Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
30 Out 2025 | 19:43 |
TERMINA O DEBATE ENTRE RUI COSTA E JOÃO NORONHA LOPES, CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BENFICA.
22h28 - João Noronha Lopes: "É uma honra enorme estar aqui, a disputar esta segunda volta. É o sonho da minha vida, a paixão da minha vida. Preparei-me com muita humildade e vontade. Temos muita vontade de ajudar o Benfica. Estou convicto que vou ganhar, mas reitero o que o Rui disse, é importante que os Benfiquistas decidam, e que vão votar. O que nos une é mais do que nos separa. O Benfica está acima de tudo".
22h28 - Rui Costa: "Muito obrigado a todos os Benfiquistas, e peço que voltem de novo às urnas, espero que se possa bater o recorde. E que haja respeito, que se passe o que se passou nas eleições de sábado, sem atrito, sem razões para falar mal do Benfica"
22h27 - João Noronha Lopes: "Nenhum Benfiquista sabe o que é o projeto Pedro Proença"
22h26 - Rui Costa: "Não apoiei Pedro Proença, apoiei o projeto que foi para a Liga. E fiz isso porque o que estava em cima da mesa, o compromisso que Proença tem é a resolução das matérias todas, não só a centralização, é um período de grande modificação do futebol português".
22h23 - João Noronha Lopes: "Nuno Gomes expressou a sua opinião quando não tinha nenhum vinculo com o Benfica. Neste momento está alinhado com a minha visão do futebol português, e com a pessoa de Pedro Proença. Proença embalou os clubes com uma promessa de 300 milhões, e depois disse que o Benfica se achava mais que os outros. Mas não consigo perceber muitas posições de Pedro Proença. Não o apoiaria enquanto Presidente".
22h22 - Rui Costa: "O Benfica está a alertar um problema. Têm de acontecer movimentações que permitam os clubes sentirem-se seguros. Tem de se falar dos valores que foram assegurados. E caso não aconteça, o Benfica está contra a medida da centralização de direitos. Quando esses passos estiverem a ser dados, o Benfica senta-se à mesa. Não tem nada a ver com a final da Taça. O Benfica não quer sair a perder, nem nenhum outro clube, e isso é o que vai acontecer se tudo permanecer igual".
22h22 - Rui Costa: "A exigência para Mourinha é obter o máximo de resultados no Benfica"
22h18 - João Noronha Lopes: "Estou convicto que José Mourinho vai ser campeão este ano no Benfica. É preciso também dizer que inicia esta época com um plantel que não foi escolhido por si".
22h15 - João Noronha Lopes: "Não deixo cair Pedro Ferreira se José Mourinho exigir Mário Branco como diretor geral para o futebol do Benfica. A minha escolha está feita. José Mourinho tem tido uma conduta irrepreensível, disse que votou no Benfica. Não se meteu em questões eleitorais. Não espero ter essa reação de José Mourinho. Nuno Gomes conhece-o bem, vamos sentar-nos com ele e criar condições para que ganhe. Mas nenhum treinador está acima do Benfica".
22h14 - Rui Costa: "Os programas são conhecidos, não vou estar a ler 300 páginas no programa. Ouvimos todos os candidatos. Não preciso de ler o programa todo para saber os pontos chave. Lembro-me de ideias dos 500 mil sócios, os 500 milhões de receita, o aumento do Estádio. Mas o João Noronha Lopes disse, há ideias que vêm de outros candidatos, que podem ser aproveitadas. Também tenho esse interesse, e também o farei".
23h13 - Rui Costa: "O Benfica não tem nenhuma claque organizada, quem está no topo tem redpass. Não se pode punir todos, tem de se punir quem faz algo de errado, e essas pessoas são punidas, não o grupo de pessoas".
22h12 - João Noronha Lopes: "No Benfica não há adeptos de primeira nem de segunda. Há sócios que pagam bilhete e apoiam. Todos os que vierem apoiar são bem vindos, os que não o fizerem, não são bem vindos, quer seja no topo ou na central".
22h08 - João Noronha Lopes: "Há uma diferença entre garantir um treinador para sempre, ou corre-lo à primeira. Cinco treinadores em quatro anos não é estabilidade. Como é que podemos ganhar? Esta Direção contratou 17 titulares em quatro anos, gastamos 400 milhões de euros, ganhamos um campeonato. Qual a avaliação que se faz deste mandato? Só pode ser negativa. No mercado de inverno, vamos ter de fazer uma avaliação com José Mourinho".
22h07 - Rui Costa: "Não tenho uma verba estipulada para gastar no verão, queremos ir de acordo com as vontades do treinador e com as capacidades do Clube. Mas se formos ao mercado, vai ser para o melhor".
22h05 - Rui Costa: "Falar de estabilidade, num Clube desta dimensão... é uma linha muito ténue. Depende sempre dos resultados, e do ambiente que há a volta da equipa. E pode trazer a estrutura que quiser, e até me admira que não lhe digam isso. Aquilo que todos esperamos é conseguir treinadores a longo prazo, mas isso não é certo no futebol".
22h03 - Rui Costa: "Ninguém pode garantir que um jogador regressa ao Benfica. Bernardo Silva é capitão do Manchester City. Se tiver de voltar ao Benfica, regressa como Rui Costa fez, não fui jogador de nenhum Presidente. Bernardo não aceitou ser trunfo de ninguém, eu passei por isto. O jogador regressa pelo Benfica, não pelo Presidente. Até pode achar que um projeto é melhor que o outro, mas estou convencido que Bernardo Silva queira voltar ao Benfica, mas não como jogador do Presidente, até porque isso não é bom para o Clube".
22h02 - João Noronha Lopes: "O Bernardo disse que queria vir, eu quero muito trazê-lo, já falo com ele há muito tempo. Comigo Presidente, Bernardo Silva vai voltar ao Benfica"
21h58 - João Noronha Lopes: "As contratações são discutidas com o treinador. O que vai acontecer é o que for discutido com o treinador, e com as necessidades da equipa. Não deixo de estranhar que, depois do maior investimento de sempre no Benfica, se esteja já a falar no mercado. O problema de José Mourinho é ter pegado numa equipa que não escolheu, tal como aconteceu antes com Bruno Lage. Assim há sempre dificuldade em ganhar. E por isso é que no nosso projeto a estabilidade é fundamental".
21h57 - Rui Costa: "O Benfica irá sempre ao mercado, não abdicamos de uma época em janeiro".
21h54 - Rui Costa: "Referir que de facto disse que Mourinho era um trunfo eleitoral, fico contente que tinha mudado de opinião. Bagão Félix disse o mesmo (João Noronha Lopes recusa a ideia). Se o Benfica necessitar, em janeiro, de melhorar a equipa, cá estaremos. Bruno Lage disse que estava feliz com o plantel, Mourinho quando foi adversário também elogiou o plantel. Eu digo o 'se', porque neste momento temos um problema que é o tempo para treinar. Jogamos ontem, hoje é dia de recuperação, amanhã estamos a viajar para jogar no dia a seguir. Acredito, para já, que muitos dos jogadores vão melhorar".
21h53 - João Noronha Lopes: "José Mourinho é um grande treinador, trabalharei com ele. Nunca defendi um treinador interino, se a melhor solução foi José Mourinho, apoio a 100%. Quero acreditar que vai ter peso para melhorar o futebol. Não vejo as coisas como um trunfo eleitoral".
21h51 - João Noronha Lopes: "Quero discutir as ideias e os projetos. Em relação a Luís Filipe Vieira, tem de reconhecer o trabalho. Não percebo porque não foi convidado para o 20º aniversário do Estádio da Luz".
21h50 - Rui Costa: "É uma questão pessoal (reconciliação com Luís Filipe Vieira). O que é que isso importa para as eleições? Não sou rancoroso, houve coisas neste período que me magoaram, e não só do lado de Luís Filipe Vieira. O que me faz estar aqui é o Benfica".
21h47 - Rui Costa: "Já expliquei isto. Naquele dia (quando tomou posse) não está em causa se aplaudia ou não o mandato de Luís Filipe Vieira, nem falar dele. O que estava em causa, era a apresentação do novo Presidente. Estávamos a meio de um empréstimo obrigacionista que ia cair, e só queríamos mostrar ao mundo que o Benfica tinha um novo Presidente. Não era o momento, até por questões jurídicas. Não foi 'eu não quero falar', mas o Benfica tinha de apresentar um Presidente para a frente. Não importa quem aconselhou, posso dizer que estive rodeado de advogados, porque o processo é muito longo".
21h44 - João Noronha Lopes: "Para ser claro: nesta campanha, todas as críticas que faço são objetivas a coisas que não correram bem no Benfica. Numa AG do Benfica já defendi Rui Costa de ataques pessoais. Não é o meu estilo fazer ataques pessoais. A questão é ser Rui Costa cumpriu os objetivos enquanto Presidente do Benfica".
