Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

DO PASSADO PARA O PRESENTE: NÓRDICOS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DO BENFICA

Plantel conta atualmente com dois jogadores

Voo da águia
Voo da águia

  |

Icon Comentário0

Os jogadores nórdicos e o Benfica é uma espécie de história de amor com muito sucesso, que começou essencialmente nos anos 80, mas será que continua na atualidade? Os encarnados nos dias que correm podem contar com os nórdicos Alexander Bah e Fredrik Aursnes, mas também jogadores portugueses, espanhóis, argentinos, brasileiros, gregos, croatas, alemães, sérvios, americanos, belgas e franceses.

Alexander Bah e Fredrik Aursnes são os atletas em destaque, sendo o primeiro um defesa dinamarquês, que chegou ao Benfica esta época, oriundo do Slavia Praga e já soma três assistências para golo.


Já o segundo, médio norueguês, também ‘recém chegado’ às águias,


já jogou em 12 partidas.

Recuando um pouco no tempo, podemos afirmar que foi o sueco Glenn Stromberg a abrir as portas aos nórdicos no Clube da Luz, chegando na temporada de 1982/1983 e lá permaneceu durante duas épocas, onde somou seis golos em 44 jogos. Perdeu a final da Taça UEFA para o Anderlecht, mas convenceu os Benfiquistas, conquistando duas ligas portuguesas e uma Taça de Portugal. Em 1984/1985 rumou a Itália para representar a Atalanta.


De facto, os suecos lideram a lista de jogadores nórdicos que passaram pelo Benfica e fizeram sucesso. Também Jonas Thern, para muitos adeptos foi considerado “o melhor da sua época” e fez furor no Clube, tendo chegado em 1989/1990 e destacando-se pela brutalidade do remate e pela visão de jogo. O jogador que atuava como médio defensivo totalizou 101 jogos e dez golos pelos encarnados, no entanto perdeu uma Taça dos Clubes Campeões Europeus para o Milan. Ironicamente mais tarde mudou-se para Nápoles, em Itália.

O nome do sueco que se segue não é estranho a ninguém: Mats Magnusson tornou-se referência desde que chegou ao Glorioso, em 1987, onde jogou até 1992. Somou uns incríveis 87 golos em 163 jogos, sendo 40 desses golos em 44 jogos, na época de 1989/1990. Magnusson esteve ainda em duas finais da Taça dos Clubes Campões Europeus.

Entre 1990 e 1994 o nórdico que fez sucesso pelos campos do clube da Luz foi Stefan Schwartz, um lateral esquerdo, que por vezes atuava como médio defensivo. Como esquecer aquelas bombas de pé esquerdo? Conquistou dez golos para os encarnados e saiu de Lisboa para representar o Arsenal.

Mais recentemente foi Lindëlof que encantou a Luz, chegando à formação com apenas 18 anos, ainda é o jogador com mais jogos pela equipa B do clube, no entanto, pela equipa principal do Benfica ganhou três ligas portuguesas, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Rumou ao Manchester United por 35 milhões de euros, em 2017.

Alexander Bah e Fredrik Aursnes – Avaliados em 7 milhões de euros e 12 milhões de euros, respetivamente, estão ao dispor de Roger Schmidt na equipa principal do Benfica.

Fotografia de Benfica 


Futebol

Considerado 'patinho feio' no Benfica, David Jurásek soma novo pretendente

Defesa checo não faz parte dos planos para a próxima temporada e está na porta de saída

Sem espaço no Benfica, David Jurásek soma novo interessado
Sem espaço no Benfica, David Jurásek soma novo interessado

  |

Icon Comentário0

Roger Schmidt não conta com David Jurásek para integrar o plantel do Benfica na próxima temporada. O defesa checo não conseguiu convencer os responsáveis encarnados e depois de um empréstimo ao Hoffenheim pode estar novamente na porta de saída. Dessa forma, começam a surgir agora potenciais interessados em garantir os serviços do lateral-esquerdo

Além do clube alemão que quer voltar a contar com David Jurásek (Saiba mais Aqui), segundo avança jornal italiano Gazzetta dello Sportc este sábado o lateral-esquerdo está referenciado pelo Bologna, uma das equipa sensação da última edição da Serie A, que acabou mesmo por alcançar a quarta posição e carimbar o apuramento para a Liga dos Campeões.


De acordo com a mesma publicação, os italianos só avançam para o internacional pela Chéquia, que recentemente fez um grande golo (Saiba mais Aqui), caso não consigam garantir um novo empréstimo de Victor Kristiansen junto do Leicester City.


Na Alemanha, David Jurásekatualmente avaliado em 8 milhões de euros – também não se tem conseguido afirmar, levando 13 encontros pela turma de Pellegrino Matarazzo, todos na Bundesliga. Nos 490 minutos que disputou, o atleta de 23 anos apontou apenas uma assistência, frente ao Bochum, no passado dia 26 de abril.

Com o Manto Sagrado, David Jurásek realizou 12 encontros, mas nunca conseguiu convencer os adeptos encarnados. O internacional checo tem contrato com o Benfica até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, mas este valor não corresponde à realidade de uma proposta de transferência. 



