
Futebol
Após Sporting - Benfica, imprescindível de Bruno Lage define período para ganhar campeonato
01 Ago 2025 | 17:21
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Mai 2025 | 03:00 |
No final da tarde de sábado, 10 de maio, quando João pinheiro apitou pela última vez no encontro de despedida ao Estádio da Luz, o empate consumado frente ao Sporting pode ter confirmado ao ‘adeus’ ao título para o Benfica. Numa entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, Nuno Campilho, conhecido Benfiquista, mostrou-se bastante desiludido com o desfecho do dérbi eterno.
Questionado sobre as possibilidades de o Clube da Luz levantar o troféu, o adepto encarnado foi direto ao assunto. “De entre o ínfimo e o inexistente, passando pelo improvável e o impossível, resta a consternação de dizer que para o ano há mais”, começou por assumir o habitual comentador da BTV, ao nosso Jornal.
Nuno Campilho - Resta a consternação de dizer que para o ano há mais
Numa partida de exigência máxima, o Benfica não foi além de um empate. Em conversa ao Glorioso 1904, o comentador assumiu que o resultado ficou ‘aquém do que seria necessário’. “Num jogo em que só a vitória interessava e era o único resultado admissível (passe a irredutibilidade), empatar depreende que a exibição não foi condizente com aquilo que o Benfica precisava e que até já tinha feito em jogos anteriores de semelhante exigência”, atirou Nuno Campilho.
Sobre a exibição em si, o Benfiquista recordou ao nosso Jornal que o problema do Benfica passou pela falta de ligação de jogo: “Quando os extremos não jogam por dentro, com os laterais a subir, torna-se difícil criar desequilíbrios nas defesas adversárias e municiar o jogo para o ponta de lança, o qual, para além de marcar golos, ainda tem de se desgastar a criá-los. Concretamente, o Kökçü não conseguiu ligar o jogo com ninguém, vindo de trás, pois os extremos não deram linha de passe interior, sendo que o Tomás Araújo sobe pouco no terreno e o Carreras esteve, igualmente, muito retraído, ao contrário do que é habitual”.
Nuno Campilho - Quando os extremos não jogam por dentro, com os laterais a subir, torna-se difícil criar desequilíbrios nas defesas adversárias
Além da falta de ligação, o comentador revelou ao Glorioso 1904 que o problema também passou pelo posicionamento de dois jogadores em específico: “O Sporting defendeu bem, no entanto, a pouca pressão a que esteve sujeita também lhes facilitou a vida. Aquele equívoco posicional entre o Aursnes e o Di María ainda me está a provocar alguma azia, passadas que estão quase 24h após o jogo. Essa correção só foi feita após o golo com o Sporting, no entanto, se resultou em termos de cobertura defensiva e equilíbrio no meio-campo, não acrescentou nada em termos ofensivos”.
Nuno Campilho - A pouca pressão a que esteve sujeita também lhes facilitou a vida
Sobre a exibição de Ángel Di María, o comentador do Glorioso 1904, não esconde que o argentino é um talento ‘fora de série’. No entanto, ao nosso Jornal, garante que o camisola 11 não correspondeu à exigência: “Num jogo desta exigência e dificuldade, ou está num assomo de forma, ou é encarregue de cumprir tarefas de menor desgaste. Como este jogo exigia uma, ou as duas condições em simultâneo e pouco se viu de qualquer uma delas, é fácil concluir que algo não correu bem”.
No final do encontro, Bruno Lage assumiu a responsabilidade do empate, mas frisou que ainda acredita no título. Em conversa ao nosso Jornal, Nuno Campilho ‘aplaude’ a posição do técnico, mas apenas num dos aspectos. “Concordo com a assunção de responsabilidade, mas não sou assim tão crente. O campeonato está entregue. É melhor assumi-lo desde já, pois, numa fina ironia vastas vezes proferida, dói menos”, salientou ao Glorioso 1904.
Nuno Campilho - Concordo com a assunção de responsabilidade, mas não sou assim tão crente
Numa altura em que apenas restam dois encontros para o final da temporada, o nosso Jornal convidou o comentador a analisar a gestão desportiva. Perante a questão, Nuno Campilho assumiu que ainda é cedo para abordar tal tópico: “Só falarei sobre isso, se tiver de falar, quando a época terminar. E, ainda que eu próprio assuma que não interessará para nada, ainda falta um jogo”.
Lateral-direito do Panathinaikos estava referenciado pelo departamento de scouting dos encarnados, mas vai ser reforço dos verdes e brancos
01 Ago 2025 | 17:42 |
O Benfica perdeu a corrida por Georgios Vagiannidis. O lateral do Panathinaikos era cobiçado pelo departamento de scouting dos encarnados, mas vai ser reforço do Sporting por uma quantia que, com bónus, chega perto dos 14 milhões de euros.
O lateral-direito grego chegou a Lisboa na tarde desta sexta-feira, 1 de agosto, e deverá realizar os habituais exames médicos e testes físicos para assinar pelo Sporting: "Estou muito feliz", disse o jogador à chegada ao Aeroporto Humberto Delgado.
