
Clube
Luís Filipe Vieira critica método de voto imposto pela MAG do Benfica: “Não sabem…”
20 Ago 2025 | 18:17
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
22 Ago 2025 | 19:03 |
Luís Filipe Vieira continua a preparar a candidatura à presidência do Benfica. A lista para os órgãos sociais apresenta novidades e não integra nenhum elemento que tenha estado na anterior Direção, pelo que o ex-líder máximo das águias pretende uma renovação alargada da estrutura dos encarnados.
A novidade é avançada pelo jornal Record, esta sexta-feira, dia 22 de agosto, que refere que alguns dos nomes que foram apontados como eventuais trunfos eleitorais do ex-presidente não acompanham o antigo dirigente. De resto, os nomes que irão a votos para a Assembleia Geral e Conselho Fiscal já estarão fechados.
A definição da Direção é o único órgão que ainda tem posições em aberto. O processo está, no entanto, a decorrer dentro do previsto. Luís Filipe Vieira terá tomado nota do potencial de várias figuras que têm estado próximas de si neste movimento de regresso ao dirigismo.
Luís Filipe Vieira foi eleito a 3 de Novembro de 2003 como 33.º presidente do Benfica. Empenhou-se no relançamento e reconstrução do clube, sendo um dos responsáveis pela construção do novo Estádio da Luz e pelo novo centro de estágios do Seixal.
O antigo presidente esteve recentemente na CNN Portugal numa entrevista polémica que fez correr muita tinta. Tal como o Glorioso1904 já noticiara, a própria estação televisiva reconheceu excessos e pediu desculpa, num gesto pouco habitual no panorama televisivo português.
Recorde o percurso de Vieira no Benfica:
Em entrevista à comunicação social, candidato, advogado por profissão, analisou atual quadro judicial do antigo presidente das águias e deixou uma certeza
22 Ago 2025 | 07:35 |
A pouco mais de dois meses das eleições que visam a presidência do Benfica, a situação entre os vários candidatos promete aquecer e Cristóvão Carvalho voltou a visar Luís Filipe Vieira. O advogado acredita que o ex-presidente das águias deve desistir da corrida eleitoral, uma vez que apenas irá ‘prejudicar’ o Clube da Luz.
Cristóvão Carvalho: “Parece óbvio e evidente que não beneficia o clube”
Em entrevista à SIC Notícias, o candidato adianta que o antigo dirigente máximo do Benfica não tem condições para avançar para as eleições, face à sua situação judicial: “Enquanto não estiverem esclarecidas determinadas questões que ligam Luís Filipe Vieira a situações menos claras, parece óbvio e evidente que não beneficia o clube”
Indo mais longe, Cristóvão Carvalho acredita que a SAD é um símbolo de estabilidade e, por isso, defende que a incerteza em torno de Luís Filipe Vieira não condiz com o que o Clube da Luz necessita atualmente: “O Benfica está alicerçado numa SAD e SAD é credibilidade”.
Cristóvão Carvalho: “Vejo muito difícil, com todas as dificuldades técnicas e jurídicas, que leve a candidatura até ao fim”
Por fim, o Benfiquista adianta que Luís Filipe Vieira - que anunciou a sua entrada no ato eleitoral a 19 de agosto - não vai conseguir levar a sua candidatura até ao fim: “Vejo muito difícil, com todas as dificuldades técnicas e jurídicas, que leve a candidatura até ao fim”.
Recorde-se que as eleições para o novo ciclo mandatário do Benfica estão agendadas para o dia 25 de outubro, com os Sócios a terem a possibilidade de escolher entre seis nomes em cima da mesa. Até à data e, caso não surja mais nenhum candidato de última hora, os Benfiquistas terão de escolher Rui Costa, Luís Filipe Vieira, João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer ou Cristóvão Carvalho como o novo presidente do Glorioso.
Em privado, todas as estações lamentaram o trabalho jornalístico da estação de Queluz de Baixo durante entrevista a Luís Filipe Vieira
22 Ago 2025 | 03:00 |
As reações não se fizeram esperar. De forma reservada, responsáveis da RTP, SIC, CMTV e NOW manifestaram desagrado com o que se passou na polémica entrevista da TVI/CNN a Luís Filipe Vieira. Nenhuma destas estações se revê na conduta assumida em Queluz de Baixo, considerando que foram ultrapassados limites inaceitáveis.
Entre as críticas destaca-se a ideia de que os comentadores não estão presentes para levantar questões pessoais, mas sim para analisar factos desportivos, de programa e de processos que envolvam o Clube da Luz e o candidato, algo que não aconteceu no passado dia 20 de agosto.
Igualmente grave foi a utilização de inúmeras informações não verificadas, bem como a postura de confronto permanente com o entrevistado em causa, o que acabou por transformar o que deveria ser uma suposta entrevista jornalística num duelo pessoal entre os presentes.
Luís Filipe Vieira foi entrevistado na terça-feira à noite, altura em que o ex-presidente do Benfica se assumiu candidato às próximas eleições e apontou duras críticas à atual gestão. Como o Glorioso1904 já noticiara, a própria TVI/CNN reconheceu o erro e pediu desculpa, num gesto pouco habitual no panorama televisivo português.
O ex dirigente máximo dos encarnados liderou o Benfica durante mais de 17 anos, entre outubro de 2003 e junho de 2021. O candidato considera que o Benfica está sem liderança e acusou Rui Costa de "falta de carácter", referindo, inclusive, que o Clube precisa urgentemente de um outro rumo.
Recorde um excerto da entrevista polémica:
As mais altas patentes dos canais de Queluz lamentaram o verdadeiro “massacre” a que foi exposto Luís Filipe Vieira, logo após o final da entrevista
21 Ago 2025 | 10:43 |
A reação não tardou. Mal acabou a polémica entrevista a Luís Filipe Vieira, os máximos responsáveis da TVI/CNN endereçaram um pedido de desculpas ao antigo presidente do Benfica.
Foi comummente aceite pelo público e pela classe jornalística que o teor das questões, dos comentários e dos apartes ultrapassaram as linhas de isenção jornalística. Acompanhando o mesmo sentido, o Glorioso1904 sabe que os canais de Queluz fizeram questão de se retratar em privado, por considerarem que as equipas editoriais presentes, nomeadamente Sandra Felgueiras, Luís Vilar e Rui Santos excederam em muito o necessário para o cumprimento do dever de informar.
Infraestruturas: Nem investimentos, nem manutenção
É sabido que Luís Filipe Vieira enfrenta acusações no âmbito de vários processos, não tendo sido condenado em nenhum dos que já se conhece o desfecho, as quais o agora candidato desvaloriza afirmando-se inocente e que as mesmas “não têm qualquer fundamento”.
Na entrevista de terça-feira à noite, Luís Filipe Vieira aproveitou para anunciar a sua intenção de avançar para a presidência do clube. Descreveu a atual gestão atual como incapaz, criticou a vendas de jogadores para o Brasil e para a Turquia, na medida que aumentam os riscos dos créditos incobráveis. E aproveitou ainda para sinalizar a falta de investimento em novos ativos e a ausência de manutenção das atuais infraestruturas do Benfica.