
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Noite inesquecível para Gonçalo Ramos no passado sábado, 10 de maio. Numa partida a contar para a Ligue 1, o antigo goleador do Benfica deu ‘show de bola’ e carimbou um triunfo categórico para o PSG. Com a ajuda do internacional português, os campeões franceses derrotaram o Montpellier por 4-1.
Tem sido uma época de afirmação para o camisola 9 dos parisienses, a primeira enquanto atleta definitivo dos quadros do PSG. Desde que regressou de uma lesão, em meados de novembro, Gonçalo Ramos tem mostrado que Luís Enrique pode contar com ele por muito tempo e os três golos que assinou na última noite são mais um argumento a seu favor.
A jogar no reduto do Montpellier, o PSG não se deixou afetar pela condição de visitante e, apesar de terem o título assegurado, assumiu o controlo do jogo desde o início. Ao intervalo, os pupilos do técnico espanhol já venciam por uma bola a zero, fruto de um tento de Senny Mayulu, aos 44 minutos.
Na segunda parte, o ex Benfiquista, que foi titular, assumiu a batuta ofensiva dos visitantes e resolveu a partida por si mesmo. Em dez minutos, Gonçalo Ramos bisou no encontro, o primeiro tento surgiu aos 49 minutos, já o bis, foi conseguido através da conversão de uma grande penalidade, ao minuto 59. O antigo camisola 88 do Benfica alcançou o hat-trick aos 65 minutos, fazendo o 4-1 final, depois da equipa da casa ter reduzido a desvantagem aos 64 minutos, por Tanguy Coulibaly.
Foi mais um passeio para a formação de Paris que, com o título da Ligue 1 conquistado, vai cumprindo calendário. Com mais um triunfo no bolso, o PSG segue bem destacado na liderança, com 81 pontos. Na próxima ronda, a última, o campeão vai receber o Auxerre. Após a prova de regularidade, a equipa de Gonçalo Ramos e João Neves vai ter mais dois encontros decisivos, embate com o Reims na final da Taça de França e duelo com o Inter de Milão, a contar para a final da Liga dos Campeões.
Confira aqui os golos de Gonçalo Ramos:
Capitão dos vermelhos e brancos comentou a partida do passado sábado, que terminou empatada, a uma bola, no Estádio da Luz
|
Nicolás Otamendi foi o rosto que deu a cara após o empate no Benfica - Sporting. No final da partida, e na zona de entrevistas rápidas, o capitão dos vermelhos e brancos revelou que o resultado do Dérbi acabou por ser injusto, uma vez que as águias foram a equipa a procurar os três pontos.
Otamendi - Fomos a equipa que mais procurou a vitória
"Fomos a equipa que mais procurou a vitória, eles conseguiram um golo ao princípio e nada mais fizeram", começou por revelar o camisola 30 dos encarnados, que esteve envolvido num lance polémico na área do Sporting, no qual acabou por sofrer uma grande penalidade.
"Queríamos a vitória, mas avançamos para o próximo jogo", disse ainda Nicolás Otamendi, na zona de entrevistas rápidas, depois de ter alinhado os noventa minutos pela turma de Bruno Lage no passado sábado, no Estádio da Luz.
Recorde-se que também Bruno Lage acabou por achar o resultado injusto, tendo revelado que as águias mereciam um triunfo no Dérbi. "Não considero o resultado justo, o Sporting marou o golo e a partir daí estivemos sempre por cima do jogo. Temos uma excelente oportunidade do Pavlidis, com a bola ao poste. Merecíamos ter vencido o jogo", revelou o timoneiro setubalense.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 48 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 4.235 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou sete golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense, Barcelona, Porto, AVS e Estoril) e fez três assistências.
Recorrendo às estatísticas e acontecimentos anteriores, o que poderá acontecer na derradeira jornada pode surpreender ou deixar tudo como estava
|
O dérbi dos dérbis, que decorreu ao final da tarde de ontem, 10 de maio, prometia muita emoção e acabou num empate a uma bola entre o Benfica e o Sporting. Após a divisão de pontos, as duas equipas permanecem nas mesmas posições e as decisões ficaram adidas para a última jornada.
Esta vai ser a segunda vez, na história do Campeonato Nacional, que o Glorioso e os leões entram na derradeira ronda com tudo empatado. Já tinha acontecido por cinco vezes entre Porto e Benfica, tal como três vezes entre os dragões e os verdes e brancos. Contudo, o que une estes dados? À entrada da última jornada, nunca se verificou uma inversão do 1.º, nem do 2.º lugar.
Corria a temporada de 1947/1948 e na penúltima jornada verificava-se uma igualdade pontual na liderança do Campeonato Nacional, Sporting seguia na liderança da prova, com 39 pontos, os mesmos pontos que o Benfica, que os acompanhava na 2.ª posição.
Nesse caso, tal como aconteceu em 2024/2025, a turma de Alvalade seguia com vantagem no confronto direto com o Clube da Luz, o que lhes permitia ter alguma folga na liderança. Com as duas equipas empatadas na liderança, os rivais venceram na derradeira ronda, triunfo dos leões sobre o Lusitano de Vila Real de Santo António (4-1) e o Glorioso venceu o Olhanense (2-0). Terminaram a Liga empatados, mas o Sporting celebrou o título devido ao confronto direto com as águias.
Quase oito décadas mais tarde, os dois rivais da 2.ª Circular entram para a derradeira jornada da Liga Portugal Betclic com os mesmos pontos (79 pontos cada), no entanto, os verdes e brancos partem em vantagem. Para o Benfica conseguir festejar o tão desejado 39, precisa de vencer o Braga e esperar que os leões percam pontos na receção ao Vitória de Guimarães.
Especialista em arbitragem comentou os casos do Dérbi do passado sábado, tendo apontado um erro do juiz da partida, que prejudicou as águias
|
A partida do passado sábado entre o Benfica e o Sporting ficou marcada por vários lances polémicos. Nesse sentido, e em declarações ao jornal Record, Jorge Faustino acabou por 'chumbar' a arbitragem de João Pinheiro no Dérbi, tendo revelado que o juiz do encontro acabou por fazer 'vista grossa' a um caso na área dos leões, no qual Nicolás Otamendi sofreu falta.
"Debast, de costas para a bola e completamente desinteressado desta, empurrou Otamendi derrubando-o e impedindo-o de poder tentar o cabeceamento", começou por dizer o especialista em arbitragem ao jornal desportivo, depois do apito final no Estádio da Luz.
Jorge Faustino - Penálti por sancionar
Jorge Faustino foi mais longe na sua análise e acabou mesmo por revelar que a decisão de João Pinheiro sobre o lance foi incorreta, uma vez que existia motivo para assinalar a falta cometida pelo internacional belga. "Penálti por sancionar", disse o especialista em arbitragem em declarações ao jornal Record.
Recorde-se que numa altura em que o marcador favorecia o Sporting, o Benfica de Bruno Lage beneficiou de um pontapé de canto e Otamendi preparou-se para poder marcar o golo do empate ao segundo poste. No entanto, Debast empurrou o capitão das águias, que caiu no coração da área dos verdes e brancos. Ora, João Pinheiro 'fechou os olhos', assim como o VAR, e nada assinalaram, ficando um penálti por marcar a favor dos encarnados.
No final da partida, Nicolás Otamendi acabou por comentar a arbitragem do Dérbi, mostrando-se desagradado com a mesma. "Penálti? As jogadas são muito rápidas quando é sobre o Benfica. Quando é ao contrário, a análise demora mais tempo. A Liga tenta crescer, mas este critério não permite", revelou o capitão do Clube da Luz na zona de entrevistas rápidas.