O Benfica chegou a estar interessado na contratação de Vagiannidis para disputar a lateral-direita com Alexander Bah, que ainda se encontra a recuperar de uma lesão grave sofrida em fevereiro, num jogo em casa frente ao Moreirense. Porém, os encarnados decidiram avançar para Amar Dedic, defesa que estava vinculado ao Salzburgo, da Áustria.
O Panathinaikos, clube que era dono do passe do jogador, bem que tentou segurar Vagiannidis por mais tempo, porém, a eliminação na fase de qualificação da Liga dos Campeões dificultou esse processo e o Sporting conseguiu convencer o lateral-direito a rumar a Alvalade. Os gregos, orientados por Rui Vitória, antigo treinador do Benfica, perderam frente ao Rangers.
Na temporada desportiva de 2024/2025, ao serviço do Panathinaikos, Georgios Vagiannidis - atualmente avaliado em 8 milhões de euros - marcou presença em 39 jogos: nove na Conference League, dois na Liga Europa, 27 na Liga Grega e ainda um na Taça da Grécia. Nos 2.999 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa de 23 anos apontou um golo, somando ainda duas assistências.
À entrada para a temporada desportiva 25/26, treinador dos encarnados perde peça para o meio-campo devido a lesão grave que vai afastar o jogador o resto do ano
01 Ago 2025 | 17:41 |
O Benfica informou na tarde de sexta-feira, dia 1 de agosto, que Nuno Félix, médio internacional sub-20 foi operado com sucesso após ter sofrido "uma entorse do joelho direito com rotura completa do ligamento cruzado anterior". Bruno Lage, que já havia desejado uma boa recuperação ao jogador formado no Seixal, perde uma opção no meio do terreno para a restante temporada desportiva.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que o atleta Nuno Félix foi submetido, nesta sexta-feira, a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito para tratamento de rotura completa do ligamento cruzado anterior. A operação, que decorreu com sucesso, foi realizada no Hospital da Luz, com acompanhamento do Departamento Médico do SL Benfica", pode ler-se na nota emitida no site oficial do Clube.
O período de recuperação de Nuno Félix é desconhecido mas, lesões graves deste género tendem a deixar os atletas vários meses fora das competições. Ao que tudo indica, o médio defensivo vai falhar toda a temporada 25/26. Um golpe duro para um jogador que tinha subido à equipa A neste verão e tentava impressionar Bruno Lage para ter a chance de jogar de águia ao peito.
Nuno Félix junta-se à lista de lesionados do Benfica que contém Manu Silva, Alexander Bah (ambos com lesões graves no joelho), Bruma (rotura do tendão de Aquiles) e Tomás Araújo (pubalgia). Este último tem feito a pré-temporada com a equipa, mas treina à parte do plantel, ainda que já esteja a realizar exercícios com bola.
Em 2024/2025, ao serviço do Benfica B, Nuno Félix - atualmente avaliado em 1,5 milhões de euros - foi aposta de Nélson Veríssimo em 25 encontros na Segunda Liga. Pela equipa principal do Glorioso, o atleta marcou presença em dois embates da Liga Portugal Betclic. Nos 1.959 minutos em que esteve em campo, o internacional jovem apontou um golo e realizou três assistências.
Satisfeito com plantel que tem à disposição, setubalense levanta um pouco do véu sobre eventuais mudanças na frente ofensiva das águias
01 Ago 2025 | 17:40 |
Bruno Lage já tem à sua disposição dois avançados que prometem render muitos golos. Horas depois do Benfica ter oficializado a contratação de Franjo Ivanovic, o técnico setubalense fez questão de falar do tema e deixou no ar uma hipóteses que pode agradar bastante aos Benfiquistas.
No final da partida, o setubalense, quando questionado sobre a utilização do internacional croata, que irá competir cm Vangelis Pavlidis por uma vaga no onze encarnado, Bruno Lage até levantou a hipóteses de jogar com os dois artilheiros ao mesmo tempo.
Ao colocar tal possibilidade, que está a gerar alguma curiosidade entre os adeptos encarnados, o timoneiro de 49 anos - que conquistou a sua segunda Supertaça com o Clube da Luz - admitiu esse mesmo cenário, mas mediante uma condição: “Depende deles. Quero perceber isso. O Ivanovic pode jogar ao lado, atrás e à frente”.
De seguida, Bruno Lage reforçou que é preciso observar o atleta, que ainda não teve oportunidade de pisar o relvado do Benfica Campus: “Tem potencial, era há muito desejado. Chegou, ainda não treinou e a primeira coisa que fez foi tirar foto com colegas e um troféu”.
Na temporada de 2024/25, com a camisola do St. Gilloise, Franjo Ivanovic - avaliado em 13 milhões de euros - fez 19 golos e assistiu os companheiros por cinco ocasiões, ao longo de 45 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 4.198 minutos, sendo o segundo melhor marcador da equipa belga.
Após Sporting - Benfica, imprescindível de Bruno Lage define período para ganhar campeonato
01 Ago 2025 | 17:21
Após triunfo no Sporting - Benfica, Barreiro dá opinião sobre reforços das águias
01 Ago 2025 | 17:05
Reação de algumas figuras do Benfica à vitória na Supertaça: "Vingança"
01 Ago 2025 | 16:59