
Futebol
Roger Fernandes? Benfica sonha com extremo, mas novos detalhes afastam negócio
02 Set 2025 | 08:35
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
09 Jan 2025 | 10:42 |
André Gomes tem estado em destaque na presente temporada, ao serviço da equipa B. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta de que o futuro do jovem guardião parece estar traçado, com os encarnados a fecharem portas da Luz em janeiro.
O Glorioso 1904 sabe, em exclusivo, que André Gomes tem surpreendido a nível interno na estrutura do Benfica Campus, face às suas exibições na equipa B, orientada por Nélson Veríssimo, esta época. Apesar de ter tido um problema físico que atrasou a afirmação de águia ao peito, o jovem guardião formado no Seixal parece ter 'renascido das cinzas' e aumentou de rendimento, tendo conquistado as atenções dentro do Clube, liderado por Rui Costa.
Lesão grave complicou afirmação
André Gomes chegou a fazer parte dos planos de Roger Schmidt, quando este ainda orientava o plantel principal das águias, no entanto, o guardião de 20 anos sofreu uma lesão grave no ombro, tendo sido impedido de jogar durante largos meses. No regresso aos relvados, o jovem guarda-redes enfrentou algumas dificuldades para voltar ao nível, que tinha registado anteriormente.
Atualmente, já dá bons indícios à estrutura de Rui Costa relativamente ao seu potencial, que ficou 'manchado' face às pobres exibições na segunda metade da época transata. Sabe o nosso Jornal que até Bruno Lage tem André Gomes 'debaixo de olho'.
Bruno Lage atento
O técnico encarnado aprecia, particularmente, a segurança que o craque formado no Benfica Campus apresenta ter nas suas saídas da baliza e no inícios das jogadas. O jogo de pés, também, traz pontos a favor de André Gomes, sendo um fator apreciado pelo treinador setubalense, segundo apurou, em exclusivo, o Glorioso 1904.
O nosso Jornal sabe que, todos estes aspetos reunidos colocam André Gomes numa boa posição para assumir um papel mais influente no plantel principal do Benfica, 'espreitando' uma subida e colocando-se como segunda opção para a baliza encarnada. Atualmente, recorde-se, Anatoliy Trubin é o titular indiscutível e Samuel Soares tem o papel de alternativa.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, André Gomes - avaliado em 2 milhões de euros - tem estado em particular destaque na Segunda Liga, ao serviço da equipa B do Clube encarnado. O guardião das águias alinhou em 15 partidas, no total, a contar para a Liga Portugal Meu Super, somando 1.350 minutos.
O guarda-redes do Benfica iniciou o seu percurso desportivo em 2011/12, integrando os sub-10 da Academia de Ponte de Lima, representando o emblema por quatro época consecutivas. No ano a seguir, integrou a Casa Benfica Póvoa Lanhoso, iniciando, assim, a sua caminhada pelo Clube da Luz. De águia ao peito, destaca-se a conquista da UEFA Youth League, ao lado de nomes como João Neves, António Silva, Tomás Araújo e Samuel Soares, e do 38.º título nacional, na temporada 22/23.
Clube da Luz tem como objetivo voltar a conquistar o Campeonato Nacional, que foge desde a temporada 2022/23, bem como as restantes competições
02 Set 2025 | 11:36 |
Dodi Lukebakio foi a última contratação do Benfica nesta janela de transferências, fechando assim um mercado que se traduziu no maior investimento de sempre dos encarnados, ultrapassando o valor gasto no verão de 2020 durante o regresso de Jorge Jesus à Luz - 105 milhões de euros.
135,8 milhões de euros foi o montante despendido por Rui Costa neste mercado de transferências, registando-se assim um investimento histórico em reforços por parte do Benfica, garantindo sete novas caras na Luz para atacar a conquista de títulos.
Amar Dedic foi o primeiro jogador oficializado pelo Benfica, que garantiu o lateral proveniente do Salzburgo por 10 milhões de euros. Na ala contrária surge Rafael Obrador, que chegou por 5 milhões de euros para alargar as opções na esquerda.
