
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Vitória de Setúbal é um clube histórico que habitou durante anos a primeira liga portuguesa. Contudo, depois de descer ao Campeonato de Portugal (4ª divisão) o clube confronta-se com um risco de insolvência. Os sócios apontaram José Mourinho, antigo treinador do Benfica, como o seu possível salvador, mas mantêm-se realistas.
José Mendes e Sandro, antigos jogadores e dois dos 8010 sócios do Vitória, prestaram declarações ao jornal Record sobre o mau momento do clube: "Não sei se o Vitória acaba ou renasce com outro nome. O que sei é que para mim, não me faz diferença que o Vitória esteja na 4.ª, 1.ª ou 5.ª divisão. Sou vitoriano, sou de Setúbal e isso não vai mudar nunca o amor que sinto pelo clube" declarou José Mendes.
O antigo defesa chegou a participar em várias das épicas jornadas europeias dos sadinos, estando presente quando eliminaram o Anderlecht, o Spartak Moscovo, Fiorentina e Inter. Já Sandro, que entre 2005 e 2008 ajudou o Vitória a regressar às provas da UEFA, relembra que não é a primeira vez que o clube esteve em risco de insolvência.
"É mais um ano em que se fala de insolvência no clube, que pode acabar. Esperemos que isso não aconteça. O Vitória não é um clube qualquer. Espero que as forças vivas da cidade ajudem a inverter esta situação", declarou o antigo médio.
Desde que Mourinho foi, em fevereiro, assistir a um jogo do 'seu' Vitória (venceram o Sintrense por 2-0) há quem aponte o técnico que está sem clube como o possível salvador, mas Sandro não partilha a opinião: "Muitos vêm-no como a solução ideal, mas não tem responsabilidade de pôr dinheiro no clube. No entanto, sei que se o procurarem para ajudar de outras formas estará disponível como, aliás, já o fez. Agora, mesmo sendo vitoriano e filho de Mourinho Félix, tem a sua vida. Não tem obrigação de nada".
Cofres da Luz acabam a agradecer com a quantia alcançada face a despedida de indiscutível do treinador durante a última temporada
|
O negócio está praticamente fechado e a saída de Orkun Kokçu do Benfica é quase certa. As mais recente informações dão conta de que só falta mesmo a confirmação por parte dos clubes, que estão a limar as últimas arestas. Os cofres da Luz ainda agradecem, visto que a saída do médio vai render a quantia de 30 milhões de euros.
O jornal Record revela, esta quinta-feira, 10 de julho, que o Besiktas está a fechar a contratação de Kokçu a troco de 30 milhões de euros. Em cima da mesa está um empréstimo, com obrigação de compra, e permite ao Benfica reaver os milhões que pagou ao Feyenoord para contar com o compatriota de Akturkoglu na Luz, em 2023, a pedido de Roger Schmidt, na altura, treinador das águias.
Além disso, à espera de Kokçu, está um salário perto dos 5 milhões de euros anuais, o que acaba por ser um aumento do salário que auferia no Benfica. O acordo ainda não está totalmente fechado, mas está perto de ficar. O vice-presidente do Besiktas já falou sobre o mercado das águias negras e deixou uma garantia sobre o dirigente máximo do clube turco. "Neste momento, está em Portugal e se ele disser 'vou comprar um jogador' é porque vai", afirmou Murat Kiliç.
Assim sendo, depois da discussão com Bruno Lage durante o Mundial de Clubes, Orkun Kokçu nem deverá marcar presença no Seixal no primeiro dia de trabalhos, que se iniciam a 14 de julho. Num cenário semelhante, encontra-se Álvaro Carreras, que já viu o seu substituto a chegar a Lisboa na madrugada de hoje. Rafael Obrador vai realizar exames para depois assinar pelo Benfica.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos totalizados, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Rui Costa olha para o atual mercado de verão e volta a ter um defesa-direito associado a uma mudança para a Luz em 2025/2026
|
Rui Costa volta a colocar olhos no mercado de verão e surge o interesse em João Pedro Chermont, conhecido, também, por JP Chermont. O defesa-direito do Santos está na órbitra das águias, que até já têm um 'trunfo' para o processo de negociações. Essa vantagem acaba por envolver o antigo jogador encarnado, Benjamín Rollheiser.