21h43 - João Noronha Lopes: "Estou a falar de coisas concretas que partiram da campanha de Rui Costa, do seu Vice-Presidente, e de comunicados oficiais".
21h41 - Rui Costa: "Ainda ontem o seu (João Noronha Lopes) diretor de campanha fez ataques pessoais na Internet à minha pessoa. Vi apoiantes seus a dizer que o melhor que podia acontecer ao Benfica era perder em Guimarães. É triste, e não vi nenhum reparo. Ontem, também da sua campanha, pediram às pessoas por podres meus. E quem falou da sua pessoa, não está na minha campanha".
21h38 - João Noronha Lopes: "Partilho a condenação e repulsa pelas campanhas que se fazem na Internet, que incluem candidatos e famílias. Já fui acusado de tudo nestas eleições. Ser o novo Vale e Azevedo, não pagar impostos, não ter rendimentos, ao ponto de ter de apresentar a minha declaração de rendimentos. Porque quem é gente não é filho de boa gente, tinha de defender a minha honra. Outra coisa, são ataques pessoais de outras campanhas - não consigo perceber que um Vice-Presidente da sua campanha me faça ataques pessoais. Se fosse ao contrário, tinha-o posto na ordem".
21h35 - Rui Costa: "Nós sabemos como as redes sociais funcionam, e lamento o que se tem visto, e que não se perceba que somos todos do mesmo Clube. Aceito as críticas, umas custam mais, outras menos. Mas quando se mete famílias, os meus filhos... Se temos a vaidade, justa, de nos considerarmos os maiores, temos de estar mais juntos. Seja lá para quem for. Fomentar o ódio, não consigo compreender".
21h33 - Rui Costa: "As queixas foram feitas ao Benfica. O Benfica recebeu, e encaminhou-as para as autoridades competentes. Estávamos seis candidatos, se as queixas foram apresentadas ao Benfica, tinha de ser o Benfica a encaminhar, como decorre da lei. Acho que as mensagens são pouco éticas, acho que é natural apresentarem queixas".
21h31 - João Noronha Lopes: "A questão das mensagens é um não assunto, as mensagens foram enviadas a voluntários, que as aceitaram receber, e eles sim reenviaram a outras pessoas. Tenho bastantes voluntários, mas é um não tema".
21h29 - João Noronha Lopes: "Os meus apoiantes pensam pela sua cabeça. É normal que João Diogo Manteigas goste mais do seu projeto do que do meu. A minha candidatura não é contra ninguém, é a favor do Benfica. E é pela positiva, e nasce do facto de o Benfica ganhar pouco".
21h27 - Rui Costa: "Eu acho que as pessoas me conhecem, e isso é importante. Sabem o que dou da minha vida por este Clube. Eu não sou de fazer derrotas vitórias, ninguém mais que eu queria ter ganho mais. Mas as pessoas sabem como peguei no Benfica. E o Benfica fez uma reformulação tremenda a nível interno, e está melhor do que estava há quatro anos".
21h26 - Rui Costa: "Também acredito que vou ganhar. Mas se não as ganhar, o Benfica não sai de mim. Não faço futurologia, não pode estar na minha cabeça pensar que se não ganhar me vou recandidatar".
21h24 - João Noronha Lopes: "Neste momento estou empenhado em ser Presidente do Benfica. A primeira volta é a primeira volta. Eu preparei-me para isto, é o sonho da minha vida, a paixão da minha vida. Estou convicto que vou ganhar. Se não ganhar, respeitarei os sócios, e voltarei ao meu lugar na bancada e às AGs. Ainda não coloco uma terceira candidatura".
21h23 - João Noronha Lopes: "Acho que os sócios são soberanos. Já agradeci a João Diogo Manteigas pelo apoio, mas os sócios vão ter de decidir. Explicar também que as ideias não são nossas, são do Benfica. Falamos de muitas ideias boas, que ficam para o Benfica".
21h21 - Rui Costa: "Recebi o telefonema de Cristóvão Carvalho, não tive mais nenhum contacto, mas não considero falta de respeito porque ainda ninguém ganhou nada. Não quero apoio público nem desvincular-me de Luís Filipe Vieira. Não somos donos dos sócios, e cada um tem a liberdade de escolher o seu candidato".
21h18 - Rui Costa: "Queria reforçar o ato eleitoral, que foi estrondoso para o Benfica. Agradecer a quem votou em mim. É um voto de confiança importante, creio que foi um voto de confiança à minha liderança e acredito que na segunda volta possa ser melhor. Mas partimos os dois do zero".
