
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
À entrada para a última e derradeira jornada da Liga Portugal betclic, ainda não se sabe quem é o próximo campeão nacional. Apesar do empate no dérbi ser mais favorável ao Sporting, o Benfica vai dar por tudo para contrariar as adversidades. A equipa de Bruno Lage, frente ao Braga, vai tentar repetir um feito único no campeonato portugês, que aconteceu no século XX.
Em 90 edições da primeira divisão portuguesa, apenas se testemunhou uma vez, a mudança de líderes no decorrer da última jornada. O autor deste feito, alcançado em 1954/1955, foi precisamente o Glorioso. Porém, o registo contou também com uma uma ajuda da parte dos verdes e brancos.
Na derradeira jornada do Campeonato Nacional de 54/55, o Belenenses, entrava em cena como o líder da prova de regularidade, com mais um ponto que o Benfica e dois que o Sporting, que podia ser campeão, caso os leões triunfasse sobre a equipa do Restelo e os encarnados perdessem frente ao Atlético.
Ora bem, na única vez que isto aconteceu, a sorte bafejou o Clube da Luz. Na última ronda, houve dois dérbis lisboetas. O Benfica cumpriu a sua parte e derrotou o rival por três bolas a zero. Já o Sporting, conseguiu travar o surpreendente Belenenses (2-2), com o golo do empate a surgir aos 86 minutos. Feitas as contas, a festa do título passou de azul e branca, para vermelha e branca.
À boleia deste feito único e histórico, Bruno Lage tenta a todo o custo galvanizar a equipa, dias ante do encontro com o Braga, onde a História, de facto, se pode repetir. Para tal cenário acontecer, as águias precisam de cumprir a sua parte, que é derrotar os minhotos, e aguardar por um deslize em Alvalade, da parte dos leões, na receção ao Vitória de Guimarães.
Clube da Luz vai deslocar-se ao Minho no próxima sábado, para medir forças com a turma de Carlos Carvalhal, na última jornada da Liga Portugal Betclic
|
Após o empate visto no Estádio da Luz contra o Sporting no passado sábado, o Benfica viaja até Braga, na tentativa de assegurar um triunfo que permita ainda sonhar com o título. Contudo, e tendo como base o que aconteceu na primeira volta do campeonato, a turma de Bruno Lage não terá tarefa fácil na Pedreira.
O primeiro jogo contra a equipa comandada por Carlos Carvalhal no campeonato terminou em 2-1 para os visitantes no Estádio da Luz. O resultado terminou na margem mínima, porém, os arsenalistas estiveram a vencer por 2-0 as águias, valendo o golo de Arthur Cabral para reduzir distâncias no marcador.
Nos outros dois encontros que existiram entre os dois emblemas esta época, o Clube da Luz saiu vitorioso, sendo que o primeiro foi nas meias-finais da Taça da Liga, quando triunfou em Leiria por 3-0 e o segundo válido para a Taça de Portugal, onde venceu por 1-0.
A primeira vitória garantiu o Benfica na final da Taça da Liga, após Di María e Carreras resolverem a partida já na primeira metade. O bis do argentino foi a chave de virada para 'vingar' o mau resultado na Luz. Já no segundo triunfo, Pavlidis foi o responsável por meter o Glorioso nas meias-finais da Taça de Portugal, onde iria disputar com o Tirsense a vaga para o Jamor.
Assim sendo, o Benfica vai disputar a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic contra o Braga com esperanças para ser campeão português na época 2024/25. O duelo está agendado para ás 18h00 do próximo sábado, 17 maio, no estádio Municipal de Braga. Além disso, as águias estão dependentes do resultado da partida entre Sporting e Vitória de Guimarães, que irá decorrer em simultâneo.
Numa altura em que os vermelhos e brancos perdiam por um golo de diferença, o setubalense decidiu retirar o argentino do terreno de jogo
|
O empate entre o Benfica e o Sporting, a contar para a 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic, terminou com um empate a uma bola, mas contou com vários momentos caricatos, sendo que, uma das situações insólitas contou com o protagonismo de Ángel Di María. O argentino foi substituído ao intervalo, um acontecimento que terá deixado o camisola 11 perplexo.
A troca operada por Bruno Lage, antes do pontapé de saída da 2.ª parte, onde lançou Andreas Schjelderup, apanhou o argentino desprevenido. Foi a primeira vez, em 10 anos, que Di María era substituído ao intervalo, por opção técnica.
A última vez que uma situação destas aconteceu, o campeão do Mundo pela Argentina estava a cumprir a sua época de estreia no Manchester United, depois de deixar o Real Madrid. Na altura, a 28 de fevereiro de 2015, sob a batuta de Louis van Gaal, o argentino foi substituído ao intervalo, na partida frente ao Sunderland.
No momento em que percebeu que iria ficar no banco de suplentes, os red devils estavam empatados a zero, mas acabaram por triunfar por duas bolas a zero. No final do encontro, o técnico neerlandês, considerado por Di María o ‘pior treinador’ com quem trabalhou, justificou a mexida, com o facto de fideo precisar de tempo para se adaptar ao clube.
Dez anos mais tarde, o mesmo voltou a acontecer, no dérbi frente ao Sporting, onde os dois rivais acabaram empatados 1-1. Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Ángel Di María tem sido uma das peças mais importantes para Bruno Lage. Ao todo, o argentino cumpriu 2487 minutos em campo, distribuídos por 38 jogos oficiais, onde apontou 15 golos e oito assistências.
Central sueco é um dos desejos de Rui Costa para a próxima temporada, para colmatar uma possível saída de Otamendi no fim da época
|
O regresso de Lindelof ao Benfica volta a sofrer um revés. Apontado ao Clube da Luz na próxima temporada, para colmatar uma possível saída de Otamendi, central argentino termina contrato, o internacional sueco está, novamente, no radar da Juventus.
Apesar de já ter demonstrado vontade em regressar ao Benfica no futuro, Victor Lindelof está mais longe de chegar à Luz na temporada 25/26. Segundo dá conta o Calciomercato, a Juventus, que quer levar Florentino dos encarnados no verão, definiu o internacional sueco como um dos principais alvos para a próxima temporada, dificultando assim a vida a Rui Costa.
Além da Juventus, vale recordar que Victor Lindelof conta ainda com mais interessados na sua contratação. Em Itália, o internacional sueco é ainda pretendido pelo Inter de Milão e pelo AC Milan. Já em Inglaterra, o alvo do Benfica para a defesa, está no radar do West Ham United, Everton, Fulham, Wolverhampton.
Recorde-se que face a esta concorrência pesada, o nosso Jornal apurou, em exclusivo, que o possível regresso de Victor Lindelof pode cair por terra. Tal como deu conta o Glorioso 1904 na edição de 28 de abril, Rui Costa adiar a chegada do defesa do Manchester United, estando mais focado na renovação de Nicolás Otamendi com o Benfica.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Manchester United, Victor Lindelof – atualmente avaliado em qualquer coisa como 10 milhões de euros – marcou presença em 23 encontros: 14 na Premier League, seis na Liga Europa, dois na League Cup e ainda um na FA Cup. Nos 1.044 minutos que disputou dentro das quatro linhas, o defesa-central não marcou qualquer golo, nem conseguiu somar qualquer assistência.