Clube
Eleições Benfica | José Mourinho ‘comenta’ debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes
31 Out 2025 | 13:17
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
04 Abr 2025 | 12:00 |
Mauro Xavier é um dos nomes mais conhecidos do universo do Benfica e, com as eleições à Presidência em vista, em entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, o Sócio das águias abordou a possibilidade de se juntar à corrida pela liderança do Clube. O gestor não fecha portas a essa hipótese, mas, também, não equaciona esse cenário, neste momento.
Glorioso 1904 (G). Já disse que, em condições normais, não será candidato nas próximas eleições. Um desastre desportivo no final da presente época faria avançar com a candidatura à Presidência?
Mauro Xavier (MX). Sou candidato a ir ao Marquês, que é uma coisa que gosto muito e enquanto for matematicamente possível não penso em sequer outro cenário. Deixo sempre estas duas mensagens, qualquer Benfiquista quer são vitórias e vitórias significa que ninguém se preocupa, com rigorosamente mais nada. Estamos em um momento de apoio inequívoco, faltam três provas para ganhar nesta época, o Campeonato, a Taça de Portugal e o Mundial de Clubes.
Só quero, e por isso é que o fiz propositadamente, contribuir com ideias para o Benfica que possam ser implementadas desde já por esta direção ou que possam ser usadas por qualquer outro candidato. Portanto, se equacionasse isso, não estaria a lançar um livro fora de tempo e fora de momento e sujeitar-me a fazerem-me esta pergunta todas as vezes e não ter muito mais para responder do que isto.
Mauro Xavier: Sou candidato a ir ao Marquês
A única coisa que disse no passado, e que repito, foi me perguntado se era uma porta que eu fechava. Ou seja, a pergunta começou de forma diferente. Perguntaram-me se eu me via a integrar alguma direção candidata ao Benfica. E eu disse, essa é uma porta que não fecho, que fecho totalmente. E a seguir perguntaram-me e se é candidato. E eu disse, essa porta é uma que eu não vou dizer que fecho.
Ficou esse soundbite, e esse soundbite depois transformou-se no resto, e, portanto, aproveitar para clarificar que ela vem de uma primeira pergunta, se eu me veria a integrar a alguma direção, e a resposta é não. Vejo-me a contribuir com ideias para o Benfica e a tentar defender o Benfica naquilo que acho que é o espaço mediático, que é nas redes sociais, que é nos medias, que é aí onde eu acho que posso aportar algum valor na defesa do Benfica e é isso que posso fazer.
Se algum dia sentisse que a minha experiência e o meu conhecimento pudessem aportar alguma coisa positiva ao Benfica, era uma porta que não fechava, simplesmente foi isso.
G. Se não avançar, em quem votaria, dos nomes que já vieram a público (Rui Costa, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Marco Galinha)?
MX. Costumo dizer que o voto é secreto, mas não vou fugir à pergunta. Eu gosto sempre de dizer quem apoio e quando vir os candidatos às equipas e os programas, direi quem apoio.
Também disse há pouco tempo é que me parece que há candidatos que não têm experiência profissional suficiente para gerir uma organização de 400 milhões. Portanto, isso deve ser uma avaliação. Mas, sendo o Benfica dos Sócios, somos nós livres de todos acharmos essa componente. Agora, dito isto, quando se apresentarem as suas equipas, apresentarem os seus programas, eu farei nota pública, portanto os Benfiquistas saberão quem é que eu apoiarei no próximo processo eleitoral e disso preciso primeiro, um, que estejam marcadas as eleições, dois, que haja pessoas a entregar candidaturas ratificadas pela mesa e então nesse momento será o momento de falarmos sobre isso.
G. Uma das críticas que lhe é feita foi o apoio que deu a Luís Filipe Vieira. Qual o balanço que faz da liderança do antigo Presidente do Benfica e como responde a essas críticas?
MX. Gosto mais de falar de futuro do que sobre passado, mas também já fiz questão de dizer que tenho tido o critério consciente e constante de apoiar e não apoiar presidentes e já votei mais vezes em não Luís Filipe Vieira do que em Luís Filipe Vieira, mas entendi que depois de se ganhar um tetra que nunca tínhamos ganho, e depois de uma Reconquista que tinha iniciado aquilo que eu chamo a primeira vez depois dos anos 70, ou seja, só nos anos 80 é que se ganhou mais na década de 2010, do nível local, que não vi ou que achei que seria a melhor eleição ou a melhor pessoa candidata naquela eleição. Agora, isso é passado.
Mauro Xavier: Já votei mais vezes em não Luís Filipe Vieira do que em Luís Filipe Vieira
Essa decisão foi pública. Passaram, entretanto, cinco anos. Acho que passou muita água debaixo dessa ponte. Portanto, a mim preocupa mais o futuro do Benfica do que o passado do Benfica. Acho que é isso que interessa aos Benfiquistas, simplesmente contra isso. E, portanto, não tenho mais nada a acrescentar. Lá está um caso em que os meus votos ou as minhas exposições são públicas. Felizmente ou infelizmente, não fui o único a tomar essa decisão. Houve mais Benfiquistas que entenderam que esse era o melhor projeto e foi esse que seguiu. O que se passou não é bom para o Benfica e espero que se clarifique rapidamente na Justiça o que houver para clarificar sobre esse assunto.
G. Qual o balanço que faz da Presidência de Rui Costa?
MX. Consegui escrever um livro de quase 200 páginas sem fazer uma única crítica a ninguém, nem a quem está na liderança, nem a quem está a ser candidato. E, portanto, vou manter exatamente a mesma coisa, que é, sou daqueles que gostam mais de falar do que está bem no Benfica versus do que está menos bem no Benfica. Se há coisas menos bem no Benfica ou podem ser melhores, há. Mas há uma coisa que me envaidece que é falar do que está bem no meu Clube e não de estar a fazer críticas do meu Clube. Eu gosto mais de fazer propostas pela positiva independentemente de quem as executa. Portanto, foi isso que tentei fazer.
Não quero de maneira nenhuma no momento em que estamos a lutar por 39 tecer qualquer palavra sobre o que quer que seja, que não um apoio incondicional. Como disse, haverá um momento para balanços, este não é um momento de balanços. Acho que vamos ter todos, durante a campanha eleitoral, oportunidade de fazer balanços. Mas acho que falar fora das campanhas eleitorais deve ser com propostas positivas.
Mauro Xavier: Sou daqueles que gostam mais de falar do que está bem no Benfica versus do que está menos bem no Benfica
Numa entrevista recente, vice-presidente da lista de João Noronha Lopes falou sobre ideias base do projeto apresentado pelo candidato eleitoral
03 Nov 2025 | 07:16 |
A seis dias das eleições que visam a Presidência dos encarnados, Nuno Gomes fez uma revelação inédita. Numa entrevista recente, o antigo avançado do Benfica, que integra a lista de João Noronha Lopes, admitiu que o gestor, em caso de triunfo eleitoral, pode vir a contar com Óscar Cardozo, maior goleador estrangeiro das águias.
Nuno Gomes: "Contamos com Cardozo, no futuro, para pertencer aos nossos quadros"
A seis dias das eleições, o vice-presidente para o futebol, da lista de Noronha Lopes, marcou presença no canal NOW, onde esclareceu alguns temas e partilhou ideias que são defendidas pelo candidato, que procura vencer a segunda volta, para ser eleito Presidente do Benfica.
Durante o espaço de antena, Nuo Gomes aproveitou a oportunidade para fazer uma revelação que envolve o antigo camisola 7 dos encarnados, com partilhou balneário durante algumas épocas: "Contamos com Cardozo, no futuro, para pertencer aos nossos quadros".
Perante as declarações do ex-camisola 21 das águias, o jornalista questionou qual seria o papel que Cardozo iria desempenhar na estrutura encarnada, contudo, Nuno Gomes não abriu o jogo em relação a esse tema: "A seu tempo será comunicado".
Assim, o cenário de Óscar Cardozo integrar a estrutura liderada por João Noronha Lopes ganha força, uma vez que o próprio paraguaio já tinha assumido publicamente o apoio à candidatura do gestor. No entanto, vale a pena recordar que a decisão feita pelo Tacura não passou despercebida a Luís Filipe Vieira, que lhe deixou algumas críticas.
