
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No final da tarde de sábado, 10 de maio, quando João pinheiro apitou pela última vez no encontro de despedida ao Estádio da Luz, o empate consumado frente ao Sporting pode ter confirmado ao ‘adeus’ ao título para o Benfica. Numa entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, Nuno Campilho, conhecido Benfiquista, mostrou-se bastante desiludido com o desfecho do dérbi eterno.
Questionado sobre as possibilidades de o Clube da Luz levantar o troféu, o adepto encarnado foi direto ao assunto. “De entre o ínfimo e o inexistente, passando pelo improvável e o impossível, resta a consternação de dizer que para o ano há mais”, começou por assumir o habitual comentador da BTV, ao nosso Jornal.
Nuno Campilho - Resta a consternação de dizer que para o ano há mais
Numa partida de exigência máxima, o Benfica não foi além de um empate. Em conversa ao Glorioso 1904, o comentador assumiu que o resultado ficou ‘aquém do que seria necessário’. “Num jogo em que só a vitória interessava e era o único resultado admissível (passe a irredutibilidade), empatar depreende que a exibição não foi condizente com aquilo que o Benfica precisava e que até já tinha feito em jogos anteriores de semelhante exigência”, atirou Nuno Campilho.
Sobre a exibição em si, o Benfiquista recordou ao nosso Jornal que o problema do Benfica passou pela falta de ligação de jogo: “Quando os extremos não jogam por dentro, com os laterais a subir, torna-se difícil criar desequilíbrios nas defesas adversárias e municiar o jogo para o ponta de lança, o qual, para além de marcar golos, ainda tem de se desgastar a criá-los. Concretamente, o Kökçü não conseguiu ligar o jogo com ninguém, vindo de trás, pois os extremos não deram linha de passe interior, sendo que o Tomás Araújo sobe pouco no terreno e o Carreras esteve, igualmente, muito retraído, ao contrário do que é habitual”.
Nuno Campilho - Quando os extremos não jogam por dentro, com os laterais a subir, torna-se difícil criar desequilíbrios nas defesas adversárias
Além da falta de ligação, o comentador revelou ao Glorioso 1904 que o problema também passou pelo posicionamento de dois jogadores em específico: “O Sporting defendeu bem, no entanto, a pouca pressão a que esteve sujeita também lhes facilitou a vida. Aquele equívoco posicional entre o Aursnes e o Di María ainda me está a provocar alguma azia, passadas que estão quase 24h após o jogo. Essa correção só foi feita após o golo com o Sporting, no entanto, se resultou em termos de cobertura defensiva e equilíbrio no meio-campo, não acrescentou nada em termos ofensivos”.
Nuno Campilho - A pouca pressão a que esteve sujeita também lhes facilitou a vida
Sobre a exibição de Ángel Di María, o comentador do Glorioso 1904, não esconde que o argentino é um talento ‘fora de série’. No entanto, ao nosso Jornal, garante que o camisola 11 não correspondeu à exigência: “Num jogo desta exigência e dificuldade, ou está num assomo de forma, ou é encarregue de cumprir tarefas de menor desgaste. Como este jogo exigia uma, ou as duas condições em simultâneo e pouco se viu de qualquer uma delas, é fácil concluir que algo não correu bem”.
No final do encontro, Bruno Lage assumiu a responsabilidade do empate, mas frisou que ainda acredita no título. Em conversa ao nosso Jornal, Nuno Campilho ‘aplaude’ a posição do técnico, mas apenas num dos aspectos. “Concordo com a assunção de responsabilidade, mas não sou assim tão crente. O campeonato está entregue. É melhor assumi-lo desde já, pois, numa fina ironia vastas vezes proferida, dói menos”, salientou ao Glorioso 1904.
