Tozé Santos e Sá
Biografiado Autor

31 Out 2025 | 03:00

Icon Comentário 0
Tozé Santos e Sá

A prova de que a culpa é estrutural é que uma ‘chicotada psicológica’ costuma dar um ânimo que muda muita coisa. No Benfica, nem o nome Mourinho o consegue.


Após o primeiro round das eleições do Benfica penso que já todos perceberam porque acabei a última crónica a dizer que “estou certo de que tudo vai ficar igual, apos as eleições”. Entre João Noronha Lopes e Rui Costa, venha o Diabo e escolha.


No dia das eleições justificava-se o voto dizendo “Rui Costa é um grande jogador”, “há que dar tempo a Rui Costa” e outras baboseiras inacreditáveis de quem vive em curto-circuito daqueles que fazem interferência em qualquer mente pensante.


Tudo reforçado na fé inabalável em José Mourinho! Tendo sido, sempre, contra Bruno Lage, por maioria de razão e por coerência, tenho de ser contra Mourinho. 10 jogos de Mourinho com Sudakov e Dodi Lukebakio e o que mudou? Nada.

Quando veio Mourinho disse e repito: não vai resolver o problema porque o problema é a doença do adepto que não se importa de não ganhar, que esta acomodado à derrota, que não sente e vibra com o fervor de outros tempos. Bem sei porquê. Foram décadas de opressão, de enganos, de embustes, de mitos.

Mourinho precisa de tempo, dizem. Mas um treinador melhor do que os outros não é melhor também a, mesmo sem tempo, apresentar resultados? Se é como os outros, não era preciso ter vindo. Já todos percebemos que, se não resultar, a culpa nunca será de Rui Costa e é esta gestão que os Benfiquistas têm avalizado. Todos precisam de tempo, quando todos deviam entregar resultados. O Benfica não tem tempo para dar tempo. A não ser que se queira dar tempo aos outros para serem cada dia melhores.

A prova de que a culpa é estrutural é que uma ‘chicotada psicológica’ costuma dar um ânimo que muda muita coisa. No Benfica, nem o nome Mourinho o consegue. Os Benfiquistas parecem soldadinhos disciplinados. São do maior Clube do mundo e, no entanto, parecem formatados pelo passado e sem vontade de futuro.

De João Noronha Lopes só tenho a reafirmar que também não serve. Usou métodos indignos e ilegais como enviar mensagens aos Sócios, usurpando acesso aos dados de sócios. Práticas antigas, aprendidas com um passado que não queremos. Que mudança é esta?

Deixo duas notas, já falei muito sobre João Noronha Lopes e sobre quem está com ele, que reputo de carácter e princípios escassos para servir o Benfica. João Noronha Lopes diz que é muito bom gestor. Esta visto que pode ser bom gestor como empregado da Macdonald´s, pois quando tem de ser líder/patrão não o é.

+ opinião
+ opinião
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento Vermelho e Branco: Unidos para ser temidos

A prova de que a culpa é estrutural é que uma ‘chicotada psicológica’ costuma dar um ânimo que muda muita coisa. No Benfica, nem o nome Mourinho o consegue.

31 Out 2025 | 03:00

Icon Comentário0
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

Dependentes da criatividade individual e do brilhantismo do Deus grego!

Um Benfica que não soube corresponder ao favoritismo durante os primeiros 45 minutos, só ganhou vida depois das primeiras alterações efetuadas por José Mourinho

30 Out 2025 | 00:13

Icon Comentário0
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Entre a continuidade da mudança e a mudança da continuidade…

A forma como os sócios votarem dirá muito sobre o que valorizam: a continuidade de um modelo que lhes garantiu estabilidade ou a coragem de abrir uma nova era.

29 Out 2025 | 03:07

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER