
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica prepara-se para voltar a encontrar o Porto na Liga Portugal Betclic, numa partida que está agendada para o próximo domingo, 6 de abril. Nesse sentido, e apesar dos problemas que tem tido esta temporada, Tomás Araújo deve ser lançado por Bruno Lage no duelo, podendo mesmo ser um 'trunfo' do timoneiro setubalense.
Apesar do central ter sido derrotado na primeira vez que jogou no Norte, Tomás Araújo já venceu no recinto rival, mas não de águia ao peito. O jogador venceu os dragões, enquanto representou o Gil Vicente, sob empréstimo do Benfica. A partida terminou em 2-1 para os gilistas e contou com a participação do jogador num dos golos.
O conjunto de Barcelos estava a perder por 1-0, mas iniciou a reviravolta contra os portistas através do lance construído por Tomás Araújo. Na altura, o jornal 'A Bola' atribuiu a nota 7 ao jogador, e descreveu a partida do jogador da seguinte maneira: "Autoridade absoluta na sua zona de ação, proibindo intromissões no seu espaço. Cresceu para o meio-campo a lançar a jogada que originou o primeiro golo".
A vitória conquistada pelo internacional português no Estádio do Dragão não só foi importante para o Gil Vicente, mas também para o Benfica, que viria a ser campeão com Roger Schmidt a comandar as águias. Assim sendo, agora Bruno Lage poderá aproveitar da receita que o defensor tem, para tentar ser campeão com o Clube da Luz.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – já marcou presença em 36 partidas: 21 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e duas na Taça de Portugal. Nos 3.028 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou quatro assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga, Moreirense e Monaco, dando excelente conta de si.
Em entrevista o ex-futebolista recordou todo o processo e o momento em que se vinculou com o Clube da Luz, agradecendo as palavras do capitão nacional
|
Javi García antigo médio defensivo do Benfica recordou recentemente todo o processo envolto na sua transferência para o Estádio da Luz, revelando que a sua decisão teve como peso, as palavras de Cristiano Ronaldo, na altura, companheiro do espanhol no Real Madrid. O antigo camisola 6 afirmou que CR7 foi importante para a sua decisão final.
Na passada segunda-feira, 31 de março, o antigo treinador adjunto de Roger Schmidt parkour presença no programa ‘Partidazo’, da DAZN Portugal, onde abordou a sua mudança para o Benfica, no verão de 2009. Entre os detalhes, revelou uma conversa que teve com o capitão da Seleção Nacional.
Para começar, Javi García começou por revelar o momento em que soube que o Benfica estava interessado na sua contratação. “Estava na Áustria e o meu agente ligou-me e falou-me da possibilidade de ir para o Benfica. Foi engraçado por num dia, quando fui ao pequeno almoço, o Ronaldo, que estava na primeira época, veio até mim e perguntou-me: 'Oh Javi, tens a possibilidade de ir para o Benfica?'. E eu aproveitei e digo: 'Ronaldo, que tal? Vou?'. E ele: 'Vai’”, revelou o médio espanhol.
Por fim, explicou que as palavras de Cristiano Ronaldo trouxeram-lhe tranquilidade e ajudaram-no: “Para mim, graças a Deus ele perguntou-me porque eu não lhe ia perguntar. Mas foi engraçado porque ali fiquei muito tranquilo. Sabia que o Benfica era um grande clube, mas ter o Cristiano Ronaldo, com aquela confiança, a dizer que sim, tranquilo, vai lá, espetacular”.
Javi García - Sabia que o Benfica era um grande clube
Recorde-se, que o Benfica pagou sete milhões de euros pelo espanhol e, anos mais tarde, vendeu-o ao Manchester City por 20 milhões de euros. Com o Manto Sagrado, o antigo médio espanhol realizou 132 partidas oficiais, onde apontou 14 golos. De águia ao peito, Jai García ajudou o Glorioso a conquistar um Campeonato Nacional e uma Taça da Liga.
