
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O clima nas imediações do Centro de Formação e Treino do Benfica, no Seixal, após o treino da última terça-feira, dia 8 de abril, que serviu de preparação para o confronto com o Sintrense, foi de grande entusiasmo. Para além de Di María, também Vangelis Pavlidis gerou enorme agitação entre os adeptos.
Os craques encarnados foram aplaudidos à porta por cerca de 20 adeptos, num gesto comum entre os mais fiéis que procuram um momento de proximidade com os jogadores. Os pedidos de fotografias e autógrafos foram mais que muitos e o avançado grego, pelo claro impacto que tem tido nos últimos jogos, foi um dos atletas mais requisitados.
O hat-trick apontado diante do Porto, no último domingo, no Estádio do Dragão, aumentou - e de que maneira - a popularidade do internacional helénico junto dos Sócios e este respondeu de forma positiva, parando o carro e respondendo a alguns dos pedidos que lhe foram feitos, principalmente aos dos mais novos.
A movimentação no exterior do centro de treinos também não passou despercebida a um grupo internacional que ali se encontrava em estágio. Alunos da Poynton High School, oriundos de uma escola situada nas imediações de Manchester, tiveram também a oportunidade de presenciar a saída dos jogadores e, junto destes, foi Ángel Di María que provocou maior alarido.
Vale lembrar que o Benfica volta a entrar em campo esta quarta-feira, dia 9 de abril, tendo agendado um duelo com o Tirsense, em Barcelos, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. A bola começa a rolar às 20h45.
Treinador que já passou pelo Sporting e pela seleção nacional tem um longo histórico no campeonato nacional e é agora associado ao Clube da Luz
|
Benfica e Tirsense defrontam-se esta quarta-feira, 9 de abril, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, um encontro que levou o Mais Futebol a entrevistar Marcelo Cipriano, avançado brasileiro que atuou na Luz na temporada 1995/96 e que, nas duas épocas anteriores, representou precisamente o clube de Santo Tirso.
Marcelo Cipriano: "Paulo Bento? Mais cedo ou mais tarde, pode treinar o Benfica ou voltar ao Sporting"
A dada altura, enquanto recordava alguns dos colegas com os quais se cruzou, o antigo jogador, agora com 55 anos, falou em Paulo Bento e destacou, até, que o treinador tem condições para voltar a orientar um clube português no futuro, mais concretamente o Benfica.
"Era evidente que daria treinador, pelo conhecimento e a intensidade da análise. Ele estava sempre a assistir a jogos. Sempre viveu o futebol com plena paixão, era um treinador dentro do campo. Creio que, em breve, vai regressar a Portugal. Mais cedo ou mais tarde, pode treinar o Benfica ou voltar ao Sporting", fez notar.
Marcelo, também nesta conversa, falou sobre um outro jogador que passou pela Luz, João Vieira Pinto, e mostrou-se orgulhoso por com ele ter feito dupla: "Sempre foi um craque, mas eu ajudava a desgastar as defesas. Curiosamente, com o Jardel [no Sporting] foi ao contrário, porque era o João a assumir a tarefa de abrir espaços. O João era dotado de um talento enorme, pensava rápido e decidia bem".
Marcelo Cipriano, recorde-se, chegou aos 13 golos nos 39 jogos que realizou de águia ao peito. No currículo somou passagens por emblemas como Alavés, Sheffield United e Birmingham City, antes mesmo de encerrar a carreira como futebolista na Académica, em 2004.
Avançado internacional grego tem protagonizado exibições de alto nível, o que tem despertado o interesse de clubes com grande poder financeiro
|
Vangelis Pavlidis tem estado em grande forma nos últimos meses e por isso vai despertando o interesse de gigantes do futebol europeu. Com 17 golos em igual número de jogos recentes, o avançado grego do Benfica assumiu-se como uma das principais figuras do ataque encarnado, o que, naturalmente, tem gerado burburinho no seio de alguns tubarões europeus - lista essa que acaba de crescer.
De acordo com o jornal 'Record', o internacional grego está a ser avaliado por clubes como Barcelona, Atlético Madrid, Chelsea e Newcastle, todos eles com ambições na Liga dos Campeões e que, também por isso, procuram aumentar a lista de opções para a frente de ataque. Assim, o camisola 14 das águias, que tem sido amplamente elogiado, já vai surgindo como uma opção.
Apesar do interesse crescente, a SAD do Benfica mantém-se firme na sua posição: quem quiser levar Pavlidis terá de pagar a cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. A Direção encarnada acredita ter finalmente encontrado o sucessor ideal de Gonçalo Ramos, depois de várias tentativas que não surtiram o efeito desejado. Tengstedt, Marcos Leonardo e até Arthur Cabral não se mostraram capazes de ter o impacto necessário e até o jogador grego precisou de algum tempo para se afirmar.
O impacto do avançado, no entanto, não se limita às competições internas. Na Liga dos Campeões, os seus sete golos fizeram eco pelo continente, com especial destaque o desempenho frente ao Barcelona, na emocionante vitória por 5-4. Foi precisamente neste duelo europeu que os catalães perceberam de perto a ameaça que Pavlidis representa, podendo este ser um eventual substituto para Robert Lewandowski.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 46 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 24 golos, somando ainda nove assistências, nos 2.961 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Apesar do jogo Tirsense desta quarta-feira, os encarnados mantêm-se atentos à evolução do campeonato nacional, de onde, entretanto, chegaram boas notícias
|
O Arouca terá, muito em breve, um dos desafios mais exigentes da época, com uma deslocação ao Estádio da Luz marcada para o próximo domingo, onde terá pela frente o líder do campeonato, o Benfica. Já por si uma missão complicada, o cenário torna-se ainda mais difícil devido à situação atual da equipa: o treinador Vasco Seabra conta apenas com dois terços do plantel, face a um total de nove jogadores indisponíveis.
Entre as baixas mais significativas estão as de David Simão e Tiago Esgaio, que, devido a lesões graves, estão afastados dos relvados até ao final da época. Galovic também está fora das opções, juntando-se ao grupo de indisponíveis que continua a crescer. Para o confronto com o Benfica, Vasco Seabra não poderá contar, ainda, com Chico Lamba, que irá cumprir um jogo de suspensão após acumular cinco cartões amarelos, nem com Henrique Araújo, impedido de jogar por se encontrar emprestado pelos próprios encarnados.
Chico Lamba, peça-chave na defesa arouquense esta temporada, tem sido um dos jogadores mais utilizados desde a sua chegada proveniente do Sporting, pelo que a sua ausência representa uma dor de cabeça para o treinador. Por outro lado, indisponibilidade de Henrique Araújo, avançado com potencial para causar desequilíbrios na frente de ataque, também deverá reduzir a capacidade ofensiva deste emblema.
A incerteza mantém-se relativamente a outros quatro jogadores que estão em fase de recuperação física: Weverson, Matias Rocha, Pablo Gozálbez e Dylan Nandín. Caso não fiquem aptos a tempo, Vasco Seabra poderá ter de recorrer a soluções alternativas ou até a lançar jogadores menos experientes. Com a manutenção na Liga ainda por assegurar, o Arouca atravessa uma fase crítica e precisa de somar pontos urgentemente.
O Benfica, vale lembrar, ascendeu à primeira posição do campeonato nacional depois do triunfo por 4-1 sobre o Porto e, simultaneamente, do empate a um golo entre Sporting e Braga. Os encarnados somam agora 68 pontos, mais dois do que os leões, que se encontram no segundo lugar, mas esta quarta-feira o foco está na Taça de Portugal, com o embate agendado diante do Tirsense, em Barcelos.