Nuno Campilho - Concordo com a assunção de responsabilidade, mas não sou assim tão crente
Numa altura em que apenas restam dois encontros para o final da temporada, o nosso Jornal convidou o comentador a analisar a gestão desportiva. Perante a questão, Nuno Campilho assumiu que ainda é cedo para abordar tal tópico: “Só falarei sobre isso, se tiver de falar, quando a época terminar. E, ainda que eu próprio assuma que não interessará para nada, ainda falta um jogo”.
Minhotos vão enfrentar o Sporting, sendo que as águias precisam que os leões percam para que possam festejar a conquista do Campeonato Nacional
|
O Benfica só poderá festejar o título nacional, caso ganhe ao Braga e o Sporting perca com o Vitória de Guimarães. Ora, essa missão parece muito difícil. No entanto, os vitorianos poderão beneficiar mais com um triunfo frente aos leões, ajudando os encarnados. O elo ligação é nada menos que...Manu Silva. O reforço de inverno, que está lesionado, surge como o incentivo, porque os cofres do antigo emblema do médio acabam a ganhar com o Benfica a campeão nacional.
Isto acontece, porque, aquando do acordo estabelecido entre o Benfica e os minhotos, ficou estabelecida uma cláusula de bónus de 1 milhão de euros, caso Manu Silva se sagre campeão nacional, de águia ao peito, de acordo com informações avançadas pelo o jornal Record. Assim sendo, existe uma motivação extra do Vitória de Guimarães para vencer o Sporting, na última jornada, e ajudar os encarnados a seguirem viagem para o Marquês e fazer a festa do título.
Pois bem, graças a esta parcela de bónus, mesmo lesionado e incapaz de ajudar dentro de campo, Manu Silva surge como peça importante para a conquista do '39'. O médio reforçou o Benfica na janela de inverno, sob pedido especial de Bruno Lage. Contudo, este início do craque não correu da melhor forma, uma vez que o reforço proveniente do Vitória de Guimarães lesionou ao terceiro jogo do Campeonato Nacional, frente ao Moreirense, ficando de fora das opções do técnico até ao final de 24/25.
O diário desportivo mencionado acima garante, então, que os vitorianos têm direito a um benefício financeiro, caso o Benfica termine a atual temporada na liderança do Campeonato e conquiste, consequentemente, a Liga Portugal. O Vitória de Guimarães irá enfrentar o Sporting, na última jornada, reencontrando o antigo treinador, Rui Borges, sendo isso já outro aspeto que dá uma maior força, tendo em conta que o técnico português abandonou o comando minhoto a meio da temporada.
Enquanto os minhotos enfrentam o Sporting, rumando a Lisboa, o Benfica irá fazer o caminho inverno. A turma de Bruno Lage vai deslocar-se a casa do Braga, no sábado, 17 de maio, e precisa de vencer para manter as esperanças da conquista do título vivas. Caso o Glorioso confirme um triunfo na Pedreira, terá de aguardar que o Vitória de Guimarães 'trame' o Sporting, em Alvalade.
Ao serviço do Benfica, Manu Silva - com um valor nos 10 milhões de euros - já foi lançado a titular por Bruno Lage. O camisola 16 das águias foi opção em três encontros (Casa Pia, Estrela da Amadora e Moreirense), tendo servido Vangelis Pavlidis, na partida diante da turma tricolor. No que toca aos seus números pelo Vitória de Guimarães, esta temporada, o médio alinhou em 28 partidas: 15 da Liga Portugal Betclic, 10 da Liga Conferência, dois da Taça de Portugal e um da Taça da Liga. Ao todo pelos conquistadores, o médio defensivo de 23 anos registou 1.354 minutos, onde apontou quatro golos e duas assistências.
Internacional português, formado no Seixal, parece estar muito próximo de uma saída do PSG, contando com mais pretendentes pela Europa fora
|
O Nápoles parece já não estar interessado nos serviços de Gonçalo Ramos. O emblema histórico europeu terá encontrado uma alternativa ao antigo jogador do Benfica, segundo conta Fabrizio Romano. Jonathan David estará cada vez mais perto de reforçar o clube da Serie A.
De acordo com informações avançadas pelo especialista em questões de mercado, o Nápoles terá submetido uma proposta por Jonathan David, que atua no Lille. O atleta surge como uma alternativa a Gonçalo Ramos e poderá mesmo fazer os italianos 'esquecerem-se' do antigo goleador do Benfica. Fabrizio Romano, através da rede social X (antigo Twitter) garante que o Nápoles está em conversações avançadas de forma a garantir a contratação do avançado do Lille para a próxima temporada.
Além disso, o especialista confirma que, também, os responsáveis transalpinos, também, enviaram uma proposta de contrato para o avançado, Jonathan David, sendo que, ainda, existem alguns detalhes por alinhar entre as duas partes. Refira-se que, a saída do avançado do Lille já era de conhecimento, com os rumores a aumentaram ainda mais, face às novidades, que acabam a ter impacto para o futuro do ex-Benfica, Gonçalo Ramos.
Recorde-se que, o ex-goleador da Luz tem sido apontado a uma saída do PSG. Apesar de ter feito um espetáculo de bola ao serviço dos franceses no último encontro disputado, Gonçalo Ramos tem despertado as atenções de clubes europeus, principalmente, ingleses e italianos. O Nápoles, a Juventus e o Manchester United são os principais pretendentes do avançado formado no Benfica Campus, empurrando-o para uma saída do emblema de Paris, no final da presente época.
Esta temporada, com a camisola do PSG, Gonçalo Ramos - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - foi aposta em 38 partidas: 21 na Ligue 1, 11 na Liga dos Campeões, cinco na Copa da França e uma no Troféu dos Campeões. No total, o antigo goleador do Benfica totaliza 1.588 minutos, tendo marcado 18 golos e concretizado seis assistências.
Confira aqui a publicação de Fabrizio Romano:
Futebolista encarnado não escondeu a mágoa pelo resultado final sofrido nas mãos do eterno rival em pleno Estádio da Luz
|
Florentino Luís admitiu que o empate do Benfica frente ao Sporting foi um "golpe duro". Em reação ao resultado final do Dérbi da Luz, o médio, que tem sido apontado a uma saída no verão, partilhou uma mensagem nas redes sociais, onde se dirigiu aos adeptos para agradecer o apoio sentido, antes e durante o encontro.
"Não tivemos o resultado que queríamos. Foi um golpe duro. Obrigado a vocês, benfiquistas. O vosso apoio antes e durante o jogo foi incrível. Até ao fim", escreveu o camisola 61 dos vermelhos e brancos. Florentino foi mais um jogador que destacou que a luta está viva, demonstrando que o balneário do Benfica ainda não está pronto para desistir do título nacional, numa altura em que tudo se irá decidir na última jornada.
Florentino Luís: Foi um golpe duro
Na publicação partilhada por Florentino, na conta de Instagram, o titular indiscutível de Bruno Lage ainda partilhou registos fotográficos do Dérbi vivido dentro das quatro linhas, mas, também, do ambiente protagonizado pelos adeptos antes do Benfica - Sporting. Os Benfiquistas fizeram questão de acompanhar a saída do autocarro do Seixal e da chegada à Luz, numa verdadeira receção apoteótica.
Quanto ao futuro do médio, vale a pena relembrar que, o camisola 61 é um dos futebolistas do Benfica que não tem a continuidade na Catedral garantida. Casos como Otamendi, Di María, Carreras, Tomás Araújo e Florentino têm dado dores de cabeça a Rui Costa e à Direção encarnada, face às atenções despertadas fora e dentro da Europa. O médio-defensivo de 25 anos está na lista da Juventus para o mercado de verão.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 41 embates: 25 na Liga Portugal Betclic, cinco na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 3.218 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente) e uma assistência (Porto).
Confira aqui a publicação de Florentino Luís: