Futebol
Ex Sporting diz que só um grande Benfica pode ganhar ao Real Madrid: "Vai ser complicado"
26 Jan 2026 | 16:42
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
27 Jan 2026 | 10:00 |
Enzo Barrenechea está apto para ir a jogo frente ao Real Madrid. Depois de vários encontros afastado devido a lesão, o médio do Benfica regressou à competição na vitória diante do Estrela da Amadora (4-0) e deverá repetir a titularidade na Liga dos Campeões, frente ao emblema merengue, numa partida decisiva para as aspirações das águias na prova milionária.
Segundo avança o jornal Record, na edição desta terça-feira, 27 de janeiro, o plano delineado por José Mourinho está a decorrer conforme o previsto. Após ter cumprido 45 minutos frente aos tricolores, o camisola 5 encontra-se disponível para voltar ao onze inicial, desta vez diante do Real Madrid, na última jornada da fase da Liga dos Campeões.
Ainda assim, como explica o diário desportivo, a equipa técnica liderada pelo Special One continua a ter uma atenção especial em relação ao internacional argentino. Apesar de Barrenechea estar a treinar sem limitações, o jogador tem sido submetido a avaliações regulares, de forma a monitorizar a evolução da lesão no ombro.
A presença de Enzo Barrenechea no onze inicial do Benfica na receção ao Real Madrid surge como uma mais-valia para José Mourinho. Para além de colmatar as ausências provocadas pelas lesões nesse setor, o médio conhece bem o colosso espanhol, fruto da sua passagem pela liga espanhola na temporada 2024/25, ao serviço do Valencia.
Na presente época, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — já realizou 31 jogos oficiais: 16 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.440 minutos disputados, o médio argentino soma um golo e uma assistência.
Águias perderam a corrida pelo avançado italiano, que rumou ao Nottingham Forest por empréstimo do Nápoles, e têm outros objetivos em mente
27 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica não deverá contratar qualquer avançado até ao final do mercado de inverno, apurou o Glorioso 1904. Apesar de vários nomes terem sido associados às águias nas últimas semanas, a estrutura encarnada entende que, nesta fase, não se justifica avançar por um reforço para a frente de ataque
No caso de Lorenzo Lucca, as águias perderam a corrida pelo avançado italiano, que rumou ao Nottingham Forest por empréstimo do Nápoles. As exigências financeiras envolvidas inviabilizou qualquer tentativa de acordo por parte do emblema encarnado.
Quanto a Jeff Ekhator, o dossiê é diferente. O jovem avançado do Genoa continua bem referenciado pela SAD encarnada e é visto como um jogador com potencial para o futuro, mas a possibilidade de negócio é considerada improvável nesta janela de janeiro.
As exigências do clube italiano e a curta margem temporal até ao fecho do mercado dificultam um entendimento imediato, remetendo qualquer avanço para o mercado de verão. Além disso, a recente aposta em Anísio Cabral reforça a ideia de que o Benfica pode olhar para soluções internas.
O jovem avançado marcou na estreia pela equipa A, deixando excelentes indicações e ganhando crédito junto da equipa técnica, num sinal claro de que o Clube acredita no talento que tem em casa. Desta forma, tudo aponta para que as águias encerrem o mercado sem contratar um novo ponta de lança, confiando no atual grupo de trabalho.
Depois de Daniel Banjaqui e Anísio Cabral , técnico dos encarnados tem outros jovens das escolas de formação debaixo de olho
26 Jan 2026 | 17:54 |
Daniel Banjaqui e Anísio Cabral foram alguns dos últimos jovens a terem uma oportunidade na equipa principal, mas a porta continua aberta para outros mais poderem atingir o patamar mais alto do futebol encarnado, sob a batuta de José Mourinho.
O "Special One" está rendido ao trabalho desenvolvido no Benfica Campus e reconhece que existe ali muito talento com potencial para outros voos. E, do que tem visto, há outros nomes que se encaminham para a médio prazo terem minutos na primeira equipa.