Portal responsável pelas estatísticas do futebol inglês divulgou recentemente e deu conta da lentidão que o atleta ex Benfiquista apresenta em campo
|
A plataforma de análise Opta divulgou nos últimos dias mais dados estatísticos relativamente aos jogadores que atuam na Premier League, principal escalão do futebol inglês. Um dos dados que foi tornado púbico foi a velocidade que os jogadores atingem no terreno de jogo e há um antigo atleta do Benfica incluído nesses números, mas pelas piores razões.
Segundo o Opta, o jogador de campo mais lento da primeira divisão inglesa não supera, em velocidade, os 30 km/h, um número muito baixo para o que se espera de uma partida de futebol. Segundo os dados dessa plataforma, o jogador em questão, além de ter envergado o Manto Sagrado, é também presença regular nas convocatórias da Seleção Nacional.
Trata-se de Bernardo Silva. O nome pode causar alguma admiração, mas sim, o internacional português e antigo médio do Benfica é considerado o futebolista mais lento da Premier League, com uma velocidade média de 29,4 km/h. Valores que deixam o camisola 20 do Manchester City atrás de nomes como Casemiro, Mikel Merino e Tomás Soucek.
No sentido oposto, existe outro internacional português e, curiosamente, companheiro de Bernardo Silva nos citizens. Trata-se de Matheus Nunes, médio que passou pela formação do Sporting. O médio português é o segundo jogador mais rápido, com uma velocidade média de 36,7 km/h. O citizen é apenas superado por Micky Van de Ven, defesa central do Tottenham, o central neerlandês, segundo o Opta, registou uma velocidade média de 37,1 km/h.
Recorde-se, que Bernardo Silva - avaliado em 45 milhões de euros - está a cumprir a sua oitava temporada ao serviço do Manchester City. Esta temporada, com a camisola dos campeões ingleses, o camisola 20 já realizou 40 encontro oficiais, com um total de 3.094 minutos em campo e contribuiu com três golos e quatro assistências.
Antigo avançado brasileiro foi um dos estrangeiros mais reconhcidos do Clube da Luz. Dono de uma pontaria certeira, o camisola 17 deixou muitas saudades
|
Jonas Gonçalves está de parabéns. O antigo avançado do Benfica celebra hoje o seu aniversário e completa 41 anos de vida. ‘Jonas Pistolas’ como era a sua alcunha entre os Benfiquistas, foi uma das figuras mais importantes do plantel encarnado, contribuindo com muitos golos e alegrias.
Nascido na localidade de Taiúva, no estado brasileiro de São Paulo, a 1 de abril de 1984, o canarinho fez toda a sua formação no futebol brasileiro, onde também fez a sua estreia profissional, ao serviço do emblema Guarani, na temporada de 2005, onde ficou apenas um ano antes de rumar na época seguinte ao Santos.
Depois de várias temporadas de grandes exibições no Brasil, foi contratado, em 2010/2011, pelos espanhóis do Valencia. Jogou quatro temporadas no futebol espanhol, num total de 156 jogos e 51 golos. Em 2014, chegou ao Estádio da Luz a custo zero e rapidamente se tornou num talismã ofensivo das águias.
Nas cinco temporadas que envergou o Manto Sagrado, Jonas Gonçalves tornou-se o melhor marcador estrangeiro, superando o grande Óscar Tacuara Cardozo. Além disso, é o recordista com mais golos apontados numa época de estreia, com 31 golos. Ao todo, entre 2014 e 2019, o antigo camisola 17 realizou 183 jogos oficiais, contribuindo com 137 golos e 36 assistências. O brasileiro viria a terminar a sua carreira na época seguinte, devido a uma lesão crónica nas costas.
Deixou o Estádio da Luz com 35 anos de idade e com uma carreira brilhante para trás. Ao serviço do Benfica, o goleador brasileiro contou com um palmarés bastante recheado de títulos: quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira e duas Taças da Liga.