Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

DO PASSADO PARA O PRESENTE: NÓRDICOS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DO BENFICA

Plantel conta atualmente com dois jogadores

Voo da águia
Voo da águia

  |

Icon Comentário0

Os jogadores nórdicos e o Benfica é uma espécie de história de amor com muito sucesso, que começou essencialmente nos anos 80, mas será que continua na atualidade? Os encarnados nos dias que correm podem contar com os nórdicos Alexander Bah e Fredrik Aursnes, mas também jogadores portugueses, espanhóis, argentinos, brasileiros, gregos, croatas, alemães, sérvios, americanos, belgas e franceses.

Alexander Bah e Fredrik Aursnes são os atletas em destaque, sendo o primeiro um defesa dinamarquês, que chegou ao Benfica esta época, oriundo do Slavia Praga e já soma três assistências para golo.


Já o segundo, médio norueguês, também ‘recém chegado’ às águias,


já jogou em 12 partidas.

Recuando um pouco no tempo, podemos afirmar que foi o sueco Glenn Stromberg a abrir as portas aos nórdicos no Clube da Luz, chegando na temporada de 1982/1983 e lá permaneceu durante duas épocas, onde somou seis golos em 44 jogos. Perdeu a final da Taça UEFA para o Anderlecht, mas convenceu os Benfiquistas, conquistando duas ligas portuguesas e uma Taça de Portugal. Em 1984/1985 rumou a Itália para representar a Atalanta.


De facto, os suecos lideram a lista de jogadores nórdicos que passaram pelo Benfica e fizeram sucesso. Também Jonas Thern, para muitos adeptos foi considerado “o melhor da sua época” e fez furor no Clube, tendo chegado em 1989/1990 e destacando-se pela brutalidade do remate e pela visão de jogo. O jogador que atuava como médio defensivo totalizou 101 jogos e dez golos pelos encarnados, no entanto perdeu uma Taça dos Clubes Campeões Europeus para o Milan. Ironicamente mais tarde mudou-se para Nápoles, em Itália.

O nome do sueco que se segue não é estranho a ninguém: Mats Magnusson tornou-se referência desde que chegou ao Glorioso, em 1987, onde jogou até 1992. Somou uns incríveis 87 golos em 163 jogos, sendo 40 desses golos em 44 jogos, na época de 1989/1990. Magnusson esteve ainda em duas finais da Taça dos Clubes Campões Europeus.

Entre 1990 e 1994 o nórdico que fez sucesso pelos campos do clube da Luz foi Stefan Schwartz, um lateral esquerdo, que por vezes atuava como médio defensivo. Como esquecer aquelas bombas de pé esquerdo? Conquistou dez golos para os encarnados e saiu de Lisboa para representar o Arsenal.

Mais recentemente foi Lindëlof que encantou a Luz, chegando à formação com apenas 18 anos, ainda é o jogador com mais jogos pela equipa B do clube, no entanto, pela equipa principal do Benfica ganhou três ligas portuguesas, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Rumou ao Manchester United por 35 milhões de euros, em 2017.

Alexander Bah e Fredrik Aursnes – Avaliados em 7 milhões de euros e 12 milhões de euros, respetivamente, estão ao dispor de Roger Schmidt na equipa principal do Benfica.

Fotografia de Benfica 


Futebol

Apenas alguns milhões separam! Rui Costa prestes a chegar a acordo para vender médio do Benfica

Jogador encontra-se a fazer a pré-época com o Clube da Luz

Paulo Bernardo quase no Celtic
Paulo Bernardo quase no Celtic

  |

Icon Comentário0

A saída de Paulo Bernardo na pré-época do Benfica é cada vez mais uma realidade, sendo que o Benfica e o Celtic estão quase a chegar a acordo sobre o valor da venda do médio-centro, segundo avançou o jornal Record, esta quarta-feira, dia 10 de julho.

As águias querem garantir sete milhões de euros pelo atleta, mas os escoceses apenas estão na disposição de chegar aos cinco. Todavia, a vontade do jogador pode tomar uma parte importante no negócio, sendo que Paulo Bernardo pretende regressar à Escócia.


É de recordar que o Celtic não acionou a cláusula de compra opcional de 7,5 milhões sobre o atleta, sendo que procurava baixar um pouco o montante a ser pago pelo atleta. Neste sentido, podemos esperar que as águias e os escoceses cheguem a acordo muito em breve.

Na temporada 2023/24, Paulo Bernardo atualmente avaliado em 3,5 milhões de euros – conta com 33 encontros realizados pelo Celtic: 22 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões e cinco na Taça da Escócia. Ao todo, o médio formado no Benfica marcou quatro golos e fez três assistências.