O técnico aproveita todos os momentos disponíveis para absorver informações do que se faz no Seixal, mas também transmitir conhecimentos aos mais jovens, dando votos de confiança aos atletas que ali se destacam. Mesmo alguns que nem têm somado minutos na B, como é o caso de Rui Silva, por exemplo, já foram chamados à equipa principal e podem estrear-se. Gonçalo Moreira, que já foi elogiado pelo setubalense, tal como Tomás Soares, avançado que também foi campeão do Mundo Sub-17, estão igualmente bem posicionados para serem promovidos.
Desde que chegou à Luz, em setembro, o técnico dos encarnados já lançou seis jogadores: Ivan Lima, Rodrigo Rêgo, José Neto, Tiago Freitas, Daniel Banjaqui e Anísio Cabral. Mas este lote pode não ficar por aqui. Refira-se, ainda assim, que Ivan Lima teve duas participações pontuais, frente ao Chaves e Arouca, e nunca mais foi chamado, enquanto Rodrigo Rêgo já foi titular com o Nacional, mas também tem ficado fora das contas nos últimos encontros. Tiago Freitas foi lançado com o Nápoles, mas uma lesão impediu que o médio tivesse seguimento na primeira equipa.
No próximo compromisso das águias a nível nacional, a marca "Made in Seixal" pode marcar novamente presença. O adversário é o Tondela, no Estádio João Cardoso. O encontro está agendado para domingo, dia 1 de fevereiro, com apito inicial marcado para as 20h30.
Jovem campeão europeu e mundial da categoria sub-17 estreou-se a marcar pelo Clube encarnado ao primeiro toque em campo, com assistência de Daniel Banjaqui
26 Jan 2026 | 17:52 |
Anísio Cabral viveu uma noite de sonho ao marcar 62 segundos depois de ter feito a estreia na equipa principal do Benfica, frente ao E. Amadora (4-0), um momento que é o culminar de um percurso de superação na formação benfiquista. Rodrigo Magalhães, um dos homens fortes da formação encarnada nas duas últimas década, não se surpreende pelo patamar que o jovem alcançou.
R. Magalhães: "Tinha um instinto felino"
"Não me surpreende de todo. Desde cedo, o Anísio foi considerado um jogador de elevado potencial. Era um miúdo que tinha muito futebol de rua, tinha um nível de execução técnica acima da média, sobretudo com o pé esquerdo e destacava-se também pela sua aptidão motora. Tinha uma grande afinidade com o golo, uma característica dos grandes avançados. Fazia golos com muita facilidade quer nas imediações da baliza, quer na média distância. Tinha um instinto felino, de futebol de rua", disse em entrevista ao jornal Record.
O profissional, que agora atua no Neom, da Arábia Saudita, consegui ter conhecimento do jovem atleta, ainda com 8 anos de idade. "Foi detetado pelo departamento de prospeção do Benfica. Tenho ideia que veio fazer um treino integrado e depois contratado. Entra no clube em 2016/17, com idade de traquina, sendo que integra logo o escalão de benjamins. Ontem acaba por entrar na equipa principal, marca depois da assistência de um colega da mesma idade. É uma grande alegria. Mas realço que acaba por cumprir todas as etapas de formação do Benfica, o que não é muito comum".
R. Magalhães: "É um miúdo muito humilde"
"O Anísio é um miúdo muito humilde, com uma base familiar muito sólida. A família do Anísio é a mãe e o irmão, irmão esse que acaba por exercer muitas vezes uma figura paternal na vida do Anísio. Uma família equilibrada, que passou por algumas dificuldades, mas sempre tiveram os pés bem assentes na terra, sempre deixaram fluir a evolução dele de forma natural. Sou da opinião que estão reunidas as condições para que mantenha patamares de humildade e que continue o seu trabalho e que certamente irá estabilizar num patamar elevado, realçou Rodrigo Magalhães, não antevendo qualquer deslumbramento do jovem ponta de lança.
Anísio Cabral, além da sua estreia pela equipa A, soma esta época 10 jogos pelos sub-19, pelos quais faturou quatro golos, mais três partidas pelos sub-23 e dois na Youth League. No Mundial Sub-17, o ponta de lança, que chegou ao Seixal em 2016/17, foi um dos destaques da competição com sete tentos.