Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0João Diogo Manteigas voltou a abordar as eleições do Benfica. Num jantar em que reuniu a sua equipa este sábado, 21 de dezembro, o candidato à Presidência do Clube da Luz aproveitou para deixar algumas garantias.
"Nesta época festiva, onde renovamos votos de esperança, o que mais desejamos é que 2025 seja o ano do triségimo nono Campeonato, da vigésima sétima Taça de Portugal, da oitava Taça da Liga e de uma prestação na Liga dos Campeões e no Mundial de Clubes que dignifique a nossa gloriosa história. Após o necessário sucesso desportivo, 2025 encerrará definitivamente um ciclo na vida do nosso clube, com a eleição da lista que irei encabeçar com responsabilidade, honra e muito orgulho!", começou por dizer o candidato.
"É com muita satisfação que faço hoje um balanço destes três meses de candidatura .... próximo a um dos mais emblemáticos edifícios da nossa história. Três meses exigentes, mas onde dia após dia temos demonstrado que não foi por apresentar uma candidatura um ano antes das eleições que se provou desestabilização. Pelo contrário, os resultados hoje são muitos melhores do que aqueles que tínhamos em setembro. É por isso que todos queremos vencer, sempre!", acrescentou João Diogo Manteigas.
"Nestes primeiros meses de candidatura já demonstrámos que as palavras não são em vão. E foi por isso que estivemos em cada Assembleia Geral de revisão estatutária a lutar por melhores estatutos, continuamos a combater construtivamente a centralização dos direitos audiovisuais que não serve os interesses do Sport Lisboa e Benfica e lutaremos e combateremos todos aqueles que no exterior, seja na Liga ou nas Federações, teimam em nos querer prejudicar ou desconsiderar!», afirmou o candidato, que promete tomar medidas se vencer.
João Diogo Manteigas - Podem esperar muito Benfiquismo
"A jornada iniciada no glorioso dia 13 de Setembro de 2024, só acabará em Outubro de 2025, com a nossa eleição! Garanto-vos que podem esperar de mim e de todos aqueles que rodeiam esta candidatura ... competência, ousadia e muito Benfiquismo para nos primeiros 100 dias de mandato:
1 - Desencadearmos de imediato uma auditoria aos últimos 20 anos no universo empresarial do Sport Lisboa e Benfica;
2 - Ratificarmos em Assembleia Geral os nomes que vão executar o plano estratégico da SAD enquanto principal empresa do clube;
3 - Anunciarmos aos Benfiquistas os nossos objetivos desportivos, empresariais e institucionais para o SPORT LISBOA E BENFICA no quadriénio 2025-2029;
4 - Apresentarmos um novo processo de bilhética, onde a transparência e a premiação da fidelização dos associados seja uma realidade;
5 - Reorganizarmos todo o grupo empresarial, reestruturando a sua dívida e passivo e emagrecendo a estrutura dirigente, mas reforçando e valorizando os recursos humanos que todos os dias trabalham para o sucesso do nosso Sport Lisboa e Benfica;
6 - Aproximarmos os Benfiquistas, sócios e adeptos, com uma comunicação de proximidade e com a abertura das principais equipas, começando com um medida simbólica: abrir as portas todos os meses a um treino da equipa principal no Estádio da Luz. É a nossa paixão que fomenta a chama da ambição dos nossos atletas;
7 - Reunirmos com todas as entidades competentes, Federação e Liga, para apresentarmos a nossa visão para o futebol nacional e respetiva reorganização dos quadros competitivos das diversas provas em disputa;
8 - Governo e Autoridade da Concorrência, para adiar / revogar o decreto lei da centralização dos direitos audiovisuais;
9 – Ministério da Administração Interna e Instituto Português do Desporto e da Juventude, para terminar de vez com as zonas com Condições Especiais de Acesso e Permanência de Adeptos e redesenhar a lei afeta aos grupos organizados, que manifestamente não cumpre o seu propósito, reduzir a violência no desporto;".
Por fim, o jurista deixou algumas garantias: "Perguntam: é ambicioso querer fazer tudo isto em somente 100 dias? Noutros clubes talvez, mas relembro que fazemos parte do Sport Lisboa e Benfica e nesta instituição, como sempre nos ensinou a História do clube bem como os nossos familiares, amigos entre outros mais próximos ... a exigência é máxima e para nós não existem impossíveis! BENFIQUISTAS ... É pelo amor ao SPORT LISBOA E BENFICA que todos estamos aqui! Contamos com todos vocês para Outubro de 2025 colocarmos mãos à obra para um Sport Lisboa e Benfica transparente, mais participado e que vença mais que todos os outros juntos!".
Clube da Luz lançou um comunicado em que dá a conhecer uma nova postura face ao processo judicial
|
0O caso dos e-mails ainda dá que falar no universo do Benfica, que lançou um comunicado, a partir do site oficial, onde dá conta de uma nova postura. Os encarnados decidiram não requerer da fase de instrução no processo e optou por seguir diretamente para o julgamento.
"Depois de analisada a acusação constante do processo n.º 5340/17.7T9LSB e ouvidos os seus Defensores, o Sport Lisboa e Benfica informa que foi decidido não requerer a fase facultativa de instrução, preferindo-se a ida direta a julgamento", começaram por escrever as águias.
"Foram dois os motivos que pesaram nesta decisão: por um lado, as limitações probatórias inerentes à fase de instrução; por outro, o arrastamento temporal que a realização da fase de instrução iria provocar no processo, com os inerentes prejuízos à imagem e credibilidade do Clube", acrescentaram.
"O Sport Lisboa e Benfica pretende, assim, avançar diretamente para julgamento, sede que permitirá, sem quaisquer limitações, fazer prova plena da falta de fundamento da acusação deduzida pelo Ministério Público e pugnar-se pela respetiva absolvição", garantiu o Clube da Luz.
