Futebol
Antes de brilhar no Benfica, Rafa Silva viveu um episódio marcante no Alverca
05 Fev 2026 | 11:47
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
07 Jun 2024 | 14:37 |
Eduardo Dâmaso deixou algumas críticas à gestão de Rui Costa no Benfica. Num artigo de opinião no jornal ‘Record’, o diretor editorial do Correio da Manhã falou da escolha dos encarnados em Casper Tengstedt, ao invés de Viktor Gyokeres.
“O Benfica, já se sabe, tem muitos problemas. Tem um treinador mal amado por uma parte da massa associativa e um volume injustificado de contratações incompreensíveis. Rui Costa suavizou a transição do ‘vieirismo’ com um título saboroso, justamente conquistado, e não fez nada de especialmente mal feito na época finda”, começou por afirmar Eduardo Dâmaso.
“Tem, aliás, o mérito de defender a estabilidade como uma dimensão essencial, incontornável, de uma boa gestão, ao manter Roger Schmidt contra ventos e marés. Sobretudo, deve ter aprendido, com Frederico Varandas e com a recta final da candidatura de André Villas-Boas, que um líder não cede às exigências dos sectores mais radicais da bancada, nomeadamente aquela que se move pela acefalia de certo tipo de claques, hoje espaços entregues às mais espúrias lógicas da violência e do crime organizado”, refere o jornalista.
“Fez bem, Rui Costa, ao não deixar-se condicionar por meia dúzia de gritos, pela má educação que afasta do futebol as pessoas que têm com ele a relação certa: é uma paixão, mas apenas para os tempos livres. Racionalmente, não entra no topo de nenhuma prioridade essencial de vida”, argumenta Eduardo Dâmaso.
“O que não se compreende – e cada vez menos, agora que o antigo chefe do scouting do Benfica veio fazer declarações sobre o tema – é a forma como deixaram escapar Gyokers para os rivais lisboetas. Pelos vistos, segredo de polichinelo, o Benfica seguia o avançado sueco "há muito", como disse Pedro Ferreira, estava na "equipa sombra", falavam com o pai, por aí adiante. Fartaram-se, portanto, de namorar, de andar nos preliminares, mas faltou o instinto, a certeza, de que aquela seria uma paixão para levar a sério. Uma oportunidade de uma vida, que passou ao lado do Benfica”, afirma o jornalista.
“Em momento algum, pelos vistos, consideraram a hipótese de contratar o jogador o que, implicitamente, significa que não souberam avaliar as suas qualidades futebolísticas. Pior: não só não souberam fazer essa avaliação como acharam que Tengstedt faria facilmente as vezes de um ponta de laça raçudo, rematador, de elevada mobilidade e algum apuro técnico na relação entre a bola, o espaço e a decisão”, declara Eduardo Dâmaso.
“Tengstedt pode enganar-nos e explodir num campeonato qualquer para onde seja despachado. É muito improvável, mas, no limite, não se pode dizer que seja impossível. O futebol, por vezes, tem metamorfoses surpreendentes, ainda que muito raras. O que é mesmo certo é que a chamada ‘estrutura’ do Benfica não se notabilizou pelas contratações feitas, pela capacidade de recrutar talento, pelo serviço prestado às opções do treinador”, finaliza.
Peça-chave de José Mourinho, atleta dos encarnados segue plano rigoroso para estar disponível nos dois jogos do playoff da Liga dos Campeões
05 Fev 2026 | 13:03 |
Richard Ríos, que sofreu uma luxação traumática no ombro esquerdo, tem estado em dias de recuperação e o jogador do Benfica deixou uma mensagem de esperança nas redes sociais. "Posso não ver o amanhã, mas Deus já escreveu o meu caminho", pode ler-se na partilha, à qual acrescenta, outra frase escrita em inglês: "Um dia de cada vez".
Já faltou mais para o médio regressar aos relvados, sendo esperado que o internacional colombiano entre no lote de opções para o playoff de acesso aos oitavos-de-final, frente ao Real Madrid. A prioridade é contar com o camisola "20" nas duas mãos frente ao merengues, a 17 e 25 de fevereiro, pelo que é até provável que o médio fique fora não só diante do Alverca, este domingo, mas também no próximo jogo do campeonato no reduto do Santa Clara.
