João Silva
Biografiado Autor

24 Jan 2023 | 16:15

Icon Comentário 0
João Silva

Gonçalo Guedes: meia hora em campo e tem apenas menos um golo que Paulinho

O jogo do Benfica frente ao Santa Clara foi o último da primeira volta do Campeonato. Vitória clara sobre um adversário sem andamento e que vai penar para se manter no escalão principal do futebol português. Assistimos nos Açores a um jogo onde a equipa se reencontrou consigo própria depois da pausa para o Mundial. Sem Rafa e o capitão Otamendi no onze, foi Enzo Fernández mais uma vez a pegar na batuta, a destacar-se e a mostrar o porquê de ser um dos jogadores mais valiosos e cobiçados da Europa neste momento. Mérito também ao desempenho de Gonçalo Ramos que se afirma em definitivo como um dos principais candidatos a melhor marcador da Primeira Liga. Registo também para a estreia feliz de Gonçalo Guedesno seu jogo de regresso ao Benfica conseguiu já um, ainda que pouco significativo, primeiro marco: meia hora em campo e tem apenas menos um golo que Paulinho.


No Campeonato, o Benfica soma 44 pontos ao fim de 17 jornadas, contra 40 do Sporting de Braga, segundo, 39 do FC Porto, terceiro, e 32 do Sporting, distante quarto. Face à época passada, com Jorge Jesus e mais tarde com Nélson Veríssimo no comando, são apenas mais quatro pontos.

Em jeito de balanço, a primeira volta termina com o Benfica na frente e com o título de Campeão de Inverno” no bolso. Até agora, apenas o Braga teve a capacidade e o mérito de fazer o Benfica cair. O jogo na Pedreira foi um murro no estômago e, se quisermos, um “abre olhos” para uma época bombada também pelos resultados na Liga dos Campeões. As estatísticas indicam a maior probabilidade de o “Campeão de Inverno” ser o “Campeão Nacional”, mas no Campeonato o trabalho ainda vai a meio. Na Taça de Portugal, o Benfica tem em fevereiro nova e difícil deslocação a Braga, para disputar os Quartos de Final da competição. Na Liga dos Campeões, os objetivos são ambiciosos eo Benfica pretende realizar a melhor prestação de sempre na prova milionária. O trabalho está, portanto, longe de estar feito. O mercado de janeiro pode trazer surpresas, mas para já, as adições de Guedes, Tengstedt e Schjelderup são importantes aditivos de qualidade ao plantel, para que a segunda metade da época seja pelo menos tão boa como foi a primeira. Porque menos pode não ser suficiente.


+ opinião
+ opinião
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

20 minutos à Benfica, os melhores da era Mourinho!!

Décima jornada do campeonato e uma sempre exigente deslocação a Guimarães, para defrontar o Vitória, que esta época está a desiludir

01 Nov 2025 | 23:41

Icon Comentário0
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento Vermelho e Branco: Unidos para ser temidos

A prova de que a culpa é estrutural é que uma ‘chicotada psicológica’ costuma dar um ânimo que muda muita coisa. No Benfica, nem o nome Mourinho o consegue.

31 Out 2025 | 03:00

Icon Comentário0
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

Dependentes da criatividade individual e do brilhantismo do Deus grego!

Um Benfica que não soube corresponder ao favoritismo durante os primeiros 45 minutos, só ganhou vida depois das primeiras alterações efetuadas por José Mourinho

30 Out 2025 | 00:13

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER