Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0“Ladies and Gentlemen, for tonight main event, we have Mr. Schmidt against Mr. Jesus”! Não é de um combate que falamos, mas, se fosse, o atual treinador do Benfica batia o antigo técnico das águias por K.O..
O Glorioso 1904 efetuou uma análise intensiva sobre os primeiros 13 jogos de cada um no campeonato nacional ao serviço das águias e os feitos de cada um na Europa – no caso de JJ nesta segunda passagem – e os números estão aí: o alemão arrasa, por completo, Jorge Jesus. Pontos por jogo, golos marcados e sofridos, percentagem de vitórias… seja em que critério for, “Mr. Schmidt beats Mr. Jesus”.
Percentagem de vitórias: Schmidt 92,3% - 76,9% Jesus
O Benfica de Schmidt está a jogar (e bem) à bola, como já há muito não era visto na Luz, e, em 13 jogos na Liga Portugal Bwin, além de ainda não ter perdido, o treinador só sentiu o sabor do empate na sua oitava jornada (empate no terreno do Guimarães). Traduzido em percentagem, o líder das águias conta com 92,3% de vitórias, sendo que sete delas foram consecutivas.
Já na segunda passagem de Jorge Jesus, na temporada de 2020/21, única época completa do português, em 13 jornadas, a formação encarnada perdeu o seu primeiro jogo à sexta jornada (derrota, por 3-0, no reduto do Boavista), saindo derrotada também no duelo seguinte (desaire caseiro, por 3-2, diante do Braga) e somando um empate no 12.º confronto (empate a uma bola, nos Açores, frente ao Santa Clara). Em 13 jogos, o Glorioso de Jesus saiu vitorioso em 10 deles, o que se reflete em 76,9% de triunfos.
Golos marcados: Schmidt 37 – 28 Jesus
No que respeita à finalização, Roger Schmidt já nos habituou a um Benfica goleador, a jogar em 4-2-3-1, e isso traduz-se em números, somando 37 golos na Liga Portuguesa. É caso para dizer que as águias são um verdadeiro rolo compressor. Nesta vertente, Jesus fica-se pelas 28 finalizações certeiras.
Golos sofridos: Schmidt 7 – 10 Jesus
Apesar do pendor ofensivo, a turma de Roger Schmidt não descuida a vertente defensiva e, mesmo jogando com um bloco bastante subido, sofreu apenas sete golos. Já Jorge Jesus, com os encarnados a jogar em 4-4-2, contou com 10 golos sofridos.
Média de pontos por jogo: Schmidt 2,85 – 2,38 Jesus
No que respeita aos pontos por jogo, o treinador oriundo do PSV conta com 2,85 pontos, que contrastam com os valores do técnico português, que soma 2,38. Isto porque Roger Schmidt, em 39 pontos possíveis garantiu 37, já Jesus contou com apenas 31.
Liga dos Campeões: Schmidt nos oitavos e Jesus nem lá chegou
Na campanha europeia, Roger Schmidt bate ‘aos pontos’ o treinador luso, uma vez que, nesta temporada, o Benfica já se qualificou para os oitavos-de-final, enquanto que com Jorge Jesus não se qualificou para a Liga dos milhões, descendo para a Liga Europa, onde saiu derrotado nos 16 avos-de-final da competição, diante do Arsenal.
Perante todos estes dados, e apesar de Schmidt não ter (ainda) conquistado qualquer troféu pelas águias, é caso para dizer que o técnico alemão deixou a reincarnação de Jesus no Benfica K.O..
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Águias entraram em campo este sábado, dia 7 de setembro, pelas 16h00, no Estádio Olímpico Kosevo – Asim Ferhatovic Hase
|
0A equipa de futebol feminino do Benfica foi a jogo, este sábado, dia 7 de setembro, com o SFK 2000 Sarajevo, no Estádio Olímpico Kosevo – Asim Ferhatovic Hase. Na final da 1.ª ronda de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, a turma de Filipa Patão venceu por 4-0, com golos de Catarina Amado (6'), Martín-Prieto (11') Chandra Davidson (25') e Alidou (68'). Veja AQUI como decorreu o duelo.
A treinadora das Inspiradoras apostou em Rute Costa, Catarina Amado, Laís Araújo, Carole Costa, Chandra Davidson, Pauleta, Andreia Faria, Beatriz Cameirão, Marie Alidou, Nycole Raysla e Cristina Prieto na formação inicial. No banco estavam: Lean Pauels, Thais Lima, Joana Silva, Marit Lund, Letícia Almeida, Christy Ucheibe, Anna Gasper, Andreia Norton e Neide Guedes.
O SFK 2000 Sarajevo foi a jogo com Aleksic, Kameric, Smiljkovic, Velagic, Sabanagic, Pezelj, Spahic, Bratovic, Krso, Medic e Krajnic no onze titular. Hasanbegovic, Golubovic, Mirkovic, Hadzihajdarevic, Zukic, Vujadin, Piskic, Kuljanin, Abdukic, Terzic, Hadzikadunic e Milanovic começaram no banco.