Futebol

Oficial: Exclusivo Glorioso 1904 é confirmado e Rui Costa 'despacha' defesa do Benfica

Encarnados deram conta da novidade este sábado, através dos meios de comunicação

O Benfica de Rui Costa deu  conta da novidade este sábado, através dos meios de comunicação, confirmando o Exclusivo Glorioso 1904
O Benfica de Rui Costa deu conta da novidade este sábado, através dos meios de comunicação, confirmando o Exclusivo Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Exclusivo Glorioso 1904 é confirmado: Paige Almendariz já não integra a equipa de futebol feminino do Benfica, segundo deu conta o Clube da Luz, este sábado, através dos meios de comunicação oficiais. Os encarnados dão conta de que a partir do dia 30 de junho a defesa deixará de estar vinculada com as águias, "seguindo um novo rumo na carreira profissional". 

No comunicado partilhado através dos meios de comunicação, os dirigentes do Benfica, com Rui Costa à cabeça, não dão conta do motivo pelo qual a craque norte-americana não vai continuar a envergar o Manto Sagrado, agradecendo apenas pelo tempo de águia ao peito. 

Vale destacar que, tal como deu conta o Glorioso 1904 em exclusivo, atleta poderá sair em busca de mais minutos, sendo que tem ainda uma relação com o defesa do Crystal Palace Rob Holding. Uma mudança para uma equipa inglesa poderá estar em cima da mesa (Descubra mais detalhes AQUI). 


Nesta temporada, Paige Almendariz realizou 18 jogos: oito na Liga BPI, quatro na Liga dos Campeões Feminina, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante o trajeto marcou dois golos e vez uma assistência, além de vencer todas as provas nacionais em Portugal.


De águia ao peito, a craque norte-americana, que ficou associada à melhor temporada de sempre de uma equipa feminina portuguesa até à data, conquistou o Campeonato Nacional (Liga BPI), a Taça da Liga e a Taça de Portugal, levando do Benfica um  palmarés mais recheado. 

Confira aqui o comunicado: 

"O Sport Lisboa e Benfica informa que a ligação contratual com a futebolista Paige Almendariz termina no próximo dia 30 de junho e que a futebolista seguirá, depois, um novo rumo na carreira profissional.

A norte-americana fica associada à melhor temporada de sempre de uma equipa feminina portuguesa até à data, tendo o Clube feito o pleno de conquistas nacionais e elevado o prestígio e o ranking do futebol português a um patamar antes improvável na UEFA Women's Champions League, caindo apenas nos quartos de final da competição.


Em 2023/24, participou num total de 18 partidas do Benfica e somou para o seu currículo desportivo o Campeonato Nacional (Liga BPI), a Taça da Liga e a Taça de Portugal.

Obrigado, Paige!"


Futebol

Técnico quer 'reaver' craque do Benfica: "Aursnes? O meu telemóvel está sempre disponível para ele"

Norueguês polivalente é o lateral com mais minutos no mundo

Frederik Aursnes renunciou à seleção da Noruega
Frederik Aursnes renunciou à seleção da Noruega

  |

Icon Comentário0

Como deu conta o nosso Jornal, Frederik Aursnes anunciou a 12 de Março a sua renúncia à seleção norueguesa para ter mais tempo na sua vida pessoal. Stale Solbakken, selecionador da Noruega, admitiu ainda cobiçar o jogador polivalente do Benfica.

Aursnes fez uma "decisão difícil" que resultou do facto de querer "ter mais tempo e liberdade para priorizar outras coisas na vida além do futebol", uma vez que é muito difícil fazê-lo "face a um ano cheio de jogos calendarizados". O médio tornado defesa pode ter alguma razão já que é o lateral com mais minutos do mundo este ano.


Solbakken lamentou a sua decisão quando aconteceu chamando-lhe "um elemento que enriquece a seleção dentro e fora do campo" e em declarações ao jornal A Bola, disse estar sempre disponível para atender qualquer chamada que receba do craque do Benfica.


"O que posso dizer sobre isso é que a primeira coisa que disse ao Fredrik quando ele me comunicou a decisão foi que o meu telemóvel está sempre disponível para ele. Temos esse acordo. Se ele quiser voltar, vou recebê-lo de volta com gosto. Mas a decisão é do Fredrik", declarou o técnico de 56 anos.

Fredrik Aursnes - avaliado em 20 milhões de euros pelo site Transfermarkt - conta com 51 encontros disputados ao serviço do Benfica esta temporada em seis posições diferentes, sendo a maior parte deles como lateral. O norueguês já leva quatro golos e onze assistências.


No que respeita à temporada passada, altura em que se estreou no emblema da Luz, tendo chegado no mercado de transferências de verão, a troco de 13 milhões de euros, o camisola 8 alinhou em 42 partidas, registando três tentos e servindo os colegas em três ocasiões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Ainda se lembra de Talisca? Antigo avançado do Benfica pode estar perto de mudar de clube
Futebol

Ainda se lembra de Talisca? Antigo avançado do Benfica pode estar perto de mudar de clube

 

Icon Comentário0
Florentino Luís pode sair do Benfica a 'culpa' é de... ex Sporting
Futebol

Florentino Luís pode sair do Benfica a 'culpa' é de... ex Sporting

 

Icon Comentário0
Rui Costa não vai na cantiga dos milhões e segura João Neves no Benfica
Futebol

Rui Costa não vai na cantiga dos milhões e segura João Neves no Benfica

 

Icon Comentário0