
Futebol
Última Hora! Assembleia Geral do Benfica: sócios votam segundo chumbo do dia
27 Set 2025 | 21:40
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Set 2025 | 08:29 |
Gianluca Prestianni deixou o Benfica e já rumou ao Chile, onde vai representar a seleção da Argentina no Mundial de sub-20. O avançado vai falhar as deslocações aos redutos de Chelsea e Porto e, mediante desempenho do seu país, poderá perder o encontro com o Chaves.
A Argentina está incluída no grupo D, juntamente com Cuba (29 de setembro, às 00h00), Austrália (2 de outubro, às 00h00) e Itália (5 de outubro, às 00h00). Nesta fase da competição, seguem em frente para os oitavos-de-final os dois primeiros classificados e os quatro melhores terceiros.
Vale recordar que Prestianni esteve 'na corda bamba' com a decisão da ida ao Campeonato do Mundo a depender de Bruno Lage, treinador do Benfica à data da convocatória. No entanto, José Mourinho assumiu o cargo e deu luz verde ao jovem.
“O Prestianni vai ao Mundial de sub-20. É importante para ele e importante para o Benfica também. É uma posição para a qual temos mais soluções. Obrigá-lo a ficar e dar-lhe poucos minutos não era justo, toda a gente gosta de ir à seleção e os sul-americanos, com a cultura que têm, ainda mais. Por isso vai ao Mundial sub-20”, revelou José Mourinho, na antevisão do Benfica – Gil Vicente.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gianluca Prestianni – avaliado em 8 milhões de euros – realizou nove encontros: cinco na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 200 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou um golo (Tondela).
Antigo presidente das águias é candidato às próximas eleições nos encarnados, que terão lugar dia 25 de outubro e são das mais concorridas
28 Set 2025 | 07:55 |
Luís Filipe Vieira lamentou as cenas de pancadaria na primeira Assembleia Geral do Benfica. O antigo presidente das águias, candidato às próximas eleições, foi muito vaiado e apupado pelos sócios presentes - que acabaram por chumbar o Relatório e Contas e o Regulamento Eleitoral.
Luís Filipe Vieira: "O que se passou não retrata o Benfica"
"O que se passou não retrata o Benfica. O Benfica está num momento delicado porque brevemente vai ter eleições. Os sócios têm de entender que o Benfica neste momento não pode sair daqui dividido, dividido não vai a lado nenhum, nenhum de nós vai a lado nenhum e o Benfica é que sai prejudicado", disse.
"O apelo que faço é que nas próximas eleições se defina claramente o futuro do Benfica e aquele que for escolhidos será o presidente durante quatro anos. De uma vez por todas que acabem as divergência profundas. Que no resto do dia haja uma participação à Benfica e aquilo que pretendia dizer já não posso dizer", admitiu Luís Filipe Vieira.
Bruno Batista: "Isto nunca aconteceu na história centenária do Benfica"
Bruno Batista, diretor de campanha de Vieira, emitiu um comunicado mostrando-se descontente: "Isto nunca aconteceu na história centenária do Benfica. Impedir um sócio de falar só foi possível porque um grupo radical tomou, há muito tempo, conta destas assembleias".
"Estamos a aplicar no Benfica os discursos de ódio que criticámos nos nossos rivais. Os autores morais deste episódio não dignificam o cartão com que entraram nesta assembleia, nem representam a unidade do Benfica. Os sócios saberão julgar em urnas", atirou.
Encarnados realizaram duas Assembleias Gerais no passado sábado e presidente das águias não ficou satisfeito com resultados
28 Set 2025 | 07:41 |
Os sócios do Benfica chumbaram o Relatório e Contas e o Regulamento Eleitoral. Rui Costa mostrou-se bastante surpreendido com a decisão, garantindo que "as coisas não deviam ser confundidas", uma vez que os números foram positivos para os encarnados.
"Não posso deixar de lamentar. O Benfica apresenta um dos melhores Relatório e Contas de sempre da história do clube... 30 milhões de euros e acabou por ser chumbado. Como presidente, não posso deixar de lamentar. O mesmo em relação à parte da tarde, que foi chumbada. Neste momento o presidente da MAG irá anunciar os procedimentos relativos às eleições deste ano. Neste caso falo como presidente do Benfica e creio que é um chumbo ao Relatório e Contas que espanta completamente porque é um dos melhores do Benfica e as coisas não deviam ser confundidas", disse.
As duas Assembleias Gerais ficaram marcadas por episódios de pancadaria e Rui Costa esclareceu: "Apesar dos apelos feitos ao longo do dia, de manhã passaram-se incidentes que não podem surgir num clube democrático como o nosso. O facto de estarmos num período eleitoral não pode implicar o que se passou de manhã. Resta-me lamentar o que originou e que mancha de forma clara o nome do Benfica. Tivemos de suspender a Assembleia. Felizmente para todos a tarde decorreu de outra forma de tarde, como teria de correr, uma AG à Benfica, com o máximo respeito por toda a gente, por todos os sócios, que é o que se espera de um clube como o nosso".
"Resta-me lamentar o que se passou de manhã e pedir desculpa aos benfiquistas. Não é a nossa imagem e o que queremos passar. Pese embora estarmos em período eleitoral, talvez o mais concorrido da história do clube, que seja um mês de intensidade, mas que isto não sirva para desunir o clube, pelo contrário. Há seis ideias para o clube, mas todos nós candidatos teremos de ter o respeito e a certeza de que todos querem o melhor para o clube. Lamentar o que se passou de manhã, foi um episódio, mas não deixa de ser marcante, mas felizmente à tarde decorreu como tinha de ser, AG à Benfica. O dia acabou sem mais incidentes, o que é de saudar depois daquilo que se tinha passado de manhã", acrescentou.
Sobre a não existência de voto eletrónico, Rui Costa foi claro: "O que me preocupa neste momento é que este mês decorra com a respeitabilidade que o Benfica merece da parte de toda a gente e que no dia 25 os sócios escolham quem vai estar à frente do Benfica. Que o Benfica se mantenha unido".
Estado do defesa deixa responsáveis encarnados algo preocupados e estrutura decidiu gerir situação do português de forma delicada
28 Set 2025 | 03:00 |
Tomás Araújo está a ser gerido com cautela pelos responsáveis do Benfica. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Glorioso 1904, o defesa ainda é muito bem cotado na Luz - e também no estrangeiro - , mas a recente lesão não permite 'extravagâncias' no tempo de jogo.
O jovem de 23 anos esteve vários meses afastado devido a problemas físicos, perdendo o estatuto de titular na Luz. A chegada de Amar Dedic também não facilitou a vida ao central, que atuou grande parte da época passada como lateral-direito.
No entanto, segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, o departamento médico do Benfica teme uma possível recaída. Apesar de já estar totalmente recuperado, o jogador vai somando minutos repartidos e ainda não espreitou lugar no onze em 2025/26.
É expectável que o tempo de jogo de Tomás Araújo venha a aumentar com o desenrolar da temporada, principalmente numa fase em que o Benfica tem vários jogos por semana e um calendário apertado, devido à participação na Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – realizou seis encontros, cinco na Liga Portugal Betclic e outro na Liga 2, pela equipa B. Nos 290 minutos que disputou, o defesa que tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029, não marcou ou assistiu.