Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

DO PASSADO PARA O PRESENTE: NÓRDICOS FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DO BENFICA

Plantel conta atualmente com dois jogadores

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Os jogadores nórdicos e o Benfica é uma espécie de história de amor com muito sucesso, que começou essencialmente nos anos 80, mas será que continua na atualidade? Os encarnados nos dias que correm podem contar com os nórdicos Alexander Bah e Fredrik Aursnes, mas também jogadores portugueses, espanhóis, argentinos, brasileiros, gregos, croatas, alemães, sérvios, americanos, belgas e franceses. Alexander Bah e Fredrik Aursnes são os atletas em destaque, sendo o primeiro um defesa dinamarquês, que chegou ao Benfica esta época, oriundo do Slavia Praga e já soma três assistências para golo. Já o segundo, médio norueguês, também ‘recém chegado’ às águias, já jogou em 12 partidas. Recuando um pouco no tempo, podemos afirmar que foi o sueco Glenn Stromberg a abrir as portas aos nórdicos no Clube da Luz, chegando na temporada de 1982/1983 e lá permaneceu durante duas épocas, onde somou seis golos em 44 jogos. Perdeu a final da Taça UEFA para o Anderlecht, mas convenceu os Benfiquistas, conquistando duas ligas portuguesas e uma Taça de Portugal. Em 1984/1985 rumou a Itália para representar a Atalanta. De facto, os suecos lideram a lista de jogadores nórdicos que passaram pelo Benfica e fizeram sucesso. Também Jonas Thern, para muitos adeptos foi considerado “o melhor da sua época” e fez furor no Clube, tendo chegado em 1989/1990 e destacando-se pela brutalidade do remate e pela visão de jogo. O jogador que atuava como médio defensivo totalizou 101 jogos e dez golos pelos encarnados, no entanto perdeu uma Taça dos Clubes Campeões Europeus para o Milan. Ironicamente mais tarde mudou-se para Nápoles, em Itália. O nome do sueco que se segue não é estranho a ninguém: Mats Magnusson tornou-se referência desde que chegou ao Glorioso, em 1987, onde jogou até 1992. Somou uns incríveis 87 golos em 163 jogos, sendo 40 desses golos em 44 jogos, na época de 1989/1990. Magnusson esteve ainda em duas finais da Taça dos Clubes Campões Europeus. Entre 1990 e 1994 o nórdico que fez sucesso pelos campos do clube da Luz foi Stefan Schwartz, um lateral esquerdo, que por vezes atuava como médio defensivo. Como esquecer aquelas bombas de pé esquerdo? Conquistou dez golos para os encarnados e saiu de Lisboa para representar o Arsenal. Mais recentemente foi Lindëlof que encantou a Luz, chegando à formação com apenas 18 anos, ainda é o jogador com mais jogos pela equipa B do clube, no entanto, pela equipa principal do Benfica ganhou três ligas portuguesas, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça. Rumou ao Manchester United por 35 milhões de euros, em 2017. Alexander Bah e Fredrik Aursnes – Avaliados em 7 milhões de euros e 12 milhões de euros, respetivamente, estão ao dispor de Roger Schmidt na equipa principal do Benfica.


Fotografia de Benfica 




Futebol

Com Bruno Lage à cabeça, Jonas deixa apelo aos adeptos do Benfica: "Fazem sempre..."

Antigo goleador dos encarnados mostrou-se bastante satisfeito com a aposta de Rui Costa no ex-treinador das águias

Jonas mostrou-se feliz por Bruno Lage voltar ao Benfica
Jonas mostrou-se feliz por Bruno Lage voltar ao Benfica

  |

Icon Comentário0

Jonas não escondeu que apoiava o regresso de Bruno Lage, antes da oficialização do técnico no comando do Benfica, e agora, depois de ter sido consumado o regresso, o antigo avançado, em declarações à BTV, acabou por recordar a temporada com o treinador. O ex-futebolista deixou ainda um apelo aos Benfiquistas, pedindo "moral" para o timoneiro e para os jogadores. 


"Tenho muito respeito e carinho por ele, eu e todos os que estivemos com ele. Conduziu-me a um final de carreira que nem eu imaginava. É um treinador com o qual gostei muito de trabalhar, como pessoa é incrível. Quer um futebol com pressão, muita posse de bola e qualidade. Tem muitos anos de Benfica e conhece como poucos o Clube. É um grande treinador e já o demonstrou", começou por mencionar.


"Conduziu-me a um final de carreira que nem eu imaginava. É um treinador com o qual gostei muito de trabalhar, como pessoa é incrível. Quer um futebol com pressão, muita posse de bola e qualidade"


O antigo camisola 10 das águias acabou por fazer ainda um apelo aos Benfiquistas. "Os adeptos do Benfica fazem sempre a diferença, que deem todo o moral ao treinador e aos jogadores para voltarmos às vitórias", concluiu o ex-avançado.

Importa referir que, após a primeira passagem pelo Clube, Bruno Lage fica agora vinculado com o Benfica até 2026. O timoneiro, que foi o principal obreiro do '37', volta ao Glorioso para assumir o comando técnico deixado por Roger Schmidt.


Jonas, recorde-se, representou o Benfica por cinco temporadas, chegando à Luz proveniente do Valência. Terminando a carreira em 2019, o antigo avançado do Glorioso alinhou num total de 183 partidas, somando 137 tiros certeiros e ainda 15 assistências, ficando, assim, na história dos melhores goleadores dos encarnados.

