Futebol
Com Benfica à espreita, histórico inglês comenta futuro de Bernardo Silva: "Algo a provar"
28 Out 2025 | 19:19
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Nov 2022 | 15:51 |
O antigo jogador do Benfica, António Pacheco, atualmente com 55 anos, revelou-se surpreendido com a informação de que a sua equipa, ao comando de Sven Goran Eriksson, em 1989/1990, fazia mais golos do que a atual formação de Roger Schmidt. Os números não deixam dúvidas: 72 golos em 26 jogos contra os 70 da equipa do técnico alemão. “Este tipo de futebol cria muitas oportunidades e sou até da opinião que o aproveitamento dessas oportunidades não é o melhor. Repare: o Benfica tem 70 golos em 26 jogos, bastava converter mais uma das muitas ocasiões em cada um desses jogos para ter 96. Só o Rafa perdeu, seguramente, entre 12 e 15 golos” , destacou o antigo atacante. António Pacheco considera ainda que “o mérito (atribuo) ao treinador, que construiu a equipa que sabe jogar em contra-ataque, em ataque organizado, que faz pressão alta, que reage à perda de bola, que passa muito tempo a jogar perto da baliza adversária.” António Pacheco – entre 1987/1988 e 1992/1993, marcou 48 golos nos 220 jogos de águia ao peito.
Fotografia de Benfica
Imprensa nacional esteve presente na sessão de trabalhos dos encarnados e estranhou ausência do jovem atleta, contudo, não foi o único de fora
28 Out 2025 | 20:03 |
No treino desta manhã, 28 de outubro, no Seixal, foi notada a ausência de Ivan Lima, jovem que tem dado nas vistas. O facto do atleta do Benfica não ter marcado presença na sessão de treinos não passou despercabida à comunicação social. Porém a situação do futebolista cabou por ser esclarecida por José Mourinho, momentos antes da conferência de imprensa de antevisão.
Tal como já tinha acontecido antes da partida com o Arouca, José Mourinho voltou a abrir o treino do Clube da Luz nos 15 minutos à comunicação social. Segundo o que adiantou o jornal Record, o Special One contou com algumas ausências que foram rapidamente esclarecidas.
O diário desportivo revelou que Ivan Lima, romessa que tem sido destaque nas últimas semanas, Gonçalo Oliveira, Diogo Prioste e Leandro Santos vão ser 'emprestados' a Nélson Veríssimo, técnico do Benfica B. O quarteto vai assim integrar as opções para o duelo frente ao Paços de Ferreira, quinta-feira, 30 de outubro, às 18H00, para a 9.ª jornada da Liga Portugal Meu Super.
Quem também continua ausente é Bruma que, tal como Nuno Félix, continuam a recuperar das suas respectivas lesões. No boletim clínico também surge o nome de Amar Dedic, que durante a sessão desta manhã realizou trabalho de ginásio. Alexander Bah ainda está a cumprir trabalho individual e Manu Silva prossegue a sua reintegração no plantel.
Recorde-se que, apesar de se tratar de uma competição de menor importância, José Mourinho frisa que a equipa não irá facilitar frente aos beirões. O encontro entre Benfica e Tondela está agendado para amanhã, 29 de outubro, às 20H45, no Estádio da Luz. As águias vão tentar revalidar o título que conquistaram em 2024/25.
Conhecido árbitro espanhol considera que juiz da AF Santarém teve uma prestação que nã foi digna de um profissional de elite como devia ser
28 Out 2025 | 19:50 |
Iturralde González considerou que Hélder Carvalho não esteve bem na sua análise enquanto profissional. O antigo árbitro espanhol assume que o juiz da AF Santarém ficou muito aquém das expectativas por necessitar da intervenção do VAR para assinalar grandes penalidades claríssimas no Benfica - Arouca (5-0).
Iturralde González: "É um penálti muito claro"
A convite do jornal Record, o antigo árbitro espanhol analisou os principais casos da jornada 10, incluíndo o duelo das águias. "É um penálti muito claro. O jogador levanta o braço direito até uma posição horizontal e este ganha volumetria, ocupando um espaço por onde passa a bola", começou por revelar Iturralde González.
"A única questão aqui – e isto não é só com os árbitros portugueses -- é que, antes, os árbitros viam mais este tipo de jogadas. É um penálti tão claro, que nem era preciso recorrer ao VAR", acrescentou o especialista, analisando a forma como Hélder Carvalho atuou.
Iturralde González: "Neste trabalho, ele é pago para ver e um árbitro de elite, como este, não lhe podia ter escapado estes penáltis"
No lance da segunda grande penalidade, na sequência de uma falta sobre Gianluca Prestianni, o espanhol não tem dúvidas sobre a decisão feita: "É um lance que não oferece dúvidas. O defesa, em vez de tocar na bola, atinge o adversário. Ele quer ir à bola, mas acaba por tocar na perna esquerda do jogador do Benfica e derruba-o".
Além disso, Iturralde González voltou a criticar a abordagem de Hélder Carvalho: "Há jogadas que o árbitro não consegue ver e tem de ser auxiliado, mas aqui não. Neste trabalho, ele é pago para ver e um árbitro de elite, como este, não lhe podia ter escapado estes penáltis. Mesmo sem o VAR".
Futuro do campeão do mundo tem sido bastante debatido e há quem considere que futuro não passa pela sua continuidade no Clube da Luz
28 Out 2025 | 19:36 |
A entrar para os últimos seis meses do seu contrato, o futuro de Nicolás Otamendi volta a ser um tema a ser debatido. O capitão do Benfica, já com 38 anos de idade, é uma das peças mais importantes da equipa e José Mourinho considera que a sua idade em nada afeta as suas exibições em campo.
José Mourinho: "Há velhos de 38 e de 40 que são jovens. O Nico é jovem"
Presente na sala de impresa do Benfica Campus, o Special One, antes de falar do argentino, falou da meta para a Taça da Liga. Em relação ao futebolista, o português começou por dar um exemplo sobre as idades dos futebolistas o que realmente significam: "Uma coisa é a idade real e outra é o que vemos em campo, em treino".
De seguida, José Mourinho deu continuidade ao seu racioci´nio, afirmando que há atletas e atletas, afirmando que a idade por vezes não influencia em nada: "Há jovens de 20 anos que são jogadores velhos e há velhos de 38 e de 40 que são jovens. O Nico é jovem".
José Mourinho: "Joga. É importantíssimo para nós"
Sobre o compromisso do capitão das águias, um dos jogadores mais veteranos que ainda está no ativo, Mourinho revelou parte de um diálogo que teve com Otamendi: "Perguntei-lhe objetivamente: 'o que fazemos amanhã?' Ele disse: 'Temos Guimarães, Leverkuysen e Tondela'".
Por fim, José Mourinho voltou a frisar o papel que o argentino tem no balneário, afirmando que os temas burocráticos são da responsabilidade da estrutura: "Joga. É importantíssimo para nós. Questões contratuais e de futuro temos gente num plano superior ao meu para decidir".