Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Antes de Rafa estar no estrelado, o craque fintou o destino e ultrapassou várias adversidades da vida. Numa entrevista dada ao jornal ‘Record’, Paulo Robles, treinador do avançado no Alverca, não escondeu nenhum detalhe e revelou confissões do jovem encarnado.
Foi no seu primeiro ano de junior, ao serviço do Alverca, que o jovem português esteve prestes a deitar a toalha ao chão. "No primeiro ano de juniores esteve para desistir do futebol. Era mais importante para ele e para a família seguir os estudos, caso não conseguisse ser profissional. Penso que ia seguir engenharia electrotécnica. Teve um convite do Sacavenense, que na altura estava na 1ª divisão de juniores, mas ele só quis dar o salto para um clube melhor", afirmou Paulo Robles.
Também Henrique Nunes, treinador que lançou o avançado em Santa Maria da Feira, falou com o mesmo meio e abriu o jogo sobre a carreira do jogador. O técnico abordou o momento em que o atleta ambicionava jogar na primeira divisão de juniores e viu o Boavista a colocar um travão no sonho, fechando a porta e rejeitando o atual camisola 27.
“O Rafa vai do Alverca para treinar no Boavista, mas eles não demonstraram grande interesse nele. O Feirense estava a disputar o campeonato nacional de juniores e acabou por ficar com ele", disse Henrique Nunes, que viu no jovem de 19 anos um grande potencial, chamando-o a alinhar pelo Feirense.
"Estava a fazer uma grande época nos juniores. Muitas vezes vinham jogadores dos juniores para treinar connosco. Ele vivia sozinho em em Santa Maria da Feira e não estava a estudar. Estava sempre por casa e só treinava à tarde. Acabei por chamá-lo e convenceu-me. Impressionou-me pela velocidade de condução com bola”, referiu.
O técnico não poupou nos elogios ao craque, que considera ser importante em vários pontos do jogo. “Ele tem a mesma velocidade com ou sem bola. Na altura não decidia tão bem, hoje está muito mais refinado. Acaba por ser importante não só nos transportes, mas também a marcar e a assistir", disse.
Rafa – avaliado em 23 milhões de euros- vive agora a sua sétima temporada de águia ao peito, alcançando o estrelado com Roger Schmidt no comando. O craque leva já 23 jogos, 11 golos e quatro assistências esta temporada.
Fotografia de Benfica
Atleta fez as malas e seguiu viagem para o país vizinho e viu o clube da La Liga a anunciar a contratação, depois de fechar o reforço antes do fecho do mercado
|
0Luís Lopes, também conhecido por Duk, que já representou o Benfica nos escalões de formação e na equipa B, trocou, no último dia do mercado de inverno, o Aberdeen da Escócia, pelos espanhóis do Leganés, equipa que milita na La Liga, principal divisão do futebol espanhol. Conforme avança o jornal A Bola, o negócio entre os dois clubes pode chegar aos 450 mil euros.
De acordo com a informação anunciada pelos dois emblemas, ambas as direções chegaram a acordo para um pagamento a pronto de 400 mil euros, aos quais, serão acrescentados cerca de 50 mil euros, caso o clube espanhol consiga alcançar a manutenção no principal escalão. Além disso, o equipa escocesa ainda salvaguardou 10% de uma futura venda do atleta encarnado, natural da ilha de Cabo Verde.
Agora como atleta do Leganés, o cabo-verdiano irá ajudar a equipa a tentar assegurar a manutenção na La Liga. O emblema castelhano ocupa atualmente a 15.ª posição da classificação, com 23 pontos, apenas mais dois d que o primeiro clube abaixo da linha de água, que é o Getafe, com 21 pontos. O antigo avançado do Benfica pode já fazer a sua estreia no próximo encontro, diante o Real Madrid, recorde-se, que o Leganés já derrotou o Atlético Madrid e o Barcelona nesta edição da prova de regularidade.