Peça-chave na equipa de José Mourinho, Ríos tem se dedicado a uma boa recuperação desde 14 de janeiro, dia em que se lesionou na derrota, por 1-0, frente ao Porto na Taça de Portugal. E ferramentas não lhe faltam para prosseguir os trabalhos não só no Benfica Campus, mas também em casa, depois de ter decidido não avançar para a cirurgia.
Outro médio sul-americano que está em fase terminal da sua melhoria é Enzo Barrenechea. O médio também teve uma luxação no ombro direito, mas é esperado que regresse brevemente para as opções de José Mourinho, olhando os próximos compromissos.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Richard Ríos — avaliado em 22 milhões de euros — leva 32 encontros disputados: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.622 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez duas assistências.
Mesmo afastado da plenitude física, jogador dos encarnados recusa abrandar, entre treinos no centro de treinos do Seixal e trabalho em casa
05 Fev 2026 | 13:01 |
Enzo Barrenechea tem uma luxação no seu ombro direito e para recuperar de forma mais célere, o argentino tem feito horas extra. Mesmo nos dias de folga coletiva, tem-se dedicado ao fortalecimento da zona lesionada. Além do trabalho com a equipa no relvado, tem seguido um plano individual, entre Campus e treinos em casa.
O objetivo é cumprir o tratamento conservador da maneira mais eficaz possível. O atleta de 24 anos faz parte das opções para José Mourinho, mas desde que se lesionou tem merecido uma gestão cuidada. E só foi titular numa ocasião - na goleada (4-0) frente ao Estrela da Amadora, acabando por ser substituído ao intervalo, como havia sido planeado.
Depois, foi lançado para os oito minutos finais da vitória épica (4-2) diante dos espanhóis do Real Madrid. Já em Tondela, num campo muito afetado pelo mau tempo e com o relvado pesado, considerou-se que a melhor tomada de decisão seria não pô-lo em campo.
A situação física de Enzo Barrenechea é recorrentemente avaliada, num ano particularmente especial, em que se disputa o Mundial, o futebolista de 24 anos quer não só continuar a ajudar o Benfica até final de temporada, como convencer Lionel Scaloni a merecer um lugar na convocatória da Argentina.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — realizou 32 partidas oficiais: 16 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.448 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino registou um golo e uma assistência.
Extremo encontra‑se livre após ter rescindido contrato com o Chelsea, o que torna possível a sua inscrição fora das janelas tradicionais
05 Fev 2026 | 12:44 |
Raheem Sterling está a ser apontado ao Benfica. Apesar de o mercado de inverno em Portugal já ter encerrado oficialmente, o internacional britânico, de 31 anos, encontra‑se livre após ter rescindido contrato com o Chelsea, o que torna possível a sua inscrição fora das janelas tradicionais.
Segundo avançam relatos da imprensa turca, o Clube da Luz não está sozinho na corrida. O Samsunspor da Turquia, também posicionou‑se como interessados nos serviços do jogador. O presidente do clube turco, Yuksel Yildirim, confirmou os primeiros contactos: “Falámos com Raheem Sterling, mas ainda não chegámos à fase de fazer uma proposta oficial".
Em relação ao interesse encarnado, a imprensa local aponta que terá sido o treinador José Mourinho a pedir reforços com o perfil do inglês à direção e que a SAD está a intensificar esforços para garantir um entendimento com o atleta. Ainda assim, qualquer avanço depende de um acordo final com o jogador.
As aquisições de Sidny Cabral e Rafa Silva fecharam o plantel, apesar de o técnico ter pedido mais um extremo e um ponta de lança. O avançado tinha ainda mais um ano e meio de contrato com os 'blues', mas passa agora a ficar livre para decidir o próximo passo da sua carreira.
Raheem Sterling - avaliado em 5 milhões de euros - esteve afastado das opções do Chelsea nesta temporada e acabou por rescindir com o clube. Na última temporada, o jogador foi emprestado ao Arsenal onde somou um golo e cinco assistências em 28 jogos pelos 'gunners'.
Antes de brilhar no Benfica, Rafa Silva viveu um episódio marcante no Alverca
05 Fev 2026 | 11:47
Médio do Benfica valorizado no estrangeiro; Futebolista cobiçado na Alemanha
05 Fev 2026 | 11:15
Extremo apontado ao Benfica visto como substituto de Rafa Silva no Besiktas
05 Fev 2026 | 12:17