Futebol
Estudo europeu coloca Dodi Lukébakio em destaque no Benfica e na Liga dos Campeões
19 Fev 2026 | 11:48
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2026 | 13:03 |
Jhonder Cádiz, avançado venezuelano de 30 anos, é o mais recente reforço do Wuhan Three Towns, 13.º classificado da última edição do campeonato chinês, o antigo clube de Romário Baldé, que já criticou o Benfica.
Com passagens por União da Madeira (2015/16), Nacional (2016), Moreirense (2017), Vitória de Setúbal (2018/19), Benfica (2019-2021) e Famalicão (2021-2024), o ponta-de-lança deixou o Pachuca, onde apontou três golos e anotou três assistências em 23 jogos.
No Wuhan Three Towns vai ser companheiro de equipa de Adriano Firmino, médio brasileiro de 26 anos que no último mercado de transferências deixou o Santa Clara para rumar ao emblema do futebol asiático.
Em 2019/20, o ponta de lança foi adquirido pelo Benfica, mas não teve a hipótese de se estrear pela equipa principal. O avançado internacional venezuelano somou três empréstimos consecutivos antes de assinar pelo Famalicão.
Em 2026, Jhonder Cádiz - atualmente avaliado em 2,8 milhões de euros - realizou apenas quatro jogos oficiais, todos no campeonato no campeonato clausura do México. Em 124 minutos disputados, o atleta de 30 anos não marcou golos e fez uma assistência.
Jovem extremo argentino é acusado de racismo por Vinícius Júnior, durante o encontro entre as duas equipas com mais presenças na Liga dos Campeões
19 Fev 2026 | 12:59 |
Gastón Gata Fernández, um dos agentes de Gianluca Prestianni, já reagiu ao incidente de alegado racismo entre o jogador do Benfica e Vinícius Júnior, no duelo desta terça-feira, no Estádio da Luz. Através da publicação de uma story no Instagram, o representante do extremo das águias garante que confia no jovem argentino.
G.G. Fernández: "Foi isso que vi"
"Jogo da Champions, pulsação acelerada, Vinícius e um jogo à parte com o público do Benfica, uma discussão em que Gianluca defende a sua equipa pela falta de respeito do jogador visitante contra o seu público. Eu estava no campo e foi isso que vi ", pode ver-se.
O empresário reforçou a ideia que vários jogadores tapam a boca para proferir palavras aos adversários. "Depois vem tudo o que significa uma figura mundial como Vinícius. Há milhões de imagens em que os jogadores cobrem a boca com camisolas ou mesmo com a própria mão para que não se possam ler os seus lábios. Daí a um ato de racismo, parece-me que pode haver muitas maneiras de tirar vantagem", escreveu.
G.G. Fernández: " Acredito e confio no Gianluca"
No final, Gaston Fernández deixou uma mensagem de confiança ao atleta de 20 anos. "Acredito e confio no Gianluca porque ele tem o conhecimento e o profissionalismo para se comportar como um jogador de futebol de elite. Sejamos justos e deixemos o espetáculo de lado. Só Prestianni e Vinicius podem saber o que foi dito", concluiu.
De lembrar que até ao momento, nada impede que Prestianni seja opção para a partida da segunda mão da Liga dos Campeões, no Bernabéu, apesar da UEFA já ter aberto uma investigação e nomeado um inspetor de ética.
Segundo foi apurado, futebolista tem sentido um misto de frustração, injustiça e, ao masmo tempo, serenidade depois dos incidentes registados no Estádio da Luz
19 Fev 2026 | 12:53 |
Gianluca Prestianni vive dias de aflição depois do que aconteceu na partida da Liga dos Campeões. Pelo que foi revelado, o futebolista do Benfica está desolado com as reações de quem tem sido alvo e, apurou-se que o mesmo, tal como a sua família, têm sido alvos de ameaças de morte.
Segundo revelou o jornal Record, o camisola 25 sente-se injustiçado pelas acusações de que tem sido alvo, afirmando que, em nenhum momento, proferiu insultos racistas a Vinicius Jr., extremo do Real Madrid. Ao mesmo tempo, o argentino revelou que o mesmo e a sua família têm sido alvos de constantes mensagens de ódio e outro tipo de ameaças.
No entanto, a mesma fonte explica que Prestianni está de consciência tranquila, uma vez que entende que nunca foi racista para com o camisola 7 dos merengues. Além disso, o futebolista de 20 anos aguarda agora pelo parecer da UEFA, que entretanto anunciou a abertura de um processo para averiguar os factos.
Uma vez que vai ficar de fora do duelo frente ao AFS, por castigo, os próximos dias serão importantes para que Prestianni recupere as baterias, tanto a nível físico como psicológico. O futebolista de 20 anos, para já, não está impedido de entrar nas contas do Benfica para a segunda mão da Liga dos Campeões.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Gianluca Prestianni - avaliado em 12 milhões de euros - já realizou um total de 30 partidas oficiais: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 1.460 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo registou dois golos e uma assistência.
No rescaldo do encontro entre águias e merengues, profissional linguístico assumiu que internacional brasileiro já estava a ter uma conduta omprópria
19 Fev 2026 | 12:34 |
O futebol pintou Vinicius Jr. como vítima de mais um recente caso de alegado racismo, que aconteceu no encontro entre Benfica e Real Madrid. Contudo, dias depois do incidente, surgem novos dados que mostram que o internacional brasileiro teve uma postura hostil para com Gianluca Prestianni antes do dito insulto "macaco".
Gustavo Machado, especialista em leitura labial, divulgou as declarações proferidas pelo camisola 7 do Real Madrid, na sequência do golo que marcou, ao momento em que disse a François Letexier que tinha sido alvo de racismo. Segundo a mesma fonte, os insultos terão começado com o juiz francês.
"Fala aí, c******!", terá dito Vinicius Jr., momentos depois de ter feito o golo solitário da partida, ao dirigir-se a François Letexier. "Porquê? Por que é que me deste cartão? Estás a brincar? Porquê para mim? Porquê?", acrescentou o brasileiro, depois de ter sido admoestado com um cartão amarelo.
De seguida, o foco foi a interação do extremo com Prestianni. "Cala a boca, seu burro! Cala a boca, cagão de m****", disse alegadamente ao argentino, antes de informar Letexier de que tinha sido insultado pelo atleta do Benfica. "Árbitro! Ele chamou-me macaco! Chamou-me macaco!", informou Vinicius Jr., ao juiz da partida, antes de repetir o mesmo a Nicolás Otamendi.
"Eu sei o que ele disse. Levei amarelo e ele não?! Só eu é que vi o amarelo...", desabafou o camisola 7 do Real Madrid, antes do árbitro ativar o protocolo anti-racismo, que interrompeu a partida da Liga dos Campeões por 10 minutos, antes de ser retomada.
Estudo europeu coloca Dodi Lukébakio em destaque no Benfica e na Liga dos Campeões
19 Fev 2026 | 11:48
Saiba o que consiste o gesto raro que suspendeu o Benfica - Real Madrid
19 Fev 2026 | 11:13
Advogado explica o que pode acontecer a Prestianni após o Benfica - Real Madrid
19 Fev 2026 | 11:25