Antes de chegar ao Benfica, Duk contou com passagens por emblemas como Os Montelavarenses, Associação Desportiva de Oeiras e Belenenses. Em 2022 trocou o Clube da Luz, para rumar à Escócia, onde representou o Aberdeen, um dos principais clubes daquele país, onde participou em 112 jogos oficiais, contribuindo com 27 golos.
Antes da partida para terras escocesas, o artilheiro cabo-verdiano representou os calões de formação do Glorioso entre 2017 e 2022. Com a camisola da equipa B das águias, Duk alinhou num total de 42 partidas, onde apontou 11 golos e concretizou, ainda, uma assistência.
Clube da Luz fez uma homenagem em suas redes sociais para o falecido timoneiro sueco no dia de seu aniversário, em que completaria 77 anos
|
0Nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, o lendário treinador Sven-Goran Eriksson completaria 77 anos de idade. Assim sendo, o Benfica preparou uma homenagem em memória do timoneiro do Clube da Luz. O sueco faleceu no mês de agosto do ano passado, vítima de um cancro no pâncreas.
Através de uma publicação nas redes sociais, o Benfica divulgou um vídeo de forma a recordar a história do treinador nas águias. “Para sempre na nossa memória, míster” é a mensagem que se pode ler na descrição da publicação do Clube encarnado, em homenagem a um dos nomes mais emblemáticos da história do Glorioso.
O treinador esteve a serviço do Benfica em duas passagens, sendo a primeira vez de 1982 a 1984, e a segunda vez teve início em 1989 e terminou em 1992. De águia ao peito, o timoneiro ganhou 3 campeonatos nacionais, uma Supertaça de Portugal e uma Taça de Portugal, além de ter alcançado uma final da Taça dos Campeões Europeus e a outra da Taça UEFA. O sueco foi o último treinador que conseguiu levar o Glorioso a uma final da Liga dos Campeões.
Vale lembrar que o histórico técnico esteve presente como assunto de polémica recentemente mesmo após a sua morte, já que existe uma dívida de cerca de 10 milhões de euros em nome do treinador. A dívida foi deixada por conta de um golpe que sofreu do empresário que burlou o treinador há quase 20 anos. A família de Eriksson já tomou a decisão sobre a dívida.
A morte do timoneiro da Luz já leva quase seis meses, porém, a lembrança é histórica e não acabaram as homenagens. Assim, Eriksson sagrou-se um dos maiores ídolos da Catedral enquanto treinador do Clube e será eternamente lembrado pelos Benfiquistas.
Antigo avançado do Benfica foi anunciado como o último reforço para o timoneiro português, que já passou pelo comando técnico do Porto
|
0O AC Milan confirmou o empréstimo de João Félix, pelo Chelsea, na última terça-feira, 4 de fevereiro. A ida do ex-Benfica para o plantel de Sérgio Conceição gerou muito falatório e já há quem garanta que o antigo técnico do Porto é o "homem certo" para o avançado.
Dejan Savicevic, antigo médio do Milan, abordou a contratação do emblema italiano, numa entrevista publicada esta quarta-feira, 5 de fevereiro, pelo jornal transalpino Gazzetta dello Sport. O ex-atleta dos rossoneri analisou a eleição da estrutura do clube e mostrou-se satisfeito.
Savicevic: Parece ser o homem certo, especialmente para João Félix
"Sérgio Conceição é o homem certo para o gerir. Já ganhou um título [Supertaça de Itália], agora tem a Taça de Itália e um lugar [nos oitavos de final] da Liga dos Campeões para ganhar. Têm de o conseguir", afirmou, num primeiro momento, o antigo internacional jugoslavo.
"Parece ser o homem certo, especialmente para João Félix. Porque ele é um grande talento e precisa de ser recuperado. Já o vi em ação e a forma como se move, como dribla e como participa no jogo, há ali jogador", completou Dejan Savicevic, em declarações ao diário desportivo italiano mencionado acima.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – avaliado em 30 milhões de euros - marcou presença em 20 encontros: 12 na Premier League, cinco na Liga Conferência e dois na Taça da Liga. Nos 948 minutos disputados dentro das quatro linhas, o antigo avançado do Benfica somou sete tiros certeiros, apontando ainda duas assistências.