Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - TERÁ O MERCADO INGLÊS ALGO PARA OFERECER AO BENFICA? RUI COSTA ATENTO A NOVAS ALTERNATIVAS

Jogador pode ser opção para Schmidt… ‘de borla’

Glorioso 1904
Glorioso 1904

02 Ago 2023 | 09:00 |

Icon Comentário0


Um novo começo em terras lusitanas



Desde 2008 no Arsenal, Ainsley Maitland-Niles decidiu não renovar o contrato com o emblema londrino e tornou-se num jogador livre. Com a pré-temporada a acabar, o jogador de 25 anos procura resolver o futuro e tem atraído interesse de vários clubes, incluído do Benfica.


Pedro Brinca, comentador do Glorioso 1904, defende a aposta dos encarnados no jogador que se encontra atualmente livre no mercado, à smelhança do que fizeram com Jonas no passado recente.

“Maitland-Niles é um jogador com caracteristicas muito apeteciveis: tem intensidade, capacidade técnica e velocidade. Ficaria surpreendido se o Benfica conseguisse seduzir um jogador que terá de certeza mercado na EPL”, afirmou.

Conhecido por ser um atleta polivalente, Niles conta já com 132 jogos no emblema londrino. No entanto, o internacional inglês por cinco ocasiões nunca se conseguiu afirmar por completo no conjunto britânico, acabando mesmo por perder espaço no plantel principal a partir da segunda metade da temporada de 2019/20.

Depois de uma breve passagem pelo West Bromwich Albion, o jogador acabaria emprestado a mais duas equipas durante as últimas temporadas. Primeiramente, na época 2021/22, defendeu as cores da Roma sob o comando de José Mourinho, onde ganhou experiência a nível internacional.

Posteriormente, na temporada 2022/23, representou o Southampton, onde teve oportunidade de mostrar o seu talento em 26 jogos pela equipa principal dos saints.

Atualmente, Maitland-Niles faz parte de uma lista de 10 jogadores que abandonaram o conjunto da Premier League quando os seus contratos expiraram no final da época transata. Esta ‘debandada’ de atletas resulta de uma restruturação do plantel do Arsenal, que se prepara para disputar o título do Campeonato Inglês com o Manchester City na próxima temporada.

Ainda assim, Pedro Brinca não considera preocupante as poucas oportunidades que o jogador teve em Inglaterra: “O Arsenal lutou até ao fim pelo titulo da EPL, o campeonato mais competitivo do mundo. Não é facil ser titular naquele nível, mas se o fosse para Maitland-Niles, de certo não estariamos a falar dele como opção para o Benfica”, começou por dizer.

“É um mercado deveras difícil e tipicamente fora do nosso alcance, excepto por vezes algum jogador que já tenha passado por cá e que nos dê por isso competitividade financeira via benefícios fiscais. Ficaria surpreendido, agradavelmente, com a contratação de Maitland-Niles”, complementou.

Um jogador com currículo

Maitland-Niles foi formado na academia do Arsenal antes de se estrear pela equipa principal em dezembro de 2014, com apenas 17 anos. Em 2020, foi preponderante na conquista da FA Cup em 2020 contra o Chelsea, tendo sido utilizado como titular na final.

O jogador também participou na vitória que garantiu a Community Shield contra o Liverpool no início da época seguinte, convertendo uma garnde penalidade decisiva.

Avaliado em 8 milhões de euros, o craque britânico conta com três Taças de Inglaterra e duas Supertaças ao serviço do Arsenal. Destacam-se, também, a Liga Conferência conquistada com a Roma de José Mourinho e o Campeonato do Mundo de sub 17 pela Seleção Inglesa.

“Um jogador deste nivel será sempre um reforço importante. Bah revela alguma inconsistência exibicional e alguma falta de maturidade competitiva, sobretudo na agressividade da disputa de bola. Maitland-Niles seria sem dúvida um reforco importante, até pela sua polivalência”, comentou Pedro Brinca.

Rui Costa com novo dossiê por resolver

Maitland-Niles é conhecido pela sua versatilidade, sendo capaz de atuar nos dois corredores laterais, bem como desempenhar funções no meio-campo. Adicionalmente, destaca-se pela excelente capacidade de drible e pela sua eficácia em remates de longa distância.