Vale recordar que, o processo dos emails iniciou com a divulgação dos mesmos, onde se inseriam muitas pessoas afetas ao Benfica. Neste caso judicial, o Ministério Público avançou com as acusações à SAD encarnada, a Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves, a SAD do Vitória de Setúbal e os dirigentes sadinos, Fernando Oliveira, Vítor Valente e Paulo Grencho.
Confira aqui o comunicado do Benfica na íntegra:
"Depois de analisada a acusação constante do processo n.º 5340/17.7T9LSB e ouvidos os seus Defensores, o Sport Lisboa e Benfica informa que foi decidido não requerer a fase facultativa de instrução, preferindo-se a ida direta a julgamento.
Foram dois os motivos que pesaram nesta decisão: por um lado, as limitações probatórias inerentes à fase de instrução; por outro, o arrastamento temporal que a realização da fase de instrução iria provocar no processo, com os inerentes prejuízos à imagem e credibilidade do Clube.
O Sport Lisboa e Benfica pretende, assim, avançar diretamente para julgamento, sede que permitirá, sem quaisquer limitações, fazer prova plena da falta de fundamento da acusação deduzida pelo Ministério Público e pugnar-se pela respetiva absolvição."
Movimento liderado por Francisco Benitez lançou um comunicado, onde abordou a decisão do Clube encarnado em ficar ao lado da nova candidatura do dirigente português
|
0Esta semana veio a público a candidatura de Pedro Proença à presidência da Federação Portuguesa de Futebol. O atual dirigente da Liga Portugal conta já com alguns apoios, entre eles o Benfica. Face a esta decisão, o Movimento Servir o Benfica lançou um comunicado a criticar a escolha de apoiar Pedro Proença.
"Não podemos ignorar a profunda preocupação gerada pelo apoio formalizado pelo Sport Lisboa e Benfica à candidatura de Pedro Proença à presidência da Federação Portuguesa de Futebol. Trata-se de uma decisão que desafia a lógia e exige explicações claras", pode-se ler no comunicado, onde o movimento pede esclarecimentos a Rui Costa sobre esta tomada de decisão.
Servir o Benfica: É um insulto à inteligência dos Sócios e adeptos
"Apoiar uma figura que tanto prejudicou o Benfica e que nada fez para melhorar o futebol português não é apenas inexplicável - é um insulto à inteligência dos Sócios e adeptos", criticou o Movimento Servir o Benfica.
"A justificação de que este apoio se insere numa lógica de 'não ir contra a maré' ou de 'acompanhar o sistema' não tem cabimento no Sport Lisboa e Benfica. O Sport Lisboa e Benfica é o maior clube português e tem a responsabilidade de liderar todos os processos, sobretudo aqueles que visam a mudança estrutural e a melhoria do futebol português", lê-se ainda.
Servir o Benfica: Apoiar Pedro Proença não é apenas um erro estratégico - é um afastamento dos valores que nos tornam únicos.
O Servir o Benfica pede, então, explicações a Rui Costa, afirmando que "os Benfiquistas têm o direito de entender as razões por detrás desta decisão". O movimento liderado por Francisco Benitez termina com ainda mais críticas.
"O Sport Lisboa e Benfica deve ser um exemplo de liderança, coragem e transparência. Apoiar Pedro Proença não é apenas um erro estratégico - é um afastamento dos valores que nos tornam únicos. A liderança do Benfica deve ter como prioridade máxima a defesa intransigente dos interesses do Clube, a promoção de um futebol português mais forte e justo, e o respeito pelos Sócio e adeptos", exige o Servir o Benfica.
Confira aqui o comunicado:
Antigo alto responsável da SAD das águias deixou críticas ao Presidente do Clube da Luz num comentário a uma publicação nas redes sociais
|
0Luís Mendes, antigo administrador da SAD do Benfica, não compreende como o Benfica, liderado por Rui Costa, continua a apoiar Pedro Proença, que se irá candidatar à presidência da Federação Portuguesa de Futebol.
Luís Mendes: "Só me pasmo como é que o Benfica continua a estender a passadeira vermelha a Pedro Proença"
“Só me pasmo como é que o Benfica tem assistido a tudo isto e continua a estender a passadeira vermelha ao Dr. Pedro Proença. Gostava de entender qual é o plano que ele tem para o futebol português. A avaliar pela abordagem aos direitos de transmissão audiovisuais, concluo que não tem plano nenhum”, escreveu Luís Mendes,
Esta afirmação do antigo administrador da SAD do Benfica surge em resposta a uma publicação de João Gabriel no Linkedin, onde o ex-diretor de comunicação dos encarnados também apontou o dedo a Pedro Proença.
"O governo da Liga de Clubes, com Proença, ficou opaco, despesista, pedante. Surpreende por isso a passividade com que os clubes portugueses consentiram ao longo destes anos que as verbas da Liga, que são deles e deviam ser distribuídas e investidas nestes, principalmente os mais necessitados, sejam gastas de forma irresponsável", escreveu João Gabriel.
"O último exemplo é a megalómana sede da Liga, inaugurada na passada semana. Proença fez a festa, a fatura será paga pelos clubes ao longo dos próximos 30 anos! Muitos dos que regularmente reclamam por mais ética, transparência, por mais decência no futebol português surgem hoje numa ode plástica e forçada no apoio a Proença. Vão precisar de um bom osteopata para endireitar a coluna nos tempos mais próximos", finalizou João Gabriel.
Quanto a Luís Mendes, importa recordar que a sua saída do Benfica gerou bastante controvérsia, com o mesmo a deixar duras críticas à liderança de Rui Costa.