Modalidades
Treinador do Benfica foi embora e ouviu das boas dos adeptos, mas não gostou: "Tanta opinião errada"
21 Jun 2026 | 17:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
23 Mar 2026 | 18:10 |
Fernando Pimenta: "Sinto-me orgulhoso com mais uma conquista"
O atleta de Ponte de Lima, que representa o Benfica, não escondeu a felicidade: "Sinto-me orgulhoso com mais uma conquista, principalmente numa prova que é sempre uma das mais duras que tenho no calendário. Sem dúvida que é um sítio espetacular para receber este tipo de competições”, adiantou o canoísta mais medalhado de sempre.
"Consegui chegar à frente, recuperar, respirar e focar no objetivo, que era lutar novamente pelo título e estou extremamente feliz por voltar a conquistar este título pelo 18º ano consecutivo”, contou Fernando Pimenta, somando assim mais uma conquista.
Durante dois dias, a respetiva competição teve cerca de 30 provas e contou com a participação de mais de 900 atletas, em representação de 54 clubes, abrangendo escalões masculinos e femininos, incluindo paracanoagem.
Para o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, este ano correu na perfeição: “Estamos muito satisfeitos, porque, além daquilo que é o normal, que são estas condições esplêndidas aqui do Tua e deste Parque Verde, fomos presenteados com um tempo esplêndido nestes dois dias, que deu também para colorir, dar mais alegria e tivemos um número de atletas substancial, cerca de 910 atletas, pelo que saímos daqui mais uma vez com o dever cumprido e com muita satisfação e com muita vontade de voltar para o ano.”
Emblema do Clube da Luz oficializou esta terça-feira a saída do treinador da equipa de basquetebol das águias e foram dadas as devidas justificações
23 Jun 2026 | 14:00 |
Após falhar a conquista do pentacampeonato, Norberto Alves deixou o comando técnico da equipa masculina de basquetebol do Benfica. Em declarações aos meios oficiais do clube, o treinador explicou a decisão e assumiu que sentiu necessidade de encerrar o ciclo na Luz.
Norberto Alves: "Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar..."
“Quando cheguei, cheguei com a esperança de poder acrescentar coisas ao Museu: troféus, conquistas, alegrias. Mas senti que era o fim de um ciclo. Este fim de ciclo não tem a ver com o facto de termos conquistado ou não o pentacampeonato. Era algo que já estava a ser pensado da minha parte”, começou por referir.
O técnico explicou que a decisão foi amadurecida ao longo do tempo e justificou-a também com o desgaste acumulado ao longo das últimas épocas: “Senti que, para a equipa continuar a vencer, era preciso mudar, vir alguém com outra energia. Houve muitos imponderáveis que ultrapassaram a nossa capacidade de estarmos coesos. Refleti muito sobre estes cinco anos no Benfica. É um clube exigente, fantástico, mas senti algum cansaço e esgotamento”, afirmou.
Norberto Alves acrescentou ainda que tentou manter sempre uma postura de liderança positiva dentro do grupo: “Tentei ser um exemplo para todos. E disse a quem me tentou demover que esta era uma decisão pessoal. Era importante trazer um treinador novo que continuasse a ganhar. Penso que isso é possível, porque no Benfica a normalidade é ganhar”, sublinhou.
Norberto Alves abandona o Benfica ao fim de cinco temporadas, período em que conquistou quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, deixando um registo de grande sucesso no basquetebol encarnado.
Veja as declarações de Norberto Alves:
Técnico não vai seguir à frente da equipa encarnada após conquista dos dragões e Clube começa à procura de uma nova opção para a próxima época
23 Jun 2026 | 12:26 |
O Benfica anunciou esta terça-feira a saída de Norberto Alves do comando técnico da equipa masculina de basquetebol. Em comunicado, o clube da Luz esclareceu que a decisão partiu do próprio treinador, por motivos de ordem pessoal.
Segundo os encarnados, o processo foi conduzido num clima de entendimento entre as duas partes: “Na sequência da vontade manifestada por Norberto Alves de privilegiar razões de ordem pessoal nesta fase da sua vida, as partes chegaram a acordo para a não continuidade da ligação contratual, num clima de total entendimento e respeito mútuo”, referiu o clube.
Esta foi a segunda passagem de Norberto Alves pelo Benfica, iniciada em 2021, durante a qual o técnico construiu um percurso de sucesso. No total, o treinador conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça Hugo dos Santos e duas Supertaças, reforçando o domínio encarnado no basquetebol português ao longo do ciclo.
A saída acontece poucos dias depois da derrota do Benfica na final do Campeonato Nacional frente ao FC Porto, que venceu por 75-71 no último jogo da série. Com esse resultado, os dragões conquistaram o título nacional, quebrando um jejum de 10 anos, ao vencerem a eliminatória por 3-1.
Na ocasião, Norberto Alves já tinha evitado abordar diretamente o seu futuro: “A Direção deu-me todas as condições para trabalhar e eu tenho a consciência tranquila de que dei sempre o meu máximo. Se quiserem criticar alguém, critiquem-me a mim. A responsabilidade é sempre minha”, afirmou.
Jogador recorreu às redes sociais no decorrer da tarde desta segunda-feira, dia 22 de junho, para confirmar a sua despedida do Clube da Luz
22 Jun 2026 | 17:07 |
Felipe Banderó está de saída do Benfica. O oposto brasileiro recorreu às redes sociais para anunciar o fim da ligação ao Clube da Luz após o fim da época, confirmando assim a informação que já tinha sido avançada, em Exclusivo, pelo Glorioso 1904.
Banderó: "Toda a história linda tem um fim"
Numa publicação emotiva, o experiente jogador deixou uma mensagem de agradecimento aos encarnados. “Toda a história linda tem um fim, mas é um novo começo! Obrigado Benfica! Obrigado Portugal!”, escreveu Banderó na legenda de uma fotografia partilhada com o filho.
O internacional brasileiro chegou ao Benfica em 2024, proveniente do Baniyas, dos Emirados Árabes Unidos, reforçando uma equipa que procurava consolidar-se no topo do voleibol nacional. Ao longo da sua passagem pela Luz, o atleta de 37 anos participou em 87 encontros oficiais, nos quais somou 945 pontos, registando uma média superior a 11 pontos por jogo.
No plano coletivo, contribuiu para a conquista de três troféus: um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. A saída de Felipe Banderó insere-se numa fase de mudanças profundas na estrutura do voleibol encarnado, depois de uma temporada em que o Benfica terminou sem conquistar qualquer título.
Antes do oposto brasileiro, o clube já tinha confirmado a saída de Lucas França, que terminou contrato, bem como a despedida do treinador Marcel Matz. Com várias alterações em curso, as águias continuam a preparar a nova temporada, procurando construir um projeto capaz de devolver a equipa à luta pelos principais títulos nacionais.
Treinador do Benfica foi embora e ouviu das boas dos adeptos, mas não gostou: "Tanta opinião errada"
21 Jun 2026 | 17:38
Treinador do Benfica aplaude Direção do Clube: "Acreditaram em nós quando ninguém acreditava"
21 Jun 2026 | 12:59
Escândalo no Benfica! Treinador campeão atira-se contra o Clube: "O burro tem sorte"
21 Jun 2026 | 09:55