21h16 - João Noronha Lopes: "Somos o maior Clube do mundo, e quero saudar os outros candidatos. É uma eleição diferente na segunda volta. Considera que temos todas as condições para ganhar as eleições. Sei que parto com atraso e vou ter de pedalar mais. Tenho um passado Benfiquista que diz que não me quero servir do Benfica".
21h16 - O Debate tem duração de 70 minutos, João Noronha Lopes começa a responder.
ARRANCA O DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES DO BENFICA, RUI COSTA E JOÃO NORONHA LOPES!
21h04 - Rui Costa também deixou algumas palavras aos Benfiquistas:
"Não há nada para preparar mais, vou explicar o meu projeto, o outro candidato fará o mesmo (...) Aqui não há vantagens, há uma segunda volta, partimos ambos do zero e não tenho de jogar nem à defesa, nem ao ataque (...) Já disse no domingo a seguir àquela noite estrondosa, que nos deixou vaidosos que não espero o apoio de ninguém. Espero não perder o eleitorado e ganhar o que me falta. Faço o apelo ao voto, até porque acredito que este recorde será batido outra vez". Terminou, afirmando que José Mourinho "é para o Benfica, não para o Rui Costa".
21h02 - João Noronha Lopes já respondeu a algumas questões, na chegada ao debate:
"Vai ser uma conversa à Benfica. Espero que, calmamente, tenhamos a oportunidade de discutir os nossos projetos, as nossas equipas e as nossas ideias de forma a esclarecer os benfiquistas. Acabámos a primeira etapa e agora partimos para a segunda. Vai começar do zero, obviamente que Rui Costa vai à frente mas vou ter que pedalar um bocadinho mais para unir todos aqueles que não se reviram na sua candidatura (...) Já tive a oportunidade de agradecer pessoalmente o apoio de João Diogo Manteigas, mas a sua indicação de voto foi pessoal. Serão os benfiquistas a decidir pela sua própria cabeça (...) Todas as oportunidades para esclarecer os sócios são importantes. Hoje há este debate, na próxima quinta-feira haverá outro. O mais importante é que os sócios cheguem a dia 8 completamente esclarecidos sobre os projetos, equipas e ideias de cada um dos candidatos de forma a escolherem de forma informada (...) O Bernardo Silva pensa pela sua própria cabeça e fará o que bem entender".
19h45 - O Glorioso 1904 leva até si o relato, ao minuto, do confronto entre os candidatos à Presidência do Benfica.
19h45 - Rui Costa e João Noronha Lopes debatem, esta quinta-feira, em canal aberto (CMTV, SIC Notícias, CNN Portugal e RTP Notícias) a partir das 21h15.
Através de um comunicado partilhado no site oficial, Mesa da Assembleia Geral decretou que Sócios se vão reunir para apreciar e votar projeto
03 Dez 2025 | 20:24 |
O Benfica District vai ser discutido numa Assembleia Geral Extraordinária. A informação surgiu na tarde desta quarta-feira, 3 de dezembro, quando a Direção, liderada por Rui Costa, revelou que o projeto apresentado pela estrutura encarnada será votado na referida reunião, que ficou agendada para 3 de janeiro de 2026.
A dita Assembleia Geral Extraordinária, como o próprio Benfica a denominou, vai decorrer dentro de um mês e terá lugar no Pavilhão n.º 2 da Luz. Segundo o comunicado enviado pela Mesa da Assembleia Geral das águias, o ponto de trabalho será a apreciação e consequente votação do Benfica District.
O Benfica District consiste num projeto de requalificação do Estádio da Luz e de toda a sua zona envolvente, focado em desporto, cultura, lazer e receitas extradesportivas, com conclusão prevista para perto de 2030. O plano foi apresentado aos Sócios poucos meses antes das eleições, que decorreram entre 25 de outubro e 8 de novembro.
A ideia central é modernizar a infraestrutura, criar novas valências e reforçar a sustentabilidade financeira do clube, sem alterar a essência do Estádio da Luz nem da sua envolvente. Este é um dos projetos que Rui Costa tem em mente — ao mesmo tempo, o Presidente quer acelerar o tema dos direitos televisivos.
Entre as principais novidades, o plano prevê a construção de novos pavilhões, uma arena multiusos, uma nova praça cívica e unidades comerciais, hoteleiras e residenciais, com um investimento estimado a rondar os 220 milhões de euros. Está previsto que a Assembleia Geral Extraordinária seja transmitida no site oficial do Benfica.