Simultaneamente, Arsène Wenger, antigo timoneiro do Arsenal, elogiou o seu pupilo no passado, realçando a sua velocidade, recuperação defensiva e poderio físico.

Por sua vez, Pedro Brinca realça a “disponibilidade fisica, velocidade com bola, intensidade e capacidade técnica” do internacional inglês, comparando-o com Gilberto: “Creio que Maitland-Niles tem recursos técnicos e físicos que tornam a comparação disparatada. Gilberto foi um jogador cuja dedicação honrou a camisola do Benfica, mas ficamos por aqui”.

Esta flexibilidade faz dele um alvo valioso para o Benfica, que procura continuar a reforçar o seu plantel para a próxima temporada. No entanto, o jogador tem ainda interessados na Premier League (Luton e Sheffield United), Arábia Saudita (Al Shabab e Al Taawoun) e Turquia (Trabzonspor e Galatasaray).

Além destes emblemas, o internacional inglês também já terá em mãos uma proposta aliciante do Galatasaray, que pretende juntar o atleta ao recém-chegado Wilfried Zah, proveninete do Crystal Palace.

    • Confira aqui os penaltis de Ainsley Maitland-Niles, momento de jogo onde é exímio:


Futebol

Especialistas reforçam penálti bem assinalado no Benfica - Estoril: "Braço direito..."

Questionados sobre a veracidade do lance ocorrido no duelo entre encarnados e canarinhos, intervenientes não tiveram dúvidas quanto à decisão tomada

Especialistas não têm dúvidas quanto ao penálti assinalado no duelo entre o Benfica e o Estoril. Fotografia: SL Benfica
Especialistas não têm dúvidas quanto ao penálti assinalado no duelo entre o Benfica e o Estoril. Fotografia: SL Benfica

04 Jan 2026 | 14:33 |

Icon Comentário0

Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo reforçaram que a grande penalidade a favor do Benfica foi bem assinalada. No rescaldo da vitória frente ao Estoril, por 3-1, os especialistas consideraram que existiu infração no lance que originou o primeiro golo do Clube da Luz.


Jorge Coroado: "Alejandro Marqués, ao saltar para a frente, tinha o braço direito afastado do corpo"


"Otamendi e o adversário agarravam-se e empurravam-se mutuamente. Alejandro Marqués, ao saltar para a frente, tinha o braço direito afastado do corpo, defendendo-se de presumível choque com aqueles, jogando, assim, a bola. Penálti óbvio", analisou Jorge Coroado, citado pelo jornal O Jogo.


"Otamendi e o adversário agarraram-se em simultâneo, mas, depois, saltou para cima dos dois Alejandro Marqués, que movimentou o braço para intercetar a bola. Boa decisão do VAR e do árbitro em assinalar penálti", esclareceu, por sua vez, José Leirós.

Fortunato Azevedo: "Alejandro Marqués, ao saltar, joga a bola com o braço que não estava numa posição natural"


"Otamendi e o adversário estão a agarrar-se mutuamente. De seguida, Alejandro Marqués, ao saltar, joga a bola com o braço que não estava numa posição natural. Penálti bem assinalado após intervenção do VAR", concluiu Fortunato Azevedo.

Com este triunfo, o Benfica regressou às vitórias no campeonato após o empate frente ao Braga, somando mais três pontos e encurtando a distância para o segundo classificado, o Sporting. As águias terminaram a primeira volta da Liga Portugal Betclic no terceiro lugar, com 39 pontos.


Futebol

Bronca! Florentino responde a lenda do Benfica e atira: "Nunca existiu qualquer..."

Após declarações do antigo futebolista dos encarnados, médio não ficou indiferente à situação e esclareceu tudo nas redes sociais

Florentino partilhou um comunicado nas redes sociais no qual desmentiu as declarações feitas por uma lenda do Benfica
Florentino partilhou um comunicado nas redes sociais no qual desmentiu as declarações feitas por uma lenda do Benfica

04 Jan 2026 | 13:53 |

Icon Comentário0

Florentino Luís não perdeu tempo em responder a Pedro Mantorras. O futebolista, formado no Benfica, emitiu um comunicado nas redes sociais no qual desmente as declarações do antigo avançado dos encarnados sobre uma alegada intenção de representar a seleção nacional de Angola.