O Clube da Luz apostou ainda numa reformulação completa no meio-campo, acrescentando frieza e músculo. Enzo Barrenechea chegou ao Benfica por 12 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 15M com objetivos. Já Richard Ríos tornou-se na contratação mais cara das águias, por 27M, a par de Sudakov. O ucraniano chegou à Luz por 6,75 milhões de euros, sendo que no final da temporada as águias terão que pagar uma cláusula de compra obrigatória no valor de 20,25M.
Para o ataque, Ivanovic chegou ao Benfica por 22,8M, com Dodi Lukebakio a custar 20 milhões de euros aos cofres dos encarnados. Para fechar o valor recorde surge uma cara já conhecida dos Benfiquistas, após a contratação em definitivo de Samuel Dahl por 9M. No final das contas, o Benfica terminou o mercado com um balanço positivo, ao registar 147,5 milhões de euros em vendas de jogadores.
Prodígio formado no Seixal falhou transferência devido à escassez de tempo no último dia de mercado e Rui Costa fez escolha complicada
02 Set 2025 | 08:58 |
O Benfica rescindiu contrato com Hugo Félix. O médio ia ser reforço do Elche, mas a transferência caiu e o Tondela chegou-se à frente pelo jogador. Todavia, a escassez de tempo não permitiu a inscrição do atleta na Liga Portugal, o que iria hipotecar pelo menos metade da temporada do jovem.
Sem espaço na Luz, Rui Costa decidiu então terminar a ligação de Hugo Félix ao Benfica para que o irmão de João Félix se tornasse jogador livre no mercado. Desta forma, o Tondela conseguirá inscrever o futebolista de 21 anos para a nova temporada.
A saída de Hugo Félix do Benfica neste mercado de transferências era um cenário que se vinha adivinhando. É que, em 2025/26, o jovem médio de 21 anos, que tinha contrato até junho de 2027, não tinha somado qualquer minuto com o Manto Sagrado, seja na equipa principal ou na equipa B.
Apesar da alteração de última hora nas condições da saída de Hugo Félix, o Benfica salvaguarda metade dos direitos económicos do médio. Nos cofres da Luz fica 50% do passe do atleta, que ainda poderá ter um futuro risonho pela frente.
Na temporada de 2024/25, onde atuou praticamente na equipa B das águias, Hugo Félix – avaliado em 2,5 milhões de euros – foi aposta em 36 encontros: 32 na Segunda Liga, três na Premier League International Cup e um na Taça de Portugal. Nos 2.653 minutos disputados com a camisola do Benfica, o médio marcou dois golos, somando ainda 10 assistências.
Estrutura encarnada estava ciente das condições aquando das negociações com o Sevilha, mas decidiu investir no internacional pela Bélgica
02 Set 2025 | 08:49 |
Dodi Lukebakio é reforço do Benfica. Contratado ao Sevilha no último dia de mercado de transferências, o internacional belga custou 20 milhões de euros, mais 4 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. No entanto, uma lesão atrasa a estreia pelos encarnados.
A estrutura das águias tinha conhecimento do problema físico do jogador, mas, independentemente das mazelas, fechou negócio com os andaluzes. O jornal O Jogo aponta que a lesão é "vista como normal na Luz", mas que irá condicionar o avançado durante três a quatro semanas.
Desta forma, Lukebakio irá, com muitas certezas, falhar a receção do Benfica de Bruno Lage ao Santa Clara, agendada para 12 de setembro, ou o primeiro duelo da fase de Liga da Champions, frente ao Qarabag, no próximo dia 16 do mesmo mês.
Certo é que o jogador vai aproveitar esta pausa de seleções para recuperar, uma vez que ficou fora da convocatória de Rudi Garcia para os próximos compromissos da Bélgica, que enfrenta Liechtenstein e Cazaquistão - a 4 e 7 de setembro, respetivamente -, na qualificação para o Mundial de 2026.
Dodi Lukebakio foi uma das peças mais influentes do Sevilha nas últimas épocas. Na presente temporada desportiva, o extremo-direito - avaliado em 20 milhões de euros - tem dois encontros oficiais realizados, ambos a contar para a La Liga. Nos 180 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o camisola 10 apontou um golo.