
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica conta com os regressos de Orkun Kokçu e de Juan Bernat para a partida diante do Famalicão, no próximo sábado, dia 25 de novembro. Ambos os jogadores têm estado indisponíveis com lesões, mas depois da última pausa de seleções conseguem voltar ao ativo.
Na passada quarta-feira, dia 22 de novembro, ambos os jogadores regressaram por inteiro às sessões de trabalho do germânico, sem qualquer tipo de condicionamento. Petar Musa, Ángel Di María e Nicólas Otamendi também se apresentaram todos às ordens.
É de recordar que, o médio turco não vai a jogo desde o passado dia 24 de outubro, na derrota por 1-0 frente à Real Sociedad, em pleno Estádio da Luz. Bernat, por sua vez, não esteve em condições de competir desde a partida da Taça da Liga, diante do Arouca, no passado dia 30 de outubro.
Esta temporada, Orkun Kokçu - avaliado em 35 milhões de euros - participou em 11 encontros dos comandados de Roger Schmidt, tendo apontado um golo e duas assistências, assim como conquistado a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Porto, assistindo Di Maria.
Juan Bernat – avaliado em 10 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt – já cumpriu minutos em seis encontros do emblema da Catedral, nesta época, incluindo o duelo com o Inter, da segunda jornada da prova milionária. Na passada temporada, no PSG, marcou presença em 36 partidas, onde apontou dois golos e quatro assistências.
Futebolista entra na lista de compras das águias para o plantel de Bruno Lage e dirigentes encarnados não desistem da corrida
|
Rui Costa quer muito contar com Thiago Almada no Benfica em 2025/2026. Por essa mesma razão, o Presidente encarnado ainda não desistiu da corrida pelos serviços do internacional argentino e colocou uma nova oferta em cima da mesa. Desta vez, o valor oferecido pelas águias é de 26 milhões de euros.
Com Kokçu na iminência de abandonar a Luz, o Benfica não perdeu tempo e terá oferecido 26 milhões de euros por 60% do passe de Thiago Almada, segundo informa o jornal Record. A Direção de Rui Costa tem estado a tentar fechar a contratação do internacional argentino de forma a garantir uma alternativa ao camisola 10 da formação de Bruno Lage, que está cada vez mais perto de deixar o Clube.
Ora, Thiago Almada já deu indícios de que pretende rumar à Luz, contudo John Textor tem travado esta mudança com algumas exigências. Agora, o Botafogo irá analisar esta nova oferta do Benfica, que quer fechar este dossiê o mais rápido possível, tendo em conta que tem outras pontas soltas por resolver neste mercado de verão.
Refira-se que, recentemente, o Besiktas tem sido o clube que mais avanços tem feito tendo em vista a contratação de Kokçu. O meio-campo do Benfica poderá sofrer uma grande renovação, uma vez que Florentino Luís, também, tem sido associado a uma saída do Clube, sendo que a Serie A poderá ser o próximo destino para o futebolista formado no Seixal.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço dos franceses do Lyon, conjunto pelo qual esteve cedido, Thiago Almada - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - foi aposta em 20 encontros: 16 na Ligue 1 e quatro na Liga Europa. Nos 1.209 minutos em que esteve em campo, o internacional argentino, que é um dos sonhos do Benfica para o meio-campo, apontou dois golos e realizou quatro assistências.
Numa carta enviada à instituição liderada por Reinaldo Teixeira e restantes emblemas nacionais, vermelhos e brancos voltam a visar arbitragem
|
Na carta enviada à Liga de Clubes e aos restantes emblemas profissionais, o Benfica aborda vários temas que, na sua perspetiva, suscitam uma enorme preocupação e necessidade de serem resolvidos. Num dos assuntos mencionados, as águias exigem que sejam feitas investigações sobre a contratação de antigos árbitros.
Benfica: “Resposta cabal à desconfiança na arbitragem”
Ao que teve acesso da missiva enviada pelo Clube da Luz às entidades competentes, o jornal Record escreve que a Direção, liderada por Rui Costa, começa por exigir, junto da estrutura liderada por Reinaldo Teixeira, informando os restantes clubes, ações em relação às arbitragens: “Resposta cabal à desconfiança na arbitragem”.
Contudo, segundo o que o diário desportivo adianta, os vermelhos e brancos vão ainda mais longe sobre o tema e pedem que sejam abertas investigações sobre a contratação, da parte de vários clubes, de antigos árbitros, algo que, segundo o Glorioso, danifica a credibilidade da instituição.
Benfica: “Mecanismos que bloqueiem influências diretas ou indiretas na atual arbitragem”
Na mesma carta, que foi também enviada ao Governo e aos partidos políticos com presença na Assembleia da República, o Benfica exige que seja feito um inquérito sobre este tipo de contratações, uma vez que defende que as mesmas prejudicam a arbitragem: “Investigação, acompanhada de uma definição de diretrizes claras, relativas ao exercício de funções de ex-árbitros em estruturas futebolísticas, bem como mecanismos que bloqueiem influências diretas ou indiretas na atual arbitragem”.
Sem revelar nomes, o jornal Record aponta que o Benfica terá visado, no envio da sua carta à Liga de Clubes, o Porto. Pelo que a mesma fonte adianta, os azuis e brancos contrataram durante o início deste ano, Bertino Miranda, para desempenhar funções como consultor. Recorde-se, que o mesmo foi um antigo árbitro assistente e, até às eleições de 14 de fevereiro, na FPF, o mesmo ocupou um cargo no Conselho de Arbitragem da Federação.
Intransigente na sua posição em relação ao tema polémico, estrutura vermelha e branca emitiu uma missiva onde revela o que é preciso mudar
|
Na sequência do comunicado que emitiu depois da polémica final da Taça de Portugal, frente ao Sporting, o Benfica continua a boicotar todos os temas relacionados com a centralização dos direitos televisivos. Conforme foi avançado, a estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, exige uma nova abordagem ao projeto.
Benfica: “Não podemos embarcar numa aventura mal preparada”
Segundo informações adiantadas pelo MaisFutebol, o Clube da Luz, que tem vindo a mostrar uma posição intransigente em relação à centralização dos direitos televisivos, tal como tinha referido no comunicado depois da final do Jamor, enviou uma carta à Liga Portugal, Governo e partidos com assento parlamentar, com novas exigências.
Na missiva que foi enviada, as águias pedem uma nova abordagem à questão: “Não podemos embarcar numa aventura mal preparada que corre o risco de destruir valor, reduzir receitas e comprometer de forma duradoura o desenvolvimento do futebol em Portugal”.
Benfica: “Isso seria trair os pressupostos essenciais que foram garantidos aos clubes aquando da aprovação da centralização”
Na mesma carta, além de considerarem que a atual abordagem da centralização ser mal preparada, o Glorioso defende que o mesmo pode quebrar com o que foi prometido aos emblemas profissionais: “Isso seria trair os pressupostos essenciais que foram garantidos aos clubes aquando da aprovação da centralização – todos os clubes teriam ganhos no seu valor de direitos e o futebol português sairia mais forte”.
Depois de ter boicotado uma das reuniões durante o mês de maio, os encarnados voltam à carga sobre o tema, denunciando a ausência de um plano estratégico claro e sustentado, alertando que o processo corre o risco de falhar rotundamente os objetivos para os quais foi aprovado.