Florentino: "Nunca existiu qualquer acordo para eu representar a Seleção Nacional de Angola"


"Considero importante esclarecer que nunca existiu qualquer acordo para eu representar a Seleção Nacional de Angola. Nasci em Angola e tenho um profundo orgulho nas minhas origens, que fazem parte da minha identidade e da minha história pessoal e familiar", pode ler-se no comunicado partilhado pelo jogador, que tem vindo a destacar-se em Inglaterra.


"Ao mesmo tempo, foi em Portugal que cresci desde muito novo e onde fui formado. Foi em Portugal que tive as minhas primeiras oportunidades e condições para evoluir como jogador e como pessoa", acrescentou o antigo camisola 66 do Benfica, sublinhando o seu percurso na Luz.

Florentino: "A minha vontade de representar Portugal é muito grande"


"A minha vontade de representar Portugal é muito grande. Já tive o privilégio de vestir as cores nacionais, de ser campeão europeu nos escalões de Sub-17 e Sub-19, e ambiciono voltar a representar a Seleção Nacional Portuguesa ao mais alto nível, na seleção principal", frisou o médio luso.

Florentino reagiu desta forma depois de Mantorras ter alegado a existência de um acordo entre o atleta e a federação angolana. "Eu tinha que entregar dois carros em Angola para a mulher do Florentino e para as pessoas que pudessem vir acompanhá-lo. Eu assumi tudo isso para o Florentino representar Angola", afirmou o ex-avançado do Benfica à imprensa local.


Futebol

Última hora! Benfica revela mais pormenores sobre o problema físico de António Silva

Na sequência da lesão sofrida no aquecimento antes do encontro com o Estoril, encarnados deram a conhecer o caso clínico do defesa-central de 22 anos

Na sequência da lesão que afastou António Silva do encontro frente ao Estoril, já é conhecido o quadro clínico do defesa do Benfica
Na sequência da lesão que afastou António Silva do encontro frente ao Estoril, já é conhecido o quadro clínico do defesa do Benfica

04 Jan 2026 | 13:26 |

Icon Comentário0

António Silva está a contas com um edema de contusão muscular na coxa direita. A informação foi avançada pelo Benfica este domingo, dia 4 de janeiro, na sequência dos resultados dos exames a que o futebolista, de 22 anos, foi submetido.


O internacional português, recorde-se, estava apontado ao onze inicial para a partida frente ao Estoril. No entanto, uma lesão sofrida durante o aquecimento afastou António Silva da ficha de jogo, com o defesa a ser rendido por Tomás Araújo, que inicialmente começaria o encontro no banco de suplentes.


"O António Silva sentiu o músculo no aquecimento", referiu José Mourinho no final da partida, ao explicar o sucedido com o central. Ainda assim, António Silva não é a única dor de cabeça para o Special One. Para além do português, Enzo Barrenechea e Fredrik Aursnes também geram preocupação, conforme revelou o Benfica.


Este é mais um contratempo para António Silva numa temporada marcada pela irregularidade na utilização. O defesa foi suplente utilizado frente a Nápoles e Famalicão, titular diante do Farense e não saiu do banco no encontro com o Moreirense. O Benfica não divulgou qualquer indicação relativamente ao tempo de paragem do jogador.

Na presente temporada, ao serviço do Benfica, António Silva — avaliado em 30 milhões de euros — já disputou 25 jogos oficiais: 11 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Supertaça e um na Taça da Liga. Nos 2.023 minutos em que esteve em campo, realizou exibições de elevado nível.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Pavlidis 'partiu a louça toda'  frente ao Estoril, mas deixa alerta ao Benfica: "Tivemos um..."
Futebol

Pavlidis 'partiu a louça toda' frente ao Estoril, mas deixa alerta ao Benfica: "Tivemos um..."

04 Jan 2026 | 12:50

Icon Comentário0
Fabrizio Romano dá novidades sobre alvo que interessa ao Benfica
Futebol

Fabrizio Romano dá novidades sobre alvo que interessa ao Benfica

04 Jan 2026 | 12:20

Icon Comentário0
Futebolista com 11 títulos pelo Benfica não passou despercebido na receção ao Estoril
Futebol

Futebolista com 11 títulos pelo Benfica não passou despercebido na receção ao Estoril

04 Jan 2026 | 11:31

Icon Comentário0