Com Amar Dedic fechado, mas ainda sem oficialização do lateral enquanto reforço do Benfica, os responsáveis da Luz estão atentos a JP Chermont, de acordo com informações reveladas pelo jornalista do UOL Esporte, Lucas Perazolli. A mesma fonte adianta que os encarnados têm prioridade sobre a contratação do jogador e é graças a...Benjamín Rollheiser.
O extremo 'riscado' por Bruno Lage, que acabou por abandonar o Benfica, no último mercado de transferências, acaba por ajudar as águias neste dossiê. Isto porque, segundo o jornalista mencionado acima, as negociações que levaram Rollheiser para o Santos deram esta prioridade sobre JP Chermont. Desta forma, Lucas Perazolli garante que o emblema brasileiro está 'obrigado' a avisar Rui Costa sobre qualquer proposta que chegue pelos serviços do lateral-direito de 19 anos.
Ainda assim, vale a pena referir que, oficialmente, o Benfica não fez nenhuma oferta pelo passe de JP Chermont. As águias mantêm-se, apenas, atentas à situação enquanto procuram soluções para o plantel de Bruno Lage. Recorde-se que, Amar Dedic é já um negócio fechado por Rui Costa para 2025/2026, esperando-se, agora, a oficialização do jogador na Luz.
Em 2025, João Pedro Chermont - avaliado em 3 milhões de euros -, com a camisola do Santos, já leva 14 jogos: nove no Campeonato Paulista e mais cinco na Série A. Ao todo, o defesa-direito, que despertou atenções do Benfica, regista 972 minutos, onde só concretizou uma assistência ao serviço do emblema brasileiro.
Depois de surgir na órbitra das águias, médio formado no Seixal não vai regressar ao emblema da Luz, contando com outro conjunto interessado
|
Está praticamente fechado: Diogo Nascimento vai ser reforço do Olympiacos. Após surgir na mira do Benfica, que o viu, no passado, a rumar para o Vizela, o médio não irá colmatar a vaga deixada por Orkun Kokçu e vai rumar a terras gregas para integrar o plantel do conjunto helénico, que mostrou interesse no internacional sub-21 pela Seleção Nacional.
O jornalista Gianluigi Longari revela que o emblema grego está muito perto de fechar a contratação de Diogo Nascimento junto dos dirigentes do Vizela. O futuro do português pode mesmo passar longe daquele que é o clube de formação, o Benfica, e no horizonte está uma mudança para a Grécia.
A mesma fonte dá conta dos valores que estão em cima da mesa. De acordo com informações adiantadas pelo jornalista mencionado acima, o Olympiacos está disposto a pagar 4 milhões de euros ao Vizela para assegurar a ida de Diogo Nascimento para o emblema grego. Refira-se que, o Benfica estava interessado na contratação do médio de forma a poder colmatar a saída de Orkun Kokçu.
Vale a pena destacar que, além do Benfica, o Vitória de Guimarães, também, estava na corrida. Aliás, as informações veiculadas pela imprensa nacional nos últimos dias davam conta de uma proposta feita pelo emblema minhoto aos vizinhos pelos serviços de Diogo Nascimento. Ao que tudo indica, os valores não agradaram, uma vez que o jovem médio está mais perto de reforçar o Olympiacos.
Em 2024/25, com a camisola do Vizela, Diogo Nascimento - atualmente avaliado em 2,5 milhões de euros - marcou prensa em 36 duelos: 33 a valer para a Segunda Liga, um na Taça de Portugal e dois na Liguilha I/II Liga. Nos 3.002 minutos disputados, o médio formado no Benfica, apontou um golo, somando ainda uma assistência.