
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
O Benfica anunciou, através do seu site oficial, esta segunda-feira, dia 22 de julho, que chegou a acordo com Trey Drechsel para a renovação de contrato. O extremo norte-americano estendeu o seu vinculo com a equipa de basquetebol do Clube da Luz por mais uma temporada, até junho de 2025.
"Estou superfeliz por continuar num clube tão lendário e histórico como o Benfica, onde joguei o meu melhor basquetebol no final da última temporada. O objetivo passa agora por alcançar o quarto Campeonato consecutivo e reforçar o Benfica no panorama internacional com a Liga dos Campeões", começou por dizer o atleta, em declarações à BTV.
"Sinto que tanto a equipa como eu não aproveitámos todo o nosso potencial na competição do ano passado e que temos alguns assuntos pendentes", continuou em relação ao percurso do Benfica na Europa, naquela que foi a sua primeira temporada de águia ao peito.
"Sinto-me honrado por fazer parte desta família por mais uma temporada. Os adeptos são dos mais dedicados e leais do mundo, e para mim isso nunca passa despercebido. Carrega, Benfica!", terminou o camisola 9 do Glorioso.
Na temporada passada, Trey Drechsel realizou 47 jogos de águia ao peito: 27 na Liga Portuguesa, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça da Liga, quatro na Taça de Portugal e um na Supertaça. O extremo conseguiu médias de 11,4 pontos, 2,2 assistências e 3,5 ressaltos.
Confira as palavras de Drechsel:
Encarnados tiveram de suar na temporada 2024/25, que chegou agora ao fim. Campeão pelas águias concedeu uma entrevista, onde fez o balanço da jornada
|
A equipa de basquetebol do Benfica sagrou-se tetracampeã, depois de ter batido o Porto no jogo 4 da final. Em entrevista à Agência Lusa, Norberto Alves - que viu Betinho fazer um balanço - garantiu que esta foi a " época mais difícil" da sua carreira, considerando que a Liga esteve mais forte nesta temporada.
Norberto Alves: "Foi a época mais difícil da minha carreira"
"Esta temporada foi, sem dúvida, a mais difícil, quer no Benfica, quer na minha carreira já longa. Caracterizou-se logo a seguir à pré-temporada por uma quantidade completamente anormal de lesões sucessivas que nos comprometeram a qualidade do trabalho diário, houve um momento que foi preciso ser muito resiliente e resistente em termos mentais, porque de um plantel de 12 jogadores tínhamos apenas seis a treinar", começou por referir.
O treinador do Benfica acabou por evidenciar o "salto" dado pela equipa: "Este ano a Liga foi mais forte, o Porto estava muito forte, sem dúvida nenhuma, o Sporting num processo de alguma renovação mas também se encontrou mais para o fim, a Oliveirense esteve forte, a Ovarense muito bem também e, depois, equipas que causam sempre dificuldades para ganhar como o Vitória de Guimarães ou o Galitos do Barreiro, que fez uma parte final da época muito boa. Mas, realmente, o nosso grande adversário foram as circunstâncias que encontrámos no dia-a-dia".
Norberto Alves: "Este ano vamos diretamente à Champions que é uma competição que nos exige estar sempre no limite, não pode haver maus momentos para se poder vencer"
Norberto Alves falou ainda da qualificação para a Liga dos Campeões. "Este ano acontece algo pela primeira vez que é apurarmo-nos diretamente, ou seja, não vamos ter de disputar os 'qualifiers' para conseguir entrar na Champions League, e isso também se deve ao facto de, também pela primeira vez, nas últimas três épocas uma equipa portuguesa ter lá estado sempre. Fomos sempre com o grande mérito de ir aos 'qualifiers' e ali, em 10 dias, fazer vários jogos contra campeões de outros países e ganhá-los para ir à Champions", disse.
Por fim, o técnico destacou a grandeza da Champions: "Este ano vamos diretamente à Champions que é uma competição que nos exige estar sempre no limite, não pode haver maus momentos para se poder vencer. É um grande prémio para a equipa, para o clube e para os rapazes, vamos preparar essa competição, sabendo que, sem dúvida nenhuma, temos de estar sempre nos limites".
"É outro mundo e para nós é muito difícil competir a esse nível, não temos dúvidas sobre isso, mas não nos impede de ir com a ambição de ganhar cada vez mais jogos porque este ano foi o mais difícil para nós, por causa das lesões, jogámos muitos jogos sem os melhores jogadores, mas provámos que podemos competir a esse nível e ganhar jogos. Vamos querer fazê-lo outra vez, sem dúvida", concluiu.
Com a vitória no Clássico frente ao Porto – a 37.ª em 47 encontros na presente temporada –, o basquetebol do Benfica conseguiu conquistar o tão desejado tetracampeonato, fazendo a festa no Dragão Arena. O Glorioso arrecadou o 31.º Campeonato Nacional, juntando-o às 23 Taças de Portugal, 4 Troféus António Pratas LBP, 13 Taças da Liga e 15 Supertaças.
Recorde a conquista do Tetracampeonato do Benfica:
Ex-basquetebolista do Benfica tem estado sem competir desde a eliminação dos Celtics, mas, durante o dia de hoje, recebeu boas notícias sobre o seu futuro
|
Terminada a sua temporada na presente edição da NBA, onde não conseguiu revalidar o título de campeão nacional com os Boston Celtics, Neemias Queta volta a ter motivos para sorrir. Durante o dia de hoje, 18 de junho, o antigo poste do Benfica viu o seu surgir na lista dos 15 convocados para representar Portugal no EuroBasket 2025.
Assim sendo, trata-se de uma grande novidade na lista apresentada por Mário Gomes, Selecionador Nacional. No entanto, a lista apresentada não é definitiva, visto que, até ao arranque oficial do Europeu, o timoneiro do conjunto português terá de riscar mais três jogadores, havendo assim, uma possibilidade do ex-atleta do Benfica ficar de fora.
Vale a pena lembrar que, Portugal assegurou a qualificação inédita para a competição 14 anos depois da sua última presença. Neemias Queta, recorde-se, não integrou nenhuma das convocatórias durante a fase de qualificação, uma vez que se encontrava impedido devido aos compromissos com os Boston Celtics.
Além do antigo basquetebolista que jogou de águia ao peito, o Benfica vê-se representado na convocatória de Mário Gomes através dos nomes de Daniel Relvado e Diogo Gameiro que, recentemente, ajudaram o Glorioso, orientado por Norberto Alves, a conquistar o tetracampeonato nacional na modalidade.
Feitas as contas, esta será a quarta participação de Portugal numa fase final europeia, depois de ter marcado presença nas edições de 1951, 2007 e 2011. Os linces vão marcar presença na Lituânia, onde vai competir no Grupo A, juntamente com a seleção anfitriã, Sérvia, Chéquia, Turquia e Estónia.
Jornalista e conhecido adepto do Porto comentou esta terça-feira, 17 de junho, o título perdido pelos dragões diante os encarnados
|
Numa altura em que as competições nacionais estão a chegar ao fim, tanto a nível de futebol, como de modalidades, Miguel Sousa Tavares lamentou o desfecho inglório do Porto, que o sofreu às mãos do Benfica. No seu texto de opinião, o portista também destacou os comportamentos dos adeptos e ainda abordou o Mundial de Clubes.
Miguel Sousa Tavares: “O Porto perdeu a finalíssima de andebol e a de basquetebol em pleno Dragão Arena contra Sporting e Benfica”
Na crónica intitulada de ‘Mundial de ricos, futebol de pobres’, o jornalista que escreve para o jornal Record, começou por lamentar o dissabor que os dragões sofreram, às mãos dos rivais, em duas modalidades distintas: “O Porto perdeu a finalíssima de andebol e a de basquetebol em pleno Dragão Arena contra Sporting e Benfica, respectivamente”.
Apesar de se sentir desapontado com o facto dos azuis e brancos terem visto o Glorioso conquistar o tetracampeonato nacional, ‘aplaudiu’ o desportivismo testemunhado: “Apesar da frustração, não houve qualquer incidente no final, os adversários campeões festejaram em pleno pavilhão portista e os treinadores do Porto felicitaram os campeões”.
Miguel Sousa Tavares: “Os adversários campeões festejaram em pleno pavilhão portista”
Depois de salientar o fair-play que se verificou no basquetebol, o jornalista «rasgou’ o comportamento dos adeptos leoninos no hóquei em patins: “Já no pavilhão João Rocha, a eliminação do Sporting pelo FC Porto, nas meias-finais de hóquei em patins, levou a uma tentativa de homicídio de adeptos portistas às mãos de uns jovens do 'clube de cavalheiros'”.
Miguel Sousa Tavares: “Participam mesmo forçando os seus jogadores para além do suportável, como outrora se forçavam os cavalos para atravessar o continente americano”
Por fim, sobre o Mundial de Clubes, que conta com a participação do Benfica e Porto, Miguel Sousa Tavares deixou duras críticas ao torneio: “Quanto aos outros 31 clubes profissionais que estão lá, na fornalha americana, participam mesmo forçando os seus jogadores para além do suportável, como outrora se forçavam os cavalos para atravessar o continente americano em direcção à Califórnia. E estão lá por várias e distintas razões: porque o patrão manda, pelo prestígio, pela oportunidade de mostrar as suas estrelas ascendentes aos compradores VIP do mercado, ou simplesmente por dinheiro”.