Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Modalidades

Fernando Pimenta faz eco (mais uma vez) na canoagem nacional em nome do Benfica

Atleta natural de Ponte de Lima, considerado um dos melhores da modalidade no mundo, provou tal caracterização novamente, de águia ao peito

Fernando Pimenta, atleta do Benfica, somou mais uma conquista este domingo, ao ter vencido prova de K1 do campeonato nacional de fundo de canoagem
Fernando Pimenta, atleta do Benfica, somou mais uma conquista este domingo, ao ter vencido prova de K1 do campeonato nacional de fundo de canoagem

23 Mar 2026 | 18:10 |

Icon Comentário0

Fernando Pimenta venceu, este domingo, pelo 18º ano consecutivo, a prova de K1 do campeonato nacional de fundo de canoagem, disputada no espelho de água do rio Tua, em Mirandela, que voltou a ser palco desta competição pelo sexto ano consecutivo.
Fernando Pimenta: "Sinto-me orgulhoso com mais uma conquista"


O atleta de Ponte de Lima, que representa o Benfica, não escondeu a felicidade: "Sinto-me orgulhoso com mais uma conquista, principalmente numa prova que é sempre uma das mais duras que tenho no calendário. Sem dúvida que é um sítio espetacular para receber este tipo de competições”, adiantou o canoísta mais medalhado de sempre.


"Consegui chegar à frente, recuperar, respirar e focar no objetivo, que era lutar novamente pelo título e estou extremamente feliz por voltar a conquistar este título pelo 18º ano consecutivo”, contou Fernando Pimenta, somando assim mais uma conquista.


Durante dois dias, a respetiva competição teve cerca de 30 provas e contou com a participação de mais de 900 atletas, em representação de 54 clubes, abrangendo escalões masculinos e femininos, incluindo paracanoagem.

Para o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, este ano correu na perfeição: “Estamos muito satisfeitos, porque, além daquilo que é o normal, que são estas condições esplêndidas aqui do Tua e deste Parque Verde, fomos presenteados com um tempo esplêndido nestes dois dias, que deu também para colorir, dar mais alegria e tivemos um número de atletas substancial, cerca de 910 atletas, pelo que saímos daqui mais uma vez com o dever cumprido e com muita satisfação e com muita vontade de voltar para o ano.”



Modalidades

Norberto Alves despede-se do Benfica e explica motivo: “Senti que era…” (vídeo)

Emblema do Clube da Luz oficializou esta terça-feira a saída do treinador da equipa de basquetebol das águias e foram dadas as devidas justificações

Norberto Alves despede-se do Benfica após sua segunda passagem como treinador da equipa de Basquetebol
Norberto Alves despede-se do Benfica após sua segunda passagem como treinador da equipa de Basquetebol

23 Jun 2026 | 14:00 |

Icon Comentário0

Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.


Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."


“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.


O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.

Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.


Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.

Veja as declarações de Norberto Alves:


Modalidades

Oficial! Benfica confirma saída de treinador após perder título com o Porto

Técnico não vai seguir à frente da equipa encarnada após conquista dos dragões e Clube começa à procura de uma nova opção para a próxima época

Benfica confirma a saída de Norberto Alves da equipa de basquetebol das águias após derrota para o Porto nas finais do campeonato
Benfica confirma a saída de Norberto Alves da equipa de basquetebol das águias após derrota para o Porto nas finais do campeonato

23 Jun 2026 | 12:26 |

Icon Comentário0

O Benfica anunciou esta terça-feira a saída de Norberto Alves do comando técnico da equipa masculina de basquetebol. Em comunicado, o clube da Luz esclareceu que a decisão partiu do próprio treinador, por motivos de ordem pessoal.


Segundo os encarnados, o processo foi conduzido num clima de entendimento entre as duas partes: “Na sequência da vontade manifestada por Norberto Alves de privilegiar razões de ordem pessoal nesta fase da sua vida, as partes chegaram a acordo para a não continuidade da ligação contratual, num clima de total entendimento e respeito mútuo”, referiu o clube.


Esta foi a segunda passagem de Norberto Alves pelo Benfica, iniciada em 2021, durante a qual o técnico construiu um percurso de sucesso. No total, o treinador conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, reforçando o domínio encarnado no basquetebol português ao longo do ciclo.


A saída acontece poucos dias depois da derrota do Benfica na final do Campeonato Nacional frente ao FC Porto, que venceu por 75-71 no último jogo da série. Com esse resultado, os dragões conquistaram o título nacional, quebrando um jejum de 10 anos, ao vencerem a eliminatória por 3-1.

Na ocasião, Norberto Alves já tinha evitado abordar diretamente o seu futuro: “A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha”, afirmou.



Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 confirmado! Campeão pelo Benfica anuncia saída: "Toda a história..."

Jogador recorreu às redes sociais no decorrer da tarde desta segunda-feira, dia 22 de junho, para confirmar a sua despedida do Clube da Luz

Felipe Banderó deixa o Benfica após duas épocas a defender o emblema das águias, confirmando exclusivo Glorioso 1904
Felipe Banderó deixa o Benfica após duas épocas a defender o emblema das águias, confirmando exclusivo Glorioso 1904

22 Jun 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

Felipe Banderó está de saída do Benfica. O oposto brasileiro recorreu às redes sociais para anunciar o fim da ligação ao Clube da Luz após o fim da época, confirmando assim a informação que já tinha sido avançada, em Exclusivo, pelo Glorioso 1904.


Banderó: "Toda a história linda tem um fim"


Numa publicação emotiva, o experiente jogador deixou uma mensagem de agradecimento aos encarnados. “Toda a história linda tem um fim, mas é um novo começo! Obrigado Benfica! Obrigado Portugal!”, escreveu Banderó na legenda de uma fotografia partilhada com o filho.


O internacional brasileiro chegou ao Benfica em 2024, proveniente do Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, reforçando uma equipa que procurava consolidar-se no topo do voleibol nacional. Ao longo da sua passagem pela Luz, o atleta de 37 anos participou em 87 encontros oficiais, nos quais somou 945 pontos, registando uma média superior a 11 pontos por jogo. 

No plano coletivo, contribuiu para a conquista de três troféus: um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. A saída de Felipe Banderó insere-se numa fase de mudanças profundas na estrutura do voleibol encarnado, depois de uma temporada em que o Benfica terminou sem conquistar qualquer título. 


Antes do oposto brasileiro, o clube já tinha confirmado a saída de Lucas França, que terminou contrato, bem como a despedida do treinador Marcel Matz. Com várias alterações em curso, as águias continuam a preparar a nova temporada, procurando construir um projeto capaz de devolver a equipa à luta pelos principais títulos nacionais.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Treinador do Benfica foi embora e ouviu das boas dos adeptos, mas não gostou: "Tanta opinião errada"
Modalidades

Treinador do Benfica foi embora e ouviu das boas dos adeptos, mas não gostou: "Tanta opinião errada"

21 Jun 2026 | 17:38

Icon Comentário0
Treinador do Benfica aplaude Direção do Clube: "Acreditaram em nós quando ninguém acreditava"
Modalidades

Treinador do Benfica aplaude Direção do Clube: "Acreditaram em nós quando ninguém acreditava"

21 Jun 2026 | 12:59

Icon Comentário0
Escândalo no Benfica! Treinador campeão atira-se contra o Clube: "O burro tem sorte"
Modalidades

Escândalo no Benfica! Treinador campeão atira-se contra o Clube: "O burro tem sorte"

21 Jun 2026 | 09:55

Icon Comentário0