Confira aqui o momento:


Futebol

"Nem é carne, nem é peixe" - Sistema tático no Benfica ainda vale críticas a Roger Schmidt

Timoneiro germânico acabou por deixar o comando técnico dos encarnados depois do empate em Moreira de Cónegos, na quarta jornada do Campeonato Nacional

Roger Schmidt acabou por deixar o comando técnico depois do empate do Benfica
Roger Schmidt acabou por deixar o comando técnico depois do empate do Benfica

  |

Icon Comentário0

Roger Schmidt já não faz parte da equipa técnica do Benfica, porém há quem ainda não esqueça o antigo treinador do Glorioso. Em entrevista ao jornal português Record, esta sexta-feira, José Manuel Capristano acabou por tecer duras críticas ao timoneiro, considerando até que o sistema tático "nem era carne, nem era peixe".  


"Como quase todos os treinadores, foi muito teimoso, nunca quis ouvir as pessoas e de certa forma tratou mal os Sócios do Benfica. Além disso, utilizava um sistema que não era carne nem peixe. Era praticamente impossível não o demitir", atirou o antigo dirigente das águias.


Importa referir que José Manuel Capristano acabou por analisar ainda a aposta em Bruno Lage, aplaudindo a escolha de Rui Costa e mostrando-se visivelmente feliz pelo regresso do técnico. 


Vale destacar que, nas duas temporadas que passou como treinador do Glorioso, Roger Schmidt realizou 115 partidas, vencendo 80, empatando 20 e perdendo 15. Nas duas épocas aos serviço do Benfica, o técnico germânico conquistou uma Liga Portuguesa (2022/2023) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/2024).

Já Bruno Lage, que regressa agora ao Glorioso, assumiu o comando técnico do Benfica pela primeira vez, depois da saída de Rui Vitória, numa altura em que as águias estavam em 'maus lençóis', em 2018/19. O treinador setubalense conseguiu o feito de reduzir a vantagem relativamente ao primeiro lugar e garantir a conquista do Campeonato Nacional, subindo do quarto lugar até ao topo, quando os Benfiquistas já achavam impossível.


Contudo, no ano a seguir, as coisas não correram de forma semelhante e, em junho de 2020, menos de um ano depois de assumir, Bruno Lage saiu do Clube da Luz, sendo substituído por Nélson Veríssimo até que Jorge Jesus foi oficializado como treinador do Glorioso.


Futebol

TÉCNICO QUER 'REAVER' CRAQUE DO BENFICA: "AURSNES? O MEU TELEMÓVEL ESTÁ SEMPRE DISPONÍVEL PARA ELE"

Norueguês polivalente é o lateral com mais minutos no mundo

Frederik Aursnes renunciou à seleção da Noruega
Frederik Aursnes renunciou à seleção da Noruega

  |

Icon Comentário0

Como deu conta o nosso Jornal, Frederik Aursnes anunciou a 12 de Março a sua renúncia à seleção norueguesa para ter mais tempo na sua vida pessoal. Stale Solbakken, selecionador da Noruega, admitiu ainda cobiçar o jogador polivalente do Benfica.


Aursnes fez uma "decisão difícil" que resultou do facto de querer "ter mais tempo e liberdade para priorizar outras coisas na vida além do futebol", uma vez que é muito difícil fazê-lo "face a um ano cheio de jogos calendarizados". O médio tornado defesa pode ter alguma razão já que é o lateral com mais minutos do mundo este ano.


Solbakken lamentou a sua decisão quando aconteceu chamando-lhe "um elemento que enriquece a seleção dentro e fora do campo" e em declarações ao jornal A Bola, disse estar sempre disponível para atender qualquer chamada que receba do craque do Benfica.


"O que posso dizer sobre isso é que a primeira coisa que disse ao Fredrik quando ele me comunicou a decisão foi que o meu telemóvel está sempre disponível para ele. Temos esse acordo. Se ele quiser voltar, vou recebê-lo de volta com gosto. Mas a decisão é do Fredrik", declarou o técnico de 56 anos.

Fredrik Aursnes - avaliado em 20 milhões de euros pelo site Transfermarkt - conta com 51 encontros disputados ao serviço do Benfica esta temporada em seis posições diferentes, sendo a maior parte deles como lateral. O norueguês já leva quatro golos e onze assistências.


No que respeita à temporada passada, altura em que se estreou no emblema da Luz, tendo chegado no mercado de transferências de verão, a troco de 13 milhões de euros, o camisola 8 alinhou em 42 partidas, registando três tentos e servindo os colegas em três ocasiões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Alerta, Benfica:  há novidades fresquinhas sobre estado de Andreas Schjelderup
Futebol

Alerta, Benfica: há novidades fresquinhas sobre estado de Andreas Schjelderup

 

Icon Comentário0
Bomba! Há quem garanta que Klopp esteve 'na calha' para suceder Schmidt no Benfica
Futebol

Bomba! Há quem garanta que Klopp esteve 'na calha' para suceder Schmidt no Benfica

 

Icon Comentário0
Bruno Lage mete todos a mexer nos treinos do Benfica e tem 'reforço na manga' (vídeo)
Futebol

Bruno Lage mete todos a mexer nos treinos do Benfica e tem 'reforço na manga' (vídeo)

 

Icon Comentário0