
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
|
Na passada terça-feira, o Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu estabeleceram um novo acordo preliminar, que prevê novas regras para a atual carta de condução. Entre as diretrizes, a grande novidade anunciada será o facto de indivíduos menores de idade, com 17 anos ou mais, já terem autorização para conduzir, mas há condições para os condutores.
Os jovens com menos de 18 anos poderão dirigir um automóvel desde que tenha ao seu lado um responsável experiente na condução. O acordo serviu para reforçar a segurança rodoviária, já que a Europa lida com mais de 20 mil mortes anuais nas estradas.
Além disso, conforme noticiou o Jornal de Notícias, os jovens passarão por um período experimental de dois anos, onde as sanções aplicadas serão muito mais rigorosas. "Caso conduzam sob efeito de álcool ou drogas, sem cinto de segurança ou sem respeitar as regras dos sistemas de retenção para crianças", os novos condutores serão punidos com mais severidade. Porém, as novidades não são apenas para os jovens.
Para os condutores mais velhos, o acordo também estabeleceu, não oficialmente ainda, a digitalização das cartas de condução, a introdução de um período experimental para novos condutores, uma avaliação mais sistemática das aptidões de quem conduz e a harmonia das regras em toda a União Europeia.
Além disso, as idades mínimas para conduzir veículos pesados como autocarros, caminhões e carrinhas também irão baixar, de maneira a tentar solucionar a escassez de condutores que a Europa enfrenta. Vale lembrar, que para quem conduz, que há boas notícias sobre o preço do gasóleo em Portugal.
Adepto foi filmado a esmurrar um aficionado que pedia satisfações ao seu pai, dirigente máximo do futebol boliviano e mais tarde justificou as recentes ações
|
Extra: Mais um momento triste que marca o mundo do futebol. Na última madrugada, registaram-se cenas de pancadaria no final do encontro entre a Bolívia e o Uruguai. Porém, o incidente não envolveu os adeptos das duas seleções, mas sim entre os bolivianos que assistiam à partida e o Presidente da Federação e o seu filho.
Face às maravilhas das tecnologias, o momento foi captado por uma câmara de telemóvel e o momento já se tornou viral em todo o mundo. O caso aconteceu quando Andrés Costa, presidente do Always Ready, emblema boliviano, esmurrou um compatriota seu, que pedia satisfações a Fernando Costa, dirigente da Federação e pai do alegado agressor.
O caso aconteceu na noite de terça-feira, 25 de março, no Estádio el Alto, na Bolívia, minutos depois do final do encontro entre a seleção local e o Uruguai, que terminou com um empate a zero entre as duas equipas. No vídeo, é possível ver uma troca acesa de palavras entre Fernando Costa e o adepto, com a polícia a tentar serenar os ânimos, de seguida, Andrés Costa agride o dito adepto e acaba por ser agarrado pelas autoridades presentes no local.
Após os desacatos registados nas bancadas, o líder da Federação marcou presença na conferência onde abordou o que tinha acabado de acontecer. “Quero expressar as minhas mais sinceras desculpas pela reação que tive esta tarde, depois do jogo, não tem justificação, mas sim uma explicação”. Deixando uma garantia: “Disseram-se coisas inenarráveis por parte de pessoas que assistiram ao jogo desta tarde, contra a nossa seleção, contra os nossos jovens talentos da seleção. Este presidente vai defender a Bolívia até à morte, a seleção nacional e, sobretudo, estes jovens. Não posso conceber que maus bolivianos se expressem desta maneira”, frisou Fernando Costa.
Recorde-se que, as duas seleções dividiram os pontos entre si. A Bolívia ocupa atualmente o oitavo lugar da qualificação da zona sul-americana, com 14 pontos, apenas a um ponto da Venezuela, que ocupa o lugar que dá acesso ao playoff internacional de apuramento.
Confira aqui o vídeo:
Pedido feito pelos espanhóis, para ficarem em igualdade com os portugueses, serve de pretexto para desfazer uma ‘simpatia’ de Franco com Hitler
|
Extra: Na próxima madrugada de 30 de março, Portugal irá adiantar os seus relógios em 60 minutos, anunciando a chegada do ‘hora de Verão’, que consequentemente fará a contagem final para a chegada da estação da estação do calor e das férias. A informação foi avançada pelo Observatório de Lisboa.
Segundo o mesmo Observatório, os portugueses que residem nas regiões referentes a Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira devem mudar a sua hora na madrugada de domingo. Quando for 01h00 da manhã, os ponteiros manuais e digitais devem passar para as 02h00. Já na Região Autónoma dos Açores, a mudança irá ocorrer às 00H00 e passa para a 01H00 da manhã.
Este novo horário entra em vigor a 30 de março e a hora legal irá permanecer até à madrugada de 26 de outubro, altura em que os relógios, a partir das 02h00 devem ser atrasados 1 hora, para dar início à chamada ‘hora de inverno’.
No país vizinho, Espanha, o fuso horário é sempre de mais uma hora, comparativamente à hora de Portugal. No entanto, especialistas espanhóis defendem que se deve adotar a hora lusa e assim desfazer a ‘simpatia de Franco para com Hitler’, quando a 16 de março de 1940, o ditador espanhol adotou fuso horário da Europa Central, em gesto solidário com a Alemanha.
José Maria Fernández- Crehuet, da Universidade Politécnica de Madrid, é um dos defensores desta alteração por parte de Espanha. “O melhor seria ter o horário de Londres e de Lisboa e fazer a mudança de hora como eles. A favor da mudança de hora, sim. Se tivéssemos o horário de Portugal ou de Inglaterra teríamos todos os benefícios de aproveitar o sol o máximo possível. Ajustamos a nossa vida à luz do sol, por isso almoçamos e jantamos mais tarde”, explicou o especialista.
Abalo sísmico verificou-se em várias zonas da região esta segunda-feira, 24 de março, sendo que as mais atingidas foram Albufeira, Faro e Loulé
|
Extra: A região do Algarve começou a nova semana com um sismo sentido em várias zonas da região. Na manhã desta segunda-feira, 24 de março, as regiões de Albufeira e Faro foram testemunharam um abalo sísmico com uma magnitude de 4,4 na escala de Richter, mas segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, não se registaram danos pessoais ou materiais.
No comunicado emitido pelo IPMA, a autoridade nacional para a meteorologia informou que o epicentro do sismo aconteceu a 75 quilómetros a sul de Faro, capital do distrito. O abala sísmico foi sentido por volta das 05H18 e ficou registado na estações de Rede Sísmica do Continente.
Além de Albufeira e Faro, capital do distrito, o sismo também foi sentido em Loulé, zona próxima de Faro. No entanto, em contraste com as outras duas localidades, o IPMA informou que a atividade sísmica foi sentida com menor intensidade em Loulé.
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
Segundo a escala de Mercalli, pelo que o Instituto Português do mar e da Atmosfera informou, o sismo teve intensidade III dessa mesma escala. O que quer dizer que o abalo sísmico foi sentido nas casas das pessoas, sentindo-se uma forte vibração, incluindo dos próprios objetos, mas sem causar qualquer tipo de dano pessoal ou material.