Presidente do Clube da Luz não deixou rival sem resposta após a reunião na Liga. Votação esmagadora serviu para reforçar isolamento dos dragões
28 Nov 2025 | 07:48 |
A recente reunião da Comissão Permanente de Calendários da Liga Portugal ficou marcada por divergências entre os "grandes", motivando uma reação, indireta, do Benfica face às críticas tecidas pelo Porto. Após os dragões, liderados por André Villas-Boas, terem manifestado profundo desagrado com o agendamento dos jogos, insinuando prejuízo desportivo, a estrutura encarnada, encabeçada por Rui Costa, respondeu com os números da votação realizada em sede própria.
O ponto central da discórdia envolveu a definição das datas para as próximas jornadas, com o Porto a votar contra a proposta apresentada pela Liga. No entanto, a posição defendida pelos azuis e brancos acabou por ficar isolada, recolhendo apenas o apoio do Feirense. O resultado final da votação ditou um claro 6-2 a favor da proposta de calendário, um desfecho que o Benfica utiliza agora para desmontar a narrativa do rival.
Para a direção liderada por Rui Costa, o facto de a esmagadora maioria dos clubes presentes (incluindo Sporting, Braga, Santa Clara e Vitória de Guimarães) ter aprovado o plano de jogos é sintomático. Fonte próxima do processo, citada pelo jornal A Bola, sublinha que o resultado "prova que a lógica da Liga não é assim tão descabida".
O Benfica entende que a aprovação do calendário respeita os regulamentos e os tempos de descanso, contrariando a tese de favorecimento ou de perseguição levantada pelo Porto. Este episódio reforça a tensão nos bastidores entre os três grandes, numa altura em que a luta pelo título está ao rubro.
Dentro das quatro linhas, o Benfica irá receber o Sporting na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, às 20h15, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Até final do ano, os encarnados também podem medir forças com o Porto, caso as duas equipas se qualifiquem para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
Presidente do Clube da Luz anunciou, ainda, a realização do Congresso das Casas do Benfica para os dias 27 e 28 de março de 2026
27 Nov 2025 | 09:46 |
Rui Costa - que pretende renovar com internacional português - garante que o Benfica vai ser intransigente com todos os atores do universo do futebol que não respeitarem o Clube da Luz. Num longo discurso no 73.º aniversário da Casa Benfica Caldas da Rainha, o líder das águias comentou o momento desportivo da turma de José Mourinho e anunciou a realização do Congresso das Casas do Benfica para os dias 27 e 28 de março de 2026.
Rui Costa sobre o momento do Benfica: "Queríamos já estar noutra situação"
“Num ano que não tem sido fácil, em que queríamos já estar noutra situação tanto no Campeonato como na Liga dos Campeões, sabemos que temos a capacidade e o valor para ultrapassar as dificuldades e dar a volta por cima, chegando aos objetivos que estão traçados”, começou por afirmar Rui Costa.
“Já conquistámos uma Supertaça e garantimos igualmente o acesso à Liga dos Campeões. Mas não basta, queremos muito mais! Mantemos ambições intactas em todas as frentes e acreditamos muito na nossa qualidade. Seremos intransigentes na exigência que colocamos a nós próprios para dar aos Sócios aquilo que eles mais merecem, mas seremos igualmente exigentes com todos os outros intervenientes para que o Benfica seja respeitado”, acrescentou Rui Costa.
Rui Costa sobre o futuro do Benfica: "Temos desafios claros pela frente"
“Tenho a honra de anunciar para os dias 27 e 28 de março do próximo ano o Congresso das Casas do Benfica. Vai ser um momento de grande significado e especial importância para o futuro do Clube, e estou certo de que vamos contar com o vosso contributo. Este é o momento de pensarmos em conjunto o caminho que queremos trilhar, para reforçar o papel determinante das Casas na vida do Clube e de garantir que o Benfica do futuro é ainda maior, mais unido e mais ambicioso do que o Benfica do presente”, atirou Rui Costa.
“Neste início de mandato temos desafios claros pela frente: lançar o Benfica District, chegar aos 500 milhões de euros de receita e garantir uma renovação dos direitos televisivos que nos mantenha como uma referência no futebol português e no panorama internacional”, finalizou Rui Costa.
Saiba o que vão discutir Rui Costa, Frederico Varandas e André Villas-Boas com Pedro Proença
21 Nov 2025 | 07:37