir os candidatos às equipas e os programas, direi quem apoio.
Também disse há pouco tempo é que me parece que há candidatos que não têm experiência profissional suficiente para gerir uma organização de 400 milhões. Portanto, isso deve ser uma avaliação. Mas, sendo o Benfica dos Sócios, somos nós livres de todos acharmos essa componente. Agora, dito isto, quando se apresentarem as suas equipas, apresentarem os seus programas, eu farei nota pública, portanto os Benfiquistas saberão quem é que eu apoiarei no próximo processo eleitoral e disso preciso primeiro, um, que estejam marcadas as eleições, dois, que haja pessoas a entregar candidaturas ratificadas pela mesa e então nesse momento será o momento de falarmos sobre isso.
G. Uma das críticas que lhe é feita foi o apoio que deu a Luís Filipe Vieira. Qual o balanço que faz da liderança do antigo Presidente do Benfica e como responde a essas críticas?
MX. Gosto mais de falar de futuro do que sobre passado, mas também já fiz questão de dizer que tenho tido o critério consciente e constante de apoiar e não apoiar presidentes e já votei mais vezes em não Luís Filipe Vieira do que em Luís Filipe Vieira, mas entendi que depois de se ganhar um tetra que nunca tínhamos ganho, e depois de uma Reconquista que tinha iniciado aquilo que eu chamo a primeira vez depois dos anos 70, ou seja, só nos anos 80 é que se ganhou mais na década de 2010, do nível local, que não vi ou que achei que seria a melhor eleição ou a melhor pessoa candidata naquela eleição. Agora, isso é passado.
Mauro Xavier: Já votei mais vezes em não Luís Filipe Vieira do que em Luís Filipe Vieira
Essa decisão foi pública. Passaram, entretanto, cinco anos. Acho que passou muita água debaixo dessa ponte. Portanto, a mim preocupa mais o futuro do Benfica do que o passado do Benfica. Acho que é isso que interessa aos Benfiquistas, simplesmente contra isso. E, portanto, não tenho mais nada a acrescentar. Lá está um caso em que os meus votos ou as minhas exposições são públicas. Felizmente ou infelizmente, não fui o único a tomar essa decisão. Houve mais Benfiquistas que entenderam que esse era o melhor projeto e foi esse que seguiu. O que se passou não é bom para o Benfica e espero que se clarifique rapidamente na Justiça o que houver para clarificar sobre esse assunto.
G. Qual o balanço que faz da Presidência de Rui Costa?
MX. Consegui escrever um livro de quase 200 páginas sem fazer uma única crítica a ninguém, nem a quem está na liderança, nem a quem está a ser candidato. E, portanto, vou manter exatamente a mesma coisa, que é, sou daqueles que gostam mais de falar do que está bem no Benfica versus do que está menos bem no Benfica. Se há coisas menos bem no Benfica ou podem ser melhores, há. Mas há uma coisa que me envaidece que é falar do que está bem no meu Clube e não de estar a fazer críticas do meu Clube. Eu gosto mais de fazer propostas pela positiva independentemente de quem as executa. Portanto, foi isso que tentei fazer.
Não quero de maneira nenhuma no momento em que estamos a lutar por 39 tecer qualquer palavra sobre o que quer que seja, que não um apoio incondicional. Como disse, haverá um momento para balanços, este não é um momento de balanços. Acho que vamos ter todos, durante a campanha eleitoral, oportunidade de fazer balanços. Mas acho que falar fora das campanhas eleitorais deve ser com propostas positivas.
Mauro Xavier: Sou daqueles que gostam mais de falar do que está bem no Benfica versus do que está menos bem no Benfica
Em consequência pelo que tem vindo a acontecer ao longo dos últimos dias, Clube da Luz, através de nota oficial, dá conta da sua prontidão
02 Fev 2026 | 17:17 |
O Benfica - que perdeu um reforço para o Porto - emitiu, ao início da tarde desta segunda-feira, um comunicado, através das plataformas oficiais, dando conta da disponibilidade da sua Fundação "para apoiar as autoridades competentes no âmbito da resposta às situações urgentes decorrentes do mau tempo que se abateu sobre o país", ao longo dos últimos dias.
"A Fundação Benfica manifesta a sua total disponibilidade para apoiar a ANEPC"
"A Fundação Benfica manifesta a sua total disponibilidade para apoiar a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e todo o dispositivo de emergência instalado no terreno, no âmbito da resposta às situações urgentes decorrentes do mau tempo e da situação crítica que se abateu sobre o país", pode ler-se.
O Clube garante que nada faltará às vítimas: "Nesse sentido, a Fundação Benfica encontra-se preparada para uma mobilização imediata de bens de primeira necessidade que se venham a revelar necessários, assegurando a sua entrega no terreno, à ordem das forças de segurança e das estruturas de apoio às populações".
