Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2026 | 15:55 |
A Kick It Out, organização britânica contra a discriminação no futebol, emitiu esta quarta-feira um comunicado que está a ser interpretado em Inglaterra, nomeadamente pela Sky Sports, como uma resposta às declarações, da última terça-feira, de José Mourinho , na sequência do alegado caso de racismo no Benfica - Real Madrid.
"Quando alguém denuncia discriminação no futebol, ou em qualquer outro lugar, a primeira prioridade é que essa pessoa seja ouvida e se sinta apoiada. Focar na celebração de um golo de Vinícius Júnior ou na história do clube, em vez de reconhecer a denúncia, é uma forma de "gaslighting". Esta abordagem não só prejudica o indivíduo afetado, como também envia a mensagem errada a outras pessoas por todo o mundo que possam ter passado por situações semelhantes", começou por escrever.
A entidade prosseguiu com a sua nota. "Os líderes no futebol têm um papel crucial na definição de padrões, e momentos como estes exigem uma liderança responsável que reforce o respeito, a inclusão e a responsabilidade. Aguardamos com expectativa uma investigação minuciosa sobre este incidente, com a devida atribuição de responsabilidades ligada ao resultado" , concluíram.
Recorde-se que, após o final da partida, José Mourinho falou sobre o facto de Vinícius ter provocado os adeptos do Benfica quando estava a celebrar. "Disse ao Vinícius: 'marcas um golo do outro mundo e por que celebras assim? Por que não celebras como celebrava Eusébio, Di Stéfano, Pelé, celebrar com a alegria de ter marcado um golo?", expressou.
O Benfica irá visitar o Real Madrid no dia 25 de fevereiro, pelas 20h00, no Estádio Bernabéu. O encontro decide a passagem aos oitavos de final da maior prova de clubes da Europa. A partida terá transmissão televisiva na Sport TV5
Extremo internacional argentino está a ser acusado de insultos racistas por parte de Vinícius Júnior, estrela do Real Madrid
19 Fev 2026 | 15:25 |
O Benfica divulgou imagens para ilibar Gianluca Prestianni das acusações de racismo feitas por Vinícius Júnior, na primeira mão do play - off da Liga dos Campeões, na passada terça-feira, dia 17, no Estádio da Luz.
No vídeo partilhado pelo Clube encarnado, é possível ver o momento em que os dois jogadores se cruzam, seguido da reação imediata do brasileiro, que corre para o árbitro para se queixar, mas os encarnados dizem as provas que podem inocentar o argentino.
Nas imagens, Vinícius está fora do círculo do meio-campo, para recomeço do jogo, após o golo dos merengues, aos 50 minutos, e é nesse momento que Prestianni tapa a boca e, alegadamente, fala, com o internacional brasileiro. A maioria dos jogadores do Real Madrid estão dentro do círculo, entre os quais o internacional francês Kylian Mbappé, que afirmou ter ouvido Gianluca Prestianni chamar "mono"(Macaco em espanhol) cinco vezes a Vinicius Júnior.
"Como demonstram as imagens, dada a distância, os jogadores do Real Madrid não podem ter ouvido o que andam a dizer que ouviram", referiu o clube lisboeta na rede social X, numa declaração acompanhada do vídeo publicado.
Se forem comprovadas as falas de cariz racista, Prestianni pode apanhar um castigo pesado por parte da UEFA. "O Regulamento Disciplinar da UEFA prevê um castigo mínimo de 10 jogos de suspensão para todos os jogadores que 'insultem a dignidade humana' de uma pessoa", disse o advogado José Sampaio e Nora, em entrevista ao jornal Record.
Líder máximo do clube "merengue" quer cumprir promessa no duelo da segunda mão da Liga dos Campeões, no estádio Bernabéu
19 Fev 2026 | 13:59 |
O incidente que fez parar o Benfica -Real Madrid, desta terça-feira, continua a ter eco em todo o Mundo. De Espanha à Argentina, as imagens de Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, num bate-boca, replicam-se vezes sem conta. A UEFA está agora a investigar tudo o que aconteceu - o jogador dos merengues acusa o benfiquista de insultos racistas -, e as partes defendem-se.
Apesar disso, segundo informações do jornal Record junto de fonte do Real Madrid, tudo será feito para que o jogo da segunda mão, que marca o reencontro entre as equipas, decorra com total normalidade no Santiago Bernabéu. Até porque para os espanhóis, o sucedido em nada belisca a boa relação institucional entre os clubes de Florentino Pérez e Rui Costa.
Por muito que a situação tenha feito mossa a nível interno, com o desagrado a ser notado não só na equipa do Real Madrid, como na estrutura, o emblema do país vizinho não quer generalizar. Vinícius Júnior e restantes elementos dos blancos consideram tratar-se de um comportamento repudiante mas individual, que parte apenas de um jogador. O internacional brasileiro não compara a outros episódios de racismo que já sofreu em Espanha, vindos de uma bancada inteira.
Não existe qualquer tipo de revolta da parte do Real Madrid contra o Benfica. Os merengues não esperavam, aliás, outra reação do clube da Luz, que já mostrou apoio a Prestianni. O emblema presidido por Florentino Pérez compreende totalmente que as águias defendam publicamente o futebolista, pelo que aguarda agora que a UEFA analise toda a matéria que tem à disposição.
Recorde-se que o Benfica irá visitar o conjunto madrileno no dia 25 de fevereiro, pelas 20h00, no Estádio Bernabéu. O encontro decide a passagem aos oitavos de final da maior prova de clubes da Europa. A partida terá transmissão televisiva na Sport TV5.
Treinador português decidiu poupar principais figuras dos sauditas e, mesmo assim, alcançou objetivo que tinha traçado na competição
19 Fev 2026 | 13:25 |
Jorge Jesus voltou a dar um passo importante na Champions da Ásia 2, ao triunfar na segunda mão. Na noite desta quarta-feira, 16 de fevereiro, o Al Nassr do antigo técnico do Benfica venceu o Arkadag por uma bola a zero e qualificou-se para os quartos-de-final, onde terá um velho conhecido pela frente.
Sem Cristiano Ronaldo - que já regressou à competição -, que é uma ausência estratégica nestes jogos, e com João Félix no banco de suplentes, entrou aos 68 minutos de jogo, Jorge Jesus viu a sua equipa vencer pela margem mínima, assegurando um resultado agregado de 2-0.
A dar descanso às principais figuras da equipa, como Félix, Sadio Mané e Kingsley Coman, o técnico português apresentou um onze titular de rotação, mas que não se descuidou das suas tarefas. Logo aos dois minutos de jogo, o Al Nassr já vencia por 1-0, fruto de um golo de Al Ghareeb.
No decorrer da partida, a formação saudita foi gerindo o encontro, visto que já contava com uma vantagem de dois golos na eliminatória. No entanto, a turma de Jorge Jesus ainda criou mais ocasiões de perigo; contudo, as mesmas nunca chegaram a dar em golo.
Com este resultado, o emblema de Riade alcançou o nono triunfo consecutivo, mostrando estar numa boa forma. Além disso, a qualificação para os quartos-de-final da Champions da Ásia 2 vai ditar um reencontro especial entre Jorge Jesus e Rui Vitória, antigos rivais do futebol português. Al Nassr e Al Wasl disputam a primeira mão a 3 de março, nos Emirados Árabes Unidos.