
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
|
Extra: O festival de cinema IndieLisboa, anunciou através das redes sociais, esta quarta-feira, 23 de abril, que os filmes produzidos, idealizados ou que contêm participação de Ico Costa estão oficialmente fora do evento. O festival informou, num comunicado, que tomou a decisão na sequência da divulgação de uma carta aberta, onde o visado foi acusado de violência doméstica.
“A situação exige integridade e responsabilidade social, princípios que regem o nosso código de conduta. Somos profundamente sensíveis a denúncias de violência e temos consciência de que o contexto social e legal da violência de género é, muitas vezes, revitimizante na forma como trata quem denuncia", escreveu o festival no comunicado oficial.
A denúncia foi feita por uma alegada vítima, que garante que conhece outras pessoas que sofreram o mesmo. "Pelo menos seis vítimas... ao longo de dez anos. A própria polícia só me levantou dificuldades, argumentando que não o ia conseguir levar avante por já não apresentar sinais visíveis de agressão física", relatou.
O idealizador foi procurado pela agência Lusa e acabou por dar o seu testemunho sobre os acontecimentos. "É uma denúncia falsa, feita por parte de uma pessoa que nunca conheci. Essa pessoa não existe. […] Sou contra qualquer tipo de cancelamento e as vítimas têm que existir e neste momento não existem", comentou Ico Costa, que afirmou não estar preocupado, pois o IndieLisboa é "só mais um festival".
Entre os projetos retirados do festival está Balane 3, que trata-se de um filme documental que conta a vida dos habitantes de um bairro em Inhambane, uma cidade pequena no sul de Moçambique, país onde Ico Costa tem trabalhado com regularidade para realizar projetos.
Morte do líder da Igreja Católica chocou o mundo na passada segunda-feira e Vaticano iniciou os preparativos para homenagear o sumo pontífice
|
Extra: Na passada segunda-feira, 21 de abril, os meios de comunicação do Vaticano deram conta da morte do Papa Francisco, aos 88 anos de idade. O líder da Igreja Católica desde 2013 faleceu, após 12 anos como principal figura da instituição e já se sabe a data para as cerimónias fúnebres, que visam homenagear o Santo Padre.
O funeral do Papa Francisco vai realizar-se no sábado de manhã às 10h00 locais (09h00 em Lisboa) na Praça de São Pedro, conforme anunciou esta terça-feira o Vaticano. O féretro será depois transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, no centro de Roma, onde o Papa será sepultado, refere o comunicado.
O Vaticano, numa nota de pesar, anunciou a morte do sucessor de Bento XVI dizendo: “Queridos irmãos e irmãs, é com profundo pesar que anunciou o falecimento do Papa Francisco”. A morte do líder da Igreja Católica foi relembrada por diversas pessoas nas redes sociais, inclusive José Mourinho, antigo treinador do Benfica, que lamentou a perda da figura católica.
O Clube da Luz também lamentou a perda, onde emitiu um comunicado oficial nos meios de comunicação do Clube: "Apaixonado pelo futebol, o Papa Francisco sempre reconheceu no desporto um instrumento de paz, inclusão e fraternidade entre os povos. O Sport Lisboa e Benfica recorda com emoção a honra de ter sido recebido por Sua Santidade no Vaticano, num encontro que ficará para sempre na memória da instituição", escreveu o Glorioso.
Papa Francisco, cujo nome verdadeiro era Jorge Mario Bergoglio, era natural de Buenos Aires, Argentina e tinha uma paixão pelo futebol. O adepto do San Lorenzo nunca escondeu seu amor pelo vermelho e azul do emblema sul-americano e acompanhava tanto a sua equipa do coração como a sua seleção.
Na última madrugada, o chefe da Igreja Católica faleceu, após a celebração do último domingo de Páscoa, a notícia foi avançada pelo Vaticano
|
Extra: O Papa Francisco morreu aos 88 anos de idade. Exatamente um dia depois do sumo pontífice ter feito a sua última aparição em público, quando surgiu à janela da Basílica de S. Pedro, para a benção de Urbi et Orbi, tradição do domingo de Páscoa. A informação foi avançada pelos meios oficiais do Vaticano, esta segunda-feira, 21 de abril. Francisco foi chefe da Igreja Católica desde 2013.
Conhecido como o Papa dos pobres, a notícia sobre o falecimento do último papa, que tinha sucedido a Bento XVI, em 2013, foi comunicado pelo Vaticano, numa nota de pesar que dizia o seguinte: “Queridos irmãos e irmão, é com profundo pesar que anunciou o falecimento do Papa Francisco”.
Durante os 12 anos que esteve à frente da maior instituição religiosa do mundo, Francisco passou sempre uma imagem de humilde, tornando-se no primeiro sumo pontífice oriundo da América Latina (nasceu em Buenos Aires, a 17 de adezembro de 1936). Depois de ter sido eleito como santo padre da Igreja Católica, o Papa Francisco procurou sempre limpar a imagem a Igreja Católica, passando uma mensagem de paz e harmonia entre todos os seres humanos.
Como surge escrito na sua autobiografia, publicada em janeiro deste ano, será feita a vontade sobre as instrições feitas por Francisco em relação ao seu funeral. Conforme surge no manuscrito, o Papa pediu para ser enterrado em Santa Maria Maior, ao ivés na Basílica de S. Pedro, como tem sido recorrente com os sumos pontífices anteriores.
Depois do problema de saúde que o afetou nos últimos meses, o líder da Igreja Católica surgiu este domingo na varanda da Basílica de São Pedro
|
Extra: Papa Francisco surgiu este domingo na varanda da Basílica de São Pedro, em Roma, para dar a sua tradicional bênção "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo), transmitida pelo canal de televisão do Vaticano, durante a celebração da Páscoa.
Após o problema sofrido, o Papa Francisco apareceu pelas 11h00, hora de Lisboa, na Santa Missa celebrada pelo cardeal Angelo Comastri. A recuperar de uma pneumonia, o líder máximo da Igreja Católica começou por desejar uma "boa Páscoa" aos fiéis no Vaticano e pediu ao mestre de cerimónias que lesse a sua mensagem de Páscoa perante as 35.000 pessoas reunidas na praça de São Pedro para a missa do domingo de Páscoa.
Durante a celebração, Francisco aproveitou para comentar o conflito em Gaza, acabando por fazer um apelo: "Apelo aos beligerantes para que cessem o fogo, libertem os reféns e prestem uma ajuda preciosa às pessoas famintas que anseiam por um futuro de paz", referiu o líder da Igreja Católica este domingo.
A missa de Páscoa, que comemora a ressurreição de Cristo, teve início às 08h30 de hoje na Praça de São Pedro, decorada com milhares de flores holandesas e com a presença de cerca de 300 padres, bispos e cardeais.
O Papa Francisco é líder espiritual de 1,4 mil milhões de católicos e chefe do Estado do Vaticano há 12 anos e há especulações sobre uma possível renúncia de seu cargo. Vale lembrar que a visita do Papa à Portugal em 2023, rendeu ao Benfica uma multa a menos para a carteira.