"A Fundação Benfica apoiará situações de extrema fragilidade social e de isolamento familiar"
Na impossibilidade por parte do Estado, o Benfica garante apoio total: "Ultrapassada a fase crítica da emergência, e após identificação das necessidades pelas entidades competentes, a Fundação Benfica manifesta, igualmente e desde já, a sua disponibilidade para apoiar situações de extrema fragilidade social e de isolamento familiar, sempre que as respostas do Estado se revelem insuficientes face ao carácter excecional e imprevisível de uma catástrofe desta dimensão".
Por último, o Clube termina a nota ao lamentar as dificuldades e sofrimento das vítimas: "Todos estes pontos foram já comunicados às autoridades competentes. O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu profundo pesar pelas vítimas do mau tempo dos últimos dias e manifesta a sua total solidariedade para com as milhares de famílias que atravessam, neste momento, um período de grande dificuldade e exigência".
Em comunicado, Casa Nº1 do Clube da Luz revela que reagiu prontamente às declarações feitas do Presidente, mas não mereceu qualquer resposta
02 Fev 2026 | 11:37 |
Duas semanas após Rui Costa ter afirmado de forma incorreta que a Casa do Benfica de Campo Maior não se encontrava em funcionamento, a instituição manifestou publicamente o seu desagrado pela ausência de um esclarecimento ou correção por parte do líder encarnado.
Em comunicado, revela que reagiu prontamente às declarações feitas por Rui Costa no programa 'Pelas Casas do Benfica', da BTV. Segundo a nota, no dia seguinte foi enviada uma carta registada com aviso de receção ao presidente do Clube, que até ao momento não mereceu qualquer resposta.
Casa do Benfica de Campo Maior: “A opção pelo silêncio, após a correção discreta do gravíssimo lapso, representa uma falta de consideração institucional"
“A opção pelo silêncio, após a correção discreta do gravíssimo lapso, representa uma falta de consideração institucional para com uma Casa histórica e para com todos aqueles que diariamente trabalham, muitas vezes no anonimato e sem qualquer benefício pessoal, em prol do clube”, pode ler-se no comunicado divulgado.
Casa do Benfica de Campo Maior: “Tal postura não dignifica o cargo que ocupa, nem é compatível com os valores de respeito, verdade e gratidão que o Sport Lisboa e Benfica afirma defender”
A mesma nota aprofunda as críticas à atitude adotada: “Tal postura não dignifica o cargo que ocupa, nem é compatível com os valores de respeito, verdade e gratidão que o Sport Lisboa e Benfica afirma defender”, acrescenta o documento, que aponta ainda um “profundo desagrado e perplexidade institucional perante o silêncio mantido pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica”.
Apesar da controvérsia, a direção da Casa Nº1 das águias sublinha que a sua ligação ao Clube permanece inabalável. O comunicado termina reforçando que o compromisso da instituição “é e continuará a ser com o Benfica, independentemente de pessoas ou circunstâncias”. Recentemente, José Manuel Capristano saiu em defesa de Rui Costa.
Nova extensão contratual, já acordada há vários dias, entrará em vigor na próxima temporada desportiva de 2026/27; Oficialização vai ocorrer brevemente
24 Jan 2026 | 11:07 |
É negócio fechado. O Benfica e a NOS chegaram a acordo para a renovação do contrato de direitos audiovisuais, num vínculo que terá a duração de duas épocas e garantirá aos cofres da SAD encarnada mais de 100 milhões de euros, o que representa um encaixe superior a 50 milhões de euros por temporada.
Segundo o jornal 'Record', a nova extensão contratual entrará em vigor na época 2026/27, antecedendo o processo de centralização dos direitos televisivos. O Clube da Luz prolonga uma parceria iniciada em 2016/17, mantendo a operadora como principal parceira na exploração dos seus direitos audiovisuais.
Apesar de Rui Costa - que está em negociações para vender Andreas Schjelderup - ter manifestado publicamente a ambição de alcançar valores próximos dos 70 milhões de euros anuais neste tipo de contratos, o acordo agora alcançado enquadra-se na estratégia global da SAD para atingir a meta dos 500 milhões de euros de receitas anuais.
A NOS foi sempre o interlocutor prioritário do Benfica, tendo em conta a situação contratual existente, embora nos últimos dois anos tenham existido contactos exploratórios com outras entidades. O contrato atualmente em vigor, válido até 30 de junho, assegura às águias um encaixe total de 400 milhões de euros, valor que a SAD pretendia reforçar com esta nova renovação.
Fica assim resolvido um dos dossiês mais sensíveis do universo encarnado. A oficialização deverá ocorrer na próxima semana, durante um evento próprio, colocando um ponto final num processo estratégico crucial para a estabilidade financeira dos encarnados.
Mourinho justifica derrota com a Juventus:
Luís Mendes deixa exigência a Rui Costa sobre futuro do Benfica: "Mão estendida"
16 Jan 2026 | 06:48
Rui Costa denuncia "tratamento vergonhoso" aos adeptos no Porto – Benfica
15 Jan 2026 | 00:22
Rui Costa tem parceiro à vista para investimento de quase 300 milhões no Benfica
14 Jan 2026 | 11:27