Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
19 Fev 2026 | 11:50 |
O conhecido caso dos emails teve o seu fim durante o dia de ontem, 18 de fevereiro, quando o Tribunal Constitucional confirmou a sentença que foi aplicada ao Porto. Pelo que foi possível averiguar, a entidade jurídica ordenou que o emblema da Invicta pague uma indemnização ao Benfica.
Durante a apresentação do Relatório e Contas, a SAD liderada por André Villas-Boas confirmou que o Tribunal Constitucional rejeitou o recurso apresentado pelos dragões e, em consequência dessa decisão, o Porto terá de pagar cerca de 605.300,90 euros ao Clube da Luz pela divulgação de emails indevidos.
O desfecho, confirmado pelo Acórdão n.º 1178/2025 de 18 de dezembro de 2025, transitou em julgado no passado dia 16 de janeiro de 2026. Esta decisão encerra um processo (n.º 9452/18.1T8PRT). No entanto, pelo que se apurou, o valor a ser pago fica muito longe do que era exigido pelo Benfica.
No início do processo, o Clube da Luz - que lida com uma polémica com a CMTV - exigia um pagamento de 17,7 milhões de euros. Numa primeira instância, o tribunal responsável pelo caso sentenciou o Porto ao pagamento de cerca de 1,9 milhões de euros, que mais tarde foi reduzido para 1,6 milhões de euros. No entanto, o Supremo Tribunal ditou o pagamento da quantia que entretanto foi confirmada pelo TC.
O Supremo absolveu ainda o Porto do pagamento de 'danos não patrimoniais' (danos de imagem/reputacionais) e da 'sanção pecuniária compulsória' de meio milhão de euros que havia sido decretada pelas instâncias inferiores.
Associação que regula profissionais ligados à área do jornalismo desportivo repudia os comportamentos do assessor de imprensa das águias
18 Fev 2026 | 14:23 |
O Benfica tem tido um início de semana repleto de polémicas. Depois dos incidentes que aconteceram na partida frente ao Real Madrid, aos quais o Clube já reagiu, as águias também lidam com uma crise de relações públicas com o Grupo Medialivre, por causa da CMTV, o que levou a uma tomada de posição da parte do CNID.
A Associação dos Jornalistas de Desporto veio a público condenar as atitudes do assessor de imprensa do Benfica, Gonçalo Guimarães, para com o jornalista da CMTV. Segundo a mesma fonte, os comportamentos em questão revelam "atitudes que só podem fazer regredir a democracia e o movimento desportivo".
"Um jornalista da CMTV gravou um assessor de imprensa do SL Benfica a ameaçá-lo e a admitir que lhe bateu e que lhe continuaria a bater. A razão era apenas o jornalista tentar fazer o seu trabalho", pode ler-se no início do comunicado emitido pelo CNID.
"A tentativa de controlo da informação por parte dos clubes atinge, assim, novos patamares extremos. O que diz o assessor de imprensa do Benfica e antigo jornalista Gonçalo Guimarães é inaceitável e a CMTV já anunciou uma queixa-crime, no que pode contar com o apoio inabalável do CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto", acrescenta a mesma fonte.
"Os clubes mais importantes - mas não só esses, diga-se - arrogam-se direitos que não têm e felizmente não podem ter. Em espaços públicos, os jornalistas têm direito a fazer o seu trabalho, fazendo perguntas, a que os atletas podem não responder, como é óbvio. Um dia os atletas vão ser capazes de impedir os clubes de os tratarem como crianças, porque isso prejudica, desde logo, a imagem social do próprio atleta. E hoje a imagem tem um valor que os protagonistas do desporto devem defender, no seu próprio interesse", escreve a Associação de Jornalistas do Desporto.
"A ameaça aos jornalistas é uma prática feia, desadequada a relações de normalidade e inconsequente porque só cria problemas ao clube, que tem sempre responsabilidades nestes casos. E convém que as assuma, porque há atitudes que só podem fazer regredir a democracia e o movimento desportivo", conclui o comunicado.
Na tarde desta terça-feira, 17 de fevereiro, responsáveis do Clube da Luz reagiram às notícias que têm sido veiculadas e asseguram que haverá ações legais
17 Fev 2026 | 16:23 |
Última hora: o Benfica emitiu um comunicado na tarde desta terça-feira, 17 de fevereiro, a revelar que vai proceder ao corte imediato das relações institucionais com a CMTV. Numa altura em que as águias preparam o duelo frente ao Real Madrid, o Clube da Luz reage assim a uma alegada queixa feita pela entidade televisiva, que afirma que o assessor de imprensa das águias agrediu um jornalista da estação.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que suspendeu, com efeitos imediatos, as relações institucionais com o Grupo Medialivre, proprietário da CMTV e do jornal Correio da Manhã, na sequência da divulgação de informações falsas por aqueles órgãos de comunicação social".
"Tais imputações são, por isso, inteiramente destituídas de fundamento e atentatórias da honra, do bom-nome e da reputação do Sport Lisboa e Benfica e dos seus profissionais", pode ler-se no comunciado emitido pelos encarnados.
"Em face da gravidade destas falsas acusações, o Sport Lisboa e Benfica vai avançar com uma queixa-crime contra a CMTV e o jornal Correio da Manhã, bem como contra o jornalista Gustavo Lourenço", surge no fim da nota partilhada pelo Benfica, através dos meios oficiais do Clube.
Na sequência da positiva atividade desenvolvida pelo Clube, estrutura encarnada e respetiva SAD ganham reconhecimento global
04 Fev 2026 | 16:14 |
Benfica e respetiva SAD integram, a partir de agora, o 'Football for the Goals', iniciativa das Nações Unidas que mobiliza o setor do futebol para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Este reconhecimento surge na sequência do trabalho desenvolvido pelo Clube, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade 'Redy – Ganhar em Todos os Campos'.
Manuel de Brito, vice-presidente do Benfica e administrador executivo da SAD, com o pelouro para a área de sustentabilidade, sublinha a importância desta parceria. "É um grande orgulho. O futebol tem uma capacidade única de inspirar milhões de pessoas, e o Benfica quer estar na linha da frente dessa transformação positiva", vincou, aos canais do Clube.
Robert Skinner, Chief of Partnerships and Global Engagement do Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas, também se pronunciou: "Os nossos esforços conjuntos refletem um compromisso partilhado de capacitar os jovens, promover a igualdade de género, agir pelo clima e melhorar os resultados em saúde. Saudamos a estratégia de sustentabilidade do Benfica."
Henrique Conceição, Head of Sustainability do Benfica, releva este passo como mais um importante marco alcançado pelo Clube: “A adesão do Sport Lisboa e Benfica e da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD ao Football for the Goals vem consolidar um trabalho contínuo e estruturado que já era distinguido através da Fundação Benfica. Publicámos, em setembro de 2025, o nosso primeiro relatório de Sustentabilidade, e agora damos este importante passo que representa a integração plena de toda a instituição."
A integração do Benfica - que tem antigo atleta no centro das atenções - e da respetiva SAD nesta iniciativa representa um passo significativo na consolidação da visão estratégica 'Redy – Ganhar em Todos os Campos', reforçando o compromisso do Clube de continuar a potenciar o futebol como plataforma de transformação positiva.