Elemento que é uma das pessoas de confiança do candidato à presidência do Clube da Luz deixou alguns elogios sobre cara conhecida das águias
01 Nov 2025 | 15:53 |
Vítor Paneira, nome de confiança de João Noronha Lopes, falou sobre um rosto conhecido do universo Benfiquista. O antigo futebolista do Benfica esteve à conversa com a imprensa, onde falou de José Mourinho. Entre os vários temas, o mesmo revelou como é a sua relação atual com o Special One.
Vítor Paneira: "José Mourinho é, claramente, o mestre a mexer na cabeça de toda a gente"
Em entrevista ao jornal A Bola, o candidato a próximo diretor técnico, caso Noronha Lopes vença a segunda volta, não tem dúvidas em relação às capacidades do Special One: "Não é preciso. José Mourinho é, claramente, o mestre a mexer na cabeça de toda a gente".
De seguida, Vítor Paneira revelou que não tem qualquer dúvida em relação à capacidade de José Mourinho, afirmando que o treinador tem características muito apreciadas: "Comunica com ninguém e sabe como tirar o maior aproveitamento dos jogadores. Vai criar jogadores à sua imagem".
Vítor Paneira: "Imaginemos a lista dos 20 melhores treinadores do mundo: Mourinho está lá"
"Curiosamente, só falei com ele numa gala da Federação. Cruzámo-nos e cumprimentámo-nos. Tenho uma grande admiração por ele e acho que é dos melhores treinadores do mundo", explicou Vítor Paneira, acerca da sua atual relação com o Special One.
"Imaginemos a lista dos 20 melhores treinadores do mundo: Mourinho está lá. Imaginemos o top 10: Mourinho está lá. Entre milhares e milhares de clubes no mundo, o Benfica tem um dos melhores treinadores do mundo", afirmou sobre o Special One, que prepara o duelo com o Vitória Guimarães.
Em entrevista, velha glória dos encarnados falou da sua presença na lista liderada por Rui Costa e abordou papel que terá na estrutura das águias
01 Nov 2025 | 12:10 |
Humberto Coelho, candidato na lista de Rui Costa, ainda não definiu o seu papel. Segundo palavras da antiga glória do Benfica, a sua função no Clube da Luz, em caso de triunfo eleitoral, será de vice-presidência, contudo, pelo que o ex-fetubolista afirma, ainda não está totalmente definido.
Humberto Coelho: "Vou ser vice-presidente, mas penso que vou ter intervenção mais nas áreas do futebol, do balneário"
Em entrevista co canal NOW, a lenda dos encarnados esclareceu a sua posição sobre as funções que irá desempenhar. "Intervenção na SAD? Vou ser vice-presidente, mas penso que vou ter intervenção mais nas áreas do futebol, do balneário", começou por dizer Humberto Coelho.
Apesar de ser candidato à vice-presidência das águias, a escolhido de Rui Costa frisa que a sua presença será mais sentida a nível do futebol, mas não descarta outras funções: "A minha experiência vai entrar em jogo. Terei um papel na SAD, mas ainda não está definido. Se ganharmos é que vamos definir o que vou fazer".
Humberto Coelho: "Dedo nas contratações? Vamos ver"
Questionado se terá alguma influência direta no mercado encarnado, o ex-internacional português não abriu e o jogo e deixou que o destino revelasse essa resposta: "Dedo nas contratações? Vamos ver. Se ganharmos é que vamos definir o que vou fazer".
"Quando jogámos frente ao Fenerbahçe, ele disse que o plantel era bom. Podemos olhar para o lado dos 'mind games' ou para outro. Conheço bem José Mourinho. O Benfica já bateu o Atlético Madrid por quatro golos. Já fizeram grandes jogos. Mourinho é um dos melhores treinadores do Mundo", acrescentou Humberto Coelho sobre o plantel e o Special One - que prepara o embate com o Vitória Guimarães.
Eleições Benfica | José Mourinho ‘comenta’ debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes
31 Out 2025 | 13:17
Nuno Gomes esclarece 'bronca' com Rui Costa no Benfica: "Tentei explicar"
31 Out 2025 | 09:36
Eleições Benfica | As frases fortes de João Noronha Lopes no debate contra Rui Costa
30 Out 2025 | 23:22