Depois de terem batido o Nordsjaelland, o Benfica garantiu a continuidade na Liga dos Campeões, apurando-se para a segunda eliminatória da Liga dos Campeões. As águias acabaram por não dar hipótese à turma adversária, com um golo madrugador de Catarina Amado. A vantagem viria a ser dilatada por Prieto e Chandra Davidson antes do intervalo, com as águias a vencerem por três bolas a zero nos primeiros 45 minutos.
Com uma primeira parte de sentido único, Filipa Patão optou por gerir a vantagem, lançando a jogo várias pérolas da formação, incluindo a 'caçula', Thais Lima (16 anos). Mesmo com um ritmo mais lento, mas encarnadas acabaram por triunfar, vendo ainda Alidou apontar um grande golaço.
Depois deste triunfo, a equipa de futebol feminino do Benfica volta a jogo na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, pelas 19h00, para medir forças com o Estoril Praia. O embate a valer para a segunda jornada da Liga BPI vai ser disputado no Estádio António Coimbra da Mota.
Confira aqui os golos do Benfica:
Equipa dos encarnados encontrou esta sexta-feira o País de Gales e nenhuma das balizas viu um único golo
|
0Mesmo com Orkun Kokçu a titular e Kerem Akturkoglu a suplente à espera da chamada, a seleção da Turquia não conseguiu sair vitoriosa na primeira ronda da fase de grupos da Liga B da Liga das Nações. Nem o rival, o País de Gales, abriu o marcador e o jogo acabou sem qualquer golo por parte de ambas as equipas.
A partida teve início às 19h45 e teve lugar em Cardiff, capital do País de Gales. Surpresa não foi ver o nome do médio do Benfica no onze inicial. O mesmo não se pode dizer do reforço das águias neste último defeso, Akturkoglu, que apesar de ter sido convocado por Vicenzo Montella, selecionador da Turquia, começou o jogo no banco, entrando, depois, aos 77 minutos. Kokçu foi substituído minutos antes, aos 62’.
Mesmo com a dupla do Benfica em campo, a vitória acabou por escapar à Turquia, que entrou com o pé esquerdo na primeira jornada da Liga das Nações.
Na temporada 24/245, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – foi opção de Roger Schmidt em três embates, tendo feito, nos 160 minutos totalizados, o gosto ao pé e assistido os colegas numa ocasião. Em 2023/24 o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Ao todo, nos 2.713 minutos que disputou, Orkun Kokçu apontou sete golos e fez 11 assistências. Recorde-se que Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube da Luz.
Já o compatriota, Kerem Akturkoglu, avaliado em 15 milhões de euros, na temporada passada, foi escolha do técnico em 54 partidas, tendo somado uns impressionantes 15 tiros certeiros e servindo os colegas de equipa em oito ocasiões. No total, pelo Galatasaray o craque contabilizou 179 jogos, 46 tentos e ainda 33 assistências, tendo passado também pelo 24 Erzincanspor, Karacabey Belediyespor, Basaksehir e Bodrumspor. O jogador foi anunciado, como o último reforço do Benfica neste mercado de transferências.
Antigo jogador dos encarnados era adjunto do timoneiro e vai integrar a 'turma' de Bruno Lage
|
0Ricardo Rocha não é um nome estranho ao Benfica. O antigo jogador já passou pelos encarnados e em julho deste ano foi anunciado como treinador-adjunto de Roger Schmidt, substituindo Javi García. O antigo jogador vai integrar agora a equipa técnica de Bruno Lage e já se encontra com o técnico em treinos no Seixal.
Além do central, Fernando Ferreira é outro nome que continuará a treinar, orientando Anatoliy Trubin, Samuel Soares e André Gomes. De resto, integram ainda a equipa técnica de Luís Nascimento, irmão do novo treinador do Benfica, Alexandre Silva e Carlos Cachada. Já Jonhy Conceição e Diogo Camacho irão assumir a função de analistas no Benfica.
Recorde-se que em julho, as águias anunciaram Ricardo Rocha, antigo defesa-central, como novo treinador-adjunto de Roger Schmidt. Aquela tinha sido a primeira experiência de Rocha numa equipa técnica, tendo somente passado pelos sub-13 do Tirsense, na temporada 2016/2017. A forte ligação do antigo defesa ao Benfica, algo que nunca foi escondido pelo próprio, foi um fator decisivo na sua escolha.
Lembre-se, também, as declarações de Javi García, aquando da saída do comando técnico das águias. "Foram duas épocas [2022 a 2024] muito exigentes, não só no Clube... Estou a tirar a minha formação como treinador, tenho a minha família, e a decisão que tive de tomar foi a de que tenho de deixar de fazer parte do staff técnico do Benfica". A razão é a de seguir a minha formação, para estar mais preparado e um dia poder voltar aqui, ao meu clube. É o que sinto, é o meu clube, a minha casa, e vou seguir a minha formação para poder um dia voltar, e voltar mais preparado", terminou o antigo médio espanhol.
Enquanto jogador, Ricardo Rocha realizou 163 jogos ao serviço do Benfica, entre 2002 e 2007, tendo marcado três golos de águia ao peito. O defesa levantou ainda uma Liga Portuguesa, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido Oliveira pelas águias.