
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
|
Extra: Cada nova semana que entra, os condutores portugueses fazem contas à vida e ponderam quanto irão gostar em combustível. No entanto, esta nova semana trouxe boas notícias aos automobilistas, mais especificamente aqueles que conduzem uma viatura movida a gasóleo.
O gasóleo, ao longo das duas últimas semanas, tem vindo a descer e, esta segunda-feira, 17 de março, o preço do combustível voltou a sofrer uma nova descida. Os condutores constataram que o gasóleo voltou a descer dois cêntimos por litro, tornando as suas carteiras ‘mais leves’ na hora de pagar.
No entanto, aqueles que são donos de automóveis movidos a gasolina, a sorte não lhes bateu à porta. Nas últimas três semanas, o preço da gasolina tem verificados várias quebras e até registou uma queda de 4.5 cêntimos por litro. Porém, esta semana, o preço não registou oscilações e continua idêntico ao que foi verificado na semana anterior.
Os dados atuais foram confirmados pela Direção Geral de Energia e Geologia, que confirmou os novos preços a serem praticados pelas gasolineiras espalhadas por Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e Açores.
Segundo a DGEG, o preço médio do litro de gasolina em Portugal custava 1,692 euros a 14 de março, pelo que se mantém nesse valor, já o gasóleo, que valia 1,601 euros, passa agora para 1,581 €/l.
Alerta foi dado durante a tarde, depois de um estrondo num prédio de seis andares, na União das Freguesias da Caparica e da Trafaria
|
Extra: Durante a tarde de sábado, 15 de março, a região de Almada foi ‘abalada’ com uma explosão numa zona residencial, situada na União das Freguesias da Caparica e da Trafaria, conforme foi avançado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O alerta foi dado por volta das 17h30 do dia de ontem e, segundo uma fonte da Proteção Civil, em declarações à Agência Lusa, a explosão verificada num prédio no distrito de Setúbal, causou um total de seis feridos, não se conhecendo a sua gravidade.
Depois de ter sido acionado o alerta, na sequência de uma explosão verificada na região da Caparica-Trafaria, vários meios de socorro marcaram presença no local, contando com a presença de 25 operacionais, incluindo Bombeiros da Trafaria, Almada e Seixal, tal como o INEM e a GNR.
No local do acidente, foi possível registar seis feridos, no entanto, os indivíduos, que apresentavam ferimentos ligeiros, foram inicialmente assistidos no local e mais tarde transportados para a unidade hospitalar mais próxima, neste caso o Hospital Garcia de Horta, em Almada.
A mesma fonte da Proteção Civil adiantou que ainda se desconhece a origem do incidente, mas confirmou que a explosão causou ‘danos consideráveis’ na estrutura do prédio: “Ainda vai ser avaliado o que acontecerá com os moradores".
Segundo o IPMA, a evolução da situação meteorológica adianta que o centro da depressão Laurence irá passar mais longe do arquipélago português
|
Extra: Ao que tudo indica, a tempestade, batizada de Laurence, irá passar mais longe dos Açores, que inicialmente estava previsto. A depressão, com um sistema frontal associado, por das 9h00 locais (10h00 em Portugal continental), encontrava-se aproximadamente a 300 quilómetros oeste da ilha das Flores.
A atualização da evolução meteorológica foi atualizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera. “A evolução da situação meteorológica indica que o centro da depressão Laurence passará mais afastado comparativamente com o comunicado anterior”, explicou o IPMA, no seu boletim meteorológico.
Na mesma informação, o IPMA referiu que a mesma tempestade irá passar a cerca de 360 quilómetros a norte da ilha Graciosa, com a autoridade nacional a adiantar que os efeitos da mesma não serão sentidos de forma intensa, mas alerta que os ventos dessa região podem ultrapassar os 100 quilómetros por hora.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera explica que os ventos, presentes no Arquipélago dos Açores, irão contar com rajadas fortes, de diferentes velocidades, mediante a região em que se façam sentir. Através do mesmo comunicado, o IPMA avança que, no grupo Central as rajadas ultrapassam os 110 quilómetros por hora. Já no grupo Oriental, a velocidade desce para os 100 Km/h.
Além das rajadas de vento, a depressão Laurence deverá trazer também muita precipitação, por vezes muito forte e acompanhada de trovoada, tanto no grupo Central, como Oriental. Entretanto, o IPMA emitiu alerta laranja, devido ao vento e agitação marítima, nas ilhas de Flores e Corvo (grupo Oriental). O aviso entra em vigor hoje, 15 de março, a partir das 15h00, até às 06h00 de amanhã, domingo, 16 de março.
Sistema Nacional de Saúde afirma que terão serviços a não funcionarem nos próximos dois dias na região da capital e em Vale do Tejo
|
De acordo com a Lusa, o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) constatou que haverão oito urgências fechadas durante o dia 15 de março, próximo sábado. Entre elas, seis são urgências de Obstetrícia e Ginecologia e a lista de ausências para o primeiro dia de fim de semana é extensa.
Os hospitais que não contam com as urgências abertas nas áreas de Obstetrícia e Ginecologia são na região de Lisboa e Vale do Tejo, e são os seguintes: Hospital Garcia de Orta (Almada), Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Hospital São Bernardo (Setúbal), Hospital Vila Franca de Xira, Hospital Santo André (Leiria) e Hospital Amadora-Sintra.
Além deles, existem hospitais que não terão abertas as urgências para a Pediatria, que é o caso do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, ou no Hospital de Vila franca de Xira. Além disso, a ala pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciada entre as 00h00 e as 08h00 e as 20h00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo CODU, do INEM ou pela linha SNS 24.
Porém, as más notícias não param por aí. No domingo, 16 de março, também haverá paralisações de cinco urgências das áreas já citadas acima, como é o caso do Hospital Distrital das Caldas da Rainha. Entretanto, o Hospital Vila Franca de Xira e do Hospital Amadora-Sintra vão reabrir.
Ao todo, no sábado, estarão abertas 130 urgências, 30 no âmbito do projeto-piloto que obriga utentes a ligarem para a Linha SNS 24 antes de viajarem até o hospital, uma vai estar referenciada e oito fechadas. Já no domingo, as escalas preveem a abertura de 129 urgências, 32 vão estar abertas no âmbito do projeto-piloto, uma vai estar referenciada e sete estarão fechadas. Esta notícia acaba por gerar um pouco de alarme, uma vez que se prevê temperaturas baixas e chuva para o fim de semana.