Pelo Benfica, onde o médio fez todo o processo de formação, Paulo Bernardo realizou 26 partidas e registou um passe para golo, 24 destes na temporada 2021/2022. Antes do empréstimo ao Celtic, o futebolista passou seis meses no Paços de Ferreira, onde fez 13 jogos, dois golos e duas assistências.



Futebol

Benfica tem nova estratégia para comprar João Félix ao Atlético Madrid

Águias procuram garantir o regresso do avançado formado no Seixal

Benfica tem novo plano para João Félix
Benfica tem novo plano para João Félix

  |

Icon Comentário0

O Benfica já escolheu como vai abordar o dossiê de João Félix, escolhendo aguardar para ver o desenrolar da situação de mercado do avançado do Atlético Madrid, segundo informação adiantada pelo jornal Record, esta quarta-feira, dia 10 de julho.

Os 30 milhões exigidos pelos colchoneros provaram ser demasiados para as capacidades do Benfica no ataque ao mercado, sendo que seriam apenas por 50% do passe do atleta. Desta forma, o Glorioso procuram mexer com a vontade do Atlético Madrid em vender o atleta e atrasar o negócio.


É de recordar que o Barcelona também está a procurar o novo empréstimo do avançado português, mas a situação financeira da equipa catalã não facilita um acordo. Posto isto, a permanência de João Félix no Atlético Madrid não irá acontecer, sendo que a sua relação com Diego Simeone não é saudável.

Na temporada 2023/24, ao serviço do Barcelona, João Félix - avaliado em 30 milhões de euros - realizou 44 encontros: 30 na La Liga, nove na Liga dos Campeões, três na Copa do Rey e dois na Supertaça. Nos 2.143 minutos que disputou, o internacional português apontou 10 golos e fez seis assistências.

Com a camisola do Benfica, realizou 43 partidas, nas quais apontou 20 finalizações certeiras e fez oito assistências, tendo conquistado o Campeonato Nacional (2018/19). O avançado haveria de rumar ao Atlético de Madrid e render aos cofres das águias uma verba recorde, 127 milhões de euros.



Futebol

Técnico quer 'reaver' craque do Benfica: "Aursnes? O meu telemóvel está sempre disponível para ele"

Norueguês polivalente é o lateral com mais minutos no mundo

Frederik Aursnes renunciou à seleção da Noruega
Frederik Aursnes renunciou à seleção da Noruega

  |

Icon Comentário0

Como deu conta o nosso Jornal, Frederik Aursnes anunciou a 12 de Março a sua renúncia à seleção norueguesa para ter mais tempo na sua vida pessoal. Stale Solbakken, selecionador da Noruega, admitiu ainda cobiçar o jogador polivalente do Benfica.

Aursnes fez uma "decisão difícil" que resultou do facto de querer "ter mais tempo e liberdade para priorizar outras coisas na vida além do futebol", uma vez que é muito difícil fazê-lo "face a um ano cheio de jogos calendarizados". O médio tornado defesa pode ter alguma razão já que é o lateral com mais minutos do mundo este ano.


Solbakken lamentou a sua decisão quando aconteceu chamando-lhe "um elemento que enriquece a seleção dentro e fora do campo" e em declarações ao jornal A Bola, disse estar sempre disponível para atender qualquer chamada que receba do craque do Benfica.


"O que posso dizer sobre isso é que a primeira coisa que disse ao Fredrik quando ele me comunicou a decisão foi que o meu telemóvel está sempre disponível para ele. Temos esse acordo. Se ele quiser voltar, vou recebê-lo de volta com gosto. Mas a decisão é do Fredrik", declarou o técnico de 56 anos.

Fredrik Aursnes - avaliado em 20 milhões de euros pelo site Transfermarkt - conta com 51 encontros disputados ao serviço do Benfica esta temporada em seis posições diferentes, sendo a maior parte deles como lateral. O norueguês já leva quatro golos e onze assistências.


No que respeita à temporada passada, altura em que se estreou no emblema da Luz, tendo chegado no mercado de transferências de verão, a troco de 13 milhões de euros, o camisola 8 alinhou em 42 partidas, registando três tentos e servindo os colegas em três ocasiões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Avançado do Benfica poderá resolver a carreira e mudar-se para outro emblema da Liga Portugal
Futebol

Avançado do Benfica poderá resolver a carreira e mudar-se para outro emblema da Liga Portugal

 

Icon Comentário0
Boas notícias, Benfica! Renovação com favorito de Schmidt está prestes a ser oficializada
Futebol

Boas notícias, Benfica! Renovação com favorito de Schmidt está prestes a ser oficializada

 

Icon Comentário0
Rui Costa prepara contrato milionário para convencer craque do Benfica a ficar de águia ao peito
Futebol

Rui Costa prepara contrato milionário para convencer craque do Benfica a ficar de águia ao peito

 

Icon Comentário0